Jubileu de Diamante – Rainha Elizabeth II
Inglaterra Outros

Jubileu de Diamante – Rainha Elizabeth II




Hoje é dia de história, bebê! 😉

Em 2012, Londres vai sediar os Jogos Olímpicos, o evento esportivo mais famoso e importante do mundo… Mas na verdade, acredito que o pessoal por aqui esteja mais ansioso esperando a chegada do mês de Junho, que é quando será comemorado o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II (ou Diamond Jubilee)! Tudo bem, tudo lindo, mas o quê significa isso?

Em 21 de Abril de 1926 nasceu Elizabeth Alexandra Mary, a famosa Rainha Elizabeth II que, naquela época, era a quarta na linha de sucessão (atrás de seu avô, o Rei George V, de seu tio, Edward, e seu pai, Albert.). Nesta colocação, acreditava-se que ela nunca chegaria de fato ao trono, mas rapidamente o rumo da história mudou e de forma bastante curiosa.

Em 1936, Geroge V faleceu, cedendo lugar a Edward. Menos de um ano após se tornar rei, Edward anunciou que se casaria com sua amante, uma socialite americana (Wallis Simpson) divorciada por duas vezes. Tal anúncio gerou uma crise institucional, e através do Primeiro Ministro britânico Stanley Baldwin, ficou ciente de que, por razões políticas e religiosas, não poderia continuar sendo rei se casando com a Srta. Simpson (divorciada com dois ex-maridos vivos). Edward então, se viu obrigado a abdicar para poder casar-se.

Foi então a vez de Albert assumir o trono, coroado em 12 de Maio de 1937. Com a letal combinação entre o estresse causado pela II Guerra Mundial, fumo exacerbado, câncer de pulmão e outras doenças, sua filha, a Princesa Elizabeth, assumia os deveres reais do pai cada vez mais debilitado. Em 6 de Fevereiro de 1952, Albert veio a falecer, e foi então que se ouviu uma frase muito conhecida: “O Rei está morto. Vida longa à Rainha”.

Rainha Elizabeth e Príncipe Philip na cerimônia de coroação

A Rainha Elizabeth II subiu ao trono em Fevereiro de 1952, mas só foi coroada no dia 2 de Junho de 1953. Agora, 60 anos após se tornar rainha, Elizabeth II está comemorando seu Jubileu de Diamante, aos 85 anos de idade. Este é o motivo de tanta comemoração e tantos eventos especiais acontecendo pelo Reino Unido, principalmente entre os dias 2 e 5 de Junho (um feriado de 4 dias, que delícia!). Vou contar aqui sobre alguns que vão acontecer na cidade de Londres.

– No dia 2 de Junho (Sábado), acontece a corrida Epsom Derby, e lá, com a presença da Rainha, será dada a largada ao Jubilee Weekend (feriado de comemorações ao Jubileu).

– Dia 3 de Junho (Domingo), é dia do Big Jubilee Lunch, que nada mais é que um incentivo para que os súditos organizem almoços, picnics ou algum tipo de confraternização entre amigos e parentes (o que provavelmente vai tomar conta dos parques da cidade). Neste mesmo dia à tarde, acontece o The Thames Diamond Jubilee Pageant, um desfile de cerca de 1000 embarcações de todas as partes do mundo pelo Rio Tâmisa. A Rainha e seu marido vão desfilar na Barcaça Real e todos são convidados a assistir ao desfile a partir das margens do rio ou das pontes próximas.

– Dia 4 de Junho (Segunda) vai acontecer o BBC – The Diamond Jubilee Concert. Este será nada mais, nada menos que um showzaço em um mega palco montado em frente ao Buckingham Palace e que vai contar com a participação de Elton John, Tom Jones, Stevie Wonder, Annie Lenox, Paul McCartney, Kylie Minogue e outros artistas! O evento será transmitido pela BBC e 5000 sortudos que se cadastraram no site do evento, estão concorrendo à chance de participar deste mega show! Antes, para estes “convidados”, será oferecido um lanche no Parque St James. Torçam pra que eu ganhe ingressos, assim posso trazer a cobertura desse evento para o blog! 😉

 

 

 

 

 

 

 

– Dia 5 de Junho (Terça) é dia da Missa de Ação de Graças na St Paul’s Cathedral, seguida de um desfile de carruagens.

Ufa! É muita coisa em pouco tempo, não é? Qualquer novidade na programação, eu volto pra contar e na época, falo mais sobre os eventos que conseguir participar. God Save The Queen!

 

ENCONTRE HOTÉIS BARATOS EM LONDRES

booking banner

Veja também

2 Anos do Príncipe George em Fotos e Gifs

Aniversário Real: O Príncipe George Completa Seu Primeiro Ano!

Um novo Príncipe acaba de chegar e eu estava lá!

Comemorações: Jubileu de Diamante

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

04 Comments

  1. Letícia Prates

    Sensacional….Seu blog, a história e as comemorações!!
    Londres é realmente uma cidade onde podemos vivenciar a cultura de uma forma bastante intensa.

    08/03/2012 Responder
  2. Luiza Ferrari

    Tudo duplicado, que tristeza!
    E tá quase na hora de vcs vivenciarem comigo!! =D

    08/03/2012 Responder

LEAVE A COMMENT