Programar uma viagem para o Japão nessa época é um tanto quanto tenso, já que existem as previsões, mas ninguém sabe ao certo quando as flores vão resolver florescer. O que é bom ter em mente, é que as cerejeiras no Japão são um bônus para sua viagem e não O motivo principal dela (mesmo que a gente saiba que elas são). Pensando assim, as chances de você se frustrar diminuem um pouquinho e você consegue aproveitar melhor tudo o que este país maravilhoso tem a oferecer.

Outra coisa a se saber é que existem vários tipos de cerejeiras, que variam desde as branquinhas até as rosas mais claros e mais escuros. Mas esta não é a única diferença entre elas: as flores de cada um dos tipos, floresce em uma época. Então não desanime: mesmo chegando depois do período considerado ideal, você ainda deve conseguir ver algumas árvores floridas.
Eu me planejei muito, fiquei de olho em todas as previsões e mesmo assim, as bonitinhas resolveram florescer antes do previsto porque fez mais calor em 2018 que o normal para a época… Acontece e não tem muito o que fazer, né. Cada árvore ainda cheia que a gente conseguia ver, era uma vitória! Saiba também que tão lindo quanto ver as árvores cheias, é ver as flores voando com o vento e formando um tapete branquinho/rosa no chão… é realmente emocionante!

Aqui neste guia, vou mostrar para vocês como e onde acompanhar as previsões que dizem quando ver as cerejeiras no Japão (calma, eu vou explicar o que é isso já já) e os melhores lugares onde ver as cerejeiras (cidades e pontos em cada uma delas). Ainda vou falar sobre o clima e o significado delas para os japoneses!
Vá direto ao que te interessa: Significado das cerejeiras no Japão | Onde e quando acompanhar as previsões | Quando ver as cerejeiras no Japão | Melhores cidades | Melhores lugares em cada cidade | Temperaturas e como é a época no Japão | Onde ver as cerejeiras de noite | Melhores hotéis para ver as cerejeiras |
Significado das cerejeiras no Japão
As cerejeiras no Japão são uma metáfora para a existência humana. A época em que as flores ficam em “full bloom” (florada total), é poderosa, gloriosa, traz muita alegria e beleza… Mas tragicamente, dura muito pouco. É um lembrete visual de que nossas vidas, também passam muito rápido.
Algo que nos faz pensar: por que não nos maravilhar com nosso tempo na Terra, com a mesma alegria e paixão que é tão presente durante a época das cerejeiras? Por que não aproveitar a vida ao máximo, já que ela pode acabar a qualquer momento – tanto a nossa vida quanto a de familiares e amigos? Por que não ver a graça e beleza em coisas pequenas? A época das cerejeiras faz com que os japoneses se lembrem de prestar atenção em tudo isso.
As cerejeiras no Japão também são vistas como um símbolo de renovação e otimismo. Com o início da florada coincidindo com o início do ano japonês, elas também trazem esperança e novos sonhos para as pessoas que iniciam um ano na escola ou no trabalho.
Os japoneses aproveitam a época das cerejeiras fazendo os chamados “hanami”, que são pique niques embaixo das árvores. Eles ficam muitas vezes até de noite ali, comendo, bebendo, conversando e admirando as flores, que quando possuem iluminação noturna, recebem o nome de “yozakura”.
Onde e quando acompanhar as previsões
O que são essas tais previsões que tanto falei e não expliquei nada até agora? Todo ano em Janeiro, começam a soltar alguns calendários com as datas previstas para o início da florada das cerejeiras no Japão. Normalmente, soltam várias previsões até que a temporada chegue a um fim. Impossível acertar exatamente as datas, já que tudo depende exclusivamente do clima da época. Quando faz mais frio nos meses anteriores, elas demoram mais a sair. Quando faz mais calor, elas adiantam.
No início, prevêem quando vão abrir as primeiras flores em cada região e em suas principais cidades e também a data em que as flores vão estar em “full bloom”. Na medida em que a temporada começa, soltam também uma previsão de melhor época para ver as cerejeiras no Japão e até quando as flores vão durar – mas isto é algo bastante delicado, já que as flores podem estar em florada total em um dia e no outro, caso chova forte ou vente muito, elas podem nem existir mais. Por isso o lembrete de nunca colocar as cerejeiras como ponto principal de sua viagem pelo Japão, e sim um bônus.
Eu esperei sair o primeiro calendário de previsões para tentar fazer um roteiro. Depois, fomos tentando ajustar até ficar muito em cima da hora e não dar mais para alterar nada por causa dos hotéis.

