Como Eu Vim Morar em Londres
Londres

Como Eu Vim Morar em Londres

=> Devido ao GRANDE número de comentários e emails com perguntas sobre diferentes vistos e casos, peço que POR FAVOR, vocês consultem diretamente o site do governo ou a embaixada/consulado britânico no Brasil. Eu NÃO sou especialista em vistos, não sei ajudar em casos específicos e não quero passar informações erradas, portanto não vou mais responder dúvidas sobre o assunto. <=

 

Tenho recebido muitos emails toda semana me perguntando sobre meu visto, se eu moro de forma legal ou ilegal, o que eu faço aqui e coisas do tipo. A minha história pode não ter nada a ver com a sua, pode não te servir de nada a explicação que eu vou dar, uma situação nunca é igual a outra, mas… Pra não ter que ficar respondendo tooodo mundo e repetindo a história mil vezes, resolvi fazer esse post.

Pra começar, como eu já expliquei na parte do blog onde eu falo sobre mim, eu sou casada e vim morar em Londres porque meu marido conseguiu um emprego que se dispôs a tirar o visto dele de trabalho (a agência o contratou direto do Brasil). Com isso, nós tiramos o meu visto de esposa, que ficava atrelado ao dele e consequentemente ao emprego dele também. Se ele mudasse de emprego, ele teria que tirar um novo visto e eu também… Mas isso não tinha o menor problema, já que nós saímos do Brasil com um visto colado no passaporte, com um emprego garantido e eu podendo trabalhar sem restrições no Reino Unido. Se for tirar qualquer visto, tire NO BRASIL para já entrar aqui com tudo certo.

*Este visto de trabalho é EXTREMAMENTE difícil de se conseguir e apenas pessoas MUITO qualificadas, com muita experiência, inglês avançado e em determinadas áreas, conseguem. Para empregos genéricos (como trabalho em restaurante, hotel, faxina…) é IMPOSSÍVEL conseguir ser contratado direto do Brasil e consequentemente, conseguir esse visto.

 

meu-passaporte
Meu visto antigo, o que eu usei pra chegar aqui, colado no passaporte.

 

Ou seja: meu visto era do tipo Tier 2 Spouse Visa. Não é de estudante como muitos pensam, eu não estudo nada aqui por enquanto. Também não é visto de esposa de cidadão europeu, meu marido é brasileiro assim como eu sou.

Sobre o processo em si eu não sei muito, já que foi o André que fez tudo sozinho e sem advogado nenhum. São vários formulários para preencher, entrevista na UK Border (a nossa foi em SP), tivemos que juntar um monte de documentação que comprovasse o trabalho dele e que o nosso casamento é legítimo (nessa parte até fotos antigas e do casamento nós levamos) e muuuuita burocracia, lógico. Depois de dar entrada o visto saiu rapidinho e um mês depois nós viemos morar em Londres de forma totalmente legal e planejada. Para saber mais detalhes, entre diretamente no site da UK Border do Brasil ou do Reino Unido. Nosso processo foi feito em 2011 e MUITA coisa pode ter mudado.

Assim que chegamos tivemos que fazer um cadastro na polícia e cada vez que nós mudamos de endereço ou de emprego, ou que vamos ficar mais de 2 meses fora de Londres, temos que avisá-los. Nós temos um registro lá que tem que ser atualizado sempre e é bem chato ter que fazer isso, mas é algo que tem que ser feito sem contestar.

Então quando me mandam email perguntando se daria para ficar ilegal e se valeria a pena, eu sempre sou categórica ao dizer que NÃO! Se for para morar em outro país, eu sugiro que seja da forma correta, com a documentação em dia e pelo menos alguma perspectiva de emprego ou curso ou o que quer que seja. É tudo diferente e no exterior o “jeitinho brasileiro” nem sempre funciona – na verdade quase nunca. Atualmente ainda existem leis que multam donos de imóveis e empresas que dão vagas para ilegais, ou seja, está quase impossível conseguir alguma coisa aqui. Fora que não é tão fácil assim ganhar dinheiro suficiente pra se manter, juntar grana e voltar pro Brasil comprando casa, carro e tudo mais (equívoco de grande parte das pessoas que sonham em morar no exterior para poder voltar e construir uma vida melhor).

*NÃO é possível trabalhar com visto de estudante (se for para curso de inglês), apenas para graduação, pós ou cursos mais longos.

*Se você não tem passaporte europeu, visto de estudante ou qualquer outro, NÃO existe a possibilidade de vir morar aqui legalmente. Não adianta me mandar mil emails pedindo ajuda, pois não vou ajudar ninguém a vir ficar ilegal e muito provavelmente, passar sufoco aqui. Sou contra mudar de país e viver ilegal e não quero que ninguém tenha dificuldades devido a conselhos errados.

 

Meu visto atual, um cartãozinho separado.
Meu visto atual, um cartãozinho separado.

 

Agora começa uma nova etapa da nossa história: eu fiz todo o processo para ter minha cidadania italiana nas mãos, e ter um passaporte europeu facilita muito a vida de qualquer pessoa que more na Europa. Não vou mais precisar de visto, nem de ir à polícia para registrar cada movimento, meu marido agora não fica preso em emprego nenhum (apenas em mim com o visto de cônjuge de cidadão europeu – Family Permit! hohoho), as taxas de tudo são bem menores (estudos e financiamento de imóveis), etc. Se você tiver a oportunidade de tirar qualquer cidadania européia que seja, tire! É caro, demora, mas faz uma diferença gigantesca ter um passaporte vermelhinho no final das contas. Já falei em detalhes sobre isso da cidadania italiana e contei mais sobre a minha saga atrás do tão sonhado passaporte europeu, inclusive indicando todos os profissionais com quem tive a sorte de “trabalhar” durante esta jornada.

Com esse passaporte você vive legalmente em Londres, podendo trabalhar, ter acesso à saúde pública e tudo mais. Pelo menos até o referendo que vai acontecer em Junho de 2016, que pode mudar toda essa liberdade dada a europeus. Fique atento às mudanças, pois pode ser que depois desse mês, europeus não consigam mais viver e trabalhar legalmente no Reino Unido.

Imagino que não tenha ajudado em nada, mas tenho certeza que respondi dúvidas de várias pessoas que iriam me mandar email perguntando como é meu visto e tudo mais.

=> Antes de me mandar qualquer pergunta: devido ao GRANDE número de comentários e emails com perguntas sobre diferentes vistos e casos, peço que POR FAVOR, vocês consultem diretamente o site do governo ou a embaixada/consulado britânico no Brasil. Eu NÃO sou especialista em vistos, não sei ajudar em casos específicos e não quero passar informações erradas, portanto não vou mais responder dúvidas sobre o assunto. <=

 

 

OUTROS POSTS ÚTEIS SOBRE A VIDA EM LONDRES:

Trabalho e Custo de Vida em Londres

Dicas Para Alugar Apartamento em Londres

– Como se vestir e como são as estações do ano em Londres

Comer Bem e Barato em Londres

Entendendo o Metrô de Londres

 

Veja também

A cidade italiana que paga para atrair novos moradores

Por que todo brasileiro deveria morar no exterior por algum tempo

Dicas Para Alugar Apartamento em Londres

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

232 Comments

  1. Joseane

    Sua história é o meu desejo, sair do Brasil e principalmente em Londres.
    Eu tenho direito ao reconhecimento italiano, gostaria muito que nos ajudasse a encontrar profissionais que tu teve a sorte de conseguir.
    Nos falar sobre valores se for possível.
    Tempo de espera, documentação necessária.
    Conta pra gente sua trajetória para ter o reconhecimento italiano em mãos, por favor?

    obrigado e muito boa sorte pra ti e sua família nessa empreitada londrina 🙂

    02/04/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi, Joseane.
      Nos próximos posts eu vou contar um pouquinho mais sobre isso da cidadania italiana, sobre documentação no Brasil e o processo na Itália.
      Boa sorte pra você também! 🙂

      02/04/2014 Responder
      • Joseane

        Obrigado Luiza, estou juntando os documentos para iniciar o meu processo.
        E te confesso que estou assustada com a burocracia e valores que tenho visto na internet.

        02/04/2014 Responder
        • Luiza Ferrari

          Assusta mesmo! Antes de começar eu também fiquei assustada e até em dúvida se valia fazer ou não, mas a verdade é que ter um passaporte desses ajuda demais e acaba valendo muuuito mais que o trabalho ou dinheiro investido 🙂

          02/04/2014 Responder
    • Matheus Willian

      Ola eu gostaria de ajuda para tirar o meu visto europeu ? Como eu faço ? Tenho 20 anos eu não tenho vinculo com nenhum europeu e queria um visto de cidadania britânica como eu faço para conseguir obter o visto pois gostaria de morar e viver em Londres.
      Ainda estou meio perdido em relação ao lugar onde eu preciso ir para conversar melhor sobre esse assunto,quanto tempo vai levar ate que o visto fique pronto , no meu caso se poderei ter o visto mesmo sem ter vinculo com europeu por favor peço encarecidamente a ajuda de vocês ,muito obrigado.

      23/12/2015 Responder
      • Luiza Ferrari

        Se você não tem parentes europeus, é impossível conseguir qualquer “visto europeu” ou passaporte, Matheus. Muito menos o britânico, que só se consegue morando legalmente aqui por 5 anos.
        Você pode conseguir um visto de estudo, mas para isso precisa se matricular em algum curso de inglês ou faculdade… Fora isso, só mesmo tendo parentes europeus para que você possa tirar sua cidadania.

        23/12/2015 Responder
        • junio marcos dos santos

          tenho 19 anos sou brasileiro tenho duas tias que mora na austria, uma e casada a mais de sete anos e a outra e naturalizada. como faço para morar la? a muito tempo eu tenho essa vontade. espero que me ajude, obg

          01/02/2016 Responder
          • Luiza Ferrari

            Não faço ideia como são as leis de imigração da Áustria. Mais fácil suas tias te responderem isso ou você tentar achar no google especificamente sobre a Áustria, já que cada país da Europa é diferente.

            01/02/2016
  2. Joseane

    Então! penso muito se vai valer a pena. Por enquanto não vou morar fora, penso que para viajar facilitaria a vida mas, só para viajar compensa mesmo? um dúvida danada 🙂
    Vou esperar ansiosamente pelo post.
    Obrigado

    02/04/2014 Responder
  3. Bah

    Não sabia que tinha que ficar avisando a polícia. Eu tinha o visto de cônjuge de europeu, mas a renovação demorou tanto que meu ex-marido cansou de esperar e se separou de mim kkkk parece trágico, mas depois de 3 dias q eu fui embora, o meu visto de 5 anos, chegou.

    Kisu!

