Eles são super simpáticos e prestativos, então é bom ter consideração com a cultura deles enquanto estivermos de visita. Lembre-se sempre do bom senso e da educação que eu sei que todos os meus leitores queridos têm, hein? Listinha pra salvar, imprimir e levar! 😉
14 coisas que você NUNCA deve fazer no Japão
1. Usar sapatos dentro de casa e templos (ou até em alguns restaurantes)

Essa talvez você já saiba. A grande maioria das pessoas retira os sapatos antes de entrar em casa, restaurantes e templos no Japão. É um costume que deveria ser seguido por todos, por ser extremamente higiênico e evitar que sujeiras e bactérias da rua se instalem nos locais onde vivemos e passamos mais tempo.
A maioria dos locais têm um “degrau” pequenininho chamado genkan onde os sapatos devem ser retirados. Meias são preferidas em chão de tatami. Em restaurantes, oferecem chinelos especiais. Em templos, você deve deixar os sapatos em armários ou levá-los com você em sacolas. Existe até chinelos especiais para serem usados nos banheiros!
2. Evite usar o telefone no transporte público
Os japoneses são muito discretos, falam baixo e não gostam muito de ser notados. Então não é surpresa dizer que eles ou não usam telefone em transporte público ou falam muuuito baixo e rápido para não incomodar ninguém. Raro vai ser encontrar alguém ouvindo música no último volume como acontece no Brasil (e aqui em Londres também)… Bom demais, não é?
Se você tiver que usar seu telefone para fazer ligações no Japão, seja breve e fale baixo ou vá para uma área mais tranquila quando estiver na rua! Inclusive, se você for CONVERSAR com outras pessoas, também fale baixo – dentro ou fora de algum transporte público.
3. NUNCA enfie seus hashis onde não deve

Existem algumas regras que regem o uso dos hashis, confira aqui algumas das principais:
- Nunca enfie seus palitinhos em uma vasilha de arroz, pois isto se assemelha a um ritual funeral;
- Se você precisar deixá-los, utilize o porta-hashis que normalmente fica ao lado do seu prato;
- Evite passar comida de seus hashis para os de outra pessoa, pois este também é outro tabu ou esfregar seus palitinhos um no outro, pois isso é considerado rude;
- Não utilize-os como baquetas para ficar batucando na mesa;
- Não cruze-os como um X
4. Não dê gorjetas
Esta é uma das melhores coisas que você nunca deve fazer no Japão! É verdade, NÃO é preciso dar gorjetas por lá! Deixar gorjeta pode ser até considerado um insulto, já que eles vêem como uma obrigação prestar serviços e atendimento de qualidade. É capaz de correrem atrás de você para devolver qualquer moeda deixada a mais como pagamento.
5. Não assoe o nariz em público
Assoar seu nariz em público é visto como um ato grosseiro. Encontre um banheiro ou espaço privado se precisar limpar seu nariz e evite ficar “fungando”. É muito comum ver pessoas usando máscaras na rua e isso normalmente significa que elas estão doentes e não querem passar o vírus para ninguém.
Não espirre ou assoe o nariz enquanto estiver à mesa prestes a comer ou comendo – e vamos combinar, isso é nojento em qualquer lugar do mundo, não é?
6. Não fure filas

Os japoneses são extremamente educados e adoram fazer filas, seja para esperar pelo metrô ou entrar em um restaurante. Você com certeza já viu alguma foto das plataformas de trens e metrôs no Japão com os japoneses esperando pacientemente em filas perfeitas. Não fure filas, não seja grosseiro e respeite os locais.
- TODOS os posts sobre o Japão
– Hotéis em Tokyo bem localizados e para todos os bolsos
– Cerejeiras do Japão: um guia completo para uma viagem perfeita
– Hotel HOSHINOYA Tokyo: ryokan de luxo no centro de Tokyo
– Viagem para o Japão: dicas para montar seu roteiro
– 7 aplicativos que você PRECISA ter ao viajar para o Japão
– 15 motivos para visitar o Japão o mais rápido possível
– Internet no Japão: wi-fi grátis existe? Devo alugar um pocket wi-fi?
– Sweets Paradise no Japão: sobremesas (e comidas) ilimitadas!
– 14 coisas que você NUNCA deve fazer no Japão
– Hotel em Tokyo: The Gate Asakusa Kaminarimon
– 15 dos mais impressionantes templos do Japão
– Visita ao Palácio Imperial de Tokyo: tudo o que você precisa saber
– Quanto custa viajar para o Japão? Todos os custos básicos
– Como tirar visto para o Japão no Brasil e em Londres
– Templo dos mil Budas em Kyoto - – JR Pass: guia completo com tudo o que você precisa saber

