Cidades da Andaluzia Espanha a visitar (e principais atrações)
Espanha Europa

Cidades da Andaluzia Espanha a visitar (e principais atrações)

Andaluzia Espanha é a região mais ao sul do país e consiste em oito províncias: Malaga, Cadíz, Córdoba, Huelva, Jaén, Granada, Sevilha e Almería. Esta é uma das mais populares e mais visitadas regiões da Espanha, tendo belas praias, cidades lindas, história e muitos lugares interessantes e famosos para se visitar. É uma região boa de se visitar durante todo ano – mas eu diria para evitar o Verão caso não goste MUITO de calor, porque as temperaturas ultrapassam facilmente os 40 graus nesta época.

Neste artigo, você vai conhecer 8 das mais bonitas cidades da Andaluzia Espanha e algumas de suas atrações mais famosas.

 

Cidades da Andaluzia Espanha a visitar

Se você quer explorar bem a região da Andaluzia, não deixe de incluir algumas das seguintes cidades:

 

Sevilha

cidades da andaluzia espanha

 

Sevilha é a capital da Andaluzia Espanha, a quarta maior cidade no país e o destino mais procurado por quem visita a região. É uma mistura de palácios, igrejas barrocas e construções medievais incríveis. A cada esquina uma arquitetura diferente mostra a imponência da cidade, que encanta a todos que a visitam. Ela é realmente muito bonita – arrisco dizer que é uma das mais lindas da Europa e com certeza das mais belas cidades da Andaluzia Espanha.

Os pontos turísticos em destaques são a La Giralda, torre que pertencia a uma mesquita demolida no século XII, o Real Alcázar, um dos palácios mais antigos da Europa que fica em um complexo que reúne construções de diferentes épocas e um jardim lindíssimo, além de ser residência do rei da Espanha na Andaluzia. No roteiro não pode faltar também a visita à Catedral de Sevilha, a maior do mundo com estilo gótico e à Plaza de España, que é de cair o queixo e sem dúvidas uma das praças mais lindas que já visitamos. É claro que existe muito mais o que fazer em Sevilha e você confere um roteiro completo clicando aqui.

 

Onde se hospedar em Sevilha:

Os pontos turísticos ficam concentrados nas proximidades do centro, então este seria o melhor local para se hospedar em Sevilha.

Dica dicas de hotel chique e com preço bom: Alfonso XIII

 

Málaga

cidades da andaluzia espanha

 

A famosa cidade de Málaga fica na Costa del Sol e é uma cidade bastante versátil, sendo um local bastante procurado por suas praias e pontos turísticos históricos, como a fortaleza de Alcazaba, as ruínas do Teatro Romano e o Castelo de Gibralfaro, de onde a vista é de tirar o fôlego.. Destino em que o clássico e o contemporâneo se fundem tão bem, a cidade é cheia de atrações para todos os gostos.

Málaga é também uma cidade da Andaluzia Espanha muito famosa pela veia artística e cultural. É a terra natal de Pablo Picasso, onde fica o Museu Picasso, que funciona na casa onde ele nasceu, e é ponto de visita obrigatório.

Onde se hospedar em Málaga:

Os pontos turísticos ficam concentrados nas proximidades do centro, então este seria o melhor local para se hospedar em Málaga.

 

Granada

cidades da andaluzia espanha

 

Talvez por simbolizar a resistência árabe, Granada é uma das cidades da Andaluzia Espanha cujos traços e heranças mais nos fazem pensar que estamos em território mouro. O maior exemplo disso está em seu ponto turístico mais famoso: La Alhambra.

Este é um complexo gigantesco que reúne o palácio real, o forte militar (Alcazaba), os jardins e as muralhas que formaram essa impressionante fortaleza construída pelos árabes e vista lá de baixo da cidade – sim, ela fica no topo da montanha, o que faz com que a visita ainda ofereça vistas incríveis. Mas fica uma dica: compre ingressos antecipadamente para evitar as filas enormes que se formam na porta.

Além da Alhambra, vá ao centro histórico e veja a Catedral e a Capela Real  e visite o bairro de Albaicín, onde fica o mirante de San Nicolás.

Onde se hospedar em Granada:

Em Granada, aposte no Alhambra Palace, no pé de uma colina e localizado ao lado da… Alhambra!