As previsões são feitas pelo Japan Weather Association, exceto em Yoshino e região do Fuji Five Lakes. Elas são baseadas na florada de árvores-exemplo que ficam nos 58 escritórios da Agência Meteorológica do Japão pelo país e eles as usam para saber quando as flores estão saindo ou caindo. Quando cerca de 5 a 6 flores florescem nestas árvores, significa que a temporada começou. Quando cerca de 80% delas já está totalmente florida, significa que a temporada está em “full bloom”. Normalmente, uma árvore chega ao ápice de sua florada cerca de uma semana após aparecerem as primeiras flores.
Eu acompanhei as previsões em vários sites, mas o melhor é, sem dúvidas, ESTE. Quando a temporada começa, eles passam a atualizar as datas de todas as cidades todos os dias. Para saber uma estimativa baseada nas datas de florada dos últimos 10 anos, use ESTE site.
Quando ver as cerejeiras no Japão
As cerejeiras começam a aparecer no final de Março até final de Abril, sendo a melhor época entre a última semana de Março e a primeira de Abril na região central do Japão (a mais turística, que inclui Tokyo e Kyoto). Se você quer ter uma chance de ver as flores, compre passagens para esta época.
As cerejeiras começam a abrir no sul do Japão no meio de Março e vão subindo até chegar ao norte, quando a temporada acaba no fim de Abril.

Melhores cidades para ver as cerejeiras no Japão
As cidades mais procuradas e com mais locais bonitos para se ver as cerejeiras no Japão são:
Tokyo
Kyoto / Arashiyama
Osaka
Himeji (Castelo) / Matsuyama (Castelo)
Região de Fuji Five Lakes
Yokohama
- TODOS os posts sobre o Japão
– Hotéis em Tokyo bem localizados e para todos os bolsos
– Cerejeiras do Japão: um guia completo para uma viagem perfeita
– Hotel HOSHINOYA Tokyo: ryokan de luxo no centro de Tokyo
– Viagem para o Japão: dicas para montar seu roteiro
– 7 aplicativos que você PRECISA ter ao viajar para o Japão
– 15 motivos para visitar o Japão o mais rápido possível
– Internet no Japão: wi-fi grátis existe? Devo alugar um pocket wi-fi?
– Sweets Paradise no Japão: sobremesas (e comidas) ilimitadas!
– 14 coisas que você NUNCA deve fazer no Japão
– Hotel em Tokyo: The Gate Asakusa Kaminarimon
– 15 dos mais impressionantes templos do Japão
– Visita ao Palácio Imperial de Tokyo: tudo o que você precisa saber
– Quanto custa viajar para o Japão? Todos os custos básicos
– Como tirar visto para o Japão no Brasil e em Londres
– Templo dos mil Budas em Kyoto - – JR Pass: guia completo com tudo o que você precisa saber
Melhores lugares em cada cidade
Tokyo
Tokyo é a cidade com mais opções para se ver as cerejeiras no Japão. Estes são os principais locais:
Shinjuku Gyoen Park
10 minutos caminhando da Shinjuku Station, 200 yen de entrada, aberto de 9:00 às 16:30

Shinjuku Gyoen tem mais de 1.000 árvores de cerejeira de mais de doze tipos diferentes, sendo que cada tipo floresce em uma época (ou seja, uma boa opção para quem chega um pouco antes ou um pouco depois da época do “full bloom”).
Chidorigafuchi
Kudanshita Station, entrada gratuita

Centenas de árvores de cerejeira decoram os gramados do local que costumava ser o Edo Castle, no parque Kitanomaru, criando um dos locais mais lindos para se ver as flores em Tokyo. Barcos ficam disponíveis para locação para as pessoas navegarem por baixo das árvores. Sem dúvidas, foi o local que mais me emocionou com as cerejeiras emoldurando o lago.
Templo Senso-ji e jardins
Asakusa Station, entrada gratuita

O Senso-ji é um dos meus locais preferidos em Tokyo e com as cerejeiras, fica ainda mais lindo! O caminho entre o Kaminarimon Gate e o templo (a Rua Nakamise), fica cheio de árvores com flores branquinhas lindas e o jardim atrás do templo fica ainda mais perfeito com as árvores rosadas. É realmente de cair o queixo!
Palácio Imperial de Tokyo
Várias estações, sendo a melhor Otemachi Station, entrada gratuita

Durante a época das cerejeiras no Japão, uma parte do Palácio Imperial que normalmente fica fechada para o público, abre para apreciação das flores. Para visitar o Palácio em si, é necessário agendar um tour que se esgota com meses de antecedência (vou falar mais sobre isso em breve).
Ueno Park
Ueno Station, entrada gratuita