7. Não coma ou beba enquanto anda na rua

Andar enquanto come é algo estranho para os japoneses. Lá, eles preferem sentar e apreciar a comida ou bebidas, ao invés de sair caminhando enquanto mastiga. Talvez isso tenha a ver com o respeito que eles têm pela comida – a maioria das refeições começa com eles dizendo Itadakimasu, que significa “eu humildemente recebo”. Talvez seja apenas por eles não quererem derramar comida nas ruas ou correrem o risco de não ter onde jogar os restos depois.
Qualquer que seja o motivo, você não vai ver ninguém comendo na rua no Japão, então não quebre a regra para não se sentir mal e fazer os outros sentirem desconfortáveis. Também não é normal comer ou beber no transporte público (com exceção dos trens de longa distância).
=>Encontre hotéis em todo o Japão com os melhores preços<=
8. Não aponte
Outro item na lista de coisas que você nunca deve fazer no Japão é apontar para pessoas ou coisas. Isto é considerado grosseiro no Japão. Ao invés de usar um dedo para mostrar algo, os japoneses usam a mão inteira e gentilmente acenam ou gesticulam em direção ao que querem indicar. Mais grosseiro ainda é usar seus palitinhos ou hashis para apontar!
9. Evite entregar/pegar dinheiro diretamente em mãos
É muito comum ver bandejas pequenas perto do caixa em lojas ou restaurantes. Elas estão ali por um motivo: ao invés de entregar o dinheiro diretamente na mão de alguém, coloque-o nestas bandejas. O troco, normalmente, volta direto para a sua mão, entregue pelo japonês que usa suas duas mãos para entregá-lo.
10. Evite pegar e dar coisas com apenas uma mão
Por falar nisso, os japoneses costumam sempre usar as duas mãos para entregar ou servir algo, incluindo cartões de visita, trocos, servir bebidas, etc. Tente se lembrar disso e usar suas duas mão para receber as coisas também e agradeça se curvando levemente para a frente, como os japoneses sempre fazem.
11. Evite o número 4
O número 4 é cheio de superstição no Japão, como o número 13 é para o resto do mundo. Ele é pronunciado “shi” em japonês, que soa como a palavra “morte” na língua. Existe até uma pronúncia alternativa para o número quatro, “yon”, então se precisar dizer o nome em japonês, tente se lembrar desta alternativa menos polêmica.
É muito comum ver elevadores com os números 1, 2, 3, 5, por exemplo, ou assentos sem a utilização do 4. Outro número ligado à má sorte no Japão é o 9, que em japonês é “kyu”, que soa como uma palavra japonesa que significa tortura ou sofrimento.
12. Evite demonstrações de amor em público / encostar nas pessoas
Ao contrário do Brasil, cumprimentar as pessoas com abraços ou beijinhos não é muito comum, assim como quase não se vê casais se beijando ou até andando de mãos dadas na rua. Normalmente os japoneses dão oi e tchau apenas se curvando levemente para a frente ou acenando, sem nenhum tipo de toque.
Tente evitar andar muito grudado em seu parceiro ou qualquer outro tipo de demonstração de afeto em público no Japão… e não encoste nos japoneses, que se sentem desconfortáveis sendo tocados.
13. NUNCA jogue lixo na rua

Não deveria nem precisar dizer, mas NÃO JOGUE LIXO NA RUA! Isso é questão de educação, mas no Japão eles levam a limpeza realmente a sério. Para um país tão populoso, é incrível perceber que não existe lixo jogado no chão em lugar algum (apenas na cidade de Kawasaki nós vimos lixo no chão e até estranhamos)… Mesmo que não existam muitas lixeiras espalhadas pelas cidades.
Se não existem lixeiras, então o que acontece com todo o lixo? Acredite ou não, as pessoas o guardam em suas bolsas ou carregam tudo em uma sacola até que encontrem uma lixeira ou cheguem em casa. Até mesmo ao sair dos trens (shinkansen, por exemplo), as pessoas carregam seu lixo até a porta, onde um funcionário aguarda com um grande saco de lixo.
Por falar em lixo, fique atento: existem lixeiras separadas para todo tipo de lixo! Tente separar tudo direitinho e usar as lixeiras corretas para o que você quer jogar fora.
14. Não mostre pele demais
Já falei algumas vezes e repito: os japoneses são pessoas discretas! Mulheres que saem com decotes ou ombros à mostra, tendem a ganhar umas olhadas meio estranhas no meio da rua. Assim como quase não se vê homens usando bermudas ou regatas, por mais quente que esteja.
Mostrar as pernas é ok, mas os seios, não. Os japoneses vêem isso como um tabu e se sentem desconfortáveis com mulheres que andam “descobertas”, principalmente na parte de cima de suas vestimentas.
15. Não deixe de reservar um bom hotel em cada cidade para ter uma viagem para o Japão bem tranquila!
Procure, compare e reserve os melhores hotéis e apartamentos em todo o Japão pelo Booking.com . Caso queira saber sobre os hotéis onde nos hospedamos, falei sobre no post Viagem para o Japão: dicas para montar seu roteiro. E para saber sobre todos os custos de uma viagem para o Japão, basta ler nosso artigo completíssimo.
É preciso lembrar que ao visitar um novo país, é necessário se acostumar e encaixar aos padrões culturais daquele povo e respeitar suas regras, fazendo de tudo para não ofender ninguém. Os japoneses são MUITO diferentes de nós e têm muitas regras e convenções bastante únicas, portanto, estude bastante antes de ir para lá e tente se lembrar pelo menos das coisas mais graves constantes nesta lista de coisas que você nunca deve fazer no Japão.
No mais, o Japão é um país fascinante e uma viagem por lá muda a vida de qualquer um!
Odeio regras credo quanta regra
26/08/2022Povo estranho
26/08/2022Realmente, uma boa educação causa estranheza. Afinal o Japao é primeiro mundo.
08/01/2023ta acostumado na bagunça…estranha
10/03/2023Quem é estranha??
10/03/2023Se todos os países seguissem certas regras japonesas o mundo seria bem melhor, o livro, o telemóvel aos gritos, não tocar nas pessoas só por tocar. As regras devem existir, algumas são próprias de certos países, mas muitas delas deviam ser usadas no mundo todo!
12/04/2023Exatamente! A organização e o respeito das pessoas no Japão são invejáveis e deveriam mesmo ser “copiados” pelo resto do mundo.
12/04/2023