A cidade italiana que paga para atrair novos moradores
Itália Notícias

A cidade italiana que paga para atrair novos moradores

Lembram que há pouco tempo surgiu uma notícia sobre uma cidadezinha italiana que estava pagando para atrair moradores? A história se repete, mas dessa vez, sem a mídia passar informações incorretas a respeito do caso.

 

Foto: Annalisa Fred / cnn

 

O prefeito da cidade de Candela, criou um jeito prático para solucionar o problema da falta de moradores: pagar pessoas que estejam dispostas a se tornar residentes. Quer coisa pra atrair mais gente do que dinheiro?! Nicola Gatta, quer que a pequena cidade medieval tenha destaque como tinha no anos 90, quando mais de 8.000 pessoas moravam lá. Hoje em dia, restaram apenas 2.700 moradores.

Para recuperar a cidade, o prefeito está oferecendo até 2.000 Euros para encorajar pessoas que topem se mudar para lá. “Eu trabalho todos os dias com muita paixão e comprometimento para trazer Candela de volta todo o esplendor que ela tinha. Até os anos 60, visitantes a chamavam de ‘Pequena Nápolis'”, diz Gatta. Agora, tudo o que resta é o silência, a vista linda das montanhas e um ou outro nascimento – fora os muitos funerais. Existem dúzias de casas brancas com terraços panorâmicos e vista incríveis, todas vazias, esperando por novos moradores.

 

Foto: Franceso Pio Delvecchio

 

Mas como vai funcionar? Ele vai pagar 800 Euros para uma pessoa solteira, 1.200 Euros para casais, entre 1.500 a 1.800 Euros para famílias de três pessoas e 2.000 Euros para famílias maiores. Existem três pré-requisitos para receber esta verba: os novos residentes devem manter residência em Candela, alugar uma casa e ter um emprego que pague no mínimo 7.500 Euros por ano. Seis famílias do norte da Itália já aplicaram para receber o dinheiro e já moram lá e outras cinco aplicaram e estão aguardando.

Moradores dizem que é uma cidade quieta, calma e com estilo de vida simples. Sem multidões ou trânsito. A cidade está bem localizada entre outras três regiões muito bonitas: Campania, Basilicata and Molise. Algumas praias muito boas e lindas estão há cerca de uma hora de carro. Os nativos de Candela são simpáticos, alegres e recebem bem os novos moradores. Não há um crime sequer na cidade há 20 anos!

 

Foto: Franceso Pio Delvecchio

 

A cidade ganhou uma reforma bem cara e está novinha em folha. O dinheiro público é usado para festas, noites de fogueira e festivais. Todos os anos, um festival de arte com flores acontece, onde artistas criam tapetes de flores que cobrem grandes espaços.

A inovação mais notável feita por Gatta, foi a Casa do Papai Noel, que conta a história da inspiração da lenda. Até um espaço onde duendes fazem brinquedos, existe! Durante o inverno, a neve toma conta da cidade e completa o cenário.

 

Foto: Franceso Pio Delvecchio

 

Candela é pequena, mas muito bonita e oferece muitas opções para os moradores. Quem não gostaria de morar lá? Eu sei que fiquei com vontade de aplicar, e você? Se você quer reconhecer sua cidadania italiana na Itália, eu falei tudo sobre o meu processo aqui.


VOCÊ PODE GOSTAR

Veja também

o glamour de se morar fora

Você pensa que morar fora é puro glamour? Não é não, mon amour!

Por que todo brasileiro deveria morar no exterior por algum tempo

Morar em Londres: como eu vim pra cá, vistos e passaportes

Dicas Para Alugar Apartamento em Londres

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

02 Comments

  1. KARINE MEZAROBA

    ola, gostaria de mais informações de como funciona isso, tem que se inscrever para morar la? serve para estrangeiros? eu não achei muita coisa na internet

    16/10/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi, Karine.
      Esta notícia é antiga e provavelmente já não vale mais.
      Todas as informações que foram disponibilizadas na época estão aí no texto. 🙂

      16/10/2018 Responder

LEAVE A COMMENT