Ilha de Malta, um paraíso na Terra!
Malta

Ilha de Malta, um paraíso na Terra!

Ilha de Malta, um paraíso na Terra!
Blue Lagoon.

 

Malta! Ah, Malta! Até hoje sinto saudade da viagem e agradeço pela minha curiosidade enorme, que foi o motivo de ter “descoberto” esse paraíso! Nunca tinha ouvido falar e vendo os destinos da Ryan Air, me deparei com este nome e pensei em jogar no google. Ao ver as fotos (lá pra Janeiro desse ano), logo falei pro André que era lá que eu queria passar meu aniversário. E foi dito e feito: passei meu aniversário de 27 anos no lugar mais lindo que já vi na vida! Foi feriado em Londres no dia 27 de Agosto, então resolvemos ir um pouquinho antes pra curtir mais. Ficamos cinco dias lá e conseguiria ter ficado mais um mês facilmente. Era muito quente, mas nem o calor me incomodava. A água do mar era até quentinha e dava pra ficar horas sem nem sentir frio! Além de tudo, as coisas eram muito baratas por lá. É até difícil descrever esse lugar e com certeza, se pudesse, ficaria escrevendo por horas pra contar cada coisa impressionante que nós vimos nesses dias.

 

Vista do avião chegando em Malta.
Vista do avião chegando em Malta.

 

Vou primeiro contar um pouquinho sobre o país, que muita gente acha que na verdade é uma ilha da Itália. Não! A Ilha de Malta é realmente um país! Pequeno, muito pequeno… Um pontinho no mapa entre a Itália e a Tunísia. É um lugar um pouco estranho, pois por ser tão pequeno, as cidades parecem bairros. Ficam todas uma do ladinho da outra, você chega de ônibus e realmente não dá nem pra sentir que são cidades diferentes… Exceto pelo fato de que cada pedacinho da ilha é bem diferente um do outro. Cada cidade tem uma arquitetura ou característica um pouquinho mais diferente da cidade logo do lado. Valletta, a capital, é totalmente diferente de todo o resto! Fiquei me sentindo no Marrocos enquanto passeava lá. Durante a noite, quando estávamos descansando no hotel (e ouvindo do quarto cada dia um cantor diferente que animava os hóspedes na piscina), resolvemos ler sobre a história de Malta e é bem bacana! Vale à pena dar uma lida antes de ir, mas não vou ficar escrevendo aqui, porque não interessa muito quem não pretende conhecer a ilha, né?

 

Mapa de malta

 

O primeiro passeio que fizemos, já foi logo o mais impressionante. Fomos de cara para a ilha de Comino, onde fica a famosa “Blue Lagoon” (normalmente é a primeira foto que aparece no google imagens). Pegamos uma excursão de barco que passava por alguns pontos lindos antes de chegar na lagoa azul e pagamos 15 euros pelo passeio que durou o dia inteiro. Eram vários tons de azul e verde espalhados pelo mar, e cada parte me deixava mais encabulada. Como um mar pode ter tantas cores uma do lado da outra? Como podia ser tudo tão perfeito? Vi de perto onde foi filmado um dos meus filmes preferidos, “O Conde de Monte Cristo”; a prisão Chatêau d’If do filme, é na verdade a St Mary’s Tower. De quebra, ainda conheci a gruta onde foram feitas as cenas do tesouro escondido e vi a Elephant Rock que também aparece no filme! Só isso já seria motivo suficiente pra me deixar empolgada, mas chegando perto da Crystal Lagoon, fiquei foi sem palavras! Era a água mais azul e mais linda que já tinha visto na vida! Fica todo mundo de boca aberta só tirando mil fotos do lugar! Depois passamos por uma baía e fomos para o destino final. Era realmente linda a Blue Lagoon, tiramos 500 fotos só de lá.

 

Ilha de Malta, um paraíso na Terra!
Blue Lagoon.

 

Ilha de Malta, um paraíso na Terra!
Crystal Lagoon.

