= Este post foi escrito em 2013 e muitas das impressões que eu tive na época, já mudaram! =
A convite do Duquian do blog Sedentário & Hiperativo, fiz um post com algumas das minhas impressões sobre a Inglaterra e também algumas curiosidades e diferenças entre a terra onde moro atualmente e o meu país de coração, o Brasil.
Moro em Londres há 2 anos e nesse tempo, pude formar minha opinião sobre mitos espalhados sobre os ingleses e comprovar o que é verdade e o que não passa de besteira. É claro que cada um tem as suas impressões e essas são as minhas, aqui do London, sô! A intenção não é generalizar, ofender ou fazer das minhas opiniões uma verdade absoluta e vale lembrar que eu amo demais essa terra que tem me acolhido durante todo esse tempo. Tem alguma impressão que gostaria de dividir? Deixe ali embaixo nos comentários e vamos fazer disso uma coisa divertida, uma forma de “revidar” o que os gringos andam falando de nós, brasileiros. 😉

1 – Quase não existem feriados na Inglaterra, mas quando algum deles cai em um final de semana, eles automaticamente passam para Segunda-feira. Nenhum feriado é desperdiçado!
2 – A comida inglesa não é boa e quase não existem legumes como acompanhamento (tirando a batata, a ervilha e com alguma sorte, o brócolis).
3 – A carne de boi é vendida como “British Beef“, mas ninguém sabe exatamente que parte do boi é aquela. Não é surpresa que a carne aqui seja tão ruim e esquisita.
4 – No verão é muito comum ver as mulheres de biquini tomando sol na grama dos parques pela cidade.
5 – Os ingleses não são grosseiros como todo mundo imagina. A maioria deles é muito educada e paciente, mas quando não são, é melhor sair de perto!
6 – O transporte em Londres é impecável, mesmo que vários londrinos reclamem e achem o contrário. Existem alguns painéis em pontos de ônibus e no metrô indicando a que horas o próximo veículo vai chegar ao ponto/plataforma, e eles sempre estão extremamente corretos.
7 – Aqui ninguém precisa de carro, já que o transporte funciona muito bem e a qualquer hora do dia.
8 – Até hoje não vi um londrino que não abriu um sorrisão quando falo que sou brasileira e que não me pergunte “por que que diabos você trocou o lindo e ensolarado Brasil pela cinzenta Londres?”.
9 – As pessoas têm mania de falar “sorry” por tudo, sempre!
10 – Você acha o Brasil burocrático? Tente abrir uma conta em banco aqui na Inglaterra. São dias indo e vindo com os mais variados documentos de comprovação e nunca é suficiente.
11 – O sotaque do interior da Inglaterra é absurdamente difícil de se compreender. Sabe o ovo que a gente acha que os ingleses têm na boca? O pessoal do interior parece ter uma melancia inteira!
12 – É muito normal um inglês usar um casaco a vida inteira sem lavar uma vez sequer (e consequentemente, às vezes o cheiro é de matar).
13 – Os homens ingleses são muito charmosos e se vestem de forma muito peculiar, enquanto as mulheres parecem achar que quanto menor a saia, mais bonitas elas estão. Não importa o frio, elas sempre estão de mini-saia – e muitas nem meia-calça usam! Como elas aguentam é um mistério da humanidade.
14 – Aqui uma faxineira consegue pagar aluguel e ainda sobra um dinheiro no fim do mês (depende claro, do estilo de vida da pessoa). Não existe isso de diferença social gritante, pois todo mundo tem a chance de fazer praticamente as mesmas coisas, independente de sua profissão.
15 – Os ingleses acham que no Brasil só existe o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, e alguns até se surpreendem quando falamos de outras cidades.
16 – Os ônibus parecem estar sempre cheios, não importa o horário! Já peguei ônibus lotado às 4 horas da manhã de um dia de semana!
17 – As inglesas têm mania de enrolar o cabelo pro alto em um coque que mais parece um rolo de arame farpado, de tanto nó. Me pergunto se elas penteiam o cabelo algum dia.
18 – Em compensação, elas sempre estão muito maquiadas, a qualquer hora do dia.
19 – Na Inglaterra a conta do bar não é dividida no fim da festa. Ao invés disso, cada um paga uma rodada pra todo mundo, e talvez por isso seja tão fácil ver gente tonta e feliz da vida no meio da rua.
20 – Na Inglaterra o café da manhã mais parece com um almoço brasileiro: ovos, bacon, salsicha, tomate, cogumelos, batata e FEIJÃO (doce)! Meu colesterol vai a níveis extremos só de pensar nesse café da manhã!
21 – A gente tem sempre a impressão de que os ingleses são muito sérios e eles às vezes dão medo. Mas é só puxar papo que eles se soltam e se mostram até muito receptivos.
22 – Os ingleses são muito pacientes com estrangeiros e compreendem que nem todo mundo sabe falar inglês perfeitamente.
23 – É possível encontrar gente de várias nacionalidades dentro de um mesmo ônibus ou vagão de metrô. O que menos se vê é inglês por aqui!
24 – Se marcarem às 10:30h com você, apareça com no mínimo 15 minutos de antecedência. A “pontualidade britânica” é levada a sério.
25 – É muito difícil encontrar uma lata de lixo nas cidades, e eu prefiro pensar que esse é o motivo de se ver tanto lixo jogado por aí. Já vi um burrito inteiro sentado num banco de ônibus!
26 – Parece que as inglesas fazem as unhas de 3 em 3 meses, pois é raro ver alguma que tenha todas as unhas pintadas completamente. Imagine o terror quando chega o verão e elas resolvem usar sandálias?!
27 – Em Londres existem várias atrações turísticas muito interessantes e gratuitas, mas em compensação quando a entrada é paga, nunca sai por menos de £10 sendo o mais comum variar entre £15-£20 (ou seja, R$45-R$60).
28 – Os ingleses parecem não se importar com a garoa constante, já que são raros os que usam guarda-chuva.
