Comemorações: Jubileu de Diamante
Inglaterra

Comemorações: Jubileu de Diamante




Sei que enrolei e que já tem quase uma semana que o Jubileu passou, mas essa semana foi meio corrida e só agora estou tendo tempo e paciência pra comentar sobre as comemorações e sobre as coisas que eu consegui presenciar. Como eu falo nisso desde o primeiro post do blog, meio que me sinto na obrigação de “dividir” isso com vocês! 😉

Foram quatro dias cheios de eventos e que deixaram a cidade completamente animada! Todo mundo pela rua feliz, balançando bandeiras, cantando o hino, vários almoços e pic nics pela cidade, as casas decoradas cheias de bandeirinhas e não preciso nem dizer que o povo aqui participou em peso de tudo o que aconteceu, né? Quem está no Brasil, pôde acompanhar através de compactos exibidos nos jornais e acho que deu pra ter uma ideia do tanto de gente nas ruas comemorando! Aqui, tudo foi transmitido ao vivo pela BBC e durante os quatro dias, não se falava em outra coisa! Toda vez que ligava a tv, via algum compacto do dia anterior ou algum programa contando a história da Rainha e da Família Real.

Sem dúvida alguma, esta é a Rainha mais popular do mundo! Praticamente todo mundo por aqui a ama e tem um fascínio até estranho por toda a realeza, mas o que muita gente não sabe (eu também não sabia), é que ela não é a Rainha a ficar mais tempo no poder. A Rainha Vitória permaneceu no poder do Reino Unido por 63 anos e 7 meses! Acho que vai ser fácil dessa marca ser batida, porque D. Elizabeth II está firme e forte ainda! Vai ficar grande esse post, mas vamos às comemorações…

No primeiro dia (02 de Junho – Sábado), a Rainha participou de uma corrida de cavalos bem tradicional aqui na Inglaterra, chamada Epsom Derby. A única coisa que posso falar com certeza sobre esse evento, é que ela estava lá e entregou os prêmios aos vencedores. Não assisti a corrida inteira, mas acredito que a participação dela tenha sido só essa. Dessa forma, foi dada a largada às várias comemorações que estavam por vir.

 

A Rainha e o Príncipe Philip rindo de alguma piada durante a corrida.
A Rainha e o Príncipe Philip rindo de alguma piada durante a corrida.

 

No segundo dia (03 de Junho – Domingo), aconteceu o maior desfile de barcos já feito no Rio Tâmisa, o chamado Thames Diamond Jubilee Pageant. Foram mais de 1000 barcos de todos os lugares do mundo, desfilando por categorias (os barcos pequenos a remo, os maiores, etc). Esse era o evento que mais me empolgava, então mesmo com uma chuvinha chata e bastante frio, lá fomos nós sair cedo de casa pra pegar um lugar na borda do rio. Chegamos às 10 horas da manhã e já tinha muita gente no lugar. Pelo menos conseguimos ficar quase na beiradinha. Um dia antes, vi pela tv que um pessoal estava acampado lá desde QUINTA-FEIRA!! O lugar foi enchendo, enchendo, até que fecharam todos os acessos às margens do rio lá pro meio-dia. Achei que ía ter música, que seria algo animado, mas não… Tudo aconteceu em silêncio e acho que todo mundo estava tão cansado, que nem na hora de vibrar eu senti muita firmeza. A Barcaça Real passou looonge e só conseguimos ver um pontinho branco e um vermelho (D. Elizabeth e Kate Middleton) numa cobertinha do barco… Bateu aquela frustração e fomos embora antes de terminar o desfile. Quando a Barcaça passou pela Tower Bridge, um coro cantou o hino, foram dados alguns tiros de canhão e houve um show de fogos de artifício. Mais de 1 milhão de pessoas estavam presentes! Chegando na estação de metrô, aquele inferno! Milhares e milhares de pessoas pra entrar e uma chuva forte na cabeça! Nessa hora, fiquei meio com medo pensando no caos que vai virar o transporte aqui durante as Olimpíadas! A notícia triste do dia, é que após ficar horas de pé durante o desfile, o Príncipe Philip – marido da Rainha, foi internado com problemas na bexiga e não participou dos outros eventos. Ontem, dia 10 de Junho, ele já comemorou seu aniversário de 91 anos com a família no Castelo de Windsor.

 

Desfile de barcos no Tâmisa.
Desfile de barcos no Tâmisa.
A Família Real na Barcaça Real.
A Família Real na Barcaça Real.

