10 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama
América do Sul Chile

10 passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

O mega post de hoje foi escrito pela Klécia, do blog Fui Ser Viajante e conta pra vocês dicas de passeios imperdíveis no Deserto do Atacama com muitos detalhes e muita informação bacana. Obrigada, Klécia e pessoal, visitem o blog dela para muito mais textos sobre o Atacama.

 

O Deserto do Atacama, no Chile, é um dos destinos mais desejados da América do Sul. E não é pra menos: as paisagens são espetaculares. Estar ali, admirando a imensidão do deserto chileno é uma experiência para recordar pela vida toda. É difícil escolher um tour favorito: o Deserto do Atacama tem o poder de te surpreender a cada dia. Mas a convite da Luíza, estou aqui pra compartilhar a minha lista de 10 passeios imperdíveis no Atacama.

Mas antes de começarmos, deixa eu deixar duas coisas claras: Primeiro, o Atacama não é um destino barato. Você pode negociar o pacote de passeios com empresas menores e conseguir bons descontos, mas ainda assim essa é uma viagem que exige planejamento. Se quiser investir em agências de luxo, prepare-se para desembolsar uma quantia considerável pela experiência exclusiva.

Segundo, o Deserto do Atacama não é um destino de bate-e-volta. Recomendo pelo menos cinco dias hospedado na cidade de San Pedro do Atacama, que serve como base para explorar o deserto, para ter uma experiência mais completa. Grande parte dos tours dura um dia inteiro, então mesmo quem fica uma semana ou mais no Atacama encontra atividades diferentes para fazer todos os dias. Ah, e se você pretende combinar o Atacama com a travessia do Salar de Uyuni na mesma viagem, separe mais 4 dias no roteiro.

 

Quais são os passeios imperdíveis no Deserto do Atacama?

 

1 – Salar de Tara

passeios imperdíveis no deserto do atacama

 

Ok, eu disse que não dá pra escolher um passeio favorito entre tantas opções de passeios imperdíveis no Deserto do Atacama. Mas com certeza o Salar de Tara tem está no meu TOP3 de passeios imperdíveis do Atacama. O mais legal do Salar de Tara é que não estamos falando de uma paisagem só. Você vai passar por lugares completamente diferentes durante o tour (e todos lindos).

Conhecer o Salar de Tara proporciona uma mistura de cores e formas que encanta. E ainda te deixa com aquele sentimento de se sentir pequenininho perante a imensidão do deserto. É mágico, vai por mim.

Mas atenção: o Salar de Tara é um passeio de um dia inteiro, que te leva para as maiores altitudes da região. As refeições geralmente são fornecidas pela empresa, por isso vale a pena escolher de acordo com referências de algum conhecido que já visitou o Atacama.

Ah, e por causa da altitude é mais indicado conhecer o Salar de Tara quando já estiver aclimatado na região (mais ou menos três dias depois de chegar em San Pedro de Atacama).

 

2 – Valle de la Luna + Valle de la Muerte

passeios imperdíveis no deserto do atacama

 

Esse é um passeio clássico no Atacama, aquele que “todo mundo faz”. Dura aproximadamente 4 horas e não exige muita aclimatação, já que a região dos vales fica perto da cidade de San Pedro, sem muita mudança de altitude. Por essas facilidades, muita gente encaixa o Valle de la Luna e o Valle de la Muerte logo no primeiro dia de viagem.

Confesso que fui sem esperar muita coisa. Mas logo de cara, o Atacama me surpreendeu! O Valle de la Luna dá uma real dimensão do que é o infinito do deserto. Já no Vale de la Muerte, o fim do tour vem com o bônus de um por do sol que é um espetáculo de cores. Uma beleza que nenhuma foto vai conseguir expressar de verdade.

 

3 – Salar de Atacama

passeios imperdíveis no deserto do atacama

 

Você não precisa ir até o Uyuni na Bolívia para conhecer um deserto de sal. O Salar de Atacama é um dos passeios mais interessantes do Atacama, pelo impacto de ver um deserto de sal cercado por cadeias de montanhas e vulcões. E tem um bônus: o Salar de Atacama é um dos melhores lugares para avistar flamingos.