    05/04/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      O meu tipo de visto tem sim, é uma chatice!
      De cônjuge de europeu não tem nada disso, né? Mas que história triste, menina… =/
      Bjinho

      06/04/2014 Responder
  4. Karine Porto

    Nossa! Essa parte de ter que registrar na polícia é um saco. Ops! Acabei de lembrar que ainda não informei a rainha que renovei meu passaporte! 😮 kkkk Que bom que esse drama vai acabar pra você! Bjss

    07/04/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Coooorre lá então, senão você leva bronca igual nós levamos pq atrasamos pra avisar da última vez! hahaha
      Bjinho

      07/04/2014 Responder
  5. Natalina

    Muito obrigada pela partilha, adorei a sua forma de escrever.

    13/04/2014 Responder
  6. Felipe B. Rey

    OLÁ, LUIZA. SOU DE BH TAMBÉM, TENHO PASSAPORTE ITALIANO E CHEGO A LONDRES EM MAIO. QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS PRA TRABALHAR NA CIDADE SENDO CIDADÃO ITALIANO?
    ABS.

    15/04/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Felipe,

      você só precisa mostrar que tem o passaporte e pronto. Não sei se tem algum procedimento específico depois que você consegue um trabalho, mas antes não tem nada.

      15/04/2014 Responder
      • Felipe B. Rey

        obrigado por responder.
        tenho outra dúvida: e chip para celular? será que o meu aparelho funciona em londres? rsrs

        15/04/2014 Responder
  7. Lívia

    Olá! Pretendo morar por ai ano que vem, mas estou completamente perdida. Tenho direito a passaporte português. A dúvida principal é: sou formada numa faculdade brasileira, será que meu diploma serviria por ai?
    Que direitos alguém com passaporte europeu possui?

    Não relacionado ao passaporte, mas a moradia ai:
    Tem algum lugar que te explica como funcionam as taxas e qualquer outra coisa necessária? (TV – soube que precisa de uma licença -, saúde, abertura de conta em banco, lixo, etc)

    Acho que da pra ver que eu estou realmente perdida, né? Haha.
    Obrigada!

    18/04/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Livia,

      Seu diploma serve, mas não vale muita coisa. Eles preferem quem tem diploma daqui sempre. Você possui praticamente todos os direitos de um cidadão britânico (descontos, benefícios do governo, saúde gratuita, etc).

      A saúde é gratuita pra todos, basta somente se registrar no centro de saúde próximo a sua residência. A licença de TV tem que ser paga todo ano por quem tem TV ou qualquer tipo de aparelho que te permita ver programas. Mais detalhes sobre isso eu vou colocar na segunda parte desses post 🙂

      21/04/2014 Responder
  8. Ismael Hoppe

    Oi tudo bem? Muito legal seu Blog…
    sabe me dizer alguma coisa sobre a cidadania Alemã?
    Pois dos documentos que pedem me falta um que nunca existiu… A famosa matricula consular…
    Sabe ou conhece alguém que conseguiu a cidadania Alemã sem esse documento ou se a família saiu antes do ano de 1868 da Alemanha? Tenho até lista de passageiro com o nome dos meu ancestrais e tal…

    22/04/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Mal mal sei sobre a italiana, Ismael… 🙁
      Tenta entrar em grupos sobre cidadania alemã no facebook. Costuma ajudar.

      22/04/2014 Responder
    • Livia

      Para conseguir a matrícula consular, necessária para os ascendentes que vieram ao Brasil antes de 1904 (se não me engano), basta enviar um e-mail ao Consulado Alemão de Porto Alegre, RS.

      Envie o e-mail com todos os dados que você tiver, nome, data de nasc., data da morte, cidade que se estabeleceu, nome da pessoa com quem se casou, etc. Tudo que possuir.
      O Consulado demora + ou – um mês para responder se seu ascendente se matriculou na época necessária, se ele se matriculou você pode retirar o documento gratuitamente no Consulado.

      Como eu moro em um cidade distante de Porto Alegre pedi que me enviasse pelo correio, paguei uma taxa no banco e em um mês estava em minha casa.

      Apesar de estar respondendo tanto tempo depois espero que ajuda alguém.

      05/01/2016 Responder
  9. Elaine

    Realmente pra quem tem passaporte europeu a vida é bem mais fácil aqui.
    Eu tenho o italiano, dei entrada no Family Permit para o meu marido ainda no Brasil. Em 15 dias o visto dele chegou (e é de graça!). Foi super tranquilo passar na imigração (ele foi para a fila de europeus junto comigo). Pedimos o visto de redisência dele que vale por 5 anos no fim do ano passado. Super fácil também. Para arranjarmos emprego só precisamos mostrar o passaporte e nada mais.
    Com certeza vale muito a pena, mesmo se for só pra viajar, principalmente pra Londres, pois a imigração é bem chata se você não tem o “vermelhinho”!

    26/04/2014 Responder
    • Lara

      Elaine será que você poderia me ajudar com pedido do Family Permit?? Ficaria eternamente grata!! Qual contato poderíamos nos falar??

      27/10/2015 Responder
      • Luiza Ferrari

        Quem é Elaine que toda hora aparece alguém falando??
        Para tirar visto é só ler todas as informações do site. Não tem dúvidas e nem dificuldades…
        Vc com o passaporte pode entrar aqui e já abrir conta em banco, alugar casa e viver normalmente. Namorados não têm direito nem a visto e nem a cidadania (na verdade naturalização), isso é tudo somente por casamento. Vcs precisam casar e se não me engano, precisam comprovar que estão casados há 2 ou 3 anos para que ele possa dar entrada no pedido de naturalização.

        27/10/2015 Responder
  10. Camilla

    Acho que o único caso que nao tem jeito é o meu, filha de ingles e com a cidadania negada 🙁

    12/05/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Sério? Pq?

      12/05/2014 Responder
      • Camilla

        Eles alegaram que tenho mais de 18 e que meus pais nao foram casados na época do meu nascimento. Portanto nao tenho mais direito a cidadania. Já fomos em vários advogados e nenhum resolveu nada. Toda minha família por parte de Pai é inglesa.

        12/05/2014 Responder
  11. Naiara

    Olá Luiza, tenho muita vontade de me mudar pra Londres e gostaria de saber qual tipo de emprego seu marido tem, pois nunca entendo qual tipo de emprego tenho que ter para que liberem o visto de trabalho.

    Obrigada

    14/05/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Naiara,

      Ele é programador, trabalha fazendo sites. Que eu saiba, internet é uma das poucas áreas que dão visto assim, mas continua sendo difícil conseguir.

      14/05/2014 Responder
  12. Camila

    Oi Luiza td bem ?
    Vc comentou sobre taxas e o desconforto de ter que ir à polícia avisar de “todos os seus passos”…
    Quais seriam essas taxas?
    Eu pergunto pq estou indo para o UK na mesma situação que vc. Marido empregado e no nosso caso empresa cuidando do visto. Só que eu tenho a cidadania italiana e estou em processo de renovação do visto, e estamos dando andamento nas duas coisas e o que sair primeiro, a permissão de trabalho ou meu passaporte será a opção.
    Só ficamos sabendo que se formos com meu passaporte e ele entrar como marido de cidadão europeu enquanto eu não estiver trabalhando teremos que pagar um seguro saúde. Vc sabe algo sobre isso?
    Vc acha que a opção de ir com a permissão de trabalho dele nem vale a pena tendo em vista que tenho a cidadania?

    Obrigada:)

    15/06/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Camila,

      a taxa é o valor pago pelo visto, que para nós dois costuma dar pouco mais de £1000.
      Não sei sobre seguro, pois não entrei aqui com a cidadania e só agora estou olhando isso… Mas nunca ouvi falar nisso de ter que ter seguro saúde.
      Na verdade é sempre melhor vir como cidadão europeu ou esposo de cidadão europeu, pois se vive como um inglês com todos os benefícios que o visto de trabalho nem sempre te proporciona. Eu daria preferência pra isso, tanto é que depois de 2 anos com visto, resolvi correr atrás da cidadania pra facilitar as coisas pra nós dois. 🙂

      18/06/2014 Responder
      • Camila

        Obrigada Luiza! 😀 bjs

        18/06/2014 Responder
  13. Lucas

    Oi Luiza,
    Sei que seu caso é diferente, mas se souber a resposta vou agradecer bastante..Tenho o passaporte italiano, recebi mais duas cartas diretamente da Itália, informando que fui inscrito no AIRE ( registro de italiano no exterior) e tb inscrição eleitoral ( já até recebi cédulas de votação).

    Pergunta : Para trabalhar na Inglaterra basta somente mostrar o passaporte e já consigo emprego ( já que é documento de viagem)???

    Grato pela ajuda!

    26/06/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi, Lucas.

      Seu passaporte vale como documento normal em qualquer lugar do mundo, independentemente de ser documento de viagem.
      Sim, só com ele você consegue um emprego, sem necessidade de visto. Você só vai precisar se registrar para obter seu National Insurance Number – que é pedido por todas as empresas -, assim que chegar aqui. 🙂

      26/06/2014 Responder
      • Lucas

        Oi Luiza!!!

        Obrigado pelas infos!!!Muito legal seu blog!! Parabéns pela iniciativa!!

        26/06/2014 Responder
  14. Paulo Sergio Thomaz da Silva

    Oi Luiza, tomara que vc permaneça em Londres para sempre, só venha no Brasil para passear, eu tenho fábrica de calças legguing no Brasil e são bem baratas, estou com vontade de arrumar um pon to ai em Londres e vender minha marca o que vc acha, teria como me dar umas dicas e achar um ponto para mim
    grato.

    09/07/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Paulo,

      Não faço ideia de como seria pra montar uma empresa aqui. Primeiro de tudo, você teria que morar legalmente em Londres, mas não sei te falar como abrir empresa e nem onde procurar locais pra alugar.
      Boa sorte!

      18/07/2014 Responder
  15. Carla

    OI Luiza,
    escrevi antes, mas acho q minha msg n foi publicada!
    Bom, estou começando um processo como o seu, mas tenho algumas duvidas e gostaria que vc me ajudasse!
    Atualmente moro na Italia e tenho o passaporte italiano. Me mudo para Londres no final de agosto para procurar trabalho. (Sou arquiteta e trabalho com Interior Design).
    A minha duvida é: primeira coisa, fazer o home office em londres!! Busquei pelo site mas nao achei mta informação. Como faço?
    Segundo, transferir minha cidadania para londres. Isso ja sei q devo ir ao consulado italiano em london e pedir a transferencia.
    POr ultimo, o National Insurance Number, q somente qdo assino o contrato de emprego, a empresa emite o pedido do NIN. é isso mesmo?? ou eu devo tirar antes do emprego garantido??
    Obrigada por toda ajuda que vc da no seu blog e com certeza me ajudou mto!!!
    um beijo

    21/07/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Carla,

      não chegou nenhum outro comentário seu, senão já teria respondido. Eu só não publico conteúdo ofensivo ou propagandas. 🙂

      Não entendi muito bem a primeira pergunta sobre home office.