 

Ronda

cidades da andaluzia espanha

 

A localização de Ronda, no alto das colinas, já serve como convite para qualquer turista incluí-la em seu roteiro pela Andaluzia Espanha. Esta é a maior das cidades da Analuzia Espanha chamada de pueblos blancos, já que está situada no topo de cadeias montanhosas e tem muitas de suas casas pintadas de branco.

A Puente Nuevo (Ponte Nova) é o cartão-postal de Ronda e talvez um dos pontos turísticos mais famosos da Andaluzia Espanha. Ela conecta os lados novo e velho da cidade e é melhor visualizada ao descer o caminho escondido no canto da Plaza Maria Auxiliadora.

A Igreja de Santa Maria la Mayor e a Casa do Rei dos Mouros também estão entre as melhores atrações deste lugar.

 

Onde se hospedar em Ronda:

Localizado em frente para a arena de touradas e com vista para a planície que cerca Ronda, o hotel Catalonia está entre os melhores da cidade.

Cádiz

cidades da andaluzia espanha

 

A antiga cidade portuária de Cádiz tem uma história movimentada. Devido à sua localização numa península, Cádiz desempenhou um papel importante no século XVIII no comércio com o Novo Mundo. Isso ainda pode ser visto no atmosférico centro histórico da cidade com sua catedral, fortificações, ruas estreitas, praças aconchegantes e um passeio marítimo. A cidade é apelidada de ‘pequena Havana’ devido à sua ligação histórica e semelhança com a cidade cubana e é um destino a não perder na região da Andaluzia.

A Catedral de Cádiz e a Fortaleza de Santa Catalina estão à beira do mar e também são atrações imperdíveis, junto da praia La Caleta que é a principal do município para aproveitar os dias quentes.

 

Onde se hospedar em Cádiz:

Nossa dia de hospedagem em Cádiz é o hotel Parador, que fica na parte norte da ilha.

 

Córdoba

cidades da andaluzia espanha

 

O cartão-postal de Córdoba é a imensa Mesquita/Catedral de Córdoba; originalmente uma mesquita moura que foi posteriormente convertida em catedral. Os arcos listrados de vermelho conferem à mesquita-catedral uma aparência única.

Depois de visitar a Mesquita, dê um passeio também pelo centro antigo de Córdoba; passeie pelas ruas estreitas do Bairro Judeu, descubra os belos e famosíssimos páteos cheios de flores e dê uma olhada na Ponte Romana (que é de onde se tem a vista mais famosa da cidade com a ponte e a Catedral ao fundo). Se tiver tempo, você também pode visitar o Alcázar de los Reyes Cristianos.

Para encontrar os páteos floridos mais famosos de Córdoba, vá pela Calleja de las Flores.

 

Onde se hospedar em Córdoba:

A melhor região para se hospedar em Córdoba é o centro histórico, próximo a Mesquita. Você pode apostar no Hospes Palacio del Bailio, um hotel charmoso que fica em palácio do século XVI.

 

Marbella

 

Outrora uma bonita vila piscatória branca na Costa del Sol, é hoje em dia a estância balnear mais luxuosa de Espanha. Marbella é o ponto de encontro do jet set, celebridades e milionários. Uma cidade agradável para passear pelo centro antigo, ao longo da avenida ou para ver iates na famosa marina Puerto Banús.

 

Principais Pueblos Blancos da Andaluzia Espanha

cidades da andaluzia espanha
Setenil de las Bodegas

 

Uma viagem pelas muitas aldeias brancas da Andaluzia Espanha é uma excelente ideia sempre! Estes ‘Pueblos Blancos’ são resultado do domínio mouro na Andaluzia. As casas caiadas de branco e com telhados planos eram muitas vezes construídas contra as encostas íngremes, tornando-as difíceis de atacar. A cor branca deveria refletir os raios quentes do sol e as casas são caiadas quase todos os anos.

Existem muitas aldeias brancas em toda a Andaluzia para serem mencionadas, mas aqui ficam os nomes de algumas das mais bonitas/interessantes: Frigiliana, Arcos de la Frontera, Vejer de la Frontera, Mijas, Iznájar e Setenil de las Bodegas – esta é especial; a cidade cresceu a partir de uma rede de cavernas, nas falésias acima do Rio Trejo.

