Islândia Golden Circle: os locais visitados
ÞINGVELLIR NATIONAL PARK (também pode ser chamado de Thingvellir, já que a letra “Þ” tem som de TH)

A primeira parada foi no Parque Nacional Thingvellir, que está situado na região de Blaskogabyggd no sudoeste da Islândia, perto da Peninsula de Reykjanes e a área vulcânica de Hengill. O parque é um vale, onde no ano de 930, o primeiro parlamento do mundo foi fundado. Foi também onde foi proclamada a independência do país, em 1944, após muitos séculos de dominação da Noruega-Dinamarca. A guia disse algumas vezes que este é um lugar sagrado para todos os islandeses, e se já não bastasse o peso histórico, o lugar ainda é simplesmente maravilhoso!
GULLFOSS

A segunda parada foi na cachoeira Gullfoss (foss em islandês já significa cachoeira ou queda d’água), conhecida como “Golden Fall” ou Queda de Ouro. Esta é a maior cachoeira da Europa e é tão bonita que deixa qualquer um sem fôlego e de boca aberta. Como nós fomos no inverno, algumas partes dela estavam congeladas, formando uma moldura de gelo maravilhosa. Pelas fotos que vi durante a pesquisa da viagem e vendo pessoalmente, posso dizer que a cachoeira fica muito mais bonita no inverno! Nos dias de sol, é possível ver um arco-íris que aparece por cima da queda e nós demos essa sorte! Apareceu bem fraquinho, mas apareceu e foi lindo demais ver isso tudo de perto. Pelo video dá pra se ter uma amostra da grandiosidade desta cachoeira (saiu sem som, porque os lerdos não notaram que a câmera estava no modo mudo).


VALE GEOTÉRMICO HAUKADALUR
Também muito conhecido apenas como Geyser, o ônibus passou por ele antes de ir para a Gullfoss e de lá de dentro, já dava pra ver várias fumacinhas subindo. Esta foi a última parada “oficial” do Islândia Golden Circle. Neste vale, está o Geyser oficial, de onde surgiu o nome, o “Grande Geysir”. Este, infelizmente anda meio inativo e só explode raramente. Perto dele está o geyser Strokkur, que explode toda hora, sem intervalo de tempo pré-determinado (mas entre 3-10 minutos aproximadamente). É muito legal ver desde a água borbulhando, até a bolha enorme se formando e finalmente, como um grande espirro, a explosão que alcança uma altura impressionante!


Leia + Aurora Boreal na Islândia
Ainda, no meio do caminho paramos para ver de pertinho os cavalos islandeses lindos e diferentes – que parecem pôneis – e são super fofinhos e dóceis! Dá vontade de trazer um pra casa!

Fora estas paradas oficiais, nós também paramos em uma cachoeira que eu não consigo lembrar do nome (só lembro que tinha a ver com “cavalo”), mas não era tão bonita. Visitamos também a Igreja Skálholt, uma vila de estufas chamada Hveragerði e o mais interessante: Kerið, que é um lago em uma cratera vulcânica, sem uma explicação certa em relação à sua criacão.

Nós compramos o circuito Islândia Golden Circle pela companhia GetYourGuide e adoramos a empresa, que oferece VÁRIAS opções para fazer esse passeio! A guia – minha “chará” – contou várias curiosidades no percurso inteiro, tudo super organizado e pontual e feito em um ônibus novinho em folha.

Onde se hospedar em Reykjavik
Nós ficamos hospedados num hotel ÓTIMO na cidade, chamado CenterHotel Klöpp e eu não poderia indicar mais! Na rua da igreja famosa da cidade (falo mais sobre ela logo aqui embaixo), bem no centro de Reykjavik. Maravilhoso!
Caso queira outras opções, confira a lista selecionada:
- Hotel Phoenix: Este hotel está situado na rua principal de Reykjavík, a Laugavegur, a 250 m a 250 metros do calçadão beira-mar.
- Hotel Leifur Eiriksson: Situado em frente à Igreja Hallgrimskirkja no centro de Reykjavik.
- CenterHotel Plaza: O CenterHotel Plaza possui uma localização central na Praça Ingólfstorg no centro histórico de Reykjavik. Fácil acesso a restaurantes, lojas e cultura. O translado para o aeroporto, o Flybus, pára próximo ao hotel.
- Hotel Ódinsvé: O Hotel Odinsve fica a 400 m da Praça Laekjartorg no centro de Reykjavik e a principal rua comercial de Reykjavik, Laugavegur, fica a apenas 200 m do Odinsve Hotel.
- Hotel Hilda: O Hilda Hotel está a 350 m do Porto de Reykjavik, onde você encontra passeios de observação de baleias com partidas frequentes. Já os passeios de ônibus pela cidade partem da praça Lækjartorg, a 10 minutos a pé da propriedade.
- Hotel Frón: Localizado na rua comercial Laugavegur no centro de Reykjavik e a 5 minutos da Igreja Hallgrímskirkja.
- TODOS os posts sobre a Islândia
– 8 Coisas para fazer em Reykjavik
– Aurora Boreal na Islândia
– Islândia Golden Circle: o circuito mais famoso da Islândia
– South Shore (Seljalandsfoss, Skógafoss, Vík, Fjaðrárgljúfur)
– Skaftafell Glacier Walk + Jökulsárlón
– Alugar carro na Islândia
– Dicas e curiosidades
– Islândia – Lava Cave + Blue Lagoon
Oi, Luiza. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
19/04/2013Natalie – Boia
Ainda não aparece lá, mas estou aguardando ansiosamente 😉
19/04/2013Obrigada!
Oi Luiza, muito interessante o post….fotos muito bonitas….Dá vontade de ir também.
22/04/2013Ana Sílvia.
PS: cheguei aqui através do “Viaje na Viagem”.
Ei, Ana Silvia.
22/04/2013Muito obrigada pela visita e pelos elogios. Fiquei bem feliz! 😉
Espero que você volte mais vezes pra conferir as novidades.
gostei muito da matéria… gostaria de saber quanto vocês gastaram para fazer o tour
26/10/2014Eu nao lembro exatamente, Eduarda… =/
27/10/2014As excursões lá são um pouco caras e no link da empresa (no fim do post) tem todas elas com os detalhes. 🙂
Olá!!!!!! Adorei o seu post! Gostaria de fazer o mesmo passeio que você fez, foi o CLASSIC????
Bjao
18/11/2014Oi, Audrey!
19/11/2014Não tinha isso de “classic” quando eu fiz… Foi uma de dia inteiro que passava por todos os pontos que eu coloquei no post.
Bjinho.