29 – A maioria dos ingleses têm os dentes, com sorte só amarelos, mas muitas vezes nem têm todos os dentes na boca. É comum ver gente só com pedacinhos de dente e podre ainda. Acho que junta a falta de higiene, o fumo exagerado e o preço absurdo que os dentistas cobram por aqui.
30 – Algumas palavras do inglês britânico são diferentes do inglês americano. Por exemplo: aqui, batata frita se chama chips e não french fries. O metrô é o underground e não subway ou tube, como nos EUA.
31 – A Rainha Elizabeth II faz aniversário oficialmente em Abril, mas só é comemorado em Junho.
32 – Como todo mundo sabe, aqui dirige-se do lado esquerdo (da rua). Para nós isso é errado, mas pra eles, o errado é o resto do mundo.
33 – Se o ônibus fechou as portas e arrancou, não adianta socar a porta que o motorista não vai abrir, mesmo se o ônibus ainda estiver praticamente no ponto.
34 – Ninguém repara uns nos outros e cada um se veste, fala ou pinta os cabelos como bem entende. Na rua a gente vê gente de todas as idades (incluindo velhinhas) de cabelo verde e roupas cheias de spikes.
35 – Se sua casa não tem jardim, você vai ter que lavar as roupas em uma máquina de lavar instalada na cozinha e estender em um varal no meio da sala perto do aquecedor.
36 – Aqui bebe-se água da torneira e é comum pedir “tap water” em restaurantes (obviamente a água da torneira não é paga).
37 – É preciso pagar licença para assistir TV aqui e o preço varia de acordo com alguns critérios como: tv colorida ou preto e branco.
38 – É muito comum o uso de bicicletas. Existem as ciclovias, mapas específicos para rotas com biciletas e todo mundo respeita os ciclistas.
39 – Não existe bicho de rua aqui (ou é muito raro de se ver). Todos os gatos ou cachorros que se vê por aí, estão normalmente só passeando e são todos muito educados.
40 – Os ingleses falam alto. As mulheres gostam de berrar no meio rua.
41 – O troco aqui é sempre certo, o que faz com que você saia dos lugares cheio de moedinhas de 1 “centavo” na mão. Quando percebe, tem £50 em casa só em moedas pequenas!
42 – Ainda encontra-se em muitas residências e banheiros públicos pia com duas torneiras. Uma com água MUITO gelada e outra com água quente de doer. A escolha entre congelar as mãos ou ter queimaduras de terceiro grau, pode ser bem complexa!
43 – Qualquer pagamento pode ser feito via transferência bancária, depósito, por telefone ou enviando seu cheque pelo correio.
44 – É muito comum os donos levarem seus cachorros no metrô e no ônibus.
45 – Aqui você vê criança de 5 anos em carrinho de bebê e criança menor (2 ou 3 anos) com algo parecido com uma “coleira”.
46 – Aqui as grandes redes de supermercados comparam seus preços com os outros supermercados, citando-os!
47 – A Inglaterra é cheia de lojas de caridade (charity shops). Ao invés de doar roupas e livros diretamente para quem precisa, doa-se para essas lojas que as revendem e doam o dinheiro.
48 – Cartão de crédito não é muito comum de ser utilizado aqui. Todo mundo usa o cartão de débito, inclusive para fazer compras online.
49 – Existe no mínimo um restaurante indiano ou de kebab em cada rua e todos são “o melhor kebab da cidade”.
50 – Em restaurantes onde não são vendidas bebidas alcoólicas, os clientes podem levar seu próprio vinho (ou o que for) para consumir durante a refeição.
51 – Dá pra andar por aí de madrugada sem sentir medo e sem perigo. Óbvio que tem que prestar atenção, mas as chances de ser assaltado ou algo do tipo, são infinitamente menores que no Brasil.
52 – Cada bairro em Londres tem as suas características, parecendo assim várias cidadezinhas dentro de uma grande cidade.
53 – É possível comprar roupas, sapatos, cosméticos (ou seja, tudo) muito mais barato que no Brasil. Antes de vir morar aqui, eu morria de medo porque todo mundo sempre falava que era tudo muito caro na Inglaterra, mas isso é mito puro!
54 – Existem espaços reservados aos músicos nas estações de metrô de Londres, e para tocar ou cantar lá, eles precisam ter registro e licença junto à entidade que cuida do transporte da cidade (a TFL).
55 – Se um show ou peça de teatro estão marcados para começar às 19:00h, eles começam exatamente nesse horário. É muito raro ocorrer algum atraso, e mesmo assim, não dura mais de 10 minutos.
56 – Os ingleses confiam nas pessoas, como por exemplo: confiam que todo mundo vai pagar antes de entrar no metrô ou trem mesmo quando não existem catracas e nenhum tipo de cobrador e você mesmo passa e paga suas compras nos mercados.
57 – Em alguns lugares é proibido beber bebidas alcoólicas na rua, sob o risco de ter que pagar multa.
58 – Os salários são calculados por hora ou um valor fechado anual. Você pode receber £8 por hora ou £50.000 por ano, por exemplo.
59 – Quase toda casa tem uma banheira (com exceção das construções mais novas) e o chuveiro fica dentro dela. É raro ver um box de verdade como nós estamos acostumados no Brasil.
60 – Sempre existe muita bebida nas festas, mas quase nada de comida.
Preciso agradecer ao marido, André, à Bruna do Brunainglaterra e à minha mãe, Letícia que me ajudaram a formular as 60 impressões 😉
OUTROS POSTS SOBRE LONDRES:
– Entendendo o Metrô de Londres
– Museus Mais Visitados de Londres (e gratuitos!)
– Como se Vestir e Como são as Estações do Ano em Londres
Adoro listas e achei essa em particular muito boa!!!
26/04/2013Dá pra conhecer bastante dos costumes e do lugar através das suas impressões.
