

Nós alugamos um carro pela empresa SADcars. Pelas pesquisas que eu fiz, posso dizer que não existe lugar mais barato na Islândia (pelo menos não em 2013). Deu até medo, mas nós resolvemos arriscar. Você escolhe se quer pegar/devolver o carro no escritório em Reykjavík (que fica perto do Perlan, que falei aqui) ou no aeroporto de Keflavík. Se quiser que eles entreguem o carro pra você no seu hotel, é só pagar 10 Euros. Foi tudo bem organizado.
Chegamos ao escritório e o rapaz já tinha o carro separado, entregou as chaves e o contrato e explicou que eles não cobram por pequenos arranhões (já que não tem como evitar passar por pedrinhas, poeiras ou prever alguma chuva mais forte). Você devolve o carro do jeito que pegou: se estiver de tanque cheio, devolve de tanque cheio, senão pode devolver até arrastando sem gasolina. Enfim, recomendo muito a empresa. Pessoal simpático, carro bom, preço excelente, tudo certinho. Com CNH brasileira comum dá pra alugar carro na Islândia sem problemas.

Não poderia ser mais fácil dirigir em outro país. Só existe uma estrada principal na Islândia, a “Ring Road” ou “Road 1″, ou seja, ela circula toda a Islândia! É só ir seguindo reto, reto, reto e prestar atenção nas placas indicativas com o nomes das cidades e atrações para saber onde entrar e pronto! Existem algumas estradinha de terra – as F Roads -, mas para visitar as principais atrações do país, elas nem são necessárias. É praticamente isso, só existe um caminho que te leva para tudo!


Ao alugar carro na Islândia e dirigir por lá, às vezes você sente que ela é toda sua, porque não existiam outros carros na estrada quase toda! Não se via quase ninguém pelo caminho inteiro. É estranho, mas aumenta a sensação de liberdade e de paz de se dirigir num lugar tão maravilhoso como esse. Tenha em mente que no inverno é muito provável que se pegue neve no caminho, e aí só resta ter muita calma e paciência. Nós pegamos chuva, neve, nevasca e sol durante os dois dias!

Mas fique atento aos postos de gasolina. Em alguns pontos da estrada eles são um pouco raros, então quando achar um, é bom abastecer. E vale dizer que não são postos como a gente está acostumado a ver. São apenas umas máquinas self-service pequenas (na cidade eles são normais). Você coloca seu cartão, escolhe a quantidade de combustível e só então ele começa a encher o tanque.

Fique atento também aos limites de velocidade, pois pelo que andei lendo por aí, as multas por excesso são absurdamente caras! Veja as placas ao lado da estrada e tenha atenção nos radares também.
Pegar a estrada na Islândia é uma experiência única, já que as paisagens são de outro mundo! Eu não conseguia parar de tirar fotos o caminho inteiro. Era tudo tão lindo, que se a gente tivesse mais tempo teria parado em muitos outros locais. O mais bacana de pegar estrada por conta própria é poder parar em qualquer canto pra ver algo que chamou a atenção e ficar o quanto quiser admirando a vista. Você mesmo faz seus horários e seu roteiro e isso é muito bom! Mais uma das coisas que você tem que fazer quando for visitar a Islândia, nem que seja por um só dia. Você vai se surpreender ao alugar carro na Islândia e dirigir por lá!


Onde se hospedar em Reykjavik
Nós ficamos hospedados num hotel ÓTIMO na cidade, chamado CenterHotel Klöpp e eu não poderia indicar mais! Na rua da igreja famosa da cidade (falo mais sobre ela logo aqui embaixo), bem no centro de Reykjavik. Maravilhoso!
Caso queira outras opções, confira a lista selecionada:
- Hotel Phoenix: Este hotel está situado na rua principal de Reykjavík, a Laugavegur, a 250 m a 250 metros do calçadão beira-mar.
- Hotel Leifur Eiriksson: Situado em frente à Igreja Hallgrimskirkja no centro de Reykjavik.
- CenterHotel Plaza: O CenterHotel Plaza possui uma localização central na Praça Ingólfstorg no centro histórico de Reykjavik. Fácil acesso a restaurantes, lojas e cultura. O translado para o aeroporto, o Flybus, pára próximo ao hotel.
- Hotel Ódinsvé: O Hotel Odinsve fica a 400 m da Praça Laekjartorg no centro de Reykjavik e a principal rua comercial de Reykjavik, Laugavegur, fica a apenas 200 m do Odinsve Hotel.
- Hotel Hilda: O Hilda Hotel está a 350 m do Porto de Reykjavik, onde você encontra passeios de observação de baleias com partidas frequentes. Já os passeios de ônibus pela cidade partem da praça Lækjartorg, a 10 minutos a pé da propriedade.
- Hotel Frón: Localizado na rua comercial Laugavegur no centro de Reykjavik e a 5 minutos da Igreja Hallgrímskirkja.
- TODOS os posts sobre a Islândia
– 8 Coisas para fazer em Reykjavik
– Aurora Boreal na Islândia
– Islândia Golden Circle: o circuito mais famoso da Islândia
– South Shore (Seljalandsfoss, Skógafoss, Vík, Fjaðrárgljúfur)
– Skaftafell Glacier Walk + Jökulsárlón
– Alugar carro na Islândia
– Dicas e curiosidades
– Islândia – Lava Cave + Blue Lagoon
Luiza,
Estou pegando dicas da Islandia aqui no seu blog, mto bom.
Uma pergunta, para dirigir na Islandia, serve a CNH? ou tem que ser a PID?
Obrigado
24/05/2013Olá, Thyago.
24/05/2013Serve a CNH sim, só acho que tem que ter mais de 6 meses de validade. Meu marido alugou o carro com a dele sem problemas 🙂
Luiza,
Para ir para a Blue Lagoon é necessário ir com uma agência ou você pode simplismente alugar um carro e ir por conta própria? É díficil chegar até lá partindo de Reyjavik?
02/07/2014Oi, Betina!
Dá pra ir de carro numa boa. Não me lembro exatamente, mas acho que fica a uns 40min de Reykjavik. 🙂
02/07/2014Olá,
Será que tem como viajar apenas dois dias de carro? Ou fica uma viagem muito corrida?
21/03/2015Depende do que vc vai querer ver… Calcule o tempo entre um ponto e outro no Google Maps e veja se compensa.
29/03/2015Ola! estou indo para islândia agora em março! deixa eu lhe fazer uma pergunta, na Islandia vocês usaram GPS ? era de vocês ou vocês alugaram? Vocês acharam necessário? muito obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog!
24/02/2016Não me lembro agora, mas acho que alugamos o carro com GPS.
24/02/2016Facilita na hora de sair de Reykjavík… Na estrada em si não é tão fundamental, já que só existe um caminho a seguir. Mas eu acho mais seguro ir com GPS normal ou o do celular mesmo (nós usamos o Sygic hoje em dia).
OLá, estou indo para a Islândia no próximo ano e estou me deparando com a galera falar dos postos de abastecimento, e que preciso do PIN do cartão. Esse PIN seria minha senha que uso no Brasil mesmo? Ou é alguma senha específica? Sabe me dizer? Obrigada 🙂
03/07/2017Ivy,
aqui na Europa todo mundo se refere à senha como PIN. Que eu saiba é só isso mesmo.
03/09/2017