Um dos locais mais disputados, principalmente para quem vai fazer um “hanami”, o Ueno Park possui mais de 1.000 árvores de cerejeira de todas as cores. As flores neste parque costumam florescer entre 1-3 dias antes de outros locais em Tokyo.
Sumida Park
Perto da Asakusa Station, entrada gratuita
O parque se estende pelos dois lado do Sumida River, com vista para a Tokyo Sky Tree. Cruzeiros passam pelo rio e podem ser ótimos locais para apreciação das flores.
Kyoto
Kyoto também tem muitos pontos bonitos para observação das cerejeiras no Japão. Estes são os principais:
Maruyama Park
Ao lado do Yasaka Shrine, entrada gratuita
Maruyama Park é o parque mais popular para quem busca ver as cerejeiras em Kyoto. Sua principal árvore é enorme, com galhos que caem até o chão. O Yasaka Shrine, que fica logo ao lado do parque, é atração imperdível na cidade e fica lindo iluminado à noite, assim como as cerejeiras.
Heian Shrine
As cerejeiras ficam atrás do templo, em uma entrada à esquerda, 600 yen de entrada, aberto de 8:30 às 17:30
Várias árvores de tipos variados preenchem o jardim o Heian Shrine, que fica bem atrás do prédio principal do templo – que por sua vez, é uma das atrações mais populares de Kyoto. Este foi um dos jardins mais bonitos que já vimos no Japão, sem dúvidas! As flores chegam ao “full bloom” alguns dias depois de outros locais na cidade, sendo um ótimo lugar para quem chega pouco depois da temporada principal.
Okazaki Canal
Do lado de fora do Heian Shrine
Este canal fica localizado logo do lado de fora do Heian Shrine e conecta a rede de canais Lake Biwa até o Kamo River. São várias árvores de cerejeira uma ao lado da outra, que emolduram o canal e mudam a vista para os cruzeiros que se tornam bastante populares durante a temporada. Os cruzeiros acontecem a cada 15-30 minutos e custam 1000 yen por pessoa.
Philosopher’s Path
Entre os templos Ginkaku-ji e Nanzen-ji, entrada gratuita

O Philosopher’s Path é uma caminha mega linda e gostosa ao redor do canal que conecta os dois templos acima. São várias árvores de cerejeira que se fecham num tunel maravilhoso… Uma pena que tenha chovido um dia antes de a gente ir lá e as flores acabaram caindo todas. 🙁 Mesmo assim, fiquei impressionada com a beleza do lugar.
Gion

A região das gueixas, parte antiga e mais lindinha de Kyoto. Ótimo lugar para ver as cerejeiras, entre os canais e casinhas de madeira típicas da região.
Kiyomizu-dera
Cerca de 15 minutos de caminhada do ponto de ônibus Kiyomizu-michi, 400 yen de entrada, aberto de 6:00 às 18:00

Várias cerejeiras existem ao redor do grande espaço e balcão do Kiyomizudera, mas a maior concentração de árvores fica ao redor do lago perto da saída do templo.
Ninnaji
Omuro Ninnaji Station, 500 yen (durante a época das cerejeiras), aberto de 9:00 às 17:00
Ninnaji Temple é conhecido por um tipo de cerejeiras diferente, chamado Omuro Cherry, que floresce um pouco mais tarde que as outras. Elas tendem a florescer cerca de uma semana depois.

Osaka
Castelo de Osaka
Tanimachi Station, entrada dos jardins é gratuita

Em Osaka, o local principal para ver as cerejeiras é o Castelo de Osaka e seus jardins. A área fica completamente coberta por árvores branquinhas e parece ficar maravilhoso! Outros locais:
Kema Sakuranomiya Park
Sakuranomiya Station, entrada gratuita
Aproximadamente 5.000 cerejeiras ficam enfileiradas ao redo do Okawa River por quilômetros. Elas podem ser vistas por uma gostosa ou em um cruzeiro pelo rio.
Expo 70 Commemorative Park
Banpaku Kinen Koen Station, 250 yen de entrada, aberto de 9:30 às 17:00 (até mais tarde durante a época das cerejeiras)
Este parque contém mais de 5.000 árvores de cerejeira espalhadas por todo o espaço. Ele ganha iluminação especial à noite (a chamada “yozakura”).
Himeji e Matsuyama

As duas cidades possuem castelos japoneses muito bonitos, sendo o de Himeji o maior (e mais bonitão) de todos. Ele também é um dos únicos castelos originais, o que significa que o interior dele ainda é como era antigamente. Durante a época das cerejeiras no Japão, os castelos ficam emoldurados por flores e ficam ainda mais impressionantes.
Fuji Five Lakes