Apesar da garoa constante e dos dias quase sempre nublados, Londres é uma cidade encantadora e sinto que deve ser um privilégio morar aí 😉
ri litros com a novela dos dentes… lol
28/04/2013Muito legal Luiza, parabéns. Mas fala um pouco de como é a sexualidade dos europeus: são liberais, sexo é tabu, sexo é fácil, etc. E como é na balada. É como no Brasil, pegação total? E o como ele veem o Brasil?
01/05/2013Marcelo, me desculpe, mas não tenho como responder essas perguntas.
03/05/2013Não vou para baladas e por ser casada, não faço idéia como são os europeus em relação a essas coisas.
Oi Luíza, gostei muito do seu texto pois achei verdades em quase tudo que vc disse. Porém tenho que discordar do item 2) Meu esposo é inglês e quando ele decide cozinhar pra nós algo típico inglês, a comida é maravilhosa e saudável.
09/05/2013Discordo do item 10) Abrir conta em bancos só ficou complicada porque infelizmente muitos estrangeiros abusaram da boa intenção inglesa, incluindo a comunidade brasileira. Qdo se tem crédito na praça “credit record” se abre contas até por internet sem burocracias. Qto ao ítem 25) Lixeiras em lugares públicos são evitados pra dificultar ação terrorista, ou seja, bombas dentro das lixeiras. No item 32) os ingleses acreditam que estão corretos porque eles inventaram as carruagens e os condutores as manejavam do lado direito, com a chegada dos carros, se manteve o mesmo lado das carruagens na direção dos carros.
Obrigada, Déya. 🙂
09/05/2013É tudo realmente uma questão de opinião. Eu não gosto da comida aqui e a maioria das pessoas que conheço, também não gostam. Quanto às lixeiras, eu sei que é por conta do terrorismo, mas não cabia em uma lista ficar explicando histórias demais, né? A observação é que elas são dificeis de se achar, e isso elas são mesmo! Sobre a conta em banco, eu sei disso do abuso e achei complicado, assim como meu marido, por isso coloquei lá nas minhas impressões. Uma papelada, um monte de detalhes, enfim… Fiquei até irritada! A experiência e as opiniões de cada um são diferentes, né? Ainda bem 😉
Diz que quer que as pessoas dêem suas opiniões mas ficou toda irritadinha quando a moça contou seus conhecimentos. Será que você sabia disso tudo mesmo?
29/04/2017Luma,
07/05/2017não sei nem sobre que comentário você está falando. Como disse algumas vezes, escrevi isso muitos anos atrás e não, eu não sabia de tudo e ainda não sei. Essas foram minhas impressões da época.
Essas impressoes se aplicam mais à Londres do que a Inglaterra. Morei 5 anos e Londres e agora comprei uma casa em Hertfordshire e posso confirmar o que os ingleses do interior dizem: Londres nao é Inglatera, Londres é Londres, uma espécie de cidade-estado. No interior, muita coisa é diferente de Londres, para melhor.
Quanto às suas impressoes, aqui vao uns comentários:
29 – Nao acho que seja o custo do dentista, ja’ que há dentistas que atendem pelo NHS.
51- Até o Afeganistao, Iraque ou Palestina sao mais seguros que o Brasil.
56- Aqui assume-se que todos sao honestos até que se prove ao contrario. No Brasil é o oposto.
59- Boxes (shower box) sao comuns em casas e apartamentos com suites.
Parabéns pelo blog
02/02/2014Para falar do interior eu contei com a ajuda de uma amiga que morava em Berkshire, já que realmente nunca morei fora de Londres. Percepção é uma coisa engraçada, pq cada um vê de um jeito, né?
28/02/2014Obrigada 🙂
Oi, Luiza, tudo bem?
09/02/2014Estou indo para aí na semana que vem. Gostei da imoressão 53, sobre roupas, sapatos e maquiagem barato hahaha. Você tem alguma dica mais específica?
Obrigada!
Elisa,
para maquiagens a Boots e a Superdrug são normalmente as lojas mais baratas e vendem itens de várias marcas. Roupas a Primark é mundialmente conhecida pelos preços baixos, mas tem que olhar bem pra não comprar coisa sem qualidade. Tem também a H&M, Forever21 e sempre tem muita promoção rolando nas lojas do Westfield Shopping ou da Oxford Street. 🙂
10/02/2014Luíza, adorei ler tudo. Muito engraçado esses londrinos. A dos dentes foi d+ 😉
09/02/2014Desde quando NAO se pega tube em Londres?
28/02/2014Paola, reli o texto e não achei onde isso está escrito.
28/02/2014O que eu disse é que todo mundo usa o transporte público e que quase ninguém tem carro.
Talvez vc tenha tropeçado no 30, entao! 😉
28/02/2014As placas têm um “underground” escrito enorme em todas as entradas das estações. Talvez você não tenha reparado nelas também 😉
28/02/2014Muito interessante Luiza. Obrigado por compartilhar a experiencia. Moro em Madrid e estou indo morar em Londres e toda informaçao é muito bem vinda. Muitos items sao iguais que aqui, imagino que da Europa em geral. Musica no metro, animais educados, confianza no proximo, poder passear de madrugada, banheiras no banheiro… Mais muitas sao bem peculiares e com certeza vou lembrar de ti quando estiver la vivendo a situacao. Um abraco.
11/04/2014É verdade, muita coisa é igual pela Europa.
13/04/2014Você vai adorar tudo, tenho certeza! Seja bem vinda! 🙂
Obrigada pelas dicas.Meu sonho é morar em Londres.
12/05/2014Luiza adorei sua lista!! Mas ela não fala de saúde, como funciona? Tem planos de saúde como aqui no Brasil? São caros? Abraços 🙂
24/05/2014Michelle,
27/05/2014Existem planos pagos sim. Nao sei preços, mas já ouvi dizer que sao caros. Aqui todo mundo tem direito a saúde gratuita e de qualidade, então poucos pagam planos. 🙂
Luiza,
Muito legal seus itens de observação, realmente Londres é uma cidade fantastica, me fala um coisa: como é o ensino para crianças na Inglaterra, um casal com 2 filhos vc indicaria Londres ou uma cidade do interior? Trabalho para Brasileiros? Consegue- se manter-se legal um casal com 4 pessoas mais ou menos por quanto mês?