 

O que fazer em Andaluzia Espanha: principais atrações

Fora estas cidades e suas atrações, existem ainda outros vários pontos de interesse, como estes a seguir:

 

El Caminito del Rey

 

A quase 60 quilômetros de Málaga estão as belas trilhas para caminhadas do ‘Caminito del Rey’ (o ‘Caminho do Rei’). Mais de 3 quilômetros de passarelas e pontes foram construídos contra as falésias do desfiladeiro de Gaitanes. O percurso total de caminhada do El Caminito del Rey tem mais de 7 quilômetros através de uma paisagem deslumbrante. Se você está na região e gosta de fazer caminhadas, recomendo com certeza este lindo passeio com lindas vistas. No entanto não é um passeio recomendado para pessoas com medo de altura.

 

Dormir no Castelo de Jaén

Em Jaén, o castelo de Santa Catalina do século XVIII está localizado no topo de uma colina com vistas deslumbrantes sobre a cidade e os olivais. Este castelo foi lindamente reformado e convertido em um parador onde você pode passar a noite de uma forma única. Paradores são hotéis estatais espanhóis, muitas vezes em locais únicos e em edifícios históricos. Pessoalmente penso que este é um dos paradores mais bonitos de Espanha (mais informações e reservas no Parador de Jaén). Além do castelo, também merece uma visita o centro antigo de Jaén; especialmente a enorme catedral irá impressioná-lo. Uma cidade agradável para passar a noite durante o seu passeio.

 

Grutas de Nerja

cidades da andaluzia espanha

 

A cidade costeira de Nerja está localizada na parte oriental da Costa del Sol. Originalmente uma encantadora vila piscatória, hoje em dia é um animado destino de férias na praia. A atração mais famosa de Nerja são as ‘Cavernas de Nerja’ (Dica: reserve seus ingressos com antecedência); milhares de anos atrás, as cavernas eram o lar dos homens das cavernas. Nas enormes cavernas você pode ver lindas estalactites. Poderá ainda desfrutar de uma magnífica vista sobre as praias abrigadas a partir da ‘Varanda da Europa’. Também merecem uma visita estas praias que, ao contrário do resto da Costa del Sol, estão rodeadas por belas falésias.

 

Sierra Nevada & Las Alpujarras

 

Sierra Nevada, localizada perto de Granada, significa “cordilheira nevada” em espanhol. Depois dos Alpes, esta é a cordilheira mais alta da Europa, com um total de 16 picos acima dos 3.000 metros (a montanha mais alta é Mulhacén com 3.482 m). A Sierra Nevada é popular para esquiar no inverno, uma área ideal para caminhadas no Parque Nacional no verão. Na parte sul encontra-se a região ‘Las Alpujarras’ com as características aldeias brancas; estas aldeias contêm típicas casas mouriscas caiadas de branco com telhados planos.

 

Aracena (La Gruta de las Maravillas)

Aracena é uma aldeia branca do norte da província de Huelva e na maior localidade da reserva natural da Serra de Aracena com o mesmo nome. Surpreendentemente, no topo da colina estão as ruínas de um castelo e uma igreja. No entanto, a maior atração turística de Aracena é La Gruta de las Maravillas, ou a “Caverna das Maravilhas”, que está localizada sob o referido morro. Você pode fazer um passeio de mais de um quilômetro pelas enormes cavernas de calcário aqui (informações sobre visitas guiadas). Se você está na região e gosta de pequenas aldeias autênticas, visite também Almonaster la Real (26 km). Uma pitoresca aldeia branca incluída na lista das aldeias mais bonitas de Espanha e também localizada na Serra de Aracena.

 

Gostou das dicas? Já conhece alguma das cidades da Andaluzia Espanha ou tem vontade de conhecer? 😉

Veja também

Melhores parques de diversão na Europa inteira!

Natal em Strasbourg

Natal em Strasbourg e Natal em Colmar: a Alsácia dos sonhos!

Mercados de Natal em Portugal

Mercados de Natal em Portugal em 2023

hotéis românticos em portugal

Melhores hotéis românticos em Portugal para uma escapada a dois

atenas grécia

Atenas Grécia: roteiro, dicas de hotéis e passeios bate-e-volta

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

Deixe uma resposta


VOCÊ PODE GOSTAR