Contei pra vocês sobre o Royal Courts of Justice no último post, o prédio que eu escolhi para visitar no primeiro dia do Open House e agora é a vez do meu amado Gherkin (ou como eu chamo carinhosamente, “Pepinão”), que na verdade se chama 30 St Mary Axe. Como eu falei, tentei ir no Sábado e não consegui, então sobrou para o Domingo e madrugar foi necessário para que eu não perdesse a chance mais uma vez. As portas seriam abertas às 09:00h e nós chegamos lá um pouco antes das 08:00h. Nessa hora, a fila já estava grande, mas ainda conseguimos ficar na rua da entrada do Gherkin mesmo (sem dar nenhuma volta no quarteirão). Em poucos minutos a fila já estava do oooutro lado, quase dando a volta no quarteirão que é bem grandinho… Era gente até perder de vista, mas a nossa visita já estava garantida!

Antes de dar o horário de abertura nós já ouvimos um pessoal da organização falando que o povo do fim da fila já não iria conseguir entrar. Quando eu falo que deu a volta no quarteirão, é uma volta completa quase encontrando o início da fila! Então entra aqui o que eu falei no post anterior: se você quiser visitar algum dos prédios mais concorridos, você vai ter que se programar e madrugar na fila – só por favor não tente furá-la como um japonês tentou com a gente.

Vale ressaltar que este NÃO é um prédio aberto ao público normalmente, por ser inteiramente comercial – tirando o bar/restaurante Searcys que fica no topo e é exclusivíssimo a membros e eventos privados. A única oportunidade de visitar o Gherkin é realmente no final de semana do Open House, e por isso, a disputa por um lugar é grande! Vale contar que esta é a sétima maior estrutura de Londres e a segunda maior do distrito de City of London.

E vale dizer também que o nome oficial dele é 30 St Mary Axe, mas que os londrinos o apelidaram carinhosamente de Gherkin por causa do seu formato. Nós entramos no prédio mais ou menos às 10:40h e depois de uns 5 minutos nós já estávamos lá no topo! Por ser prédio comercial, a única parte aberta a visitação é realmente a cobertura. Eu mal pude acreditar, já que sou louca por ele desde que cheguei aqui! Sempre falei que um dia eu ia entrar lá e ainda tenho a vontade de conseguir um emprego neste prédio! :p

Lá em cima fica o bar/restaurante Searcys, como eu falei antes, e a vista 360 graus que se tem da cidade é linda demais (mesmo estando mega nublado, como foi o nosso caso)! Dá pra ver o Shard, a Tower Bridge, Tower of London, o City Hall, a St Paul’s Cathedral, Canary Wharf e até conseguimos achar mais ou menos a nossa casa de lá. Lindo, lindo, lindo por fora, por dentro e a vista!

Uma pena que a visita durava apenas 20 minutos, mas valeu muito a pena ter acordado às 06:30h da manhã de um Domingo só pra realizar quase que um sonho. Então se você estiver aqui em Setembro do ano que vem, programe-se pra conhecer algo que quase ninguém conhece e ainda voltar pra casa metido por ter tido essa “exclusividade”. 😉

Bem tri Luísa! Certo que vou fazer isso na época da Open House. O edifício é muito inônico!
03/01/2014Valeu!