Islândia – Glacier Walk + Jökulsárlón
Islândia

Islândia – Glacier Walk + Jökulsárlón

Último dia útil de viagem, aquela tristeza batendo forte por ter que voltar, mas ainda um dia cheio… Pela falta de planejamento (ficamos hospedados em Reykjavik toda a viagem), nós teríamos que fazer todo o trajeto do dia anterior e mais um grande trecho. Mas lá fomos nós, felizes da vida, já que dirigir lá é uma maravilha. Foi chegar na estrada, que começou a nevar forte, como no dia anterior à noite.

 

islândia
A vista da estrada toda pintadinha com os flocos de neve.

 

Passamos pelas cachoeiras, por Vík e depois de 4 horas de viagem, chegamos ao Skaftafell National Park, onde faríamos a Glacier Walk (caminhada glacial). De longe na estrada, já se vê as montanhas branquinhas e as placas enormes de gelo, e aí já dá pra saber que falta pouco pra chegar. Essa atividade nós agendamos pelo GetYourGuide e foi tudo certinho. Na hora combinada o guia apareceu, entregou o equipamento necessário para a caminhada e levou todo mundo de van até o pé da montanha onde seria feito o passeio. Chegando perto da parte de gelo, ele explicou como usar os equipamentos e durante o percurso ia contando algumas curiosidades e explicando como eram formados os glaciers, o por que do gelo ficar azul e tudo mais. Nós demos uma sorte incrível, já que pegamos neve e chuva quase o caminho inteiro e chegando lá, abriu um sol lindo e ficou até quentinho.

 

islândia Glaciers em Skaftafell
Glaciers em Skaftafell. É maravilhoso ver isso de perto (e a foto não tem nem um pingo de tratamento)!

 

É impressionante chegar perto desses mega blocos de gelo, todos azuis e a caminhada é toda linda demais. Foi mais um momento na Islândia que eu fiquei sem acreditar no que estava vendo/fazendo. Recomendo MUITO essa caminhada, seja em Skaftafell ou em Sólheimajökull (que fica cerca de 2/3 horas de distância de Reykjavík). Depois da excursão pela caverna de lava (lava cave), eu fiquei com medo dessa ser do mesmo estilo, mas é muito fácil e tranquilo. Qualquer um consegue fazer sem problemas – se até eu consegui…

 

Demonstração dos equipamentos de segurança :p
Demonstração dos equipamentos de segurança :p
Lindo é pouco, não é?
Lindo é pouco, não é?


No parque Skaftafell também existem outras coisas para se ver, como a cachoeira Svartifoss
que parece ser muito bonita. Nós infelizmente não tivemos tempo de ir e o caminho até ela estava meio interditado por causa de gelo no chão, mas eu imagino que esse passeio deve valer a pena. Lá mesmo no estacionamento do parque, nós comemos nosso centésimo sanduíche (como falei antes, nossa viagem foi toda à base de sanduíche pra economizar) e partimos direto para o que foi o maior motivo de nós termos alugado o carro: Jökulsárlón.

 

 

skaftafell_islandia_glacier_2skaftafell_islandia_2

 

 

 

 

 

 

 

 

Jökulsárlón é a maior lagoa glacial da Islândia, considerada um de seus fenômenos naturais e o que chama a atenção são os vários icebergs imensos boiando por toda a sua extensão. Ela tem cerca de 248 metros de profundidade, sendo assim, a lagoa mais profunda do país. Seu tamanho tem aumentado cada vez mais, por causa do aquecimento global que acelera o derretimento das geleiras próximas. É diferente de tudo, mas isso vocês já devem estar cansados de ler por aqui. Tudo lá é diferente de tudo no mundo e até das outras coisas que existem por lá mesmo. Lá, foram filmadas cenas do 007, Batman, entre outros filmes.

 

islândia Vista do alto da lagoa Jökulsárlón.
Vista do alto da lagoa Jökulsárlón.

 

Na estrada, assim que passada uma ponte um pouco diferente das outras, é só olhar para a esquerda e a lagoa está bem ali embaixo. Não tem como errar! Entre os dia 15 de Maio e 15 de Setembro, é possível fazer um tour de barco pela lagoa e ver os blocos de gelo mais de perto (este passeio dura entre 30-40 minutos). Como nós fomos no inverno, uma parte dela estava congelada e não podiam passar os barcos da excursão. Caso queira agendar um “boat tour“, é só entrar neste site.

