Vale a pena passar apenas algumas horas em Bratislava?
Eslováquia

Vale a pena passar apenas algumas horas em Bratislava?

Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia, faz fronteira com a Áustria e a Hungria e por isso, é muito procurada por turistas que pretendem fazer um bate-e-volta ou uma passagem rápida de algumas horas pela cidade a partir de Viena ou Budapeste.

Nós não fomos diferentes. Em 2014 passamos a semana do Natal entre Dusseldorf (Alemanha), Viena e Budapeste e resolvemos incluir Bratislava no caminho entre as duas últimas cidades, já que eu tinha pesquisado bastante e me pareceu suficiente passar apenas algumas horas em Bratislava. Era Inverno, fazia um frio muito forte e escurecia bem cedo, por ser exatamente no dia 25 de Dezembro tudo estava fechado e os marcados de Natal já tinham acabado. Isso, nós infelizmente não levamos em consideração ao montar o roteiro.

 

Mercado de Natal de Bratislava já fechado e sendo desmontado.

 

Vou contar para vocês a nossa experiência e ao final do texto, deixo alguns links de outros blogueiros que têm dicas do que fazer por lá em algumas horas ou alguns dias.

 

Mas então, valeu a pena passar algumas horas em Bratislava?

 

A resposta rápida e simples é: não! Se eu recomendo? Não também!

Primeiro porque eu não gosto dessas passagens corridas, em que a gente mal tem tempo de parar pra tirar fotos direito ou comer alguma coisa. Segundo porque querendo ou não, a gente acaba não vendo quase nada do que tem pra se ver ou não tem a ‘experiência’ do lugar, não sente a cidade nem nada. Então o ideal seria pelo menos passar um dia inteiro e dormir uma noite em Bratislava.

+ Veja uma lista com os melhores hotéis em Bratislava

 

algumas horas em Bratislava
Centro histórico de Bratislava.

 

Nós fomos muito burrinhos, não pensamos que no dia 25 de Dezembro tudo estaria fechado, não levamos em conta a pouca luz e… Ainda por cima, compramos passagens de ônibus que nos possibilitariam ficar menos de 5 horas na cidade e ainda perdemos muito tempo tendo que ir até a estação de trem (que ficava longe da rodoviária) para deixar nossas malas em um locker antes de andar por lá. A rodoviária é a coisa mais estranha do mundo, não tem nada, nenhum armário e a estação de trem também não é muito melhor que isso. Nós nos sentimos meio acuados nas duas por serem bem esquisitas, mas nada aconteceu.

 

Estação de trem de Bratislava.

 

Pela falta (e perda) de tempo e por ter escurecido cedo, nós acabamos só conseguindo ver o Castelo de Bratislava (por fora), um pouco do centro histórico e duas estátuas famosas que ficam pela cidade. Ou seja: não vimos nada direito!

 

+ Leia mais: As famosas estátuas de Bratislava e suas lendas

 

O que nós vimos em algumas horas em Bratislava

 

  • Castelo de Bratislava e Ponte UFO

algumas horas em bratislava

 

O Castelo é a maior atração do país e cartão-postal da cidade. Ele fica no topo de uma colina, de onde se tem uma vista linda de Bratislava, do Rio Danúbio e da Nový Most (Ponte Nova), onde fica um restaurante giratório e plataforma de observação que é conhecida como Ponte UFO (Most SPN) – por se parecer com alguma coisa extraterrestre.

 

algumas horas em Bratislava
Ponte UFO

 

O Castelo de Bratislava foi totalmente reformado em 1950 depois de ser destruído por um incêndio em 1811 e hoje em dia abriga o Parlamento Eslovaco e a sede do Museu Nacional Eslovaco. Ele só fica aberto de Terça a Domingo e não preciso nem dizer que no dia 25 de Dezembro ele também está fechado, né. Só conseguimos passear ao redor dele e ver a vista mesmo.

 

 

Pela entrada, paga-se €7,00 e dizem que em dias limpos é possível ver até a Áustria do topo de uma das torres.

 

  • Estátuas

A estátua do “Observador” (Cumil, em eslovaco), atração mais fotografada de Brastislava, tem alguns significados que ninguém sabe ao certo qual é o verdadeiro. Alguns dizem que a estátua é uma crítica ao regime comunista que esteve em vigor no país de 1948 a 1989, outros que o trabalhador está ali, na verdade, observando as pernas das belas eslovacas que passam à sua frente.
Endereço: ela fica nas esquinas das ruas Laurinská e Panská, na Cidade Velha.

 

algumas horas em Bratislava
Cumil (Observador)

 

Pertinho dela, fica uma outra estátua de um simpático homem tirando o chapéu com uma carinha feliz (Schone Naci). Esta é a única de prata (o resto é de bronze) e é a única estátua de uma pessoa que realmente existiu.
Endereço: Rua Sedlárska

 

algumas horas em Bratislava
Schone Naci

 

Fora essas duas, existem ainda outras duas muito famosas e mais sete menos conhecidas, mas tão legais quanto. As duas aqui citadas têm lendas que as cercam e eu falei sobre todas elas aqui no post sobre as famosas estátuas de Bratislava e suas lendas.

 

 

Uma dica: Bratislava fica a apenas 65km de Viena, sendo fácil de chegar de trem ou ônibus e as passagens são baratinhas. A forma que fizemos foi bastante prática: saímos de Viena, paramos em Bratislava e partimos para Budapeste, tudo de ônibus. A viagem durou pouco menos de 2 horas pela empresa FlixBus e custou cerca de €5,00.

 

Roteiros completos e dicas do que fazer em mais do que algumas horas em Bratislava:

 

360Meridianos

Contando as Horas

Próxima Trip

 



Booking.com

Veja também

estátuas de Bratislava

As famosas estátuas de Bratislava e suas lendas

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

LEAVE A COMMENT