Propaganda enganosa: atrações decepcionantes pelo mundo
Dicas e Listas

Propaganda enganosa: atrações decepcionantes pelo mundo

Quem nunca viu fotos de um lugar e ficou sonhando em ver aquilo de perto? Quem nunca se emocionou vendo um monumento ou ponto turístico famoso? E quem nunca se decepcionou com algum deles durante uma viagem? Pois é, acontece com todo mundo.

Alguns meses atrás eu fiz uma pesquisa no Facebook do blog e semana passada no stories no Instagram perguntei para meus seguidores quais tinham sido as atrações decepcionantes pelo mundo que eles tinham visitado. As mais citadas pelos seguidores foram essas aqui (o que não significa que eu concorde ou compartilhe do mesmo sentimento):

 

Atrações decepcionantes pelo mundo

 

Manneken Pis – Bruxelas, Bélgica

atrações decepcionantes pelo mundo
O famoso menino mijão de Bruxelas… Deu pra ter uma noção do tamanho dele?

 

Este ganha sempre, disparado, toda vez que eu faço essa pergunta! Acho que nunca falei com uma pessoa que não tenha se decepcionado – ou tido uma bela crise de risos – ao ver esta mini escultura de um boneco mijão. É tão pequeno que ficaria fácil passar reto sem nem achá-lo, se não fossem as multidões que o cercam o dia inteiro.

Eu não cheguei a ficar decepcionada, mas dei umas boas gargalhadas quando o vi pela primeira vez – e depois quando o vi fantasiado de Papai Noel!

 

Monalisa – Paris, França

atrações decepcionantes pelo mundo
A pequena Monalisa cercada de turistas.

 

Outra que também encabeça a lista de atrações decepcionantes pelo mundo é a enigmática Monalisa, quadro de Leonardo da Vinci que fica pendurada no lindíssimo Museu do Louvre em Paris. Pelos mesmos motivos que o anterior: o quadro é muito pequeno, o tempo todo muito cheio de turistas aflitos pra conseguir chegar perto e tirar uma selfie… Quando logo em frente fica uma das obras mais lindas do mundo, “As Bodas de Canaã” de Veronese, que é também o maior quadro existente no Louvre.

Essa eu nem sei dizer se me decepcionei ou não… Não tinha lido muito sobre antes de visitar e não sabia que o quadro era tão pequeno, então fiquei meio sem entender o motivo de tanto amor por essa pintura, mas “decepção” acho que não é a palavra certa para descrever.

 

Pamukkale – Turquia

atrações decepcionantes pelo mundo
Será que é assim mesmo como na foto?

 

Esse é um lugar lindo, mas que nos decepcionou bastante e eu expliquei os motivos no post “Pamukkale pode não ser o que você espera“. Já falei com outras pessoas que também ficaram decepcionadas e em grande parte, porque os sites de viagem por aí não falam a verdade para os leitores. A maioria continua postando fotos das piscina cheias, o que faz com que muita gente chegue lá, encontre algo completamente diferente e se chateie.

 

London Eye – Londres, Inglaterra

atrações decepcionantes pelo mundo
Tem gente que ama e tem gente que detesta a London Eye!

 

Quando fiz essa pergunta para os nossos seguidores no Facebook, algumas pessoas citaram a London Eye. Na verdade muita gente reclama que é muito rápido (um ou outro diz que é muito demorado), que é caro demais para o que oferece e que não vale a pena. Considerada “pega-turista” pela maioria, a London Eye ganhou um lugarzinho na nossa lista.

Eu gostei quando fui, achei a vista linda! É realmente caro, mas até acho que compense (talvez não tanto agora com o Big Ben em obras).

 

Bocca della Verità – Roma, Itália

 

Eu me lembro de ter visto essa “boca” quando tinha uns 4 anos de idade e achei o máximo! Claro, que criança não acharia demais a adrenalina de ter uma boca de pedra fechando na mãozinha ao contar uma mentira? hahaha. Mas muitos adultos reclamam, principalmente porque hoje em dia ela vive lotada, com filas realmente enormes, o que faz com que cada pessoa tenha apenas alguns segundos perto da Bocca della Verità. Continua sendo interessante, mas não sei se valeria a pena incluir em um roteiro de poucos dias na cidade.

 

Pequena Sereia – Copenhagen, Dinamarca

atrações decepcionantes pelo mundo

 

Outra que muuuuita gente sempre cita é a Pequena Sereia em Copenhagen… Coitadinha, fica lá afastada de tudo, tão pequena em cima de uma pedra. É o que todo mundo diz: ela decepciona por ser muito menor do que a gente espera e pela lotação que a cerca. Eu sinceramente não me decepcionei, porque não esperava nada dela… Mas já que a maioria se irrita com a bichinha, aqui está ela na lista!

