Conheça o Gherkin (30 St Mary Axe)
Londres

Conheça o Gherkin (30 St Mary Axe)

gherkin

 

Contei pra vocês sobre o Royal Courts of Justice no último post, o prédio que eu escolhi para visitar no primeiro dia do Open House e agora é a vez do meu amado Gherkin (ou como eu chamo carinhosamente, “Pepinão”), que na verdade se chama 30 St Mary Axe. Como eu falei, tentei ir no Sábado e não consegui, então sobrou para o Domingo e madrugar foi necessário para que eu não perdesse a chance mais uma vez. As portas seriam abertas às 09:00h  e nós chegamos lá um pouco antes das 08:00h. Nessa hora, a fila já estava grande, mas ainda conseguimos ficar na rua da entrada do Gherkin mesmo (sem dar nenhuma volta no quarteirão). Em poucos minutos a fila já estava do oooutro lado, quase dando a volta no quarteirão que é bem grandinho… Era gente até perder de vista, mas a nossa visita já estava garantida!

 

Quase chegando a nossa vez de entrar no Gherkin :D
Quase chegando a nossa vez de entrar no Gherkin 😀

 

Antes de dar o horário de abertura nós já ouvimos um pessoal da organização falando que o povo do fim da fila já não iria conseguir entrar. Quando eu falo que deu a volta no quarteirão, é uma volta completa quase encontrando o início da fila! Então entra aqui o que eu falei no post anterior: se você quiser visitar algum dos prédios mais concorridos, você vai ter que se programar e madrugar na fila – só por favor não tente furá-la como um japonês tentou com a gente.

 

Shard e o Walkie-Talkie (o derretedor de carros, haha).
Shard e o Walkie-Talkie (o derretedor de carros, haha) vistos lá do alto do Gherkin.

 

Vale ressaltar que este NÃO é um prédio aberto ao público normalmente, por ser inteiramente comercial – tirando o bar/restaurante Searcys que fica no topo e é exclusivíssimo a membros e eventos privados. A única oportunidade de visitar o Gherkin é realmente no final de semana do Open House, e por isso, a disputa por um lugar é grande! Vale contar que esta é a sétima maior estrutura de Londres e a segunda maior do distrito de City of London.

 

No cantinho da esquerda está a Tower of London, seguida da Tower Bridge e no cantinho direito, o City Hall.
No cantinho da esquerda está a Tower of London, seguida da Tower Bridge e no cantinho direito, o City Hall.

 

E vale dizer também que o nome oficial dele é 30 St Mary Axe, mas que os londrinos o apelidaram carinhosamente de Gherkin por causa do seu formato. Nós entramos no prédio mais ou menos às 10:40h e depois de uns 5 minutos nós já estávamos lá no topo! Por ser prédio comercial, a única parte aberta a visitação é realmente a cobertura. Eu mal pude acreditar, já que sou louca por ele desde que cheguei aqui! Sempre falei que um dia eu ia entrar lá e ainda tenho a vontade de conseguir um emprego neste prédio! :p

 

A St. Paul's Cathedral e um pedacinho do Tâmisa.
A St. Paul’s Cathedral e um pedacinho do Tâmisa.

 

Lá em cima fica o bar/restaurante Searcys, como eu falei antes, e a vista 360 graus que se tem da cidade é linda demais (mesmo estando mega nublado, como foi o nosso caso)! Dá pra ver o Shard, a Tower Bridge, Tower of London, o City Hall, a St Paul’s Cathedral, Canary Wharf e até conseguimos achar mais ou menos a nossa casa de lá. Lindo, lindo, lindo por fora, por dentro e a vista!

 

Eu feliz da vida lá no topo do Gherkin, meu amado!
Eu feliz da vida lá no topo do Gherkin, meu amado!

 

Uma pena que a visita durava apenas 20 minutos, mas valeu muito a pena ter acordado às 06:30h da manhã de um Domingo só pra realizar quase que um sonho. Então se você estiver aqui em Setembro do ano que vem, programe-se pra conhecer algo que quase ninguém conhece e ainda voltar pra casa metido por ter tido essa “exclusividade”. 😉

 

Clarabóia no topo do prédio.
Clarabóia no topo do prédio.

Veja também

Exposição do Harry Potter em Londres: ‘A History of Magic’

Mega telão de Londres vai saber informações de pedestres e até como estão se sentindo

bar tematico do harry potter em londres

Bar temático do Harry Potter em Londres (tempo limitado)

London Bridge x Tower Bridge: afinal, qual é qual?

Uber é banido: veja 4 outros aplicativos de taxi em Londres

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

02 Comments

  1. Rafael, Tchê in London

    Bem tri Luísa! Certo que vou fazer isso na época da Open House. O edifício é muito inônico!
    Valeu!

    03/01/2014 Responder

LEAVE A COMMENT