A primeira coisa a se ter em mente é que as empresas NÃO contratam imigrantes ilegais, ou seja, se você não tem um passaporte europeu, visto de trabalho/acompanhante ou visto de cônjuge de europeu, é quase impossível que você consiga um trabalho em Londres. As empresas não contratam, pois por ser proibido e altamente fiscalizado, elas podem tomar multas absurdas se descobrirem ilegais trabalhando pra elas.
Além disso, antes de começar a procurar emprego você tem que ter um “National Insurance Number” – NIN. Para saber direitinho como fazer, basta entrar neste link.
Leia + Trabalho e custo de vida em Londres
Leia + Dicas para alugar apartamento em Londres
Leia + Como eu vim morar em Londres
Se você vem com tudo certinho e topa fazer qualquer coisa, pode ficar até mais fácil. A cada vez mais, estão pedindo mais qualificação pra fazer qualquer coisa que seja. Até para lavar prato em restaurante (“kitchen porter“) você tem que ter um inglês razoável. Se seu inglês é muito fraco, talvez o máximo que você consiga é emprego como “cleaner” ou faxineiro. Para esses dois tipos de trabalho ou para trabalhar como garçom (“waiter” ou “waitress“), a melhor dica possível é: vá aos lugares que você conhece e que de preferência fiquem perto da sua residência, leve um currículo (que aqui é chamado de CV) e fale com o gerente. Mesmo que não exista nenhuma placa na porta oferecendo trabalho, é bom fazer isso e se colocar disponível. O salário varia, mas normalmente começa em cerca de £6,50/hora.
Para procurar empregos mais específicos, eu indico os seguintes sites:
Para que quer procurar empregos que exijam outras línguas, essas empresas são especializadas nisso:
Outra coisa que eu costumo fazer é entrar direto nos sites das empresas onde eu gostaria de trabalhar, procurar pela parte de “Jobs” ou “Careers” e enviar meu CV por lá. Vocês podem até achar gente por aí indicando um site chamado “Gumtree”, mas eu não indico e não confio muito. Vários são os casos de fraude nesse site, então prefiro ficar longe!
Faça um CV estilo europeu (é só procurar por um exemplo no Google), em inglês e mande para todos os lugares que te interessam. Quando possível, vá diretamente até a empresa ou ligue para mostrar que tem mesmo interesse na vaga – sem ser chato, hein? Procurar um trabalho em Londres (e achar) é tarefa difícil, tem muita competição, mas dá pra ser feito. Basta ter inglês, alguma qualificação e/ou experiência na área e correr muito atrás. 🙂
OUTROS POSTS SOBRE A VIDA EM LONDRES:
– Dicas para alugar apartamento em Londres
– Trabalho e custo de vida em Londres
Ótimo post. Obrigada pelas dicas. 🙂
24/08/2015Espero que ajude 😉
24/08/2015Seu blog é sensacional Luiza! Parabéns e muito sucesso nessa terra querida.
05/09/2015Abraços
Muito obrigada, Juliana! 🙂
05/09/2015Abração
Luiza, qual o conselho para quem quer buscar uma oportunidade trabalho do Brasil para Londres? Qual a historia do seu marido? Gostaria de entender um pouco como foi o processo de contratação dele. Obrigada.
12/10/2015Em breve nós vamos colocar um post e/ou video aqui com todos os detalhes. Muita gente pergunta e fica difícil responder um por um.
13/10/2015Se não quiser perder, é só colocar seu email ali do lado e assinar o blog e seguir o facebook. 🙂
Por enquanto tem alguns detalhes pelo blog nesses dois links:
https://londonso.com/como-eu-vim-morar-em-londres/
Oi, vim para UK com o visto tier 2 general da empresa que trabalho. Agora a empresa está passando por uma mega reestruturação e comecei a procurar emprego, encontrei centenas de oportunidades, mas ele sempre dizem que não pode ir para frente por causa do visto. Dizem que apesar de ser possível, as empresas não gostam muito de contratar imigrantes com visto por ser algo que pode trazer problemas legais. Você consegue alguém que conseguiu com esse visto trocar de emprego? Se sim, o quanto demorou?
obrigado
27/10/2015O André (meu marido) trocou de emprego enquanto tinha esse visto. A nova empresa se dispôs a dar entrada e fazer todo o processo e ele só pagou as taxas, mas é realmente bem difícil achar empresas dispostas a passar por todo esse processo chato e trabalhoso. Toda vez que vc quer trocar de emprego, tem que dar entrada em tudo de novo e tirar um novo visto, não dá pra usar o mesmo pq ele é atrelado à empresa que vc tem como “sponsor”.
27/10/2015Demorou cerca de 2 meses até o visto dele sair, mas não sei como está sendo agora (provavelmente tem demorado mais). Depende também se a empresa tem os certificados necessários ou não (se não tiver demora muito mais).
Gostaria de saber a carga horária de um faxineiro em Londres…pois ele me disse que recebe 6,5 euros por hora…mas está mandando de pensão para o filho no Brasil menos de 100/euros..to revoltada..m
23/11/2015e ajudem..aqui no Brasil não tá facil
Paula,
depende muito, não tem como saber.
23/11/2015O horário integral aqui é normalmente de 37,5h por semana, mas para faxineiros que normalmente não são empregados fixos, isso varia. Depende do número de turnos que se pega.
E em Londres se recebe em LIBRAS e não em EUROS (o que faz uma bela diferença em Reais).
Oi, então minha dúvida é de muita gente e eu tenho pouco conhecimento em o que fazer. Eu sou brasileira tenho 22 anos e penso em fazer um curso de inglês em Londres é possível trabalhar durante o curso? E também após o término do curso se eu continuar trabalhando eu consigo o visto de moradia ? Sou meio leiga no assunto,as tenho muito interesse.
02/01/2016Não é possível trabalhar com visto de estudante, Leticia. Nem durante o curso e nem depois, já que vc deve deixar a cidade assim que o curso acaba (e consequentemente a validade do visto expira).
06/01/2016Visto de residente é só para quem morou aqui por no mínimo 5 anos e de forma legal.
Luiza, bom dia!!
Saberia me dizer como faço para validar o diploma Brasileiro em Londres?
Desde jà agradeço!
01/05/2016Vixi… Não sei, Arlene.
02/05/2016Mas acho (ACHO) que só profissionais da área da saúde precisam fazer isso.
Ola gostava de um trabalho em londres, como posso saber msis detalhes, para fazer qualquer coisa.
07/11/2016Marco,
indiquei alguns sites neste post. Para trabalhos como garçom, cleaner ou coisas do tipo, somente indo pessoalmente aos lugares mesmo.
08/11/2016