      O NIN não é ligado a nenhuma empresa. Você faz assim que chega e o número permanece sempre o mesmo e na verdade, sem ele você não consegue emprego. Quem tem que fazer o pedido é você mesma e aqui nesse site tem todas as indicações certinhas: https://www.gov.uk/apply-national-insurance-number . Até onde me lembro, eu liguei e passei meus dados, eles me enviaram uma ficha pra eu preencher e devolver e dentro de alguns dias, recebi uma carta com meu número de registro.

      Obrigada você por acompanhar o blog! 🙂
      Bjinho

      21/07/2014 Responder
      • Carla Bertola

        Oi Luiza,
        Obrigada pela resposta suuuuper rapida!!
        A primeira é o seguinte: como tenho o passaporte italiano, pesquisei que ao me mudar para londres deve pedir no Home Office um tipo de documento onde eles me dão como se fosse uma permissão de residência. é isso mesmo??
        Sobre o NIN, depois de quanto tempo que vc entregou o formulário, eles retornaram com o seu numero de registro??
        Obrigada mais uma vez!
        Um beijo
        Carla

        23/07/2014 Responder
        • Luiza Ferrari

          Não sei sobre isso do Home Office, pois ainda nem tirei meu passaporte italiano. Que eu saiba você tem que transferir sua residência pra Londres no consulado italiano lá (registro AIRE).

          Sobre o NIN, faz tanto tempo que não me lembro direito. Acho que foi menos de 15 dias.

          23/07/2014 Responder
  16. César Reis

    Olá tenho passaporte italiano estou no brasil desempregado, gostaria de saber se consigo emprego de ajudante em algum restaurante em Londres já que não falo inglês. Se puder me ajudar desde já agradeço

    14/09/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      César,

      difícil conseguir te dar uma certeza, mas provavelmente você consegue um emprego como lavador de pratos em restaurantes ou algum outro tipo de trabalho interno em hotéis. Só dar pra ter certeza tentando, né.

      16/09/2014 Responder
  17. marli

    marli
    14/09/2014
    eu gostaria de ir para londres 2015, se alguem souber como faz para
    pedir visto de trabalho para meu marido ficaria muito feliz, eu tenho descedencia de italiano e tenho duas filhas 3 e 5 anos

    14/09/2014 Responder
  18. Hugo

    Ola, parabens pelo blog. Surgiu uma oportunidade para a minha esposa trabalhar em londres. A minha duvida é se eu posso trabalhar indo como dependente dela. Eu li a documentacao que fala sobre family members, e não achei nenhuma restricao a dependentes no caso de tier2.
    Muito obrigado

    16/09/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Hugo,

      esse é o visto que eu tenho atualmente e expliquei no post. A única restrição é que você não pode ser nem médico e nem odontologista aqui e também não tem direito a recursos públicos. De resto, você pode trabalhar normalmente.

      16/09/2014 Responder
  19. Anna

    Oi Luiza! Espero que você me ajude. Nenhum advogado conseguiu até agora, rs.
    Meu marido tem cidadania portuguesa e sei que posso ficar legal em qualquer lugar da UE sendo dependente dele. Até ai tudo certo. Queremos morar em Londres. Existe a possibilidade de irmos sem emprego (somente com um bom dinheiro na conta) para morar legalmente em Londres e depois arranjar emprego e etc? Ou nós já temos que sair daqui do Brasil com emprego e moradia comprovados antes de chegar ai?(mesmo ele tendo cidadania)
    E eu daria entrada no meu visto permit family ou qualquer outro parecido, aqui no Brasil? Porque ouvi de um advogado “engraçadinho” que teria que descobrir na hora … Imagina, largo tudo e vou pra Londres e chega na hora nao posso entrar e meu marido pode, rs

    29/09/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Anna,

      Que eu saiba, você pode dar entrada aí sim. Tenta ver com o escritório da UKBA em SP ou RJ. E sim, vocês podem entrar sem nada definido e procurar depois… Vocês nem precisam dizer na imigração que estão vindo para morar. Só tenham em mente que é preciso bastante dinheiro pra se manter em Londres, principalmente no início.

      06/10/2014 Responder
  20. Cristian

    Olá, boa tarde.

    Tenho cidadania italiana e minha esposa vai entrar comigo na Inglaterra como turista. Gostaria de saber os procedimentos para aplicar o visto de esposa de cidadão europeu já em solo britânico. Pois iremos direto da Itália para Inglaterra, não iremos solicitar o Family Permit antes da entrada. Não consigo achar esta informação em site algum. Se puderem ajudar, pleaaaaaaase!

    09/10/2014 Responder
  21. Iasmyn

    Olá Luiza, espero que você possa me ajudar!
    Meu noivo está começando uma carreira de jogador,e ele irá se mudar para Inglaterra.
    E eu queria saber o que poderei fazer para morar lá, quando nos casarmos?
    obrigada pela atenção.

    13/10/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Depende… Ele é cidadão europeu ou vai ter algum visto de trabalho?
      Nesses dois casos, você pode tirar o visto de esposa (de cidadão europeu ou de dependente) e pode morar e trabalhar tranquilamente aqui. Caso ele não tenha nenhum dos dois, você só vai poder morar aqui se tiver visto de estudante.

      14/10/2014 Responder
  22. Angelica

    a minha cidadania italiana demorou 10 anos para sair dei entrada em 2002 e fui chamada em 2012, e realmente o passaporte vermelhinho faz a diferença, o maior problema é a final de pedidos no consulado de SP ela é grande, mas fiquei super feliz por ter conseguido e agora meu filho esta em Londres

    14/10/2014 Responder
  23. Alex

    olá LUiza, me chamo ALex
    sou casado com uma muher que tem cidadania europeia e vivemos nas italia,
    mais uero me mudar para inglaterra, como que faço para prender minha residential ?

    15/10/2014 Responder
  24. Caroline Sibely

    Oi sou estudante , tenho 15 anos e moro na Bahia. Sempre sonhei em estudar música no Reino Unido ( Londres ) , e então depois de um intercambio queria adquerir uma casa ai , e um bom trabalho . Porém é muito difícil , pois tem vários procedimentos e as vezes nem é liberado para podermos passar . Tem alguma dica pra mim ?
    Agradeço Desde Já .. Obrigado

    30/10/2014 Responder
  25. Juliana Gomes

    Olá, sou brasileira e meu marido é brasileiro e ele tem cidadania européia ele mora em Londres, gostaria de saber se posso ir sem visto pra lá, pretendo ficar lá 2 meses. É necessário tirar o visto de esposa visitante antes ?
    Ou posso ir sem o visto?

    18/11/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Juliana,

      o visto de turista (que você recebe quando chegar no aeroporto aqui) vale por 6 meses, mas nesse tempo você não pode trabalhar.
      Caso você planeje ficar por mais que isso, aí sim você vai precisar tirar o visto de esposa de cidadão europeu.

      18/11/2014 Responder
  26. Monique

    Vale lembrar que as taxas para quem tem dupla cidadania (europeia) não são reduzidas para tudo não. No seu caso, voce está como acompanhante do seu marido, mas para quem vem para trabalhar ou estudar, é diferente. Para pagar o tuition de europeu, voce precisa ter estudado aqui (UK) por uns 3 anos, não é só cidadania europeia.Diferença de alguns mil pounds…

    18/12/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Sim, Monique. Tem isso das taxas de estudos que eu não sabia direito por nunca ter estudado aqui. Que eu saiba precisa ter MORADO aqui por 3 anos para ter os descontos e não estudado. Valeu o seu lembrete 🙂
      Como disse no post, agora eu sou européia e não preciso mais de visto. Quem é o acompanhante é o meu marido 😉

      18/12/2014 Responder
  27. Isabela Alves

    Oi, Luiza, muito obrigada por seu post e por nos esclarecer essas dúvidas.
    Bem, eu pretendo (desde sempre na minha vida) morar no Reino Unido, mais particularmente Inglaterra. Pra isso eu tenho pesquisado bastante desde já, a respeito da validação da minha profissão aí e tudo mais. Então, eu estudo medicina aqui no Brasil e sempre soube da dificuldade dessa área (por conta da residência e tudo mais) de viver fora, mas tenho me empenhado, mesmo. Pois bem, minha dúvida é a seguinte: minha avó é casada com um cidadão espanhol que vive aqui no Brasil, ele tem toda documentação e etc, mas ela não (em relação à cidadania europeia). Perdoe minha ignorância, mas você acha que, como ela tem direito à cidadania europeia, isso facilitaria algo pra mim no meu futuro processo pra viver aí?
    Obrigada desde já! Suas dicas foram de grande valia.

    20/12/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Isabela,

      infelizmente você não teria direito. A cidadania espanhola não funciona assim e não é passada dessa forma… Que eu saiba, você só pode requerer a cidadania até os 18 anos e eu nem sei se ele é seu avô mesmo (pai dos seus pais). Se não for, acredito que de forma alguma você conseguiria =/
      Meu marido era neto de espanhóis e como deixou para pedir a cidadania depois dos 18 anos, acabou não tendo o direito mais.

      05/01/2015 Responder
  28. Anna Carolina Ordobás

    Luiza,
    Teu post me ajudou muito. Mas ainda preciso de umas dicas. Já tive a cidadania espanhola, meus avós paternos nasceram lá. Mas segundo o consulado daqui (Porto Alegre/RS) eu acabei perdendo pois não manifestei o interesse em manter a cidadania (?!?!) Pois bem, tentei de tudo o que foi jeito e não consegui reverter. Preciso de ajuda de um profissional, sabe quem pode me ajudar?

    28/12/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Não sei se entendi, mas você tinha o direito e não a cidadania em si, certo?
      A espanhola é assim mesmo. Aconteceu o mesmo com meu marido, que não sabia disso e deixou para tentar requerer depois dos 18 anos e acabou não conseguindo. A única coisa a fazer agora é morar por 1 ano LEGALMENTE na Espanha, aí você pode requerer a cidadania. Que eu saiba, ninguém (nem nenhum profissional) pode reverter isso, infelizmente.

      05/01/2015 Responder
  29. Aline

    Luiza,

    não tenho cidadania nenhuma, nem passaporte ainda, você sabe me dizer se posso ir para Londres para estudar e aprender o inglês e se com isso é possível eu conseguir um emprego e ficar por ai um tempo. Ou apenas um emprego enquanto estudo para financiá-los.

    08/01/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Aline,

      para vir estudar, você precisa do visto de estudante. Com esse visto, infelizmente não é permitido trabalhar.

      08/01/2015 Responder
  30. Deborah

    Olá , Luiza, tudo bem?
    Adorei seu blog e seus textos, me inspiraram bastante!