29/05/2014Carlos,
eu não sei sobre o ensino lá, então infelizmente não tenho como te ajudar. Acho melhor nem opinar sem ter certeza, já que é um assunto importante, né?
08/06/2014Se você estiver disposto a aceitar qualquer tipo de trabalho e tiver inglês (na maior parte dos casos é preciso inglês bom), consegue emprego sim. Sobre valor pra se manter, depende muito do tipo de lugar onde vocês morariam e a região. Acredito que dê pra alugar um apartamento de 2 quartos mais afastado por £800/900 por mês + contas que também dependem da região e do tipo de vida que vocês levam… Provavelmente no mínimo £2000.
Então Luiza , muito bom o seu topico , é bom saber mais do Pais onde eu pretendo viver !!
Queria saber com quanto tempo eu posso pegar a civilizaçao e ser reconhecido como cidadão ingles, e também com quanto tempo posso ter minha casa propria !
Estou cursando a marinha mercante aqui no Brasil e como o diploma é internacional pretendo ir para Londres, vou receber um salario em media de £25.000. Acho que da pra viver bem rsrsrs.
Abraçp
21/06/2014Tarcio,
Somente após 5 anos de residência legal, você tem direito a iniciar o processo de “cidadania” (para pegar o passaporte inglês).
26/06/2014Você teria que vir para Londres com algum tipo de visto, se não tiver nenhum outro passaporte europeu.
E sim, com esse salário você consegue viver tranquilamente. 🙂
Oi Luiza.
Muito legal suas impressoes!
Deu para entender como funciona e o ponto de vista pessoal. Tenho curiosidade de morar na Europa.
Voce sabe me dizer se os ingleses tem o habito de jogar futebol em quadras como no Brasil? As sagradas peladas de fim de semana sabe?
Obrigado pelo seu texto e desculpe o encomodo.
22/06/2014Oi, Michel.
Não sei se os ingleses têm esse costume, mas tem muito brasileiro que joga bola por aqui, assim como fazem no Brasil (e normalmente levam gente de toda parte junto). 🙂
26/06/2014Parabéns Luiza, adorei seu texto, muito bom msm estou pensando em me mudar do Brasil, pesquisando e tentando conhecer um poucos alguns países, meu marido tem um amigo q mora em Bristol há anos, hj ele trabalha em um restaurante e tem uma ocupação muito boa!!! O q vc me diz de Bristol?!
08/09/2014Silvia,
Não conheço Bristol e não sei como são as coisas lá. Talvez o amigo do seu marido consiga te ajudar mais 🙂
12/09/2014Boa tarde! Amei esse post! Estou indo pra Inglaterra no ano q vem, vc pode me dar seu email pra eu tirar algumas dúvidas? Mtoo obrigada! Bjaoo
16/09/2014Paula,
tem meu email nos contatos, mas pode me deixar recados aqui nos comentários que eu respondo. 🙂
17/09/2014Ei Luiza! Achei de mais esse post! Com certeza vou começar a ler esse blog!
18/12/2014Eu mesmo estou quase comprando minha passagem (literalmente) pra ir morar em Londres (sou de uma cidadezinha do interior de SP e tenho cidadania européia), faço teatro, quero me formar em uma universidade e tudo mais, você acha que Londres é um bom lugar? Você sabe como os londrinos são à respeito dos diversos tipos de preconceito (xenofobia e homofobia, principalmente)?
Ah, são tantas dúvidas, mas vou ficar por aqui, vejo que muita gente usa aqui como fórum-sobre-como-é-a-Inglaterra e putz, to sendo um desses!
Abraços!!
Oi, Rafael.
Eu não sei muito bem sobre essa área aqui, mas acredito que seja um bom lugar sim.
05/01/2015Até onde eu sei, o pessoal aqui respeita todo mundo e ninguém repara muito uns nos outros. 🙂
Oi Luiza!
30/12/2014Adorei suas impressões de Londres, e principalmente me senti aliviada ao ver que não só eu fiquei “chocada” com os sorrisos em Londres, rss… Quanto a impressão 32, dirigir ao contrário, o que mais me chamou atenção é que o hábito também precisa inverter para o pedestre, não? Também precisamos inverter o olhar ao atravessar uma rua…
Bom, matei um pouquinho da saudade lendo seu post, obrigada.
Bom 2015!
Saionara – Curitiba – Brasil
Verdade, Saionara… A gente estranha bastante no começo, né? Ainda bem que tem escrito no chão pra que lado a gente tem que olhar antes de atravessar! :p
05/01/2015Ola Luiza
10/01/2015Primeiramente , meus parabens pelo post . Percebe-se que as impressões são bem realistas e com o real intuito de ajudar . Gostaria de saber se os inglese tem o costume de comprar pela internet . Eu e minha e esposa trabalhamos com artesanato para casamentos e as vendas são pela internet através de nossa loja e de sites como mercado livre , elo7 e facebook . Estamos pensando em morar na Inglaterra e gostariamos de continuar trabalhando nesse ramo . Fazemos placas de casamento , porta alianças , caixas lembranças para padrinhos e madrinhas . Você acha que há perpectivas para nós ? Agradeço desde já qualquer opinião .
Emerson,
infelizmente não sei te dizer isso. Aqui as pessoas compram tudo online, principalmente pela Amazon… Não sei como seria com artesanato.
19/01/2015Tente dar uma pesquisada pra ver se existem outras lojas ou sites parecidos com o que vocês fazem, mas de qualquer maneira vocês teriam que ter passaporte europeu para poderem abrir uma empresa aqui.
Boa sorte!
Adorei .. estou querendo ir para englaterra estudar, mas tenho muitas dúvidas. Obrigada.
14/01/2015Luiza,
15/01/2015Parabéns pelo blog! Suas impressões e dicas são ótimas. Adorei! 🙂
Obrigada por dividi-las conosco.
Exagerou muito em alguns comentários, mas valeu!!