 

Só uma dica aqui: é muito fácil encontrar onde comprar essas excursões. Em cada esquina você acha uma lojinha e pode escolher entre várias opções de passeios. A gente fez esse da Blue Lagoon que é indispensável, e fez uma pra Ilha de Gozo também, que vou falar daqui a pouco. Todos são baratinhos, não precisa nem se preocupar 😉

 

Ilha de Malta, um paraíso na Terra!
Chateau d’If.

 

Ilha de Malta, um paraíso na Terra!
Elephant Rock.

 

No dia seguinte, resolvemos ir passear pela capital, Valletta. Pegamos um ônibus e fomos numa boa. Aliás, andar de ônibus lá é muito fácil! Tudo sinalizado, nos pontos você vê todas as linhas que passam, os horários e quais são as paradas. Não tem erro! Só não espere ver daqueles ônibus amarelinhos lindos que aparecem em alguns sites… Eles foram extinguidos no ano passado, por serem muito antigos. Agora todos os ônibus são novinhos, limpos e com ar condicionado, uma maravilha! Voltando ao passeio… Descemos em Sliema e passeamos pela baía. Que cidade gostosa e bonitinha! É tudo tão limpo que até impressiona! Aproveitamos pra tirar a famosa foto cartão-postal de Malta:

 

valetta-malta

 

De lá pegamos outro ônibus e fomos até Valletta. É uma cidade antiga – obviamente -, mas linda e muito interessante. Você vai andando e se perdendo pelos corredores estreitos. Até que chega no Fort St. Elmo, uma visão linda do alto da cidade e onde também foram filmadas algumas cenas do filme que falei antes. As janelinhas coloridas de Valletta encantam qualquer um. Tirei várias fotos das combinações e se não fosse o André me xingando porque estava um calorão e eu ficava um tempão tirando fotos delas, eu estaria lá até agora! :p

 

Ilha de Malta, um paraíso na Terra!

 

Logo depois resolvemos conhecer mais uma praia e fomos para a Golden Bay. A promessa é de que essa é uma praia de areia dourada, mas não tem nada demais. É linda, mas nada de anormal. Terminamos o dia do meu niver assim, relaxando na praia. Fora essa, conhecemos também Bugibba e Qawra, que era a praia em frente ao nosso hotel. As duas são lindas, limpas e a água é quentinha e transparente.

 

O mais próximo dos ônibus atigos rodando por lá.
O mais próximo dos ônibus atigos rodando por lá.

 

No último dia inteiro útil, fizemos a excursão para a Ilha de Gozo. Pegamos o ferry e chegando lá, fizemos um tour pela cidade numa van. Não foi muito legal não poder curtir as coisas no nosso tempo, mas valeu. O melhor do passeio foi conhecer a Azure Window. É simplesmente inacreditável! O mar é de um azul escuro perfeito e a formação de rochas que leva o nome, é maravilhosa!

 

Azure Window.
Azure Window.

 

Lá mesmo, fizemos um passeio num barquinho que parecia os barcos típicos de pesca deles e entramos em algumas “cavernas” da região. Foi uma aventura e tanto ficar sacodindo no meio do marzão em um barquinho de pesca, mas foi muito bacana. Acho que por esse passeio, nós pagamos 3 euros apenas. Vimos vários tons de azul e verde que eu nunca tinha visto assim… Ficava todo mundo de boca aberta, de tão lindo! Pena que era dificílimo tirar foto, porque sacodia demais e tudo saía tremido.

 

Nós no alto da Azure Window.
Nós no alto da Azure Window.