    Moro no Brasil, vou me casar aqui com um brasileiro que tem cidadania Italiana, e estamos pensando em ir pra Londres (no nosso caso, pedirei o Family Permit). Ele é de T.I., como seu marido, e tem ouvido falar bastante das boas oportunidades nesta área…só não estudou muito inglês, então vai se dedicar a isso antes de irmos.

    Gostaria, por favor, de saber se seu marido poderia compartilhar mais da experiência dele conosco. Por exemplo…sobre arrumar emprego aí em T.I., se é de fato melhor tentar agendar algumas entrevistas daqui antes de ir (para fazer o face to face aí) ou melhor ir de uma vez e ir atrás daí mesmo.
    E, principalmente, se é necessário um nível de inglês muito avançado para passar nas entrevistas e nos dar exemplos de como foram as entrevistas/as perguntas/os testes aplicados?! Tentamos pesquisar aqui, vimos alguns exemplos e achamos o nível dos testes das entrevistas bem “avançado” tecnicamente (se preferir responder diretamente para meu email….).
    Como ele tem essa experiência, poderia nos ajudar MUITO!!

    Muito obrigada!!!

    09/01/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Deborah,

      eventualmente meu marido vai fazer um post falando sobre isso, mas no momento ele está extremamente ocupado e sem disponibilidade para escrever para o blog.
      É preciso falar inglês bem o suficiente para entender e conseguir se expressar sim. Ele fez a primeira entrevista mais de 3 anos atrás, então não vai lembrar exatamente, mas que eu saiba foi apenas uma conversa normal… Como seria qualquer entrevista da área no Brasil. Mostrou trabalhos já feitos e conversou por Skype. Não sei qual é a área do seu namorado, mas normalmente chamam para entrevista / contratam à distância pessoas que trabalhem com sites, programação, essas coisas. Não sei como seria para outras áreas de TI.

      19/01/2015 Responder
  31. cesare

    boa tarde.Luiza Ferrari,meu nome eh Cesare dupla cidadania italiana e brasileira,minha duvida eh?eu sou da marinha marcante quero ir morar no UK ja morei e vou voltar,mas minha duvidas sao sou casado mas nao legalmente e quero levar minha esposa preciso casar aqui no brasil ou posso me casar na Englaterra?e ela o que tem q fazer pra ter visto de esposa sei la ou ate mesmo a cidadania?agradeço sua atencao aguardo sua resposta…

    09/01/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Para o visto, é só olhar esse link que tem todas as informações: https://www.gov.uk/family-permit/overview
      Acredito que seja mais fácil vocês casarem no Brasil e já tentarem o visto aí. Vocês podem se casar aqui também, mas não sei se é preciso morar aqui há algum tempo antes… Eu faria tudo no Brasil que é mais garantido.

      19/01/2015 Responder
  32. Claudio do Nascimento

    Aline, primeiramente obrigado e parabens pelo trabalho ajudando seu próximo, graças a Deus adquiri minha Cidadania Europeia (Portuguesa) desde 29 de Outubro 2014, aliás gastei bem pouco e fiz tudo sozinho com a direção de Deus, gastei cerca de R$ 1.450,00, sou casado a 12 anos e minha Esposa não têm a Cidadania Europeia e eu conseguiria em Portugal após uns 6 meses lá, hoje passam muitas idéias na cabeça é Londres claro, é muito interessante e fui a trabalho por 2 vezes, minha pergunta é, seria muito burocrático para minha Esposa conseguir a permanência com visto para Esposa? Sei que o custo de vida na Inglaterra e bem alto, mas que lugar lindo e pessoas educadas, já Portugal é muito barato o custo de vida mas ganhasse muito pouco também, falo Inglês, porém, não tenho Superior ainda e vou fazer no exterior. Desculpe o tamanho do texto e obrigado desde já.

    12/01/2015 Responder
  33. Bruna Bastos

    Olá. …Gostaria de saber sobre escolas de inglês. Tenho cidadania portuguesa e já morei em Swindon há alguns anos atrás. Vou retornar para a Inglaterra em meados de Maio. Uma amiga minha me indicou a Williams College. …mas não conheço essa escola….vc saberia me indicar alguma?
    Obrigada

    15/01/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Bruna,

      eu infelizmente não sei te indicar escolas aqui, já que nunca estudei inglês em Londres.
      Já ouvi falar bem da Kaplan, mas nunca fiz aulas lá. =/

      19/01/2015 Responder
  34. Lais

    Oi Luiza!

    No final do ano reconhecerei minha cidadania na Itália e meu esposo receberá o Permesso para viver e trabalhar na Itália. Com a carteira de identidade e o passaporte italiano sei que não terei problemas na Inglaterra, mas como fica a situação do meu companheiro? Muito obrigada! Beijos

    17/01/2015 Responder
  35. raquel cristine neira de souza

    olá luiza eu e meu esposo estamos planejando ir morar em Londres, pois esse sempre foi nosso sonho, temos uma filha de 10 meses, o pai do meu esposo tem cidadania portuguesa e queria saber se tem como ele tirar tbm e suscetivamente eu e minha filha depois…

    23/02/2015 Responder
    • Mariana

      Ola Elaine! será que poderia comentar sobre como solicitou o Family Permit? ja tinha emprego em londres? precisou comprovar renda ou algo do tipo? Estou no nesse mesmo caso, tb tenho cidadania italiana preciso p meu marido 🙂 Obrigada!

      20/12/2014 Responder
      • Luiza Ferrari

        Desculpa… A pergunta tinha sido pra mim ou pra outra pessoa? De qualquer forma, tá respondido. :p

        05/01/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Não sei como funciona a cidadania portuguesa, Raquel. Como falei no post, eu tenho a italiana e elas são bem diferentes de se conseguir…
      Mas provavelmente seu marido consegue sim. Você e sua filha eu já não faço ideia de como seria.

      23/02/2015 Responder
  36. Roberta Barros

    Ola, meu nome é Roberta, e meu marido é brasileiro, atualmente ele esta em Dubai, ele trabalha para uma equipe de cavalos de corrida, que tem sua matriz na Inglaterra, ele recebeu a proposta de ir para NewMarket, e logicamente aceitou, ate aí tudo bem, o pessoal do escritório deu entrada no visto na UK, mas infelizmente foi “negado ” e disseram que sera muito dificil tirar o visto por ele ser brasileiro. Eles vão tentar novamente! Vc teria alguma dica, alguma outra forma, nao sei haha desculpe, mas algo que ele poderia fazer? Pq ao meu ponto de vista nao teria problema porque ele estaria indo com emprego garantido!!
    Desde já agradeço

    06/03/2015 Responder
  37. Roberta Barros

    Ola, meu nome é Roberta, e meu marido é brasileiro, atualmente ele esta em Dubai, ele trabalha para uma equipe de cavalos de corrida, que tem sua matriz na Inglaterra, ele recebeu a proposta de ir para NewMarket, e logicamente aceitou, ate aí tudo bem, o pessoal do escritório deu entrada no visto na UK, mas infelizmente foi “negado ” e disseram que sera muito dificil tirar o visto por ele ser brasileiro. Eles vão tentar novamente! Vc teria alguma dica, alguma outra forma, nao sei haha desculpe, mas algo que ele poderia fazer? Pq ao meu ponto de vista nao teria problema porque ele estaria indo com emprego garantido!!
    Desde já agradeço

    06/03/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Várias coisas podem ter sido feitas erradas pela empresa e/ou seu marido na hora de dar entrada no visto… Impossível saber o que foi e te falar outras formas de dar entrada, mas o fato de ser brasileiro não influencia em nada! Eu não entendo muito sobre vistos e cada caso é um caso (especialmente pq não sei absolutamente nada sobre a área de trabalho dele aqui e cada área tem um processo diferente).
      Você tem que entrar em contato com o UKBA Home Office.

      06/03/2015 Responder
  38. Rosi

    Olá…

    Bom, meu marido tem a cidadania italiana, temos dois filhos no Brasil, estou perdida sobre qual visto eu e meu filho precisaremos e onde consegui-lo para morarmos na Europa, você saberia me dizer?

    23/03/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Depende de onde vcs vão morar, Rosi.
      Em Londres, acredito que seja o Family Permit (olha no site do UKBA Home Office, que explica tudo lá).

      29/03/2015 Responder
  39. Roni Ribolli

    Eu tenho passaporte italiano e estive em london por 8 meses , adorei e irei retornar esse ano 2015 .

    25/03/2015 Responder
  40. JSilva

    Olá flor, minha avó era portuguesa, daí então consegui o passaporte vermelho. Gostaria de saber se só com este documento eu embarco. E se eu preciso de um visto, para viver no país. Obrigada!!

    30/03/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Não precisa. Só o passaporte é suficiente. Chegando você precisa fazer o national insurancr number e só.

      20/04/2015 Responder
  41. Thaís

    Oi, sou estilista formada e trabalho numa grande empresa aqui no Brasil, porém não quero mais viver aqui, sou mãe solteira de uma menina de 6 anos (que não é registrada pelo pai), me preocupo muito com a segurança e futuro dela aqui. Sou independente financeiramente e tenho pouquíssimos parentes vivos aqui. Meu avô era português, porém meu pai não tirou a cidadania e já faleceu. Vi que é possível eu tirar a cidadania portuguesa com a certidão de óbito dos dois, porém é tão burocrático e caro que gostaria de saber se vale mais a pena eu tentar fazer uma pós graduação (em londres ou italia) e tentar um emprego com o visto de estudante em um desses países ou se vale eu investir na cidadania. Eu tenho duas irmãs por parte de pai que moram na suíça há 20 anos, elas conseguiram o visto casando. Há uma maneira de uma delas me ajudar, tipo tem como eu conseguir cidadania sendo irmã?

    06/04/2015 Responder
    • Vitoria

      Oii, meu namorado e eu estamos pensando em ir à Londres. Minha irmã mora lá há 15 anos e ela tem a cidadania londrina pois foi casada com um britânico. Pretendo tirar minha cidadania italiana em janeiro de 2016, indo à Itália. Depois de feita, quero ir à Londres mas meu namorado e eu queremos nos casar em Londres. Isso seria possível? Pois para ele conseguir o visto de cônjuge pela Itália temos que comprovar que estamos casados há 2 ou 3 anos… Em Londres é o mesmo tempo? Ou quando chegarmos aí, eu com dupla cidadania italiana e ele com visto de visitante poderíamos, depois de certos meses, comprovando que resido em Londres, nos casarmos e ele conseguir cidadania por casamento? Ah, e como minha irmã reside em Londres há 15 anos, eu tenho algum direito, algum documento que eu possa tirar através dela?

      Obrigada e aguarto retorno!

      Ps.: desculpe pelo textão! Um beijo!