01/03/2015Um pouco – intencionalmente -, sim. Mas a maioria, não… Tudo baseado nas nossas percepções e experiências por aqui 🙂
02/03/2015Oi Luiza,
Que bom encontrar um blog bastante informativo sobre a vida em Londres.
Fazem dois anos que eu e meu marido pesquisamos sobre a vida na Europa. Agora essa pesquisa tornou-se realidade já que ele foi convidado a trabalhar em uma agencia de publicidade em Berkshire.
Ele é Webdesigner e diretor de artes para marketing digital e impressos aqui em Salvador/BA.
Já que você disse ter uma amiga que mora nesta cidade, qual a impressão vocês poderiam nos dar sobre a moradia nesta cidade, inclusive a média de um ap de 2 quartos, porque iremos com nosso filho de 5 anos.
Fico no aguardo.
Att,
02/03/2015Camila Fialho
Camila,
as duas pessoas que conhecia que moravam lá, já se mudaram há bastante tempo. Não faço ideia de como seja, mas nesse post que vou colocar o link, eu citei alguns links pra procurar moradia no UK. É só vc colocar o nome da cidade e os requisitos do imóvel para ter uma noção de preços:
02/03/2015https://londonso.com/2014/02/25/aluguel-de-apartamento-casa-quarto-em-londres/
Eu vivo em Londres e praticamente tudo o que disseste é verdade, existem sempre pessoas que criticam quando tu nem explicaste o ponto de vista, mas quem vê o que escreveste e tem olhos, está muito aí, quem critica então e porque só conhece Londres de ouvir falar 😉 ta bom sim sr
Abraço
17/04/2015Brigada, Vitor! De vez em quando aparece alguém concordando :p
20/04/2015Otimas dicas! Estou indo morar ai em Londres ano que vem! Alguma indicaçao de curso de ingles no lado West ou centro para me dar?
23/04/2015Eu nunca estudei aqui, entao nao sei dicas de cursos. Quem sabe alguem mais aqui visitando o blog nao consiga te ajudar? 🙂
25/04/2015Olá Luiza Ferrari, tenho algumas perguntas a fazer e gostaria de saber se pode me ajudar.
Estou fazendo meu passaporte europeu para ter minha cidadania portuguesa, com minha dupla nacionalidade posso ir morar e trabalhar em Londres? Não entendo muito bem ainda.
O que é preciso para morar em Londres ou bem próximo?
Em questão de valores em reais R$, qual é a quantia que é preciso ter para ir para Londres até se estabilizar?
Quais os tipos de empregos que pode-se conseguir ai com mais facilidade?
Sei que vai ser difícil no início, mais nada é impossível e fácil para conquistarmos algo na vida.
Espero sua resposta e obrigado pela atenção e por compartilhar experiências suas aqui para todos nós!
06/05/2015Fique com Deus!!!! 🙂
Pode sim, Wallace.
14/05/2015O valor a trazer depende do seu estilo de vida e do que você vai querer aqui… Difícil dizer isso, não te conheço e não sei nem se você vem sozinho ou com família ou se vai querer alugar algo só pra você ou dividir. Tudo depende do seu estilo de vida mesmo, mas tenha em mente que viver aqui é bem caro, principalmente a moradia.
Emprego depende da sua experiência e do seu inglês, também fica difícil opinar na sua situação. O mais fácil é emprego como faxineiro ou se você tiver algum nível de inglês, em algum restaurante (lavando pratos ou sendo garçom).
Boa sorte!
Olá Luiza, tudo bem?
Pode me ajudar quanto a burocracia de ir morar na Inglaterra?
14/05/2015Luciana,
não entendi o que você precisa, mas não trabalho com nada disso relacionado a imigração. Caso tenha dúvidas, visite o site do UKBA que explica tudo sobre vistos.
14/05/2015Estou querendo me mudar pra Londres, estou meio indecisa!! Estou precisando de umas dicas!! Me ajudem!!
14/06/2015Tem várias dicas pelo blog, Nicoly.
15/06/2015https://londonso.com/londres/
Adorei seus comentários!!!! como é para conseguir um visto ? Tenho 57 anos é fácil conseguir algum trabalho?
15/06/2015Falei sobre isso aqui: https://londonso.com/2014/04/01/como-eu-vim-morar-em-londres/
17/06/2015Não é fácil conseguir nem o visto e nem trabalho, infelizmente =/
Luiza, tudo bem? Otimo o seu blog! Vc poderia falar algo sobre o clima por favor? Sobre a cidade cinzenta, o frio… Acho que faltou somente este item, se bem que a sua intencao foi no tocante a habitos e costumes, aspectos culturais e que foram bem relevantes. Mas a minha curiosidade vai para as questoes climaticas. Se vc puder citar algo eu agradeco. Bjs!!!
26/06/2015Tudo aqui, Meire:
https://londonso.com/como-se-vestir-como-e-cada-estacao-ano-em-londres/
26/06/2015Eu quero saber se aí tem muitos homens loiros e ruivos, se aí tem universidades de astronomia?
06/07/2015Sim, muitos loiros… Não entendi o pq da pergunta, mas tudo bem. Hahahaha.
07/07/2015Não faço ideia quanto ao curso, mas provavelmente tem sim. Tenta procurar no google (em inglês, claro).
Ola Luiza, moro no Brasil e gostaria de ir embora pra Londres e não tenho idéia de quanto tenho que levar em libras esterlinas entre aluguel comida enfim para me manter aí por uns 3 meses até conseguir um emprego. Vc poderia me auxiliar por favor?
06/07/2015Grato
Você tem passaporte europeu? Se não tiver, aconselho nem vir. As empresas são proibidas de empregar qualquer pessoa que esteja ilegal no país, o que torna quase impossível conseguir um trabalho aqui.
15/07/2015Aluguel de quarto varia entre 400-800 libras por mês, depende da região onde você vai morar. Mais aproximadamente uns 300/400 de transporte e comida (fazendo as contas por baixo). Mas isso tudo depende do seu estilo de vida, não tenho como falar um valor certo.
