Como procurar trabalho em Londres
Londres

Como procurar trabalho em Londres

Achar trabalho em Londres pode não ser fácil. Na verdade de fácil não tem é nada! Essas dicas vão para quem já está na cidade e quer encontrar um emprego – daqui a pouco eu faço um post para quem quer tentar achar trabalho em Londres estando no Brasil. Assine o blog pra receber os posts em primeira mão e não arriscar perder nossas dicas. 😉

A primeira coisa a se ter em mente é que as empresas NÃO contratam imigrantes ilegais, ou seja, se você não tem um passaporte europeu, visto de trabalho/acompanhante ou visto de cônjuge de europeu, é quase impossível que você consiga um trabalho em Londres. As empresas não contratam, pois por ser proibido e altamente fiscalizado, elas podem tomar multas absurdas se descobrirem ilegais trabalhando pra elas.

Além disso, antes de começar a procurar emprego você tem que ter um “National Insurance Number” – NIN. Para saber direitinho como fazer, basta entrar neste link.

 

Leia + Trabalho e custo de vida em Londres
Leia + Dicas para alugar apartamento em Londres

Leia + Como eu vim morar em Londres

 

Se você vem com tudo certinho e topa fazer qualquer coisa, pode ficar até mais fácil. A cada vez mais, estão pedindo mais qualificação pra fazer qualquer coisa que seja. Até para lavar prato em restaurante (“kitchen porter“) você tem que ter um inglês razoável. Se seu inglês é muito fraco, talvez o máximo que você consiga é emprego como “cleaner” ou faxineiro. Para esses dois tipos de trabalho ou para trabalhar como garçom (“waiter” ou “waitress“), a melhor dica possível é: vá aos lugares que você conhece e que de preferência fiquem perto da sua residência, leve um currículo (que aqui é chamado de CV) e fale com o gerente. Mesmo que não exista nenhuma placa na porta oferecendo trabalho, é bom fazer isso e se colocar disponível. O salário varia, mas normalmente começa em cerca de £6,50/hora.

 

Para procurar empregos mais específicos, eu indico os seguintes sites:

Reed.co.uk

Indeed.co.uk

Adzuna.co.uk

Jobsite.co.uk

 

Para que quer procurar empregos que exijam outras línguas, essas empresas são especializadas nisso:

Language Matters

MultiLingual Vacancies

Top Language Jobs

 

Outra coisa que eu costumo fazer é entrar direto nos sites das empresas onde eu gostaria de trabalhar, procurar pela parte de “Jobs” ou “Careers” e enviar meu CV por lá. Vocês podem até achar gente por aí indicando um site chamado “Gumtree”, mas eu não indico e não confio muito. Vários são os casos de fraude nesse site, então prefiro ficar longe!

Faça um CV estilo europeu (é só procurar por um exemplo no Google), em inglês e mande para todos os lugares que te interessam. Quando possível, vá diretamente até a empresa ou ligue para mostrar que tem mesmo interesse na vaga – sem ser chato, hein? Procurar um trabalho em Londres (e achar) é tarefa difícil, tem muita competição, mas dá pra ser feito. Basta ter inglês, alguma qualificação e/ou experiência na área e correr muito atrás. 🙂

 

OUTROS POSTS SOBRE A VIDA EM LONDRES:

Dicas para alugar apartamento em Londres

Trabalho e custo de vida em Londres

Como eu vim morar em Londres

Imigração em Londres

Entendendo o Metrô em Londres

Veja também

Trabalho e Custo de Vida em Londres

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

17 Comments

  1. Syria

    Ótimo post. Obrigada pelas dicas. 🙂

    24/08/2015 Responder
  2. Juliana

    Seu blog é sensacional Luiza! Parabéns e muito sucesso nessa terra querida.
    Abraços

    05/09/2015 Responder
  3. Ana

    Luiza, qual o conselho para quem quer buscar uma oportunidade trabalho do Brasil para Londres? Qual a historia do seu marido? Gostaria de entender um pouco como foi o processo de contratação dele. Obrigada.

    12/10/2015 Responder
  4. Ronaldo

    Oi, vim para UK com o visto tier 2 general da empresa que trabalho. Agora a empresa está passando por uma mega reestruturação e comecei a procurar emprego, encontrei centenas de oportunidades, mas ele sempre dizem que não pode ir para frente por causa do visto. Dizem que apesar de ser possível, as empresas não gostam muito de contratar imigrantes com visto por ser algo que pode trazer problemas legais. Você consegue alguém que conseguiu com esse visto trocar de emprego? Se sim, o quanto demorou?

    obrigado

    27/10/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      O André (meu marido) trocou de emprego enquanto tinha esse visto. A nova empresa se dispôs a dar entrada e fazer todo o processo e ele só pagou as taxas, mas é realmente bem difícil achar empresas dispostas a passar por todo esse processo chato e trabalhoso. Toda vez que vc quer trocar de emprego, tem que dar entrada em tudo de novo e tirar um novo visto, não dá pra usar o mesmo pq ele é atrelado à empresa que vc tem como “sponsor”.
      Demorou cerca de 2 meses até o visto dele sair, mas não sei como está sendo agora (provavelmente tem demorado mais). Depende também se a empresa tem os certificados necessários ou não (se não tiver demora muito mais).

      27/10/2015 Responder
  5. Paula

    Gostaria de saber a carga horária de um faxineiro em Londres…pois ele me disse que recebe 6,5 euros por hora…mas está mandando de pensão para o filho no Brasil menos de 100/euros..to revoltada..m
    e ajudem..aqui no Brasil não tá facil

    23/11/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Paula,

      depende muito, não tem como saber.
      O horário integral aqui é normalmente de 37,5h por semana, mas para faxineiros que normalmente não são empregados fixos, isso varia. Depende do número de turnos que se pega.
      E em Londres se recebe em LIBRAS e não em EUROS (o que faz uma bela diferença em Reais).

      23/11/2015 Responder
  6. Letícia

    Oi, então minha dúvida é de muita gente e eu tenho pouco conhecimento em o que fazer. Eu sou brasileira tenho 22 anos e penso em fazer um curso de inglês em Londres é possível trabalhar durante o curso? E também após o término do curso se eu continuar trabalhando eu consigo o visto de moradia ? Sou meio leiga no assunto,as tenho muito interesse.

    02/01/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Não é possível trabalhar com visto de estudante, Leticia. Nem durante o curso e nem depois, já que vc deve deixar a cidade assim que o curso acaba (e consequentemente a validade do visto expira).
      Visto de residente é só para quem morou aqui por no mínimo 5 anos e de forma legal.

      06/01/2016 Responder
  7. Arlene Souza

    Luiza, bom dia!!

    Saberia me dizer como faço para validar o diploma Brasileiro em Londres?

    Desde jà agradeço!

    01/05/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Vixi… Não sei, Arlene.
      Mas acho (ACHO) que só profissionais da área da saúde precisam fazer isso.

      02/05/2016 Responder
  8. Marco

    Ola gostava de um trabalho em londres, como posso saber msis detalhes, para fazer qualquer coisa.

    07/11/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Marco,

      indiquei alguns sites neste post. Para trabalhos como garçom, cleaner ou coisas do tipo, somente indo pessoalmente aos lugares mesmo.

      08/11/2016 Responder

LEAVE A COMMENT