      24/02/2016 Responder
      • Luiza Ferrari

        Vitoria,

        não sei nada sobre casamento aqui, talvez sua irmã seja mais indicada pra te falar sobre isso.
        Na verdade ninguém sabe como vai ficar a situação dos europeus à partir de Junho. Nesse momento é necessário aguardar, pois caso o Reino Unido saia da União Européia, pode ser que dificulte demais a entrada de europeus para morar aqui (e muuuuito mais para tirar visto de cônjuge ou dependente, o que talvez seja seu caso com sua irmã).
        A cidadania por casamento seria a italiana, então as regras são as mesma praticadas na Itália.

        24/02/2016 Responder
  42. Amanda

    Olá, gostaria de saber quanto tempo leva pro home office entrega o passaporte europeu? Eles entregam pelos correios né? Faz 2 meses que eles me mandaram a carta de confirmação mais o meu passaporte ainda não chegou!

    20/04/2015 Responder
  43. Mikaella Maturano

    Olá Luiza!! Sou estudante aqui no Brasil, e transbordo de vontade de ir morar em Londres rs. Sei que agora não dá, mas ”meus planos” é ir morar sozinha aí depois de formada. Eu gostaria de saber, se é possível isso, se é possível devido à tantas burocracias né. Um beijo!!

    27/04/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Depende se você tem passaporte europeu ou não ou se vai vir para estudar com visto de estudante. Dessas duas maneiras, é possível vir sim.
      Sem um visto ou passaporte europeu, não. =/

      14/05/2015 Responder
  44. Ariane

    Bem; não sei se você pode me ajudar. Pesquiso por toda internet e só achei aqui :). Tenho um marido de dupla cidadania, Inglês e Portugues; nos casamos aqui no Brasil e agora estamos planejando mudar para Londres a cidade dele já que teremos um bebê, a questão que surgiu é que seria muito mais fácil, menos burocrático diria, entramos com pedido de visto (Family Visa) via Portugal, mas não sei se teria os mesmos direitos na Inglaterra; enfim; pelo seu conhecimento o que me diria? Obrigada por ajudar.

    02/05/2015 Responder
  45. Ângela Carvalho Jatobá

    Luiza…gostei muito do seu Blog , pois conseguimos esclarecer muitas dúvidas . Desejo muito morar em Londres…. você poderia me dar dicas gerais ?Agradeço muito Angela

    18/05/2015 Responder
  46. leticiadias16

    Ola, cai aqui no site de paraquedas rsrsrs, bom eu tenho cidadania italiana, e eu gostaria de saber se eu posso morar em Londres tendo a cidadania italiana?
    Desde já agradeço e vou salvar o site nos favoritos :3

    22/05/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Pode sim, Leticia… É o que eu falei no post, eu tirei a minha exatamente pra poder morar aqui sem visto 🙂

      23/05/2015 Responder
  47. leticiadias16

    Ola, cai aqui no site de paraquedas rsrsrs, bom eu tenho cidadania italiana, e eu gostaria de saber se eu posso morar em Londres tendo a cidadania italiana?
    Desde já agradeço e vou salvar o site nos favoritos :3

    22/05/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Pode sim, Leticia… É o que eu falei no post, eu tirei a minha exatamente pra poder morar aqui sem visto 🙂

      23/05/2015 Responder
      • leticiadias16

        Muito obrigado 🙂

        02/06/2015 Responder
  48. Miss Diagnosed (@gabidavila)

    Luiza,

    Eu também sou Analista de Sistemas e consegui um Sponsor pra mim, to com dúvida em relação à documentação apresentada pelo seu marido pro governo britânico.

    O que ele fez? Mandou traduzir diploma, carteira de trabalho? Que tipo de informação ele usou pra provar a experiência dele na área?

    26/05/2015 Responder
  49. Miss Diagnosed (@gabidavila)

    Luiza,

    Eu também sou Analista de Sistemas e consegui um Sponsor pra mim, to com dúvida em relação à documentação apresentada pelo seu marido pro governo britânico.

    O que ele fez? Mandou traduzir diploma, carteira de trabalho? Que tipo de informação ele usou pra provar a experiência dele na área?

    26/05/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      O melhor que você tem a fazer é pedir para o seu sponsor verificar com os advogados ou com quem quer que esteja auxiliando o seu processo. Nós fizemos o nosso visto 4 anos atrás e muita coisa mudou de lá pra cá.
      Na época, quem passou tudo o que deveria ser feito e enviado para o meu marido, foi um advogado da empresa. Tente pedir ajuda para o seu sponsor, eles devem ter informações mais atuais.

      01/06/2015 Responder
  50. Marissol

    Bom dia Luiza, tudo bem?
    Tenho cidadania espanhola, estou querendo tirar meu passaporte e ir embora para a Inglaterra, tenho uma amiga que já esta ai e a princípio ficaria na casa dela, também através dela e de outros amigos que voltaram para o Brasil, eu teria suposto emprego garantido, qual dificuldade posso encontrar na parte burocrática.
    Gostaria de saber também se com 9,000£ consigo um começo?Pois minha vontade é sim ficar temporariamente com minha amiga e logo a seguir alugar um lugar para mim, com um aluguel de 500£, não vou para Londres.

    02/07/2015 Responder
    • Marissol

      Há sim, devido a eu ter a cidadania espanhola o meu passaporte já será o Europeu?

      02/07/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Marissol,

      acredito que com 9000 você consiga se manter por um bom tempo aqui sim, mas tudo depende do que você vai fazer e do seu estilo de vida.

      02/07/2015 Responder
      • Marissol

        Boa noite Luiza, obrigada a sua atenção!
        Bem, o estilo de vida que pretendo ter na Inglaterra é trabalhar e trabalhar, aprender, tenho objetivos e uma grande responsabilidade com meus pais, nada de deslumbres tanto que não vou ficar em Londres, vou para uma cidade que fica a uma hora e pouco de Londres, aonde o aluguel é um pouco mais baixo e tem casinhas bacanas para o futuro.
        Estou me propondo a sair do meu país, para conhecer uma nova cultura, ter um inglês fluente(Britânico kkkk) e na medida do possível melhorar a vida deles aqui no Brasil, já estou ciente, de que o trabalho é sacrificante e que ninguém vai para ser chefe (raras exceções), vou limpar muito banheiro e lavar muitos pratinhos e coisas do gênero, (não ficarei rica kkkk), quanto mais horas eu trabalhar por dia ou por noite, melhor.
        Estou me informando de todas as maneiras possíveis, para não sofrer grandes surpresas ou criar falsas expectativas, minha base de calculo esta sendo, somar tudo o que possa acontecer de negativo para ver se eu consigo superar, e subtrair as coisas boas(cultura, educação, princípios, bagagem de vida).
        Espero que no final das contas, o saldo seja positivo kkkkk

        Haaaa sim, meu visto será permanente de cara(devido a cidadania) ou terei que ficar renovando?
        Mais uma vez Agradeço a sua atenção.

        03/07/2015 Responder
        • Luiza Ferrari

          Você não precisa de visto se tem o passaporte espanhol, Marissol. Pelo menos por enquanto, cidadão europeu pode morar aqui tranquilamente só com o passaporte.

          03/07/2015 Responder
  51. Sylvia

    Queria saber se com cidadania grega eu posso morar em londres? Pelo que entendi com a italiana pode sem problemas? Pode conseguir emprego, etc.

    12/07/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Bom, acredito que sendo passaporte europeu você não tenha problema algum.
      E sim, com a italiana você pode trabalhar e morar normalmente.

      15/07/2015 Responder
  52. Elaine Cristina Capistrano

    Olá Luiza, quais foram as certidões necessárias para a sua cidadânia Italiana? Pelo que soube meu avô tem que ter sido nascido ainda antes do meu bisavô tornar a nacionalidade brasileira. E qual o valor de todo processo de documentação?

    24/08/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Elaine, tá tudo explicado no post sobre as certidões.
      Sobre essa outra informação eu não tenho certeza, seria melhor você entrar em contato direto com o consulado da sua cidade.
      Não tenho como te informar sobre valores, pq varia de cidade pra cidade e até entre cartórios e como eu fiz há um tempo, pode ser que tenha mudado tudo. O valor para legalização varia todos os dias de acordo com a cotação do euro.

      24/08/2015 Responder
  53. Artur Viceconte

    Luiza, legal a trajetória de vocês, parabéns, eu e minha namorada queremos ir para Londres, eu já até estou procurando trabalho por aí, tenho inglês fluente, mas ela ainda vai aprender.

    Gostaria de saber o seguinte, eu tenho cidadania italiana e vou tirar o passaporte europeu, ela não tem, qual seria a melhor saída neste caso, poderia me casar, mas será que três meses de casado seria um problema?

    Ela quer estudar lá, então poderiamos fechar um curso lá antes de irmos, qual opção voce acha melhor?

    Ela sendo minha esposa tem algum impedimento, mesmo sendo recente?

    Obrigado pelo post

    03/09/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Não sei se seria problema no caso de visto de esposa de cidadão europeu. No meu não foi, mas era visto de trabalho e eles são um pouco mais chatos com o visto de europeu.
      se for visto de estudante ela só pode permanecer aqui pela duração do curso e não pode trabalhar de forma alguma. Se vcs casarem e ela conseguir o visto, ela pode fazer o que quiser aqui e ficar pelo tempo que vc ficar.

      04/09/2015 Responder
  54. Liliane

    Oi, Luiza!!
    Eu tenho duas filhas (uma de 13 e outra de 6 anos) e nosso sonho é ir morar no Reino Unido, mas eu não tenho cidadania européia nem nada. Como eu poderia conseguir um visto para poder trabalhar e viver lá?
    Ah, eu tenho parentes próximos estabelecidos na Inglaterra como cidadãos, isso me ajudaria de alguma forma?

    11/09/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Liliane,

      parentes não podem te passar visto nem te ajudar a vir morar aqui legalmente – apenas marido ou pais/irmãos te dariam a oportunidade de tirar um visto.
      Infelizmente no seu caso, apenas se você conseguisse um visto de trabalho, o que é praticamente impossível. Uma empresa teria que te contratar daí do Brasil e te ajudar a tirar o visto, mas isso é raro de acontecer e só é possível em algumas áreas específicas.

      13/09/2015 Responder
  55. Luiz

    Boa noite Luiza! Você falou que com cidadania europeia (a minha também é italiana) as taxas de tudo são bem menores. Você poderia me falar mais sobre todas essas taxas??
    Obrigado!

    18/09/2015 Responder
  56. Aline

    Oi Luiza!!

    Minha entrevista é na 2a feira. Vc lembra se na entrevista mesmo eles dizem se o visto foi ou não concedido (tipo dos EUA)? Outra pergunta? Vc recebeu algum email com a listagem de documentos que tem que levar (estamos indo pq meu marido (brasieiro) recebeu proposta de trabalho aí)? Porque até agora não nos foi pedido nada, e pela listagem do anexo não tem pedindo fotos que comprovassem o casamento.

    Vc lembra se a entrevista foi demorada ou dificil?