 

islândia

 

Infelizmente o céu estava escuro e nevava muito quando chegamos lá, o que fez com que as fotos não ficassem muito legais. Deve ser um passeio bem mais bonito no verão, quando os icebergs estão azuis e sem uma camada grossa de neve por cima. Não significa que no inverno seja ruim, pelo contrário, é muito lindo. Parece um lugar mágico e pra completar, ainda tinham várias focas nadando por lá. Esse é outro passeio que TEM que ser feito. Se você não estiver de carro e quiser ir até a Jökulsárlón, agende pelo site do GetYourGuide.

 

islândia
Neve e vento, além do céu escuro.
islândia
Mega blocos de gelo impressionantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

E assim o que nos restou foi voltar para Reykjavík, arrumar nossas coisas e partir de volta pra casa no dia seguinte cedinho. Como um resumo da viagem, só posso dizer que a Islândia é surpreendente, linda, diferente e incrível. Não consigo imaginar um lugar mais perfeito no mundo e se pudesse, estaria morando lá agora. Nós voltamos sem um centavo na conta, foi um perrengue danado o resto do mês, mas se pudéssemos, iríamos pra lá de novo a qualquer momento. Se eu tiver que indicar uma viagem só pra alguém, eu indico, sem dúvida alguma, a Islândia – que agora tomou o primeiro lugar disparado na minha listinha de lugares preferidos no mundo.

Ainda vão vir mais dois posts sobre essa viagem: dicas e curiosidades e também explicando melhor como é dirigir na Islândia.

 

Onde se hospedar em Reykjavik, Islândia

Nós ficamos hospedados num hotel ÓTIMO na cidade, chamado CenterHotel Klöpp e eu não poderia indicar mais! Na rua da igreja famosa da cidade (falo mais sobre ela logo aqui embaixo), bem no centro de Reykjavik. Maravilhoso!

Caso queira outras opções, confira a lista selecionada:

  • Hotel Phoenix: Este hotel está situado na rua principal de Reykjavík, a Laugavegur, a 250 m a 250 metros do calçadão beira-mar.
  • Hotel Leifur Eiriksson: Situado em frente à Igreja Hallgrimskirkja no centro de Reykjavik.
  • CenterHotel Plaza: O CenterHotel Plaza possui uma localização central na Praça Ingólfstorg no centro histórico de Reykjavik. Fácil acesso a restaurantes, lojas e cultura. O translado para o aeroporto, o Flybus, pára próximo ao hotel.
  • Hotel Ódinsvé: O Hotel Odinsve fica a 400 m da Praça Laekjartorg no centro de Reykjavik e a principal rua comercial de Reykjavik, Laugavegur, fica a apenas 200 m do Odinsve Hotel.
  • Hotel Hilda: O Hilda Hotel está a 350 m do Porto de Reykjavik, onde você encontra passeios de observação de baleias com partidas frequentes. Já os passeios de ônibus pela cidade partem da praça Lækjartorg, a 10 minutos a pé da propriedade.
  • Hotel Frón: Localizado na rua comercial Laugavegur no centro de Reykjavik e a 5 minutos da Igreja Hallgrímskirkja.

Veja também

hotéis na islândia - onde ficar em reykjavik

Hotel na Islândia: onde ficar em Reykjavik

Islândia Dicas e Curiosidades: surpreenda-se

alugar carro na islandia

Alugar carro na Islândia: como é e onde alugar

Islândia South Shore (Seljalandsfoss, Skógafoss, Vík)

Islândia Golden Circle: o circuito mais famoso da Islândia

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

04 Comments

  1. gleiber

    Seu relato está simplesmente perfeito! AMEI e salvei todos os seus posts para me guiarem. Sim! Vamos para a Islândia em Agosto (o bom é que será verão) e estamos começando o nosso planejamento. Você está de parabéns, tanto quanto ao estilo do texto, as fotografias, a separação dos assuntos, a navegação no blog. Favoritado!

    01/05/2013 Responder
    • Luiza Ferrari

      Muuuito obrigada! Fiquei muito feliz lendo seu comentário! 🙂
      Espero que meus posts ajudem um pouquinho e tenho certeza que vocês vão amar esse país tão maravilhoso.
      As opções de passeios e as paisagens no verão devem ficar totalmente diferentes, mas pelas fotos já dá pra sentir como é, né? Quem me dera poder voltar esse ano e ficar de vez!

      02/05/2013 Responder
  2. DANIELA DE PAULA

    Olá! Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar a experiência de vocês na Islândia! Estou começando a pesquisar agora a viagem. Quanto dias vocês ficaram? Obrigada! Abraços!!

    26/04/2019 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi!
      Obrigada 🙂
      Ficamos 7 dias por lá.

      13/05/2019 Responder

LEAVE A COMMENT


VOCÊ PODE GOSTAR