Gaudí em Barcelona: um roteiro por suas obras
Espanha

Gaudí em Barcelona: um roteiro por suas obras

Não se pode falar em Barcelona sem falar em Gaudí. Barcelona tem a cara de Gaudí e quando se fala na cidade, a maioria das coisas que nos vem à cabeça são obras deste arquiteto fabuloso, que usou cores, formas e técnicas de construção inovadoras e modernas para fazer de Barcelona a cidade única que é.

Nascido em Reus, povoado próximo a Barcelona, Antoni Gaudí (1852-1926) fez a maior parte de sua obras na capital catalã e ficou conhecido mundialmente principalmente por uma que dura até hoje: a incrível Sagrada Família. É impossível visitar a cidade e não se impressionar com tantas construções diferentes de tudo o que existe por aí. Gaudí é o único arquiteto em todo o mundo com sete edifícios declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO: Parc Güell, Casa Milà, Palau Güell, Cripta da Colónia Güell, Sagrada Família, Casa Vicens e Casa Batlló.

As edificações arquitetadas por Gaudí se tornaram cartões-postais de Barcelona e seus principais pontos turísticos. A seguir, um roteiro por suas obras, para quem quer conhecer e se impressionar com Gaudí em Barcelona.

 

Gaudí em Barcelona: as obras mais famosas

 

Palau Güell

 

Uma das primeiras a ser construída por Gaudí em Barcelona, o palácio serviu de residência para Eusebi Güell (o mesmo que encomendou o Par Güell). Foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

Igreja Sagrada Família de Gaudí em Barcelona (1882-inacabada)

gaudí em barcelona: sagrada familia

 

Cartão-postal de Barcelona, uma das Igrejas mais bonitas e diferentes do mundo, atração mais visitada da cidade e por isso, a primeira dica do roteiro Gaudí em Barcelona. A Sagrada Família, considerada obra-prima de Gaudí, teve sua construção iniciada em 1882, porém, em 1926, o artista faleceu e não chegou a ver sua obra terminada. A Igreja, que segue inacabada, tem previsão de conclusão para 2026, mas hoje em dia chama a atenção exatamente pelos andaimes que a cercam.

Quando ele faleceu, apenas a parte frontal da igreja estava concluída. Como Gaudí utilizava apenas maquetes e planos gerais e ia improvisando à medida que avançava nos projetos, não havia nenhum plano detalhado de continuidade para a obra. Com a chegada da Guerra Civil Espanhola, seus escassos croquis foram destruídos e a construção ficou parada, sendo retomada apenas em 1944.

 

gaudí em barcelona: sagrada familia

 

Talvez a dica mais valiosa que eu possa te dar: compre o ingresso antecipadamente pela internet! A fila para entrar na Sagrada Família chega a dar voltas no quarteirão e isso pode te fazer perder muito tempo à toa. Clique AQUI para comprar seus ingresso.

 

Parc Güell de Gaudí em Barcelona

gaudí em barcelona: parc guell

 

O Parc Güell em Barcelona proporciona aos milhões de turistas que o visitam todos os anos, uma das vistas mais bonitas da cidade e uma experiência totalmente diferente do que se espera de um “parque”. Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1984, o Parc Güell te leva para um lugar mágico, com muita natureza e também muitas cores, formas e mosaicos, bem característicos do trabalho de Gaudí.

O Parc Güell foi construído em 1900 como um parque particular e se tornou público em 1922. Antigamente o acesso ao parque era gratuito, mas desde 2014 é necessário pagar ingresso para visitar o espaço (cerca de €7 se comprado antecipadamente pela internet). No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.

 

Casa Batlló de Gaudí em Barcelona

gaudí em barcelona: casa batllo

 

Outra obra de muito sucesso de Gaudí em Barcelona é a Casa Batlló, um edifício no Paseo de Gràcia, uma das áreas mais movimentadas e cheias de atrações da cidade. Construída entre 1875 e 1877, a Casa Batlló foi encomendada por José Batlló Casanovas como uma reforma de sua propriedade. Ele jamais imaginaria que sua então casa, se tornaria uma das obras mais famosas de Barcelona, que chama a atenção por fora e surpreende por dentro.

Os moradores de Barcelona apelidaram o edifício de ”A Casa dos Ossos” por causa da semelhança das varandas com um crânio. Mais uma vez, recomendo comprar ingresso antecipadamente para evitar filas – que também são bem grandes normalmente.

 

Veja + Onde se hospedar em Barcelona

 

La Pedrera ou Casa Milà

gaudí em barcelona: casa mila

 

Conhecida popularmente como La Pedrera, a Casa Milà representa uma das obras-primas da arquitetura moderna. Foi construída a pedido de Roger Segimon de Milà, entre 1905 e 1907, para ser sua nova residência, mas durante a construção Gaudí se irritou com o proprietário por divergências de opiniões em relação ao projeto e acabou abandonando-o. A disputa chegou aos tribunais e o empresário teve que hipotecar a casa para arcar com os custos do processo.

Na década de 1980, o estado de conservação da casa era precário. Apenas após um banco resolver investir na restauração da obra, ela foi reaberta para visitação e logo virou atração turística na cidade. Fica a apenas quatro quarteirões, bem próxima a Casa Batlló, o que facilita na hora de planejar visita às duas obras.

 

gaudí em barcelona: casa mila
O telhado da Casa Milà

 

La Pedrera faz parte do Patrimônio Mundial pela UNESCO e é impossível não parar e admirar o fascinante prédio que lembra paisagens lunares. Também é possível fazer tour por dentro dele e visitar seu terraço – ponto altíssimo da visita, com tantas formas e cores diferentes. Para furar filas e economizar tempo, compre ingresso pela internet AQUI.

 

Outras atrações e atividades ligadas a Gaudí em Barcelona

 

Gaudí Experience 4D

  • Conheça a vida e obra de Antoni Gaudí, desde a Sagrada Família e a Casa Milà aos projetos que começou e nunca acabou.
  • Faça uma viagem em 4D pelo mundo do modernismo catalão com som imersivo em 7.1, visão estereoscópica e assentos que sem movem com efeitos especiais.
  • Interaja com as ideias e os projetos de Gaudí atraves de telas sensíveis ao toque e maquetes

Gaudi’s Pedrera: The Origins – Espetáculo Noturno

  • Desfrute de um espetáculo audiovisual exclusivo, envolvente e de tirar o fôlego no terraço da cobertura do edifício

The Gaudí Exhibition Center

O Centro de Exposições Gaudí inclui uma colecção de singulares peças, objectos e documentos do brilhante arquitecto universal. A exposição representa um século de investigação internacional sobre Gaudí, relacionada com o seu nome, as suas realizações e o seu revolucionário método de trabalho.

A Cripta De Gaudi & Colònia Güell De Barcelona

  • Explore o tesouro mais bem conservado de Gaudí : A Cripta
  • Descubra a obra-prima que inspirou a Sagrada Família
  • Passeie pela aldeia industrial do final, do século XIX: A Colonia Güell

 

 

Gaudí em Barcelona: um roteiro por suas obras

Veja também

O Que Fazer em Barcelona, Espanha

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

LEAVE A COMMENT