    Obrigada desde ja 🙂

    24/09/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Não tive entrevista e ninguêm falou a documentação. Só pesquisamos e levamos os documentos que achamos que era bom levar, entregamos e depois de algumas semanas enviaram o passaporte pelo correio com o visto. Não sei como é o procedimento agora (o nosso já tem mais de 4 anos).

      02/10/2015 Responder
  57. Rafael

    Oi Luiza !

    Seu blog é otimo ! Tenho cidadania portuguesa e recebi alguns contatos.

    Qual a área de trabalho mais promissora por ai ? Eu trabalho com TI e minha esposta também mas o inglês dela não é tão bom quanto o meu.

    Att.

    18/10/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi, Rafael.

      Acho que qualquer área de marketing digital, desenvolvimento de software e aplicativos, design e programação. O negócio fundamental é que é preciso ter muita experiência, ser muito bom e ter inglês bom também. Sem conseguir se comunicar fica difícil arrumar um emprego.
      Não entendi o que você quis saber no outro comentário. Como eu resolvi o quê?

      18/10/2015 Responder
  58. Lara

    Luiza obrigada pelas dicas e disponibilidade. Estou tirando minha cidadania italiana. Minhas primas e tias já tem. Uma moda em Paris outra em Madrid e a terceira em Londres. Quero me mudar para Londres assim que minha cidadania sair. Quando estiver com ela em mãos qual procedimento? E VC poderia me informar se meu namorado poderia ter direito a cidanoa através do casamento? Ou se poderíamos morar legalmente em Londres para trabalhar. Pois e nosso objetivo. Muito obrigada!!!

    27/10/2015 Responder
  59. Thiffanny

    Ola eu estou qquerendo me mudar para Londres com meu marido e é exatamente essa a minha situaçao e gostaria de saber como seu marido conseguiu esse serviço la e qual era o serviço que ele trabalhava ?

    27/10/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Nós vamos fazer um video ou post explicando como ele conseguiu esse emprego, pq eu recebo mil msgs perguntando sobre isso e fica bem difícil responder um por um, sabe Thiffanny.
      Dá uma lida nesse post e no “Sobre a autora” que eu falo o que ele faz aqui.

      27/10/2015 Responder
    • Aline

      Oi Tifanny!

      Eu e meu marido tb somos brasileiros e sem cidadania. Ele é engenheiro eletronico e de software.

      Estamos nos mudando para Inglaterra emd ezembro. Ele conseguiu emprego no reed.co.uk

      Espero ter ajudado tb

      27/10/2015 Responder
  60. Thiffanny

    Ola voce teria algum contato onde eu possa estar falando com voce e tirando umas ideias pois eu e meu marido estamos querendo ir morar em Londres

    04/11/2015 Responder
  61. Bruna Bertoni

    Olá! No meu caso a família do meu (agora) falecido pai é italiana, porém não tenho contato com nenhum deles, você sabe alguma maneira para que eu possa reunir todos os documentos necessários?

    09/11/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Você precisa saber de onde ele vem e para isso, só falando com a família.

      10/11/2015 Responder
  62. Marcos

    Luíza, boa tarde! Li o seu post e achei muito interessante. Não lí nenhum outro post seu ainda, mas pelo que percebi, você tirou a cidadania italiana e só então, ficou mais sossegada, não foi isso? Eu tenho 42 anos, me chamo Marcos e estou vivendo em Lisboa-Portugal com minha esposa (41) e meu filho (7). Chegamos aqui em 2013 e estamos caminhando, rumo à cidadania portuguesa. Viemos como turistas e conseguimos trabalho, (não foi nada fácil), mas conseguimos. Hoje estamos com o nosso segundo título de residência, com validade até 2017, depois pegaremos outro com validade de 2 anos e finalmente, pegaremos o BI (Bilhete de Identidade Português). Consequentemente, pegaremos nossos passaportes portugueses. Estamos pensando em ir viver e trabalhar aí em Londres. Imagino que até lá, mais ou menos por volta de 2020, ainda teremos essa possibilidade, se não houver nenhuma mudança drástica no cenário politico, acreditamos que as leis ainda nos poderão permitir realizar esse sonho. Eu sou Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, trabalhei no Brasil por 7 anos em uma seguradora, CAIXA SEGUROS. Minha esposa é Técnica em enfermagem e Instrumentadora Cirúrgica, e trabalhou em hospitais em Brasilia. Hoje exercemos outras atividades. Temos um pequeno Studio de Estética e Tatuagem, onde eu trabalho como Tatuador e Micropigmentador (maquiagem definitiva) e ela como Esteticista, (manicure e pedicure, unhas de gel, gelinho, unhas acrílicas, depilação masculina e feminina). Temos esperança de conseguirmos, tão logo tenhamos a cidadania portuguesa, montar nosso negócio ai em Londres, onde pensamos em viver definitivamente. Acha que estamos no caminho certo? Aguardo ouvir de você. Parabéns pelo post! Abraços na família.

    11/11/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi, Marcos.
      Eu não tenho como opinar sobre isso de abrir negócio aqui e nem sei sobre a área de vcs.
      Infelizmente parece que a vida dos europeus não vai continuar sendo tão tranquila assim daqui pra frente. Tem que aguardar o ano que vem pra saber o que vai mudar, mas com certeza a entrada no UK vai ficar mais complicadinha. =/

      13/11/2015 Responder
  63. Patricia

    Olá. Eu sou casada tenho cidadania européia. Vou tirar a cidadania da minha filha também, que tem direito e está fácil.
    Queria saber quais são os direitos do meu marido. Por exemplo que decidirmos nos mudar para a Europa, queria saber se ele pode trabalhar legalmente.

    04/12/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Você tem que verificar as leis do país onde pretende morar, cada um é de um jeito.
      Aqui em Londres o esposo pode tirar um visto que o permite morar e trabalhar sem restrições, mas não sei como funciona em outros lugares.

      24/12/2015 Responder
  64. Jeckson Bernini

    Meu passaporte estar perto de vencer….como eu faço para renovar, moro aqui em londres.

    07/12/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Depende da sua nacionalidade (não sei se é passaporte brasileiro ou europeu).
      Tem que olhar no site do consulado ou embaixada do país aqui em Londres e seguir os procedimentos para renovação do documento.

      23/12/2015 Responder
  65. Rodrigo

    Boa tarde, Sou brasileiro e ja tenho cidadania espanhola. Para morar e estudar em Londres preciso fazer algum aviso a imigraçao ou fazer algum procedimento?

    Desde ja, agradeço pela ajuda.

    11/12/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Que eu saiba, não. Só chegar aqui e tirar o seu National Insurance Number.

      23/12/2015 Responder
  66. Eduardo

    Tenho um tio que mora em Londres ! Isso facilita o processo ?

    27/12/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Se você não tiver passaporte europeu, não adianta nada. Você continua não podendo morar aqui de forma legal.

      06/01/2016 Responder
  67. Anna Clara

    Queridona, nao consegui ler todos os comentarios, mas a minha duvida eh a seguinte: passaporte portugues eh o mesmo esquema do italiano? consigo ir morar em Londres de boa e podendo trabalhar em qualquer tipo de companhia? Bjs e obrigada 🙂

    28/12/2015 Responder
  68. Willian

    Oi interessante seu blog! tira uma dúvida minha?
    e para quem é solteiro tem um sonho de viver nesses lugares, mais só tem condições de pagar passaporte e chegar em londres, num sonho de encontrar um trabalho,uma casa e viver feliz ai, que dicas e conselhos vocÊ me daria? agradeço..

    30/12/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Willian,

      eu diria que sem passaporte europeu, infelizmente não é possível fazer isso de forma legal.
      Emprego e moradia para quem está ilegal aqui são bem difíceis de se encontrar (quase impossível), visto que os donos dos imóveis/empresas pagam multas caso façam isso.

      06/01/2016 Responder
  69. Maylin gebhardt

    Ola, tudo bem? Meu nome é Maylin Gebhardt atualmente estou vivendo na Alemanha, sou cidada alemã…estou estudando a possibilidade de mudar pra Londres.. Gostaria de saber se conseguir emprego de qualquer coisa é dificil por ai..não tenho a menor ideia estou um pouco perdida quanto a isso. Passaporte europeu daria algum beneficio? Por exemplo, aqui na alemanha tenho ajuda do estado, plano de saude e estudo mas por ser Alemã claro. Ou o unico beneficio é apenas o visto? Bom, se puder me dar uma luz , ficaria muito grata pois estou super na duvida quanto a mudar ou não! Obrigada , aguardo um retorno

    06/01/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      De qualquer coisa, incluindo limpeza, não é difícil não. Mas talvez até pra isso seja necessário um pouco de inglês.
      O único benefício é poder morar aqui sem visto, trabalhar sem restrições e ter acesso à saúde pública. Os cursos universitários são normalmente um pouco mais barato para europeus também.

      06/01/2016 Responder
  70. Paola

    Olá, Tenho uma dúvida.
    Eu e meu marido queremos sair do Brasil e ir para Londres trabalhar e estudar ou só trabalhar, pelo menos no início. Ele tem cidadania italiana e, já que estamos casados há pouco tempo, ainda não recebi a cidadania, logo, não tenho. Preciso de visto para trabalhar e/ ou estudar lá? O que fazer? O Consulado não nos deu informações consistentes, dizendo para nos ater ao site, porém não é tão fácil assim. Agradeço se puder nos auxiliar! Obrigada

    11/01/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Sim, precisa do visto Family Permit.
      Já respondi isso algumas vezes nos comentários, tem até link de onde olhar como fazer.

      12/01/2016 Responder
  71. Letícia

    Ótimo post! Eu sempre quis sair do Brasil, porém, eu não tenho cidadania europeia nem a possibilidade de tirar, porque sou descendente de português, mas um pouco distante, e nem a minha mãe tem a cidadania, então sem chance alguma. Você acha que é impossível ou praticamente impossível morar fora sem ter cidadania do país? Eu trabalho como autônoma e meu namorado com engenharia, e queríamos futuramente sair do país.

    Espero que possa nos ajudar!

    12/01/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Tem ficado cada vez mais difícil conseguir ser contratado por alguma empresa estando no Brasil… Impossível não é, mas BEM difícil, sim.
      Você pode conseguir visto de estudante e ir morar por um tempinho em algum lugar.

      15/01/2016 Responder
    • Marcio Henriques Cardoso

      Eu tirei o meu e me informaram que até uma distante geração pode sim ser requerida a nacionalidade

      19/06/2016 Responder
  72. Rafael

    Olá boa noite. A família de meu pai eh italiana meus bisavos, e eu gostaria de ter a cidadania. O que preciso fazer e como fazer? Poderia me responder no e-mail? Rafaeldangelo@bol.com.br

    24/01/2016 Responder
  73. Luzinete da silva coutinho

    Tenho uma filha menor de idade que estuda em Londres já tem dois anos. Gostaria de saber se é mto difícil pra eu ir morar com ela.