 

O tempo que passamos lá em Malta foi pouco, muito pouco. Faltou ver muita coisa, mas pelo menos esse é um ótimo motivo pra voltar no ano que vem. Já estamos planejando a volta, mesmo sabendo que até por lá, vamos ser obrigados a ouvir Michel Teló o dia inteiro (não é brincadeira! No primeiro dia nós ouvimos “Ai Se Eu Te Pego” quatro vezes!). Esse foi o primeiro país que fomos e não encontramos nenhum brasileiro! Ninguém falando português em lugar nenhum (fora o Teló cantando). Um milagre! Acho que pouca gente no Brasil conhece Malta, né? Como eu disse, antes de me mudar pra Londres, eu nunca tinha ouvido falar também. Mas aqui está uma ótima dica. Um país lindo, praias maravilhosas, cidades interessantes, muita história, pessoas simpáticas e educadas e tudo barato. A Ilha de Malta é o paraíso na Terra, sem dúvidas! 😉

 

Barquinho de pesca típico de Malta.
Barquinho de pesca típico de Malta.


HOTEL EM MALTA

Qawra Palace Hotel

Hotel de frente para a praia em Qawra, com piscina localizada do outro lado da rua. Nós pegamos o sistema de meia pensão e a comida era razoável (eu não gostei muuuito, mas o André até aprovou), acho que só não achei tão bom por ser baseado na culinária inglesa – e como eu já falei por aí, eu detesto a comida inglesa. O quarto era bem grande e confortável e nós não tivemos nenhum problema. Ponto de ônibus bem na frente do hotel e uma estação de ônibus na rua de cima.

 

No próximo: Tunísia… Não tão legal assim…

 

Conheça a Ilha de Malta, um paraíso na Terra!

Veja também

Onde ficar em Koh Phi Phi: os melhores hotéis na ilha

11 melhores praias perto de Londres para um dia de sol

13 das praias mais baratas da Europa

A Maior Praia Feita Pelo Homem em Londres: Royal Victoria Beach!

Bournemouth – Praia de Areia Perto de Londres

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

20 Comments

  1. Ana

    Luiza, qual o hotel que vc ficou em Malta?

    16/10/2012 Responder
  2. Luiza Ferrari

    Chamava Qawra Palace, Ana. 🙂

    20/11/2012 Responder
  3. Guilherme Moreno

    Luiza, já li grande parte das suas matérias e queria tirar algumas dúvidas, existe alguma forma de nos contatarmos online?

    25/04/2013 Responder
  4. Arthur

    Eu sempre gostei de Malta. Eu gosto de ficar pesquisando sobre histórias dos países, e a de Malta é realmente fascinante, e um pouco confusa, se não ler com cautela. Lindas fotos, espero poder visitar tais ilhas.

    27/04/2013 Responder
  5. Isabela Bastos

    Meu namorado já foi a Malta e vendo as fotos fiquei com uma enorme vontade de conhecer! É mesmo um paraíso!!!! Como ele é português e está morando no Brasil, estamos deixando a Europa para conhecer mais tarde. Mas Malta com certeza está no meu roteiro de futuras viagens.

    12/10/2013 Responder
  6. Rafa

    Oi, Luiza! Estou indo para Malta passar um mês, em março. Sabe se dá pra tomar banho de mar nessa ´poca? Acho que será uma aventura no mínimo congelante, né?!

    30/01/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Rafa, não sei te falar temperatura em Março, mas vários sites informam inclusive temperatura da água.
      Acho que não vai ser taaaao congelante, de qualquer forma 🙂

      31/01/2014 Responder
  7. Ana Luiza

    Oi Luiza, tudo bem? Vc lembra o nome da empresa com a qual fizeram o passeio para a Blue Lagoon? Obrigada (:

    28/06/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Ana Luiza,

      Não lembro, mas como disse no post, tem uma loja dessas de passeios em cada esquina e todas são iguais. Nem comprar com antecedência é necessário.

      30/06/2014 Responder
  8. Flávia

    Boa tarde!!
    Estou planejando uma viagem e fiquei em dúvida entre Ilha de Malta ou Grécia. O que sugere? Vou com minha família, meus pais e 2 crianças (6 e 9 anos)
    Obrigada!!

    27/10/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Nós gostamos demais dos dois lugares e acho que os dois são legais para ir com família (claro que depende da ilha que vocês vão escolher na Grécia)!
      Veja fotos dos lugares e escolha pelo que achar mais bonito e interessante 🙂

      07/11/2016 Responder

LEAVE A COMMENT