Comidas Típicas Inglesas
Inglaterra

Comidas Típicas Inglesas

Hora do almoço no Brasil e quase hora do jantar em Londres, nada melhor que falar de comida! Pouco antes de vir pra cá, pesquisei mais sobre esse ítem tão importante no dia-a-dia de qualquer um (e que pra mim chega a ser mais importante que qualquer outra coisa). Me preocupo muito em não ter o que comer nos lugares onde vou… Então lendo sobre as comidas típicas de Londres, estranhei bastante por ser totalmente diferente da nossa deliciosa comida brasileira! Nesse post vou comentar principalmente sobre dois dos pratos mais falados: o famoso Fish ‘n Chips e o English Breakfast.

Aqui a maior parte dos pratos se resume a carne/frango/peixe e batata frita. É gostoso, mas chega uma hora que dá aquela saudade do arroz com feijão e muita salada, né?! Quem vem visitar deve sofrer um pouco com essa diferença e pelo que leio por aí, os turistas costumam comer mais em McDonald’s e KFC, do que em restaurante quando visitam Londres.

 

Fishnchips

 

O prato mais típico aqui é o Fish ‘n Chips, que como o nome já diz, é peixe (empanado e frito) com batata frita. Uma combinação gordurosa, mas bem gostosa! Vir a Londres e não experimentar esse prato, é como ir à Roma e não comer massa! Normalmente acompanha molho tártaro e/ou algum tipo de ervilha (que acredito ser o mais próximo de uma “alimentação saudável” para os ingleses).

Reparei que por aqui, o pessoal gosta muito de ervilha. É purê de ervilha, ervilha cozida, salada de ervilha… Todos os jeitos possíveis! Gostam muito também de salada de repolho com cenoura pra acompanhar os pratos. Mas o que mais vejo por aqui é frango! Frango frito vende-se em qualquer esquina e existem restaurantes inteiramente dedicados ao frango, como o delicioso Nando’s e o próprio KFC.

 

EnglishB

 

O segundo prato (e não muito apreciado por nós, brasileiros) é o English Breakfast. Só de pensar nele, meu colesterol já aumenta! É tanta gordura e tanta comida, que o “café” inglês costuma ser servido durante todo o dia em alguns lugares e é até chamado de “pequeno almoço”. Preparado pra saber o que é esse café? Vamos lá…

Claro que existem variações, mas normalmente a versão “full” desse prato consiste em linguiça, bacon, ovos fritos, cogumelo frito, torrada, tomate assado e feijão (meio doce e de lata). Pra mim, é coisa demais pra um café da manhã… Sou acostumada a comer frutas, torrada, iogurte e mandar um pratão engordurado assim de manhã, não me apetece.

 

Roastbeef

 

Fora esses, existe também o tradicional “roast beef” ou carne assada e as salsichas, servidos normalmente com muito “gravy” (um molho originado do caldo que a carne solta enquanto cozinha) purê de batata ou batatas cozidas, ervilhas e “Yorkshire pudding” (que é tipo um bolinho salgado meio frito e meio assado no forno e que fica ensopado com o “gravy” que é colocado na carne).

Deu pra perceber que a alimentação aqui não é lá muito saudável, certo? É muita fritura, pouca salada e muito pouco legume acompanhando as refeições. Fora batata, ervilha e repolho, nunca vi prato realmente ingles com outros legumes. Ainda bem que pra quem mora em Londres, é muito fácil achar coisas saudáveis pra comprar em mercado e cozinhar em casa!

*Atualização: vi um site com os “piores pratos da cozinha britânica” e achei muito legal! Pra quem quiser dar uma conferida, é só clicar aqui.

 

OUTROS POSTS SOBRE LONDRES:

Entendendo o Metrô de Londres

Museus Mais Visitados de Londres (e gratuitos!)

Patinação no Gelo em Londres

Natal em Londres

Como se Vestir e Como são as Estações do Ano em Londres

 

Veja também

Hamburger em Londres? Opção é o que não falta!

Restaurantes para comer bem e barato em Londres

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

08 Comments

  1. Pr!

    Quando vim à Londres pela primeira vez, como turista, foi isso mesmo que fiz: só fast-food. Acho que engordei uns 3kg em uma semana.
    Agora que estou morando aqui, evito o fish'n chips e os hambúrgueres. Prefiro fazer uma comidinha saudável em casa.
    Agora, esse English Breakfast eu não provei e não tenho nenhuma intenção de provar. Que bomba!

    09/03/2012 Responder
  2. Edson Pereira

    É muita coisa gordurosa para o meu estômago. Não aguentava esse café da manhã não. O Pão e o ovo está bom demais, os melhores do English Breakfast .. O fish'n chips levava numa boa. Só acho que enjoa um pouco de tanto comer todos os dias, mas bem melhor que o English Breakfast.

    13/03/2012 Responder
  3. Anonymous

    Discordo com vc, sim aqui eles comem bastante legumes e verduras, vc nao ve mtas pessoas obesas aqui! A diferenca eh q a qdtade q comemos de arroz eles comem de batata!

    24/03/2012 Responder
  4. Luiza Ferrari

    Anônimo,
    eu não falei em momento algum que aqui as pessoas são obesas e não comem legumes. Comem menos que no Brasil, sim, mas comem. Você discorda de quê então? Não entendi!

    24/03/2012 Responder
  5. Raíssa Ferrari

    Olá Luizão! Hoje tirei um tempo só para me atualizar no seu blog. Eu já tinha lido alguns posts, mas muito fora de ordem. Achei realmente muito nojentas todas essas frituras e embutidos! Deus me livre, se um dia eu for aí! Fique longe dessas coisas heim? Não volte pra casa gorducha e de colesterol alto não! hihihi. Beijo e parabéns pelo blog. Vou continuando aqui…

    21/07/2012 Responder
  6. Anonymous

    Ola!
    eu gostei mt desse blog, me ajudou mt com uma pesquisa que estou fazendo para a minha escola!

    obrigada pelas informaçoes!
    bjs!

    31/07/2012 Responder
  7. Marcos

    O site é excelente e muito útil!
    Acho que valeria a pena complementar esta lista de pratos com uma típica pie (torta) de carne, com molho de cerveja. Comi uma em Oxford que foi espetacular.

    E tem uma sobremesa típica que seria ótimo recomendar: scone, com muito cloted cream e geleia (de preferência de morango).
    Espero ter ajudado de alguma forma.
    Grande abraço!

    20/03/2016 Responder

LEAVE A COMMENT