Capadócia no Inverno: neve, balões e paisagens surreais
Turquia

Capadócia no Inverno: neve, balões e paisagens surreais

A Capadócia é uma região da Anatólia central na Turquia, que deslumbra com belezas naturais e históricas descritas muitas vezes como “paisagens lunares”. A área é composta por diferentes cidades e vilas, entre elas as mais famosas: Göreme, Ürgüp e  Uçhisar. É uma região muito conhecida também pelos vôos de balão de ar quente, que atraem turistas do mundo inteiro.

Com tanta coisa para se ver a fazer, este é um destino que pode (e deve) ser visitado durante todo ano, sem altas e baixas temporadas tão bem definidas. Muita gente tem dúvidas em relação a visitar a Capadócia no inverno, tais como: é muito frio? Os balões voam no inverno? Como é a Capadócia com neve? Então chega de dúvidas!

 

capadócia no inverno

 

Nós visitamos a Capadócia no inverno, bem na época do Natal quando supostamente o frio é mais forte. Fomos bem preparados, achando que as baixas temperaturas que estávamos vendo alguns dias antes, seriam muito mais terríveis do que foram na verdade. Então agora compartilho com vocês tudo o que descobrimos sobre visitar a Capadócia no inverno e eu garanto, vocês vão se encantar tanto quanto nós ficamos encantados!

 

Capadócia no inverno: temperaturas

Na noite em que chegamos, dia 23 de Dezembro, pegamos muita neve! Muita mesmo! Na manhã seguinte, toda a região estava coberta por um manto branco que deixou tudo ainda mais lindo. Mas não se engane: neve nem sempre é sinônimo de frio extremo!

Durante o dia fazia sol e céu azul, o que ajudava bastante na sensação térmica e dava uma boa esquentada. Diversas vezes nós tiramos as toucas, luvas e até os casacos, por estarmos com “calor” – ou seria pelo exagero de camadas de roupas? Vai saber… Quando a luz do sol começa a ir embora lá pelas 17 horas, o frio chegava e ía piorando gradualmente durante a noite. Algo que eu já disse algumas vezes aqui no blog e vou repetir sempre que se tratar de frio e inverno: USE E ABUSE DAS CAMADAS! Use segunda pele, meia-calça, várias blusas e vá tirando ao longo do dia caso ache necessário. Melhor passar calor do que frio, certo?

 

capadócia no inverno
Aí a gente até sem casaco curtindo a vista do Love Valley.

 

Faz frio sim, claro! Nada de outro mundo, principalmente se você se vestir direito. Nada que impeça alguém de ir visitar a Capadócia no inverno, vai por mim. Os passeios são praticamente todos ao ar livre, mas nem o frio vai te atrapalhar. Talvez o único problema seja a luz, que acaba mais cedo.

Vou ousar dizer que pegamos temperaturas muito mais amenas lá do que aqui em Londres e por quê? Simplesmente pelo fato de não ventar tanto por lá (ou não ter ventado durante nossa visita)! Sem vento gelado que parece cortar a pele, o frio não fica tão insuportável. E ouso mais: tenho certeza que a Capadócia no inverno é muito mais bonita do que fora dele e aqui mesmo no texto, você vai ver algumas fotos que vão te fazer entender o motivo de eu dizer isso.




Capadócia no inverno: balões

 

capadócia no inverno
Já não estava TÃO branquinho, mas mesmo assim, ficou lindo demais!

 

Aí você pensa: “mas eu quero voar de balão na Capadócia. Eles voam no inverno?”. A resposta é SIM! Eu voei e contei tudo no post Como é o passeio de balão na Capadócia (e no inverno). E vou te falar: a paisagem fica MARAVILHOSA toda branquinha, mais linda ainda do que pelas fotos que eu vi sem neve. Se fica frio demais lá no alto? Clica aí no link que eu falei sobre isso lá. 😉




As excursões funcionam? Como é dirigir?

Sim, tudo funciona! Nada lá para de acontecer no inverno, então fique tranquilo. Todos os restaurantes e lojas abrem, os balões voam e as empresas de excursão funcionam a todo vapor! Até se quiser agendar alguma excursão, nossos parceiros GetYourGuide vendem várias bem legais!

As estradas são ótimas e vazias, mesmo com neve é tranquilo dirigir na Capadócia. Contei sobre a nossa experiência no post Devo alugar carro na Capadócia ou agendar excursões?.




Como é a Capadócia com neve?

Linda! Simplesmente maravilhosa, de cair o queixo mesmo! Acha que é exagero?

 

capadócia no inverno
Vista de cair o queixo, enfeitada de branquinho <3

 

Imagine as famosas “chaminés de fadas” com as pontas branquinhas… As montanhas em formas malucas parecendo terem sido polvilhadas com açúcar de confeiteiro. É muito bonito, só mesmo vendo para saber. A Capadócia e a Islândia foram os lugares que mais me impressionaram pelas paisagens surreais e ambos tinham bastante neve durante nossas visitas. Talvez eu seja meio “a louca da neve”, porque sou apaixonada por ela e acho que tudo fica mais lindo quando branquinho! 🙂




Vou passar frio em um hotel caverna na Capadócia?

 

capadócia no inverno
Vista do nosso quarto do hotel na manhã seguinte à nevasca e nós quentinhos lá dentro.

 

Não! Obviamente, os hotéis oferecem aquecimento forte e ninguém passa frio hospedado em um hotel caverna. Aliás, esta é uma experiência fantástica que eu recomendo demais, como contei no poste sobre onde ficamos: Koza Cavel hotel caverna na Capadócia com vista para os balões.

Se quiser dicas de bons hotéis caverna na Capadócia fora o Koza Cave, separei uma listinha:

 

Conclusão: devo ou não visitar a Capadócia no Inverno?

Claro que sim! Leve um monte de roupas de frio, use camadas e torça pra nevar! Prometo que você não vai se arrepender! Ah, quer mais um ponto positivo? Não tinha praticamente NINGUÉM nos lugares, nós não precisamos lutar pra ver nada, nem pra tirar foto, nada! Tenha esse paraíso só pra você (e talvez alguns turistas chineses perdidos)!

 

capadócia no inverno


VOCÊ PODE GOSTAR

Veja também

passeio de balão na capadócia

11 coisas a saber antes de fazer um vôo de balão na Capadócia

passeio de balão na capadócia

Como é o passeio de balão na Capadócia (no Inverno!)

Koza Cave: hotel caverna na Capadócia com vista para os balões

alugar carro na capadocia

Devo alugar carro na Capadócia ou agendar excursões?

Montando o roteiro: Natal em Istambul e Capadócia

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

04 Comments

  1. Marcela Campos

    O passeio de balão é mais barato no inverno?

    11/04/2020 Responder
    • Luiza Ferrari

      Hum… não sei dizer. Teria mesmo que entrar no site da empresa e ver, mas acho que é a mesma coisa.

      29/06/2020 Responder
  2. Veronica

    Olá!! td bem? Qual a melhor estratégia para chegar na Capadócia? Como vcs fizeram? Estou em Londres também.

    04/12/2019 Responder
    • Luiza Ferrari

      Olá!
      Pegamos um vôo de Istambul para a Capadócia.
      Sei que existem ônibus, mas não sei dizer como funciona…

      27/12/2019 Responder

LEAVE A COMMENT