Vôos Longos: 10 Dicas para melhorar sua experiência




Viajar de avião pode ser uma delícia para uns e um tormento para outros. Com algumas dicas, é possível transformar vôos longos em ótimas experiências e chegar ao seu destino sem stress.

10 Dicas para melhorar sua experiência em vôos longos

 

Nas últimas fileiras o serviço é melhor (mas tem alguns pontos negativos)

Foto: Joseph Younis/flickr – CC

 

Escolhendo um assento no fundo, você conta com um serviço mais atencioso. Comissárias de bordo explicam que também é mais fácil para eles levarem bebidas, comidas ou qualquer outro ítem para quem está sentado mais próximo da área deles, sem que os outros passageiros percebam e queiram o mesmo. Fique atento, pois normalmente a última fileira não tem assentos reclináveis – o que acontece em todos os lugares dos aviões de companhias aéreas low cost como a Ryanair, que passou a oferecer vôos entre a Europa e o Brasil.

Caso você sente nas primeira fileiras, tem a certeza de que vai ser um dos primeiros a ser servidos quando o serviço de bordo iniciar. Por este motivo, você não corre o risco de ter que comer algo que não gosta (ou ficar sem refeição), por exemplo. Você também consegue sair mais rapidamente da aeronave.

 

Mexa-se

Procure andar ou pelo menos esticar as pernas e movimentá-las ao longo do vôo. Fazendo isso, o risco de sofrer de trombose e dores nas juntas diminui. Estes problemas são sintomas comuns durante vôos longos, e surgem devido ao grande tempo sentado e parado. É possível evitar ter este problema mesmo sentado: movimente a batata da perna, faça exercícios de rotação com os pés e estique as pernas.

Quem costuma sentir mais desconforto ou tem tendência a sofrer de trombose, pode também usar meias de compressão em viagens acima de quatro horas.

 

Os assentos próximos às janelas são bem mais frios

Foto: Daily Sublime – CC

 

A temperatura fora do avião pode chegar a −60 ou −65°С, o que provoca o esfriamento da fuselagem. Isso acaba sendo sentido sobretudo na época de calor, quando todo mundo costuma usar roupas leves. As frestas das janelas também são ótimas para entrar o vento gelado que vem de fora e congela até quem sente muito calor. Lembre-se de ter sempre um casaco com você dentro do avião, pois mesmo longe da janela, costuma ser bem frio durante a viagem.

 

Evite tomar chá, café ou água sem ser de garrafa durante o vôo

Um estudo publicado no jornal britânico The Telegraph mostrou que a água usada no avião para preparar bebidas pode conter bactérias seríssimas como e.Coli, ou Staphylococcus aureus. Isto, devido ao local de armazenamento dela, próximo aos lavatórios. A mesma regra serve para o gelo. Por isso, é melhor optar por água de garrafa ou sucos sem gelo.

 

Por outros motivos, evite tomar refrigerantes ou exagerar em bebidas alcóolicas durante o vôo

Foto: Dave Dugdale – CC

 

Os refrigerantes são causadores de gases e podem fazer da sua viagem um tanto quanto desconfortável. Já as bebidas alcoólicas são perigosas, pois o álcool diminui a capacidade de as células cerebrais utilizarem o oxigênio – que já fica diminuído a bordo da aeronave.

 

Beba muita água!

Para manter a hidratação, recomenda-se beber um copo de água ou suco a cada duas horas de vôo. Estima-se que em vôos longos, de mais de três horas, uma pessoa perca cerca de 1,5 litros de água do organismo.

 

Aviões são locais MUITO sujos, principalmente os bolsões atrás dos assentos e as mesinhas

A sujeira acumulada pelos passageiros durante o vôo muitas vezes acaba sendo colocada no bolsão da poltrona da frente. As mesinhas são ainda piores: servem até para trocar fralda de bebês às vezes! Pense que os aviões não são limpos com muita frequência e que um número alto de pessoas que já usou o mesmo assento que você, então tenha sempre toalhinha umedecidas ou álcool gel para limpar a mesa e suas mãos e evite encostar nelas.

 

Escolha um menu especial

Foto: Elmar Bajora Photography – CC

 

Muita gente diz que, ao escolher um menu especial – como o vegetariano ou sem glúten -, a comida é mais variada que o menu normal e muitas vezes, mais gostosa. Fora isso, eles costumam ser servidos antes.

 

Fique o tempo todo com o cinto de segurança afivelado

Por questão de segurança, mesmo sentado ou dormindo, é bom manter seu cinto de segurança afivelado. Em caso de uma turbulência inesperada, você não corre o risco de se machucar.

 

Nariz, olhos e pele ressecados

Foto: Katie Tegtmeyer

 

Dentro do avião é muito comum que as pessoas fiquem com nariz, mãos e pele ressecados. Para aliviar estes sintomas, lembre-se de levar algum tipo de soro ou colírio e um creme para as mãos. Evite viajar de lentes de contato, pois com o ressecamento que ocorre durante o vôo, pode ser bastante desconfortável.

 

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI

- Reserve hotéis podendo pagar só no check-in e com cancelamento grátis no Booking.com - Reserve hotéis no HotelsCombined - Compare preços e reserve vôos no Skyscanner - Reserve ingressos para atrações pelo mundo no Ticketbar - Alugue carros pela Rentalcars - Compre bilhetes e passes de trem pela Rail Europe
Leave A Comment