Bate-e-volta: de Sharm el Sheikh ao Cairo, Egito
Egito

Bate-e-volta: de Sharm el Sheikh ao Cairo, Egito

É possível ir de Sharm el Sheikh ao Cairo? Sim! Uma ida ao Egito não está completa sem uma visita às Pirâmides! Nem que seja uma passadinha rápida só pra dar um “oi” pra elas, mas pisou no país, tem que ir ao Cairo. Nós ficamos hospedados em Sharm el Sheikh no incrível Hotel Royal Albatros Moderna – falei mais sobre no post anterior -, que fica bem longinho do Cairo, mas mesmo assim nós agendamos um tour de Sharm el Sheikh ao Cairo que durava um dia e fomos! Foi cansativo, mas valeu a pena.

Antes de começar a contar sobre o passeio, quero deixar aqui pra vocês a dica da empresa por onde nós agendamos o tour. Ela se chama Sharm Excursions e foi nossa parceira bem bacana. Eles oferecem vários passeios e até para o Cairo mesmo são várias opções: tour de um dia, de dois dias, privado, de ônibus ou de avião. Nós optamos pelo de avião, já que seria menos cansativo e nós teríamos mais tempo lá no Cairo. O valor normal é de £140 por pessoa já incluindo o transporte de/para o aeroporto, os vôos, guia e transporte no Cairo e almoço.

 

Leia + Viagem para o Egito: impressões e dicas práticas

 

O dia começou cedo, por volta de 5h da manhã, quando a van veio nos buscar no hotel para nos levar até o aeroporto. Chegando lá, fomos até um balcão de uma empresa que faz transporte de carga (O.o) e pegamos nossas passagens sem nomes nem nada, tudo genérico e bem estranho. O avião, claro, era minúsculo e de hélice – só pra me matar de medo! Eles deram lanchinho no caminho de 40min e bom, o que importa é que nós chegamos vivos! :p

Chegando lá, tivemos que esperar muuuito tempo dentro da van até a saída do aeroporto ser liberada. Fomos direto para o Museu do Cairo, que além de várias múmias, sarcófagos (etc), é o “lar” do tesouro de Tutankhamon! Na verdade essa parte é a única que realmente nos surpreendeu, já que o resto todo a gente consegue ver aqui em Londres no British Museum – que eu sei que “roubou” as coisas do Egito, mas mesmo assim nós já vimos mil vezes. Obviamente o museu não deixa de ser interessantíssimo, principalmente para quem gosta de história.

 

Entrada do Museu do Cairo.
Entrada do Museu do Cairo.

 

Para Tutankhamon, fizeram uma salinha separada com todos os tesouros do rei mais conhecido do Egito e que tem como ponto altíssimo a máscara com a qual ele foi enterrado e que é feita de 11kg de puro ouro! É incrível e indescritível ver isso de perto… Mais um daqueles momentos que a gente pensa “isso tá acontecendo mesmo?”. Uma pena que não era permitido tirar fotos.

 

A famosa máscara de Tutankhamon. (AFP PHOTO/KHALED DESOUKI/AFP/GettyImages)
A famosa máscara de Tutankhamon. (AFP PHOTO/KHALED DESOUKI/AFP/GettyImages)

 

MOMENTO DESABAFO: Eu tive um pequeno problema com o guia metido a engraçadinho, que do nada puxou a câmera da minha mão e sumiu com ela do lado de fora do museu! Voltou depois falando que não podia entrar com câmera no museu e eu fiquei parada tipo… ONDE VOCÊ ENFIOU MINHA CÂMERA?? Fiquei extremamente irritada e ele ficava o tempo todo me irritando dentro do museu, fazendo comentários sobre câmeras e fotos e nós acabamos discutindo algumas vezes até eu dizer que ele estava sendo muito irritante e que eu tinha ido lá pra escrever sobre a empresa e o passeio… Daí em diante nós passamos a ser os “queridinhos” do guia, que ficou o resto do dia puxando nosso saco. Pegou um guia chamado “Will”? Já sabe, fique de olho…

 

Leia + Sharm el Sheikh, Egito

 

O trânsito no Cairo é a coisa mais caótica que eu já vi na vida! Nem pense em alugar carro para andar lá, você não vai conseguir dirigir. É um carro quase passando por cima do outro, eles vão dando uns “totós” uns nos outros pra passar, uma buzinação que não para… Terrível!