 

Me falaram várias outras atrações decepcionantes pelo mundo, mas coloquei aqui apenas os mais populares entre os viajantes chateados. E você, se fosse falar pra alguém NÃO visitar alguma coisa, o que seria?


VOCÊ PODE GOSTAR

Veja também

enxoval em Londres

8 lojas para montar enxoval em Londres

inverno na europa neve no natal na europa

Inverno na Europa: 8 lugares com chances de neve no Natal

8 Melhores cidades para passar o Ano Novo na Europa

coisas gratuitas para fazer em paris

Top 10 melhores coisas gratuitas para fazer em Paris

economizar em paris

15 dicas imperdíveis para economizar em Paris

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

11 Comments

  1. MARCIO VITAL VALENÇA

    Muito interessante essa matéria. Todas essas atrações realmente são decepcionantes. Conheci todas e não recomendo perder o tempo com nenhuma, salvo a Monalisa e a vista Londo Eye que são aceitáveis.

    18/06/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Concorda até com Pamukkale? Essa eu raramente vejo gente falando que ficou decepcionado 🙂

      20/06/2018 Responder
  2. Gisele Prosdocimi

    O Manneken Pis e a Monalisa eu não me decepcionei, porque já sabia que eram menores do que apareciam nas fotos, mesmo assim adorei conhecer.
    A London Eye, a Bocca e a Pequena Sereia não conheci e não posso dar meu testemunho. Mas descobrir aqui que Pamukkale não é nada daquilo que a gente vê daqui de tão longe, foi o fim da picada. Fiquei contrariada, decepcionada e arrasada, rsrs.
    Bom saber para economizar meu rico dinheirinho e tempo e não cair nessa pegadinha para turista. Apesar de que deve ser tão bom incluí-la na lista, né?

    14/06/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      O pior de Pamukkale é o motivo de ter decepcionado… Bem triste, na verdade. 🙁
      Continua sendo bonito e interessante, mas pode não ser igual ao que a gente vê nas fotos (acho que depende muito da época).

      20/06/2018 Responder
  3. Paula Gabi

    Ei Lu,
    Adorei as dicas dos lugares decepcionantes kkkkk, bom que nunca fui em nenhum deles e vou pensar muito antes de ir!
    Sobre Pamukkale, ja li que as piscinas estão quase acabando, que custam a ficar cheias, vou ler o seu outro post para saber melhor! Pq se eu for la quero essas danadas bemm lindas como na foto senão eu choro hahahaha!
    Sobre a Boca della Veritá eu ia morrer de rir da boca fechando , ia contar varias mentiras, se a multidão deixasse!
    beijosss

    13/06/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Eu sinceramente acho que tudo vale a pena! Não fiquei decepcionada com nada, fora Pamukkale (que na verdade fiquei foi chateada). Acho que tudo é válido e a gente deve ver com os próprios olhos, né? 🙂

      20/06/2018 Responder
  4. Cristina

    Ahhh, que pena! Eu bem que gostei da London Eye. Seria melhor se estivesse com uma taça de espumante na mão, rs. Concordo com você sobre a Pequena Sereia, mas acho que ainda assim vale a pena ir nela, caso você esteja em Copenhague e tenha tempo. Não é a melhor atração do mundo, mas o parque ao seu redor é bonitinho. Além disso, como voltar de Copenhague sem uma foto da Pequena Sereia? rs. Muitas vezes a realidade é diferente da expectativa, mas quando estamos de férias, tudo vira festa!!! Parabéns pelo post e pela proposta diferente.

    12/06/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Ei!
      Essa lista não é só com opinião minha, não. Eu perguntei pro pessoal na fanpage do Facebook e no Instagram e eles me falaram a maioria desses. Acho que só Pamukkale foi adição minha, na verdade 🙂
      Eu gostei da Sereia, não fiquei decepcionada. Não é nada de outro mundo, mas é bonitinha. E realmente: de férias e viajando, não tem nem como ficar chateado, né? Tudo é bom demais!
      Bjinho

      12/06/2018 Responder
  5. Riva

    Mas Viena é uma cidade linda!!!

    05/06/2018 Responder
  6. Riva

    Eu perdi dinheiro e tempo visitando o Museu Freud. A casa onde era o consultório dele foi a maior decepção!

    05/06/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Bom saber, Riva! Ruim demais quando acontece isso, né?

      06/06/2018 Responder

LEAVE A COMMENT