So complementando de inicio quero morar em lugar simples que seja um quarto só é emprego o que me surgir eu topo desde que seja honesto. Mas depois quero entrar no ramo da arte sobre tudo a tatuagem.
06/07/2015Ola !!! Luiza !!! Estou indo morar ai em londres. Vou estudar ja estou matriculada na Escola !!! Estou com um pouco de medo !!! Pois nao falo nada em ingles !!! Vou aprender ai !!! Vc tem alguma dica para mim ??? Estou muito ansiosa tambem !!! Obrigada !!!
25/08/2015Melissa,
tem dicas de Londres pelo blog inteiro… Se vc vem pra aprender, é normal ficar apreensiva no começo, mas rapidinho vc se adapta e aprende tudo.
28/08/2015Olha muito legal suas dicas, achei um olhar bem preciso da vida em Londres, passei uns dias ai e tive impressão de estar me vendo em suas colocações, parabéns, insto ajuda muito os viajantes, aliás a internet é uma ferramente ótima para isto, pois cada pessoa pode dar a sua contribuição.
10/09/2015Concordo com 99%. Não cheguei a abrir conta em banco em Londres, então desconheço essa informação. Londres é incrível!!!
01/11/2015achei muitas coisas erradas. Vc mora em Londres faz 2 anos mesmo o 2 meses ?
1 – 7 dias feriados no ano, ta na media dos paises da europa
01/11/20152 – a comida inglesa pode ser muito boa sim, e claro que tem legumes
3 – so tem brasileiro pra falar isso. os britanicos tem umas melhores carnes de boi no mundo. so que vc ta acostumada a comer carne brasileira que é mais barata e pelo preço de melhor qualidade.
4 – é verdade
5 – tambem depende muito da parte da inglaterra. ingleses basicos, como eses de birmingham o manchester podem ser muito mal educados.
6 – impecavel nao sei, mais muito bom sim.
7 – carro é sempre coisa pessoal sabe. nao precisa esperar metro, bus.
8 – britanico pensa que todos paises con sol é paraiso.
9 – aham
10 – a inglaterra é 10000 vezes menos burocratica que o brasil. tenta abrir uma empresa en londres, ta feito en 24horas. acontece que con conta bancaria, pela lei, eles tem que fazer muitos controles e nao podem abrir conta se vc nao tem trabalho. eu consegui abrir uma conta a primera semana que cheguei em londres. tenho dupla nacionalidade, brasileira e francesa. mesmo assim, sindo da europa, eles nao tem direito de abrir conta se vc nao tem trabalho.
11 – tem muitos mais sotaques na inglaterra do que vc pensa, em londres mesmo, entre o sul e o norte é bem diferente
12 – eu nunca vi isso. isso ai e como os que os brasileiros pensam dos franceses, que eles nunca toman banho porque sempre tao cheio de perfumes. so coisa de brasileiro de pensar isso.
13 – todos os homems ingleses nao sao muito charmosos e todas as mulheres britanicas nao tao de saia bem curtinha no inverno.
14 – a e ? faxineira consegue sim pagar aluguel mais aluguel em londres é muito caro e nao deve ficar muito dinheiro na conta no final de mes. E tambem existe diferencia social. Diferencia social existe em todos os paises do mundo.
15 – os ingleses que conheco so sabem de rio e sao paulo. curitiba ? que isso ?
16 – porque a 4 horas da manha so tem onibus de noite, bem poucos.
17 – nao sei, isso ai e so coisa de mulher.
18 – muita generalizacao
19 – muita generalizacao
20 – sim, o “cafe da manha” é diferente mais fique tranquila con seu colesterol
21 – na verdade, a genta da europa é muito seria se vc pensa a diferencia com brasileiros. e so coisa de brasileiro de sempre ter que ta sorrindo. no brasil se vc nao ta sempre sorrindo é chato. na europa é normal.
22 – sim…e nao.
23 – sim…e nao.
24 – se vc chegar 2 minutos antes ta bom, nao precisa chegar um dia antes. gente seria nao chega atrasada.
25 – tem “lata de lixo” em todas as ruas so que nao parecem a “lata” de lixo. abra mais seus olhos.
26 – muita generalizacao
27 – nao sei, pode ser
28 – todos usam guarda chuva. so que as vezes vc sai pra fora tem sol, e 30 minutos depois ta chuvendo.
29 – bom, isso ai e mais complicado pra explicar. que acontece e que é muito caro pra eles fazer coisa de dentisteria sabe. o sistema social deles por esa parte nao é tao bom.
30 – sim
31 – nem sei
32 – ….
33 – …..
34 – aham, isso é bom
35 – mais na verdade isso acontece em muitos paises da europa. maquina de lavar se instala na cozinha o no quarto de banho. caso com jardim nao é comum.
36 – agua de torneira e de muito boa qualidade na europa, entao é comum
37 – como na França, na Suiça….
38 – sim e nao. todo mundo nao respeita os ciclistas. ja aconteceu mortos
39 – muita generalizacao
40 – muita generalizacao
41 – aham
42 – nao, é muito facil. tem que abrir as duas até vc achar sua temperatura otima.
43 – quase qualquer pagamento
44 – hum….
45 – …..
46 – aham
47 – sim….e nao
48 – na verdade, na europa nao é muito comum cartao de credito. na França o que os britanicos chaman cartao de debito se chama la cartao de credito. mais nao tem nenhum credito com o cartao, so que se chama assim
49 – ….
50 – nunca vi isso
51 – ah sim, isso é muito verdade. mais tambem é mais seguro em Londres que na França o mesmo Geneva na Suiça.
52 – aham
53 – verdade. o site stylecompare.co.uk é muito bom. tem primark…todas esas lojas.
54 – sim, pode ser.
55 – logico
56 – …..
57 – ……
58 – no brasil nao ?