    26/01/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Se você não tiver passaporte europeu ou algum tipo de visto, não pode vir morar aqui legalmente só pq sua filha já mora aqui.

      31/01/2016 Responder
  74. Carol

    Quem tem a cidadania pode fazer faculdade gratuitamente?? Estou tirando a minha cidadania e queria estudar ai. Ou depende da faculdade?

    10/02/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Que eu saiba, só existia uma faculdade que oferecia 2 ou 3 cursos gratuitamente, mas nem ela vai oferecer mais. E até onde eu sei, você precisava morar aqui há no mínimo 3 anos antes de poder fazer isso.

      10/02/2016 Responder
      • Carol

        Obrigadaa!! Você já estudou em universidade(graduação) ou cursinho em Londres ?
        Se sim, como foi para ingressar?

        12/02/2016 Responder
  75. Arlene Souza

    Boa tarde, Luiza!!
    Tudo bem?

    Meu marido é Italiano, mas somos casados somente no Brasil. E estamos pensando em morar 2 anos em Londres, eu tenho a possibilidade de tirar aqui no Brasil o meu passaporte Europeu, somente com esse passaporte já posso trabalhar legalmente em Londres? Ou seria preciso fazer todo processo na Itália?

    Desde já agradeço!! 😉

    10/02/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi, Arlene.

      Sim, com o passaporte europeu você pode viver e trabalhar aqui normalmente (pelo menos por enquanto).

      15/02/2016 Responder
  76. Evelyn

    Olá,

    tenho a situação igual a sua. Tenho minha cidadania italiana/passaporte em mãos.
    Mas não sei como liberar meu conjuge para entrar na Inglaterra.
    ele pode entrar como turista e eu dou entrada a tudo que for necessário já de Londres ou seria melhor chegar com algo pronto?
    Já li o site do governo e outras infos mas estou achando confuso pelo fato de eu aplicar da Italia (passarei lá dois meses antes de ir pra londres).

    Muito Obrigada,

    Evelyn

    11/02/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Melhor tirar o family permit aí no Brasil e seu cônjuge entrar aqui já com ele. Não sei se entrando como turista você pode dar entrada em visto.
      Não é aplicar da Itália, pq você nem vai poder… Teria que aplicar no Brasil e renovar o visto quando chegar aqui.

      15/02/2016 Responder
  77. Andre

    Oi Luiza, tudo bom?

    Tenho dupla cidadania também (italiana) e estou me mudando para trabalhar em Londres.

    Que documentação um italiano precisa para morar em qualquer um dos países da CE que não seja a Itália?

    Muito obrigado,
    André

    15/02/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Só sei sobre Londres. Cada país exige uma coisa e você deve olhar em cada um separadamente.
      Aqui, você só precisa do passaporte ou identidade italiana para poder viver e trabalhar legalmente.

      15/02/2016 Responder
      • Andre

        Acho que pra mim já basta. Vou correr atrás da identidade então, para não ter que ficar andando com o passaporte.

        Obrigado 🙂

        15/02/2016 Responder
  78. leonardo lima

    Eu e minha esposa pensamos em morar em londres.E quando estivermos ai queremos ter nosso primeiro filho ai,ai fica mais facil ter cidadania europeia.Fica ?

    15/02/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Na verdade não.
      Só adquire a cidadania britânica o filho de cidadão que tenha vivido e trabalhado aqui legalmente por no mínimo 5 anos consecutivos.
      Senão, nasce brasileiro mesmo.

      15/02/2016 Responder
  79. Danielle

    Quanto a cidadania eu tenho, gostaria de saber como fazer p mudar de pais e comecar do zero. Para eu me mudar eu preciso de algum documento ? Ou só a cidadania basta ?
    Obrigada

    22/02/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Olha, Danielle.
      Sinceramente, não sei como vão ficar as coisas por aqui. O Reino Unido vai fazer um referendo em Junho e se sair da União Européia, pode ser que não exista mais essa facilidade de vir morar aqui só com passaporte.
      Você tem que acompanhar a situação, mas nesse momento eu não tenho como te garantir que basta só o passaporte (cidadania é diferente de passaporte. Você precisa ter algum DOCUMENTO europeu).

      22/02/2016 Responder
  80. Leonardo

    Oi Luiza,
    Pretendo morar 1 ano Londres (mais, se nos adaptarmos), com minha esposa e minha filha de 5 anos, para estudar inglês.
    Eu e minha filha temos cidadania italiana. Minha esposa não.
    Pelo que entendi nos comentários anteriores, eu não precisaria de nenhum documento além do passaporte para morar e trabalhar na Inglaterra (pretendo pagar parte das minhas despesas trabalhando), e minha esposa teria que tirar um visto (Family Permit). Este visto é fácil de ser tirado? Ele dá direito a minha esposa trabalhar também?
    Outra dúvida é como funciona o ensino aí para minha filha: ele é público e gratuito? Minha filha tendo o passaporte europeu teria direito?
    Obrigado,
    Leonardo.

    22/02/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Leonardo,

      acabei de responder um comentário parecido:
      Sinceramente, não sei como vão ficar as coisas por aqui. O Reino Unido vai fazer um referendo em Junho e se sair da União Européia, pode ser que não exista mais essa facilidade de vir morar aqui só com passaporte.
      Você tem que acompanhar a situação, mas nesse momento eu não tenho como te garantir que basta só o passaporte e que tirar visto de cônjuge de europeu vá continuar sendo relativamente fácil.

      De resto, já respondi algumas centenas de vezes sobre esse visto aqui nos comentários – mas por favor, lembre que as coisas podem mudar em breve. Não sei sobre ensino, nunca estudei aqui e ainda não tenho filhos, então nunca tive contato com isso.

      22/02/2016 Responder
  81. ANDREA SIQUEIRA

    OLA LUIZA!

    MINHA IRMA E MEU CUNHADO ESTAO SAINDO DO BRASIL AGORA EM ABRIL DE 2016 PARA IR MORAR EL LONDRES, ELES ESTARAO INDO COMO TURISTA , POREM IRAO MORAR ILEGAL… PARA ELES CONSEGUIREM FICAR LEGAL (CUSTA MUITO CARO? TEM QUE FICAR POR AI MUITO TEMPO) ACHO UMA LOUCURA… ESTAO DESFAZENDO DE TUDO AQUI NO BRASIL, PARA TENTAR A SORTE POR AI….
    ABRAÇOS

    22/02/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Antigamente até podia existir isso de “tentar a sorte” aqui. Hoje em dia, NÃO!! Até pra quem está aqui com situação regular, pode ser bem difícil.
      As empresas são proibidas por lei a dar emprego para quem está ilegal e até os donos de imóveis podem receber multas altíssimas por alugar para quem não poderia ficar aqui.
      Não existe isso de pagar pra ficar legal. Ou se tem o passaporte europeu, OU NÃO e é só isso.
      Eu não aconselho e não acho que hoje em dia seja possível ficar aqui ilegal e ter uma vida digna.

      22/02/2016 Responder
  82. Welton de Oliveira

    Eu tenho uma tia que mora em Londres… E ela ta querendo que eu vá pra lá ,e eu tbm ..
    Só que eu não tenho o nome do meu pai no meu RG , mas meu avô que e espanhol ta vivo e veio pró Brasil a pouco tempo , será que eu posso ter o visto pra mora lá ou trabalha

    09/03/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Você não tem direito a visto nenhum só por sua tia morar aqui.
      Se seu avô é espanhol, tente tirar a cidadania espanhola (não sei nada sobre isso, você vai ter que pesquisar). Sem cidadania européia, não dá pra vir morar aqui sem visto.

      09/03/2016 Responder
  83. Mario

    Olá,

    Tenho um casal de amigos que estão indo morar em Leeds, ela já possui cidadania italiana.
    Pelo que pesquisei posso ter também tal cidadania pois meu trisavô é italiano.

    Enfim, minha dúvida é quanto a oportunidade de trabalho e a remuneração.

    Por exemplo, no caso vou saber apenas o básico do básico do inglês.
    Digamos que eu consiga um emprego em um restaurante, consigo ganhar quanto mensalmente?

    Ela disse pra mim que vou ganhar o salário minimo + 6 libras por hora de trabalho.
    Ou seja, 6 + 6 = 12.

    Sei que cada situação é uma situação, mas procede mesmo isso?

    Outra coisa, saberia me dizer se realmente é tão fácil conseguir uma casa própria?

    Ela disse pra mim que comprou a casa dela dando apenas uma entrada de 3 mil libras e vai pagar algo em torno de 450 libras por mês.

    Não que eu desconfie dela, mas estou achando bom de mais pra ser verdade isso rs.

    Obrigado!!!

    13/03/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      O salário mínimo vai subir para £7,20/hora, mas alguns lugares pagam um pouco menos. Cada lugar é de um jeito, difícil te falar com certeza… E em Leeds as coisas são completamente diferentes de Londres, incluindo salários e preço para aluguel ou compra de imóveis.
      Mas não, não é fácil assim conseguir uma casa pra comprar em lugar nenhum do UK (pelo menos não que eu saiba). Acredito que apenas £3000 seja praticamente impossível para dar entrada em um imóvel. Sua amiga provavelmente falou que alugou por esse preço e esse foi o depósito que todo mundo tem que pagar antes de mudar, aí sim faz sentido.

      13/03/2016 Responder
  84. Marcelo Campos

    Olá, eu sou ganho cidadania italiana pelo meu pai. Já que minha mãe e casada com meu padrasto que também tem direito,só que eu queria saber já que minha mãe não ganha o passaporte só o “permisso” que eles falam, se quisermos ir para Inglaterra tem que ter o visto de cônjuge europeu? Como pode ficar a situação?

    13/03/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Desculpa, não entendi a sua pergunta.
      De qualquer forma, eu não sou especialista em visto, olhe no site do governo, por favor. Todas as informações possíveis estão lá e qualquer dúvida é só entrar em contato com a embaixada ou consulado britânico aí no Brasil.
      https://www.gov.uk/browse/visas-immigration

      14/03/2016 Responder
  85. Juliana

    Bom dia Luíza tudo bem?

    Eu tenho dupla cidadania sendo de Portugal e do Brasil, o meu marido é brasileiro mas no final do ano estamos pensando em morar em Londres.gostaria de saber como podemos fazer para ele conseguir entrar em Londres, que tipo de visto podemos aplicar?

    14/03/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Juliana,

      eu não sou especialista em visto, olhe no site do governo, por favor. Todas as informações possíveis estão lá e qualquer dúvida é só entrar em contato com a embaixada ou consulado britânico aí no Brasil. É algum tipo de Family Visa, mas não sei como fazer daí do Brasil.
      https://www.gov.uk/browse/visas-immigration

      Fique atenta, pois no fim de Junho vai acontecer um referendo e pode ser que europeus não possam mais morar e trabalhar no UK.