 

Durante o passeio de barco pelo Rio Nilo.
Durante o passeio de barco pelo Rio Nilo.

 

Depois do museu, nós fomos fazer um passeio “opcional” de barco pelo Rio Nilo (que de opcional não tinha nada, todo mundo TINHA que fazer e pagar a parte, já que era o barco que iria nos levar até o restaurante para o almoço). O restaurante era um barco e a comida foi uma das melhores que nós comemos no Egito! O passeio foi legalzinho, bom pra ver a cidade, mas não sei se eu aconselharia a fazer… A cidade é um tanto quanto feia (opinião minha, hein) e não tem nada demais pra ver pelo rio, mas eu comentei um pouquinho mais sobre isso no primeiro post onde contei como foi a viagem para o Egito.

 

Vários prédios parecendo destruídos são vistos pela cidade...
Vários prédios parecendo destruídos são vistos pela cidade…

 

De lá nós paramos no “Papyrus Institute“, que pra quem nunca fez um tour desse, nada mais é que uma parada pra vender coisas pra turistas, normalmente por preços bem mais altos que o normal. Mostraram como eles faziam os papiros e depois nós ficamos uns 20 minutos só esperando a hora de ir para as pirâmides. Ninguém quer ver papiro não, mermão! :p

 

cairo-egito-4

 

E aí finalmente… Fomos para a parada mais esperada de toda a viagem: ver as pirâmides de perto!! De loooonge, da avenida mega movimentada, a gente já vê algumas e olha, é emocionante! Sim, elas ficam no meio da cidade… Mas e daí? São as Pirâmides, poxa!! Quantas milhões de fotos você não passou a sua vida inteira vendo? Não é por elas serem na cidade que deixam de ser especiais. E eu digo isso só porque vi tanta gente antes falando que ficou decepcionado por isso, que até eu achei que iria ser um terror.

 

As pirâmides se aproximando.
As pirâmides se aproximando.

 

Mas que tal falar sobre as Pirâmides num próximo post? Também falo mais sobre Tutankhamon pra quem sabe, tentar entender o motivo de ele ser tão famoso. Esse ficou enorme e tem muito o que falar sobre elas, então não deixem de acompanhar o blog. Pra não perder nada, é só assinar logo ali do lado direito pra receber os posts por email em primeira mão. 🙂

Veja também

7 Vilas de contos de fadas perto de Londres

Mayfield Lavender: Campo de Lavanda Perto de Londres

Bournemouth – Praia de Areia Perto de Londres

Passeio Bate-e-Volta: Oxford, Stratford-Upon-Avon e Warwick Castle

Warner Bros Studio Harry Potter em Londres

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

02 Comments

  1. passaporte no bolso

    Gostei muito do seu post, parabéns. Pode dizer alguma coisa acerca da segurança no país? Se sentiu segura? Acha que é seguro viajar para o Egito com crianças pequenas?

    20/10/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Só em Sharm nós ficamos sozinhos, mas todos os passeios foram feitos com guias… Foi tranquilo, e nós fomos alguns dias depois de terem explodido algumas bombas no Cairo. Não sei dizer como é pra ir sozinho.
      O maior problema são os espertinhos que tentam enganar os turistas, eu acho. No caso de ir com crianças, talvez seja melhor fazer tudo com guia mesmo.
      Falei mais aqui: http://londonso.com/egito/viagem-para-o-egito-impressoes-e-dicas-praticas/

      25/10/2016 Responder

LEAVE A COMMENT