Os locais mais famosos nesta região são a margem norte do Lago Kawaguchiko, de onde se pode ver o Monte Fuji andando de pedalinho no lago e a Chureito Pagoda, que estampa cartões-postais e guias do Japão – e diga-se de passagem, é um dos lugares mais impressionantes e emocionantes do país. Em um post futuro vou explicar como chegar lá direitinho.
As árvores costumam atingir a florada total em meados de Abril. Por ser um pouquinho afastado de Tokyo, talvez agendar uma excursão possa ser uma boa ideia: Tour Monte Fuji de ônibus panorâmico.
Yokohama
Sankeien Garden
Sankeien é um jardim estilo japonês com um lago e centenas de árvores de cerejeira. A entrada custa 500 yen.
Mitsuike Park (Mitsuike Koen)
Mitsuike Park está entre os 100 melhores lugares para se ver as cerejeiras no Japão e é o único da lista situado em Yokohama. Mais de 1.000 cerejeiras ficam ao redor de um lado e a entrada é gratuita.
Temperaturas e como é a época no Japão
Como em 2018 fez mais calor que o normal, nós não temos muuuuita noção de como é normalmente. Pegamos dias de muito calor, fazendo cerca de 23 graus, saímos felizes da vida de camiseta e tudo mais… Em outros dias, chuveu e fez um friozinho de leve (nada demais, principalmente pra quem está acostumado ao frio constante de Londres).
Dizem ser a época das chuvas e muita gente reclama que realmente pegou muita água por lá. Nós pegamos chuva apenas em Kyoto e Nara e muito pouquinho em Tokyo. De forma geral, as temperaturas foram bastante amenas, mesmo no norte do país. Passamos três semanas usando roupas bem leves e casacos finos, sem passar frio ou calor demais.

O que deve-se ter em mente é que por ser altíssima temporada, tudo fica extremamente lotado – turistas do mundo inteiro querem visitar o Japão durante a época das cerejeiras, então é normal que em determinados locais, seja um pouquinho mais concorrido conseguir um espaço para uma foto ou para fazer um hanami tranquilamente.
Outra consequência da alta temporada são os preços (muito) altos em comparação com a baixa temporada. Nós visitamos o Japão na baixa temporada (em Agosto) e na alta (Março/Abril) e ficamos assustados com os preços de basicamente tudo, mas principalmente dos hotéis. Um hotel que custou £50 a diária em Agosto, custava mais de £150 na alta temporada… O preço dos souvenirs também nos deixou assustados, mas não posso afirmar que tenham subido por ser alta temporada ou por terem simplesmente aumentado (nós visitamos o país duas vezes num intervalo de 3 anos, o que é relativamente bastante).
Onde ver as cerejeiras de noite (yozakura)
Não são todos os locais em que as cerejeiras recebem iluminação especial à noite (yozakura). Confira aqui os lugares mais bonitos e famosos para ver este evento tão lindo e emocionante, que também são ótimas opções para durante o dia:
Em Tokyo: Meguro / Nakameguro, Chidorigafuchi Ryokudo, Rikugien, Sumida Park, Roppongi Hills, Ueno Park

Em Kyoto: Kiyomizu-dera, Byodo-in, Maruyama Park
Melhores hotéis para ver as cerejeiras no Japão
Como seria praticamente impossível listar hotéis em todas as cidades, deixo aqui sugestões em Tokyo e Kyoto, as duas cidades mais procuradas durante a época das cerejeiras no Japão. Para conferir dica de hotel em Yokohama – que é uma ótima opção para quem quer fugir dos preços altos da capital e continuar por perto -, veja o review feito por nós para o hotel Yokohama Bay Sheraton. Para dicas de hotéis em Himeji, Osaka, Nara, Hiroshima e outras opções em Tokyo e Kyoto testadas por nós em nossas viagens, veja o post VIAGEM PARA O JAPÃO: dicas para montar seu roteiro.
Hotéis em Tokyo para ver as cerejeiras no Japão
Para conferir TODAS as opções de hotéis em Tokyo, clique AQUI

