Fim de Ano em Londres
Londres

Fim de Ano em Londres

PARA LER SOBRE O NATAL EM LONDRES, CLIQUE AQUI
PARA LER SOBRE O ANO NOVO EM LONDRES (E UM GUIA COMPLETO), CLIQUE AQUI

Mais uma vez abandonei o blog, né? Mas eu explico!
Fiquei no Brasil por pouco mais de um mês, grudada na minha querida família e nos nossos gatinhos que tanto me fazem falta aqui. Aproveitei bastante, mas agora estou de volta sentindo uma falta danada da barulhada pela casa e da companhia de todos eles. Os primeiros dias foram de pura correria, já que nós nos mudamos para outro apartamento um dia depois da minha chegada. Ainda estou sem internet direito em casa, mas quero dar algumas dicas do Natal na cidade. Não vi muita coisa ainda, mas no próximo fim de semana vou a todos os lugares que ainda não consegui ir.

 

Fim de ano

 

Londres está toda iluminada e enfeitada à espera do Natal. Na região das ruas “de moda”, é possível ver lojas como a Selfridges com sua fachada totalmente enfeitada e várias pessoas parando pra tirar fotos. Além das lojas de departamentos, as ruas contam com várias luzes penduradas e muita, mas muita gente o dia inteiro passa por lá pra dar uma olhada. Até onde eu sei, vale a pena passar não só pela Oxford Street e a Bond Street, mas também na Regent Street e Carnaby Street, esta última com uma decoração de Natal Rock ‘n’ Roll inspirada nos anos 50 e nos Rolling Stones!

 

Regent Street.
Regent Street.

 

A tradicional Trafalgar Square também não poderia ficar de fora e como já é de costume, recebeu sua mega árvore de Natal vinda diretamente da Noruega como um presente. Um mercado de Natal vindo de Colônia, na Alemanha, ocupa as margens do rio Tâmisa em Southbank e no Hyde Park, um imenso parque/mercado chamado Winter Wonderland foi montado com diversos brinquedos, barraquinhas e outras atrações. Esse é tão grande, que consegui ver lá do alto quando o avião estava chegando a Londres!

 

Winter Wonderland.
Winter Wonderland.

 

Mas o que realmente chama a atenção dos moradores e turistas, são os ringues de patinação espalhados por toda a cidade. Praticamente todos vivem lotados, todo mundo espera ansiosamente a época e como se já não bastasse, eles são montados em pontos estratégicos da cidade. As mais concorridas (além daquelas montadas em Shoppings), são as do Winter Wonderland (até 04/01), London Eye (até 06/01), Tower of London (até 06/01), Somerset House (até 23/01) e Museu de História Natural (até 06/01). Ano passado eu cheguei pouco depois do Natal e só consegui ver as duas últimas, mas digo que impressiona. São lindas demais e eu acho uma delícia chegar em um lugar que além de bonito, tem um monte de gente alegre por perto. Clicando aqui, você consegue mais informações sobre todas as pistas de patinação no gelo em Londres.

 

Pista de patinação em frente à London Eye.
Pista de patinação em frente à London Eye.

 

Pra quem vem visitar Londres nessa época esperando neve, a notícia triste é que isso é muito difícil de acontecer. Dezembro mal começou, ainda nem entramos no inverno e já está um gelo, mas infelizmente neve não parece ser uma coisa que aparece com frequência por aqui. Venham com muita roupa de frio e sejam adeptos das “camadas”. Eu nunca saio com menos de 3 blusas de frio e 2 calças, por exemplo, e por isso raramente passo frio na rua. Estejam preparados para encarar uma “cidade fantasma” no dia 25 de Dezembro, já que nada abre e nenhum meio de transporte funciona, obrigando todo mundo a ficar quietinho dentro de casa ou hotel. Já no dia 26 começa o Boxing Day, a maior liquidação do ano. Praticamente todas as lojas oferecem descontos excelentes até o meio de Janeiro, mas no primeiro dia as ruas costumam virar um pesadelo. Todo mundo resolve ir tentar conseguir uma barganha e as lojas ficam insuportavelmente cheias (segundo relatos). Se você puder esperar alguns dias, acredito que vá conseguir comprar com mais calma.

 

 

Fogos

 

Esse ano será meu segundo Reveillon aqui e eu espero que seja melhor do que ano passado. Nós resolvemos sair pra tentar ver os fogos na London Eye às 19h e no meio do caminho, o ônibus parou, todo mundo teve que descer e ninguém mais passava para nenhum lugar nem próximo ao Tâmisa. Voltamos pra casa decepcionados, eu cozinhei e nós vimos os fogos pela TV, um jeito não muito legal de se começar o ano, né. Então a dica pra quem pretende ir assistir ao espetáculo de fogos é: chegue até no máximo 16h. Já li em muitos lugares que às 15h já começam a fechar os acessos (tudo é fechado assim que o número de pessoas atinge o limite de segurança). E esteja preparado para tomar chuva, passar frio e ficar de pé por horas e horas. Como eu sou brasileira e não desisto nunca, consegui um jeitinho de ver os fogos sem ter que passar por nada disso. UFA! Esta é a melhor opção da virada na cidade (os fogos são realmente lindos), mas você ainda pode tentar conseguir algum ingresso para festas em pubs. Infelizmente, todos os ingressos de cruzeiros pelo rio já esgotaram e restam apenas poucas opções de restaurantes/pubs por aí.

O Natal mesmo nós não vamos passar em Londres, escolhemos dois lugares que parecem ser super tradicionais e que na época da escolha, nós achamos que talvez fosse possível passar um “White Christmas”. Por ser aniversário de 30 anos do maridão no dia 25 (além de ser o  primeiro Natal que eu passo longe da minha família, e talvez seja bem difícil), queríamos fazer algo mais especial e vamos contar também com a companhia da família dele! Aguardem então nos próximos posts dicas de Colônia (Alemanha) e Praga (República Tcheca), os dois lugares escolhidos. Se aqui já está frio, fico com medo de pensar como vai estar nesses dois países… Espero que neve! 😉

Veja também

Os melhores mercados de Natal na Europa

Natal e Reveillon em Moscou

Os 7 melhores países para passar o Natal na Europa

Natal em Londres

Patinação no Gelo em Londres – Temporada 2014/2015

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

07 Comments

  1. Letícia Prates

    Londres já é linda naturalmente, mas parece que nessa época fica mais bonita ainda!!! Gostaria de ter a chance de ver pessoalmente….quem sabe ano que vem….
    Quando for passear pela cidade, aproveite para tirar muitas fotos e postar pra gente!!!!

    12/12/2012 Responder

LEAVE A COMMENT