As famosas estátuas de Bratislava e suas lendas
Eslováquia

As famosas estátuas de Bratislava e suas lendas

Algumas das atrações mais famosas e fotografadas de Bratislava são suas esculturas localizadas em grande parte pelo Centro Histórico da cidade (em especial, na Praça Principal). Elas são curiosas, engraçadinhas e bem divertidas para tirar fotos criativas. Quem resiste a uma estátua legal?

 

As famosas estátuas de Bratislava:

 

Cumil (Observador)

 

estátuas de Bratislava

 

A tradução literal para Cumil, é “Observador”. Existem duas explicações para ela, mas ninguém sabe ao certo qual é a verdadeira – ou se alguma delas é verdade: a primeira é que ele representa o típico trabalhador comunista, que não se importava em fazer seu trabalho da forma que deveria, já que o governo garantia seu emprego. A segunda é que ele está ali parado apenas observando as belas pernas das mulheres que passam por ali.

Desde 1997, quando ela foi colocada no chão, se tornou um dos símbolos de Centro Histórico de Bratislava. Existe até uma lenda que diz que quem passar a mão na cabeça do trabalhador, garante a realização de um desejo… Isso desde que o guarde em segredo para sempre!

Esta é a mais famosa das estátuas de Bratislava e fica na junção entre as ruas Laurinská e Panská.

 

Paparazzi

 

estátuas de Bratislava
Paparazzi dentro do Restaurante UFO.

 

Esta estátua é de um homem que parece estar prestes a fotografar as pessoas ao seu redor. Ele costumava ficar na esquina entre as ruas Radničná e Laurinská, onde um restaurante chamado Paparazzi costumava funcionar. Quando o estabelecimento fechou, seus donos levaram a estátua com eles. Atualmente, a cidade está negociando para pegar a estátua de volta, por ser um ponto turístico famoso de Bratislava.

Atualmente, o Paparazzi consegue ser encontrado no restaurante UFO (que eu comentei mais AQUI).

 

+ Veja uma lista com os melhores hotéis em Bratislava

 

 

Homem nu

 

estátuas de Bratislava

 

Esta estátua não tem nome, mas basta você andar até a rua Panská e procurar pela ótica chamada Fokus (prédio número 29). Chegando lá, procure por um buraco e você vai encontrar um homem nu escondido nele. Diz a lenda que este homem está lá como forma de ridicularizar o antigo dono do prédio, que costumava espionar as pessoas que passaram por ali através de uma janela.

 

Schone Naci

 

estátuas de Bratislava
Schone Naci

 

Esta é a única estátua feita de prata (quando todas as outras são de bronze) e a única de uma pessoa que existiu de verdade. Seu nome era Ignac Lamar e ele morava em Pressburg (antigo nome de Bratislava) no fim do século 19.

De acordo com uma lenda, este homem estava apaixonado por uma mulher que não o amava de volta. Isso o deixou tão desapontado, que ele enlouqueceu e começou a oferecer flores para mulheres estranhas na rua. Ele sempre usava um chapéu, que inclusive pode ser visto na estátua. É a mais fofa de todas, que faz a gente se sentir bem vindo no lugar.

Ele cumprimenta as pessoas na Rua Sedlárska.

 

O Soldado de Napoleão

 

estátuas de Bratislava

 

Este soldado fica na Praça Principal (Main Square), perto da Prefeitura (Old Town Hall), em um banco onde as pessoas podem inclusive sentar e tirar ótimas fotos com ele.

Napoleão e seu exército estavam em Bratislava em 1805. Este soldado estava, supostamente, passando pela cidade quando se apaixonou por uma garota local, ficando lá e se tornando produtor de espumante. Seu nome era Hubert – que também é o nome do vinho espumante mais famoso da Eslováquia.

 

+ Leia mais: Vale a pena passar apenas algumas horas em Bratislava?

 

Estátua sem nome

 

estátuas de Bratislava
Amigo do Soldado de Napoleão.

 

Bem em frente ao Soldado de Napoleão, está seu “amigo”, parado ao lado de uma árvore alta fina, na frente de uma loja de souvenir. Ela também não tem nome.

 

Sr. Hviezdoslav e Sr. Hans Christian Andersen

 

estátuas de Bratislava

 

Na Praça Hviezdoslav’s fica a estátua do poeta mais importante da história da Eslováquia, o Senhor Hviezdoslav (por isso a praça tem esse nome). Alguns metros atrás dele, você encontra a estátua do Senhor Hans Christian Andersen.

 

Duas garotas

 

estátuas de Bratislava

 

Uma estátua bem legal é a de duas garotas, uma sentada em cima de uma caixa de correio e outra apoiada nela. A caixa de correio é de verdade e pode ser utilizada também.

 

Eurovea Shopping Center

Existem mais duas estátuas bem bacanas no Shopping Eurovea, estas abaixo:

 

 

Boa sorte na caça às estátuas de Bratislava! 😉

*Fotos cedidas pelo órgão de turismo de Bratislava welcometobratislava.eu

Veja também

Vale a pena passar apenas algumas horas em Bratislava?

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

LEAVE A COMMENT