Nós não fomos diferentes. Em 2014 passamos a semana do Natal entre Dusseldorf (Alemanha), Viena e Budapeste e resolvemos incluir Bratislava no caminho entre as duas últimas cidades, já que eu tinha pesquisado bastante e me pareceu suficiente passar apenas algumas horas em Bratislava. Era Inverno, fazia um frio muito forte e escurecia bem cedo, por ser exatamente no dia 25 de Dezembro tudo estava fechado e os marcados de Natal já tinham acabado. Isso, nós infelizmente não levamos em consideração ao montar o roteiro.

Vou contar para vocês a nossa experiência e ao final do texto, deixo alguns links de outros blogueiros que têm dicas do que fazer por lá em algumas horas ou alguns dias.
Mas então, valeu a pena passar algumas horas em Bratislava?
A resposta rápida e simples é: não! Se eu recomendo? Não também!
Primeiro porque eu não gosto dessas passagens corridas, em que a gente mal tem tempo de parar pra tirar fotos direito ou comer alguma coisa. Segundo porque querendo ou não, a gente acaba não vendo quase nada do que tem pra se ver ou não tem a ‘experiência’ do lugar, não sente a cidade nem nada. Então o ideal seria pelo menos passar um dia inteiro e dormir uma noite em Bratislava.

Nós fomos muito burrinhos, não pensamos que no dia 25 de Dezembro tudo estaria fechado, não levamos em conta a pouca luz e… Ainda por cima, compramos passagens de ônibus que nos possibilitariam ficar menos de 5 horas na cidade e ainda perdemos muito tempo tendo que ir até a estação de trem (que ficava longe da rodoviária) para deixar nossas malas em um locker antes de andar por lá. A rodoviária é a coisa mais estranha do mundo, não tem nada, nenhum armário e a estação de trem também não é muito melhor que isso. Nós nos sentimos meio acuados nas duas por serem bem esquisitas, mas nada aconteceu.

Pela falta (e perda) de tempo e por ter escurecido cedo, nós acabamos só conseguindo ver o Castelo de Bratislava (por fora), um pouco do centro histórico e duas estátuas famosas que ficam pela cidade. Ou seja: não vimos nada direito!
O que nós vimos em algumas horas em Bratislava
-
Castelo de Bratislava e Ponte UFO
O Castelo é a maior atração do país e cartão-postal da cidade. Ele fica no topo de uma colina, de onde se tem uma vista linda de Bratislava, do Rio Danúbio e da Nový Most (Ponte Nova), onde fica um restaurante giratório e plataforma de observação que é conhecida como Ponte UFO (Most SPN) – por se parecer com alguma coisa extraterrestre.

O Castelo de Bratislava foi totalmente reformado em 1950 depois de ser destruído por um incêndio em 1811 e hoje em dia abriga o Parlamento Eslovaco e a sede do Museu Nacional Eslovaco. Ele só fica aberto de Terça a Domingo e não preciso nem dizer que no dia 25 de Dezembro ele também está fechado, né. Só conseguimos passear ao redor dele e ver a vista mesmo.
Pela entrada, paga-se €7,00 e dizem que em dias limpos é possível ver até a Áustria do topo de uma das torres.
-
Estátuas
A estátua do “Observador” (Cumil, em eslovaco), atração mais fotografada de Brastislava, tem alguns significados que ninguém sabe ao certo qual é o verdadeiro. Alguns dizem que a estátua é uma crítica ao regime comunista que esteve em vigor no país de 1948 a 1989, outros que o trabalhador está ali, na verdade, observando as pernas das belas eslovacas que passam à sua frente.
Endereço: ela fica nas esquinas das ruas Laurinská e Panská, na Cidade Velha.

Pertinho dela, fica uma outra estátua de um simpático homem tirando o chapéu com uma carinha feliz (Schone Naci). Esta é a única de prata (o resto é de bronze) e é a única estátua de uma pessoa que realmente existiu.
Endereço: Rua Sedlárska

Fora essas duas, existem ainda outras duas muito famosas e mais sete menos conhecidas, mas tão legais quanto. As duas aqui citadas têm lendas que as cercam e eu falei sobre todas elas aqui no post sobre as famosas estátuas de Bratislava e suas lendas.
Uma dica: Bratislava fica a apenas 65km de Viena, sendo fácil de chegar de trem ou ônibus e as passagens são baratinhas. A forma que fizemos foi bastante prática: saímos de Viena, paramos em Bratislava e partimos para Budapeste, tudo de ônibus. A viagem durou pouco menos de 2 horas pela empresa FlixBus e custou cerca de €5,00.
Oi, Luiza!!
Adorei o post! Brastislava vale a visita, seja um dia ou poucas horas.
Obrigada por citar meu blog no texto! 😀
21/10/2017