59 – sim….e nao
60 – muita generalizacao
“
Querida(o) “Kris”,
Me surpreende que você tenha tido tanto tempo e empenho para comentar uma por uma das MINHAS impressões e não tenha prestado atenção no que falei nesse mesmo post que você parece ter lido com tanto afinco: quando eu fiz esse texto, morava em Londres há pouco mais de 1 ano. Já estou na cidade há 4 anos agora e como disse, MUITA coisa já mudou. Além do mais, opinião é coisa pessoal. Eu posso achar uma coisa e você discordar, mas nem por isso é necessário tanta ironia e grosseria pra cima de uma pessoa que você nem conhece.
01/11/2015Bora ser mais educadinha(o) na internet? Que tal?
Tenha uma boa semana.
Luiza Ferrari ,olá! Fiquei interessada em ir morar aí! Vou com minha filha,será que consigo morar um tempo. Eu sou aposentada da Petrobras.e da um apoio ai. Bjusss
07/09/2016Se você e sua filha tiverem cidadania européia, conseguem vir sim (pelo menos até o Reino Unido sair da União Européia).
12/09/2016Pelo menos sabem que minha cidade EXISTE. CURITIBA, PR. E por que será ? Mas acho ridículo eles se surpreenderem em dizermos que existem outras cidades.
13/11/2015Toda vez que eu falo o nome da minha cidade, fazem cara estranha… Aí eu falo que é perto do Rio e eles entendem. Hahaha.
13/11/2015Não é nem que eles fiquem surpresos, mas acho que eles sempre imaginam que brasileiro é do Rio ou SP. Mais ou menos como a gente imagina que inglês é sempre de Londres, né? 🙂
Bem, pra eles só existe São Paulo e Rio… Que os 200 milhões de brasileiros ou são paulistas ou cariocas. hahahaha chega a ser engraçado.
Bem, na verdade não… Claro, a primeira coisa que me vêm a mente quando me falam de Inglaterra é Londres, Rainha, Big Bang, ônibus de 2 andares e cabines telefônicas vermelhas. Porém, tenho plena consciência de que são ingleses não todos londrinos.
13/11/2015Foi só um exagero dizer isso. É pura falta de conhecimento, mas tenho certeza que eles sabem que em um país enorme como o Brasil, existe mais de 2 ou 3 cidades, né? Eles só nunca ouviram falar de outras… Assim como a gente só ouve falar de Londres, Liverpool e mais uma ou outra quando tá fora da Inglaterra. Foi isso que eu quis dizer 🙂
13/11/2015Ola Luiza, primeiramente parabens, adorei a lista e partilarmente achei muito boa!Eu tenho 16 anos… Ano que vem já estou pensando em ir morar em Londres, queria entrar em uma escola daí, e direto já ir pra faculdade.. Queria saber se você sabe se eles empregam meninas da minha idade por ai.. Não irei com agências de intercambio, então também queria saber se é muito difícil eu conseguir encontrar apartamentos ou algo do tipo! Estou meio ansiosa então me desculpe o incomodo kkk
10/01/2016Beijinhos ❤
Oi, Leticia.
11/01/2016Infelizmente não faço ideia… Acredito que não empreguem menores, mas não tenho certeza. Você só pode vir estudar em escola aqui se tiver passaporte europeu. Não existe visto para escola, somente para cursos ou faculdade.
E sim, pode ser bem difícil para alguém da sua idade, sem emprego, sem renda nem nada.
Não é melhor você esperar um pouco e vir fazer uma faculdade aqui?
Boa sorte.
Bom dia luiza.
15/02/2016Meu nome é Giulio, queria um ajuda sobre morar na Inglaterra? Eu tenho uma noção de inglês, por exemplo eu acho que eu não passo fome nem sede e atualmente faço Administração e estou no 5° período. Qual opinião você me daria a respeito do mercado de trabalho nesta área e se valeria a pena tentar uma carreira ai?
Bom, Giulio… Eu sou formada em Administração, tinha muita experiência em bancos no Brasil e inglês muito bom. Não consegui absolutamente nada na área desde que cheguei.
15/02/2016Tudo depende da sua experiência, mas não é fácil não (em nenhuma área sem muuuuita experiência e inglês num nível avançado).
BLZ! Tirando a área Administrativa mas com disposição para trabalhar os empregadores dão chances para pessoas do Brasil, ou mesmo assim é difícil conseguir se estabilizar em um único emprego? Qualquer opinião sua é muito importante para mim, pois tenho muita vontade de tentar morar fora do país mesmo sem ter nenhum conhecido, e um dos destinos é Inglaterra.
15/02/2016Obrigado.
Mais uma vez, depende do que você vai querer fazer.
15/02/2016Empregos tipo garçom, lavador de pratos ou pra fazer limpeza sempre tem… O que é difícil é conseguir trabalhos em áreas específicas, aí sim contratam normalmente só quem tem muita experiência e inglês muito bom. A concorrência aqui é feroz, contratam brasileiros que tenham experiência sim, mas costumam dar preferência pra quem estudou aqui ou para europeus dependendo do caso.
E só pra lembrar: se você não tiver passaporte europeu, não consegue trabalho nenhum e nem pode morar aqui legalmente.
Olá tudo bem?
Muito legais as dicas, eu estou me mudando para Londres, e tenho várias dúvidas. Por acaso sabes me dizer se é deselegante eu perguntar onde uma pessoa nasceu em uma conversa?
Obrigado!
24/02/2016Felipe,
não vejo motivo algum pra essa pergunta ser deselegante. Todo mundo aqui vai te perguntar de onde você é.
24/02/2016Oi Luísa td bem??? Bom meu nome È luis e trabalho como colecionador d carros antigos e gostaria d mandar algum carros do Brasil pra ai, por acaso vc conhece alguém q trabalha com isso ai???
17/03/2016Não conheço e não faço ideia de como isso funcione…
25/03/2016Olá, adorei seus comentários. Já morei ai 1 ano e 8 meses em 2003 a 2005 mas agora em fevereiro de 2017 estou voltando. Gostaria que me desse umas dicas de emprego. Falo um pouquinho inglês mas sou professora de crianças aqui no Brasil. Em que vcs pode me ajudar?