diárias aproximadamente R$400
Situado na área central da cidade, Kabukicho, o Citadines Central Shinjuku Tokyo dispõe de fácil acesso aos transportes. O hotel encontra-se a 8 minutos a pé da Estação de Shinjuku e a 4 minutos a pé da Estação de Metro Shinjuku-Sanchome. O parque Shinjuku Gyoen situa-se a 5 minutos a pé.
Confira disponibilidade e reserve
diárias aproximadamente R$700
Inaugurado em 2012, exibindo um design moderno e elegante, o The Gate Hotel está localizado na zona histórica de Asakusa. Situa-se a cerca de 2 minutos a pé da Estação de Asakusa e do icônico Portão de Kaminarimon no Templo Senso-ji. Para ler um review completo sobre nossa hospedagem lá, CLIQUE AQUI.
Confira disponibilidade e reserve
diárias aproximadamente R$300
O Remm Hibiya está localizado apenas a 5 minutos a pé da Estação JR Yurakucho, a 10 minutos a pé do Palácio Imperial e a 5 minutos a pé do Parque Hibiya. A Estação de Tóquio encontra-se a 10 minutos de ônibus e a Estação de Hibiya a 3 minutos a pé.
Confira disponibilidade e reserve
diárias aproximadamente R$2.000
O Palace Hotel Tokyo é um luxuoso alojamento de 5 estrelas com 7 restaurantes, um spa e um centro de fitness e piscina interior de acesso gratuito. O hotel encontra-se junto ao Palácio Imperial, a 10 minutos a pé da zona comercial de Ginza e a 5 minutos de metrô do bairro de Akihabara. Durante a época das cerejeiras, todos os quartos ficam enfeitados com bonsai de cerejeira e os hóspedes podem saborear um bolo sabor cerejeira.
Confira disponibilidade e reserve
Hotéis em Kyoto para ver as cerejeiras no Japão
Para conferir TODAS as opções de hotéis em Kyoto, clique AQUI

diárias aproximadamente R$800
O Hotel Granvia Kyoto, fica localizado junto à Estação de Quioto, disponibiliza uma piscina interior e um centro de fitness. A popular área de Arashiyama e o Santuário Fushimi Inari, com centenas de portões vermelhos, encontram-se a cerca de 15 minutos de metrô/trem da Estação de Kyoto. O Templo Kiyomizu-dera fica a 20 minutos de ônibus ou de táxi.
Confira disponibilidade e reserve
diárias aproximadamente R$700
Os elegantes quartos do Kyoto Hotel Okura dispõem de uma vista espectacular de Quioto, com as Montanhas de Higashiyama como pano de fundo. O hotel está localizado no coração da cidade, próximo a Estação de metrô Shiyakusho-mae e encontra-se a 5 minutos a pé do Templo Honno-ji.
Confira disponibilidade e reserve
diárias aproximadamente R$300
O RIHGA Royal Hotel Kyoto, convenientemente localizado a 7 minutos a pé da Estação JR Kyoto, disponibiliza serviço de transporte gratuito entre o hotel e a Estação JR Kyoto. Ficando ali, você tem acesso fácil a ônibus que vão para toda a cidade, além de trens para o Japão inteiro.
Confira disponibilidade e reserve
diárias aproximadamente R$300
Hotel econômico a cerca de 1.4 km do templo Kiyomizu-dera e a 2.6 km from Heian Shrine. Opção para quem busca conforto simples e a preços justos em Kyoto.
Confira disponibilidade e reserve
Tem alguma dúvida ou algo a acrescentar sobre as cerejeiras do Japão? Deixe nos comentários e eu respondo tudo o que conseguir. 😉
Mesmo sendo um “bônus”, sonho em conhecer essas cerejeiras. Ainda vou um dia para o japão e consultarei essas dicas com certeza. Achei o post mega completo e um verdadeiro guia para quem também sonha em ver uma das paisagens mais incríveis do mundo. Parabéns pela matéria!
02/06/2018Que lindo este post!!! Não sabia que tinha uma época certinha para ver as cerejeiras!
04/06/2018Fiquei com mais vontade ainda de ir ao Japão!
Post super completo. Japão está no topo da minha wish list. Já estive 5 vezes na Ásia, mas nunca consegui incluir no meu roteiro. Dicas anotadas.
04/06/2018Vai sim, é o melhor país do mundo! <3
04/06/2018Que post maravilhoso, amei as fotos e dicas, um verdadeiro manual para quem quer conhecer o Japão e conseguir assistir ao espetáculo da floração das cerejeiras.
04/06/2018Tá me dando uma coceira pra conhecer o Japão e este post me atacou de vez, rsrs.
Parabéns!
Suas fotos estão apaixonantes.. conseguiu deixar as cerejeiras ainda mais lindas! Parabéns.
05/06/2018Matéria espetacular, feita com muito capricho. Obrigada por compartilhar. bj
16/06/2019Obrigada, Rogenia 🙂
04/07/2019