No terceiro dia (04 de Junho – Segunda), foi dia do mega concerto no Palácio de Buckingham com vários artistas ingleses e a presença da Família Real. Eu não ganhei ingresso no sorteio que fizeram e nem pensei em ir ficar de pé na frente do Palácio. Falei nesse show por meses, e como sou tapada adivinhem o que aconteceu? Esqueci no dia e perdi o horário da transmissão! Quando lembrei, tinha acabado de terminar! Pelo menos consegui ver alguns compactos com os melhores momentos, e devo dizer que nunca vi algo tão grandioso assim. Um palco enorme e lindo, milhares de pessoas vibrando, artistas famosíssimos e ao final, depois da Rainha acender o último “beacon” (como se fosse uma tocha), aconteceu um show de fogos de artifício muito bonito! Vendo os pedacinhos, fiquei até emocionada! Isso das “tochas”, pelo que entendi, foi uma homenagem que vários países fizeram à Rainha e cada presidente ou líder dos países participantes acendeu uma tocha também, sendo a de Londres a última a ser acesa. Nesse dia, mais de 70 mil pessoas estavam lá de pé curtindo o show do lado de fora!

Jubileu

No quarto e último dia (05 de Junho – Terça), aconteceu uma Missa de Ação de Graças na St Paul’s Cathedral (que eu não tive paciência de assistir inteira pela tv, só acompanhei a hora da saída). Após a missa, a Família Real foi almoçar com mais de 700 convidados e depois para voltar ao Palácio, aconteceu uma procissão de carruagens. Mais uma vez, lá fomos nós tentar ver de perto! Chegamos horas antes das carruagens passarem, e adivinhem? Tudo completamente lotado! Tentamos ir a dois locais por onde eles iriam passar, mas não tivemos sorte. Acabamos assistindo por um telão no Hyde Park. A chuva não perdoou e mesmo ensopados, ficamos lá.

 

A Rainha saindo da missa.
A Rainha saindo da missa.

 

A procissão deve ter durado 5 minutos e depois mais 40 minutos de espera até eles aparecerem na sacada do Palácio de Buckingham (assim como aconteceu no casamento real ano passado). Eu sou boba e vou confessar que na hora que a portinha da sacada abriu e todo mundo no parque começou a gritar, cantar o hino e balançar as bandeirinhas, eu fiquei muito emocionada. Foi muito legal ver a empolgação de todo mundo pessoalmente e pelo telão todas as milhares de bandeirinhas balançando.

Carruagem da Rainha.
Carruagem da Rainha.
A Família Real na sacada do Buckingham Palace.
A Família Real na sacada do Buckingham Palace.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alguns minutos depois aconteceu um show com aviões de fumaça, e de onde nós estávamos, conseguimos ver os aviões passando bem em cima da nossa cabeça! Foi legal demais, e com certeza uma coisa inesquecível! Alguns segundos depois, vimos a Rainha pelo telão, sorridente vendo os mesmo aviões passando na frente dela! Nesse último evento, mais de 1,5 milhão de pessoas estavam presentes! Vi na tv uma senhora de 72 anos que ficou desde Sábado sem dormir, só indo acampar de um lugar pro outro pra ver a Rainha!

Aviões passando pela multidão e pelo Palácio.
Aviões passando pela multidão e pelo Palácio.

Sem sombra de dúvida, aqui as pessoas são extremamente animadas! Faça chuva ou faça sol, quando tem uma comemoração, todo mundo acampa, compra banquinhos e leva comida pra fazer pic nic enquanto espera o evento começar! Mesmo não vendo nada de muito perto, foi muito emocionante e uma sensação muito legal poder estar presente num momento único!

*As fotos boas obviamente não são minhas, já que falei que não consegui ver nada de perto. Praticamente todas foram retiradas do site da BBC London ou globo.com*

 

 

ENCONTRE HOTÉIS BARATOS EM LONDRES

booking banner

Veja também

2 Anos do Príncipe George em Fotos e Gifs

Aniversário Real: O Príncipe George Completa Seu Primeiro Ano!

Um novo Príncipe acaba de chegar e eu estava lá!

Jubileu de Diamante – Rainha Elizabeth II

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

03 Comments

  1. Letícia Prates

    Que momento único vcs puderam presenciar!!
    Confesso minha emoção ao ler esse post e imaginar a sensação de estar num lugar maravilhoso como Londres, num momento tão grandioso para a história do país!!!
    Parabéns pelo post e obrigada por dividir conosco suas impressões!!!

    11/06/2012 Responder
  2. Bruna Araújo

    Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    17/06/2012 Responder

LEAVE A COMMENT