01/09/2016Debora,
não consigo te ajudar com emprego, infelizmente. Nem eu estou trabalhando atualmente.
06/09/2016Escrevi um post sobre emprego aqui: https://londonso.com/inglaterra/londres/como-procurar-trabalho-em-londres/
Boa tarde ok. Obrigada como faz para conseguir o NIN National Insurance Number???
06/09/2016https://www.gov.uk/apply-national-insurance-number
07/09/2016Bom dia Luiza, sou do Rio de Janeiro, já nasci com um desejo enorme em morar fora do Brasil, sou apaixonado por Londres, hoje sou casado tenho uma profissão e estudo muito o inglês, pretendo fazer uma faculdade de licenciatura em inglês, será que eu formado em professor de inglês existe alguma possibilidade de eu ir para Londres com o visto de turista e com dinheiro para me manter durante uns quatro meses ou seis como eu acho que é o tempo do visto e depois não voltar mais? Tem como me dá bem por aí tendo nível superior? Arrumar um emprego na minha profissão sou serralheiro, ou dar aula de inglês? Tem como eu ficar por aí até conseguir me regularizar e antes mesmo de me regularizar tem como eu mandar minha esposa e minha filha ir se encontrar comigo e viverem comigo por aí? Com é a questão de moradia por ai? No caso eu sozinho por enquanto? Dividir aluguel com alguém qual é a cidade barata? A questão da língua não importa pois, pretendo ir falando o inglês, claro que estando perto de Brasileiros é bem melhor né??, valeu tenha um bom dia espero e agradeço o seu retorno.
13/02/2017Luis,
com visto de turista você não pode morar em Londres e nem trabalhar. Você pode ficar até 6 meses, mas somente para turismo.
14/02/2017Ilegal eu não aconselho a ficar, pois cada dia que passa fica mais difícil conseguir emprego e moradia estando nessa situação.
Aula de inglês eu ACREDITO (não tenho certeza) que os professores sejam ingleses… Não vejo muito sentido em contratar alguém que não seja fluente para dar aula em um país de língua inglesa, mas isso é minha opinião. Como serralheiro eu não sei como seria.
Para viver legalmente em Londres, apenas com passaporte europeu ou visto de trabalho (e apenas assim seria possível para sua família tirar algum visto para permanecer no país).
Sobre moradia eu escrevi aqui: Dicas para alugar imóvel em Londres
deve ser fascinante morar em londres
30/09/2016Antesde tudo, parabéns pelo blog. Acho engraçado como é dificil pra umas pessoas entenderem que o blog mostra sua opiniao sobre determinado aspecto. Elas ficam iradas, raivosa, pq pensam diferente. kkkkk,
23/05/2017Mas tenho uma curiosidade: o londrino nutre algum tipo de preconceito ou discriminação com o ingleses do interior do país? Há, por exemplo, alguma rivalidade entre Londres e Manchester ou Liverpool, por exemplo?
Complicado, né Elpidio? Todo mundo tem que ter a mesma opinião sobre tudo =/
Não sei te falar isso, viu… Acho que não, mas teria que perguntar por aí pra ter certeza.
01/07/2017Ola gostei do blog. Queria saber se trabalhando como faxineira pode pagar despezas em londres?
09/12/2017Conheço gente que consegue sim, Jose.
11/12/2017Fiquei uns 10 min rindo do tópico sobre os pedacinhos de dente podre kkkkkkkkkkk
14/05/2018Oi, adorei o post, fugindo um pouco do foco, o freddie highmore é conhecido ai? hahahha e se sim tem idéia de onde ele mora ou frequenta? hahaah sou muito fã, pretendo trombar ele por ai hahaahh
17/08/2018Cintia… pra te falar a verdade, não sei se o povo aqui é muito fã dele, não.
18/08/2018Não faço ideia onde ele mora =/
Tudo! Absolutamente tudo esta igual ate hoje!!!
13/03/2019Não me lembro de ter dito que iria atualizar este texto
18/03/2019Encontrei seu blog por um acaso e gostaria de parabeniza-la pelo excelente conteúdo.
Confesso que fiquei um pouco curiosa em saber dentre estas opiniões de 2013, quais mudaram nos dias de hoje (2019) e se ainda há algo que na época você não adicionou mas poderia entrar na lista. =*
06/05/2019Nossa… depois vou reler esse post e pensar, pq nem lembro o que escrevi direito. hahaha
13/05/2019Quem sabe não faça uma nova lista, né?
Muito grata pelo post super interessante, apesar de ser um pouco antigo já. Espero que ainda tenha validade? Um brasileiro ainda pode tentar viver na Inglaterra, indo pra lá sem muitos recursos? Até quantos anos é recomendado chegar lá para conseguir um emprego, se ele estiver disposto a colocar a mão na massa? Sei que a Inglaterra vai se separar da União Europeia e por isso estou me questionando.
30/08/2019Não sei dizer se existe uma idade para se mudar pra lá… o que sei é que sem muita qualificação ou inglês fluente, você teria que ir disposta a trabalhar em restaurantes ou coisas do tipo.
02/09/2019Caso queira se mudar para Londres com passaporte europeu, é preciso chegar antes do dia 31/10/2019, já que depois acontecerá o Brexit e ao que tudo indica, as coisas vão ficar bem mais complicadas.
Só li verdades mesmo em 2020 😅
17/12/2020Tô sofrendo com saudade de comer carne gostosa. Estou morando em grimsby, se tiver alguma dica de loja me fala.
Morei 8 anos em Londres e nunca consegui comer UMA carne boa, seja coisa cara ou mais em conta.
10/01/2021Não sinto a menor saudade, pra falar a verdade… agora moro em Portugal e como muuuuito bem! hahaha
Não peguem trem no verão . Eles atrasam, cancelam viagem. Os passageiros das viagens canceladas são remanejadas para as outras linhas. Vira um caos. Gente correndo para pegar lugar
20/07/2022