Na nossa visita, demos sorte de encontrar as três espécies de flamingo que existem do Atacama, vivendo em perfeita harmonia com o ambiente. Vimos animais nadando nas lagunas, sobrevoando o salar, se alimentando. É impossível parar de fotografar!
Normalmente, as agências fazem o Salar de Atacama combinado com outros atrativos, num tour que dura o dia inteiro. Eu fiz junto com as Lagunas Altiplânicas.

 

4 – Termas de Puritama

Já imaginou relaxar num spa no meio do deserto? Essa foi a sensação que tive nas Termas de Purimata! As águas quentinhas são perfeitas para recuperar as energias depois de muitos dias intensos de passeios no deserto. Até por isso, recomendo deixar o passeio das Termas de Puritama para os últimos dias no deserto. Vai valer a pena!

As Termas de Puritama, na verdade, são 8 poços rústicos de águas termais que se formaram ao longo do percurso de um rio e que se mantém a cerca de 33oC de temperatura. E nem se preocupe com o mergulho nas águas termais no meio do dia quente no deserto! Além da beleza do lugar, ficar “de molho” naquela água foi uma experiência super relaxante. Difícil foi ir embora pra casa no final do passeio!

Você pode conhecer as Termas de Puritama de manhã ou à tarde. A maioria das agências oferece apenas o transfer para o local, já que não há necessidade de guia no local.

 

5 – Lagunas Altiplânicas

passeios imperdíveis no deserto do atacama

 

Quando você acha que já viu todas as paisagens lindas do deserto, vem o Atacama e te apresenta as Lagunas Altiplânicas. Pode parecer clichê dizer isso, mas esse lugar é de tirar o fôlego. Existem várias lagunas no altiplano chileno, sendo a Miscanti e a Miniques as mais famosas do Atacama.

Quando visitamos o deserto, o inverno estava acabando e o acesso para essas lagunas ainda estava fechado pela neve. Visitamos outras que já estavam com acesso liberado. Mesmo sem ter visto as lagunas mais famosas do Atacama, eu fiquei completamente apaixonada pelo cenário do altiplano.

A água das lagunas é de um azul indescritível e o contraste com as montanhas ao redor completa a pintura. Quero muito voltar para conhecer as lagunas Miscanti e Miniques, porque se elas forem ainda mais bonitas, sou capaz de eleger esse como meu passeio Top1 no Atacama!

 

6 – Geisers del Tatio

passeios imperdíveis no deserto do atacama

 

Acordar cedo, sair ainda no escuro, no meio de um frio enorme. Tudo pra chegar no maior campo geotérmico da América do Sul. O nome estranho eu também não conhecia, mas nunca mais esqueci depois do tour. Vários mini-vulcões, expelindo gás e em permanente ebulição, mostrando toda a força da natureza emanando do centro da terra.

O tour pelos Geisers del Tatio foi o passeio mais congelante no Atacama – só por isso foi uma baita experiência. É preciso chegar bem cedo para ver as fumarolas no momento mais bonito e intenso, ao nascer do sol. Além disso, o tour Geisers del Tatio foi uma enorme aula de biologia.

Como não ficar curioso sobre aquele ecossistema que se desenvolve num lugar tão inóspito, ao redor de tanto calor e poder da natureza? Na volta do tour, ainda ganhamos o presente de visitar o povoado Machuca, para uma experiência de imersão na cultura e gastronomia de uma pequena comunidade do deserto chileno.

 

7 – Vulcão Lascar

passeios imperdíveis no deserto do atacama

 

O vulcão Lascar é o grande símbolo da região do Atacama. Dá pra dizer que encarar a escalada até o topo do Lascar é o maior desafio do deserto. Você vai precisar aclimatar bem antes pra encarar muito frio, altitude e uma grande dose de superação pessoal. Tudo pra chegar lá em cima e ter certeza de ter vivido uma das melhores experiências da vida.

 

8 – Laguna Cejar e Laguna Piedra

Se você tem o sonho de mergulhar e nunca afundar, esse passeio é pra você. Foi a Laguna Cejar que ficou famosa pela enorme quantidade de sal em suas águas, a ponto de não deixar ninguém afundar. Mas recentemente descobriram uma enorme quantidade de arsênico nas águas da laguna, o que fechou o acesso à atração por questões de segurança. Hoje a gente só observa a Laguna Cejar de um mirante. Você deve estar se perguntando qual é a graça, eu sei.