      14/03/2016 Responder
  86. Marcela ceneviva Auslenter

    Olá!
    Adorei o seu post! Muito bom!
    Tenho uma dúvida. Vou me mudar para Londres no dia 4 de maio. tenho passaporte europeu italiano mas o meu namorado não. Vamos casar e ele vai se mudar comigo. Você saberia me dizer ser é melhor casarmos no Brasil e irmos pra lá?
    Ele consegue pedir o visto de cônjuge já estando em Londres comigo?
    Teríamos muito pouco tempo de casados, você acha que isso é um problema?

    14/03/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Marcela,

      eu não sou especialista em visto, olhe no site do governo, por favor. Todas as informações possíveis estão lá e qualquer dúvida é só entrar em contato com a embaixada ou consulado britânico aí no Brasil.
      https://www.gov.uk/browse/visas-immigration

      Pode ser que por vocês serem casados há pouco tempo, eles barrem… Mas não sei te informar com certeza.
      Sim, é melhor casar no Brasil. Não sei nem se você já pode chegar aqui e casar, não sei se tem um tempo mínimo nem nada. E tem que tirar o visto no Brasil, senão ele nem entra aqui.

      Meu marido veio pra cá com visto de trabalho e eu como dependente (ele foi contratado por uma agência enquanto ainda estava no Brasil), o que é completamente diferente do cônjuge de cidadão europeu. Ele ser da área de TI não faz a menor diferença no seu caso… E nós demos entrada no Family Permit aqui, sendo o processo totalmente diferente do que você vai ter que fazer no Brasil, acredito. Sobre a validade do visto, talvez seja mais difícil achar emprego com o de 6 meses sim. As empresas preferem contratar quem já tenha um visto maior para garantir.

      14/03/2016 Responder
  87. Juliana Paiva

    Boa tarde Luiza !!!

    Li o seu post todo,e gostaria de saber se vc pode me ajudar com algumas informações…Meu esposo trabalha em uma montadora de veículos aqui no Brasil, porém queremos muito ir embora para Inglaterra,gostaria de saber se tem algum site de emprego que posso procurar, ou se possui montadora em Londres ou próximo ?
    Pois pelo que entendi só iremos conseguir o visto mais fácil se conseguirmos emprego.
    Não temos filhos,somos só nós dois… já procurei na internet mas não encontro sites para emprego ai …

    obrigado e desde já agradeço

    15/03/2016 Responder
  88. Pauo cardoso

    Ola , gostaria que me desse uma informação.

    Tenho sonho de morar em Londres , sou brasileiro não tenho visto europeu,
    Tem possibilidade de eu morar em Londres só com cidadania brasileira ?

    25/03/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      A informação está no próprio post, repetida várias vezes, Paulo.
      Por favor dê uma lida e tenho certeza que vai encontrae tudo.

      25/03/2016 Responder
  89. Angelica

    Olá. Tenho cidadania portuguesa. Ouvi falar que quem tem cidadania europeia pode ir para Londres e estudar inglês de forma gratuita durante 6meses bastando se inscrever numa escola, sabe alguma coisa disso? E como funciona? Onde encontro essa informação.

    Obrigada desde já.

    10/04/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Nunca ouvi falar nisso, Angelica. Já até procurei por cursos gratuitos quando cheguei, mas nunca achei nada (e na verdade acho bem difícil que isso exista hoje em dia).

      10/04/2016 Responder
  90. Isabella

    Menor de 18 anos (17 anos), com visto europeu, pode trabalhar?!

    11/04/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Visto europeu não existe. Você diz passaporte europeu?
      Acredito que possa sim.

      12/04/2016 Responder
  91. Mateus

    Olá Luiza! Sabes me dizer se eu posso entrar no UK só com a identidade italiana? eu fiz meu processo de cidadania na Italia e eu esse mes para lá para emitir meu passaporte e tbm a identidade italiana. Porém o passaporte leva uns 15 dias e eu vou ficar só dois dias na Italia e depois irei para Inglaterra. Então não vai da tempo de pegar o passaporte só a identidade italiana.

    10/05/2016 Responder
  92. Pátricia Silva

    Olá, tudo bem?
    Poderia me ajudar, minha dúvida é o seguinte:
    Sou casada com italiano e vivo há pouco tempo na Itália.( não tenho passaporte europeu).
    Meu marido recebeu uma proposta de trabalho para Reino Unido e eu devo acompanha-lo.
    Entrei no site GOV.UK e as informações não são claras sobre visto para esposa etc…. Como sei q as leis mudam todo ano e de forma alguma desejo estar ilegal. Poderia orientar.

    Muito obrigada

    Patricia

    24/05/2016 Responder
  93. Talita Belardo

    Primeiramente gostaria de agradecer as postagens me ajudou mto a decidir algumas coisas … Pretendo morar em Canary wharfy, tem um filho de 7 anos já alfabetizado em inglês americano , teria alguma escola pública nessa região ? To meia perdida em relação escola , vi mtos tipos de escola ? O que vc me sugere ?

    27/06/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Talita,

      infelizmente não sei absolutamente nada sobre escolas aqui. Tente entrar no site da região aqui que é chamada Tower Hamlets e lá talvez vc encontre informações sobre escolas públicas.

      27/06/2016 Responder
  94. JESSICA

    Ola Luiza, estou com uma duvida tremenda!!

    Sou casada ha 1 ano e poucos meses com um Romeno, vivi na Romenia com ele tenho meu cartao provisorio de familia que expira em 5 anos, decidimos vim morar na Inglaterra, apliquei antes pelo visto de family permit mas por falta de atencao alguns documentos originais nao foram anexados aos documentos quando fiz a biometria la na Romenia em resumo eles me negaram o visto por falta de provas do casamento. Teimosos e inacreditando no que aconteceu viemos assim mesmo e no aeroporto mostrei nossa certidao de casamento romena e brasileira ( tirei no consulado) e me deram um stamp que diz : ADMITED TO UNITED KINGDOM UNDER THE IMMIGRATION ( EEA) REGULATIONS 2006 FOR 6 MONTHS.
    Estou desesperada porque a estou quase 2 meses aqui so meu marido pode trabalhar ( nao me deram emprego so com esse stamp) e preciso regularizar minha situacao, Andei lendo e percebi que uma vez aqui ja nao posso mais tirar visto parece que preciso agora de um cartao de residencia mas nao tenho certeza pois me aplico somente em alguns casos, por favor voce saberia me dizer se eh esse o formulario que preciso? RESIDENCE CARD ? OU seria outro tipo?
    Aguardo contato
    Grata
    Jessica Campelo

    07/09/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Jessica,

      não sei nada sobre vistos, infelizmente. Só sei sobre o meu caso e do meu marido, então não tenho nem como opinar sobre nada mais complicado que isso… Leia direitinho as diretrizes no site do gov.co.uk e talvez você encontre o que precisa.
      São muitos detalhes e como não sei nada sobre a vida de vocês, fica realmente impossível conseguir ajudar.
      Boa sorte.

      07/09/2016 Responder
  95. Bianca

    Olá, Luíza me chamo Bianca, atualmente em Boston Massachussets e gostaria de ir para Londres ano que vem para ter uma nova experiência, tenho grenn card e gostaria de saber se ele e valido em Londres para trabalho?

    08/09/2016 Responder
  96. Andressa

    Olá, meu esposo tem cidadania italiana e conseguirei através dele a documentação, não tiramos o passaporte italiano, conseguimos entrar na Inglaterra apenas com os outros documentos?
    Acredito que precisaremos de um suporte como local para ficar e empregos, você ajuda?

    21/09/2016 Responder
  97. Poli

    Amei o artigo! Seu Marido tem qual profissão ? Como conseguiu emprego em Londres daqui do Brasil ? O meu e engenheiro e temos passaporte europeu/ cidadania italiana. Acha possível válida diploma dele para trabalhar em Londres, daqui do Brasil? E para conseguir emprego, indicaria alguma agência ? Acha q teríamos q estar lá para conseguir?

    03/10/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Ele trabalha como programador… Espero em breve postar um video ou post contando mais detalhes sobre esse assunto (dependo da boa vontade do meu marido, hahaha).
      Não faço ideia como funciona essa área aqui e como validar diplomas.
      Sobre empregos: http://londonso.com/inglaterra/londres/como-procurar-trabalho-em-londres/

      08/10/2016 Responder
      • Ada

        Boa tarde Luiza! Poderia perguntar para seu esposo, por gentileza? Procurei a informação em vários lugares, mas não encontrei.
        Estou requerendo um visto do tipo tier 2.
        Já tenho o número de sponsor do meu empregador e o IELTS.
        Gostaria de saber se no dia da entrevista ou em algum momento eu preciso apresentar meu diploma de bacharel. Sim sim, precisa ser traduzido ou até mesmo validado?
        Tenho diploma de bacharel em Sistemas de Informação.

        26/10/2016 Responder
        • Luiza Ferrari

          Ada, nós demos entrada no visto 5 anos atrás e muita coisa mudou (fora que nós não lembramos mais dos detalhes da época). Na dúvida, é sempre melhor pecar pelo excesso e levar absolutamente tudo!
          Antigamente não precisava ser validado e como demos entrada direto na embaixada em SP, tenho quase certeza que nada precisou ser traduzido. Melho tirar as dúvidas direto no site ou entrando em contato com o órgão responsável.

          07/11/2016 Responder
  98. Isadora

    Olá! Meu marido está em processo de reconhecimento da cidadania italiana, falta um mês para audiência dele, depois disso estimamos que até agosto ele tenha a transcrição da cidadania finalizada, e ele gostaria de ir para Edimburgo no início de agosto para aproveitar o verão para conseguir emprego.
    A nossa dúvida é se ele conseguiria tirar o National Insurance Number somente com a certidão de nascimento italiana, uma vez que o registro do AIRE e a emissão da identidade e passaporte podem demorar mais do que ele gostaria de esperar para começar a trabalhar. Vo

    25/04/2017 Responder
    • Luiza Ferrari

      Isadora,

      não sei te informar. O processo para tirar o National Insurance Number mudou desde que nós fizemos em 2012 e quando fiz o meu, ainda nem tinha cidadania italiana =/

      26/04/2017 Responder
  99. Fabiano

    Oi tudo bem? Mudou alguma coisa para quem está chegando na Inglaterra dopo Brexit? Infelizmente não falo inglês. Consigo arrumar emprego. Foi uma luta, mas consegui tirar minha cidadania Italiana, pena que demorou um pouco, mas mesmo assim tenho desejo de pelo menos viver um tempo em na terra da Rainha.

    17/05/2017 Responder
    • Luiza Ferrari

      Por enquanto não, Fabiano.
      ACHO que as coisas só vão começar a mudar em 2019.

      17/05/2017 Responder

LEAVE A COMMENT