A boa notícia é que a laguna vizinha, chamada de Laguna Piedra, ainda está liberada para banho. E todo guia da região do Atacama é capaz de jurar que ela também tem uma quantidade tão grande de sal que supera até os níveis do Mar Morto! Eu tive que mergulhar pra comprovar. Bem que tentei afundar, mas não teve jeito! A Laguna Piedra é ótima para tirar fotos divertidas, mas não esqueça de levar uma troca de roupa para tomar uma ducha no final do passeio. É tanto sal que você vai ficar com uma “camada branca” quando sair da água!

Na maioria das agências, o tour na Laguna Cejar começa depois do almoço e vai até o por do sol, visitando ainda os Ojos del Salar e a Laguna Tembinquinche.

 

9 – Tour Astronômico

passeios imperdíveis no deserto do atacama

 

O Deserto do Atacama é um lugar privilegiado, tenho certeza que você já percebeu. Mas se eu disser que, além das paisagens incríveis, você ainda tem um céu inteiro pra admirar? Por conta das condições climáticas e atmosféricas, o Atacama é um dos melhores lugares do mundo para observar o céu. Os astrônomos já descobriram isso há uns anos, por isso escolheram o Atacama para instalar alguns dos maiores telescópios do mundo, como parte de um projeto mundial de observação do espaço: o projeto ALMA.

Mas você não precisa fazer uma visita ao ALMA para aproveitar o melhor do céu do Atacama. Você pode fazer um tour astronômico e ver estrelas, planetas e constelações em uma noite mágica no deserto!

Fiz o tour com a agência SPACE, uma das mais recomendadas do Atacama. A SPACE ficou famosa por fazer um tour cheio de informação científica e oferecer um dos melhores pátios de telescópios da região. São mais de 10 equipamentos e a visita é supervisionada por monitores super preparados. No final, eles ainda me ajudaram a tirar uma foto do céu estrelado do Atacama, que virou o meu xodó. Quando olho pra essa foto, tenho certeza que esse foi um dos melhores passeios que fiz no Atacama.

Para fazer o tour astronômico, programe sua viagem para as datas próximas da lua nova, quando a noite mais escura favorece a observação das estrelas. O tour não acontece em noites de lua cheia.

 

10 – Voo de balão

passeios imperdíveis no deserto do atacama

 

Esse não é um passeio muito conhecido no Deserto do Atacama, principalmente porque é um dos mais caros da região. Mas não me arrependo do investimento: sobrevoar o deserto num voo de balão valeu cada centavo! Ver o sol nascer lá de cima, com direito a ter toda a imensidão do deserto como pano de fundo é algo até difícil de descrever. Emocionante, transformador, impressionante. Não faltam adjetivos para contar sobre essa experiência. Se puder investir, faça. Você só vai entender de
verdade quando estiver lá em cima, com todo o deserto aos seus pés!

 

Dica bônus: Piedras Rojas

Quando estive no Atacama, em setembro de 2017, pude fazer o tour Piedras Rojas e coloquei esse passeio na minha lista de favoritos. No entanto, um mês depois, a atração foi fechada por conta de um visitante que invadiu a área de preservação, agredindo severamente o meio ambiente.

Estamos torcendo para que o tour Piedras Rojas seja reaberto em breve. Procure se informar na época da sua viagem e visite se tiver oportunidade. Piedras Rojas é mais um lugar impressionante para colocar na lista de passeios imperdiveis no Atacama.

E não esqueça que todo o ecossistema do Deserto do Atacama é muito sensível. Tenha muito respeito pela natureza durante sua visita. Obedeça os limites das áreas demarcadas, recolha seu lixo, preserve. É preciso ter consciência que a manutenção de uma natureza tão delicada depende também de cada visitante. Vamos fazer a nossa parte para que o Deserto do Atacama permaneça esse lugar incrível para receber nossos filhos e netos.


VOCÊ PODE GOSTAR

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

02 Comments

  1. Klecia

    Que lindo ver esse post publicado aqui! Muito obrigada pela oportunidade de reviver essa viagem! O Atacama é um destino maravilhoso e todo mundo devia ter a chance de fazer esses 10 passeios incríveis um dia!
    Um abraço!

    18/09/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Obrigada você, Klecia! Ficou ótimo e me deu mais vontade ainda de conhecer! :*

      19/09/2018 Responder

LEAVE A COMMENT