London Bridge x Tower Bridge: afinal, qual é qual?
Londres

London Bridge x Tower Bridge: afinal, qual é qual?

Muita gente confunde essas duas pontes importantes e dois pontos turísticos muitos famosos de Londres. Vejo muitas fotos por aí com a legenda errada (incluindo em sites e blogs grandes), chamando a Tower Bridge de London Bridge e até acho que as pessoas passam pela London Bridge real e nem percebem, o que é uma pena.

Bom, para início de conversa, não! Aquele ponte linda enorme que abre e que parece com torres de um castelo, NÃO é a London Bridge. O nome dela é Tower Bridge! Ela é linda, mas não tem a importância histórica que a outra ponte tem. Acho que o engano existe exatamente por ela ser tão impressionante e a ponte real, com o nome que todo mundo conhece, ser uma ponte bonita, mas normal e que não chama muito a atenção de quem passa por ela sem saber.

Então se você veio a Londres e bateu uma foto na frente da bonitona pensando que era a famosa London Bridge da música da Fergie (e mais 300 outras), infelizmente você se enganou… 🙁

 

A história da London Bridge

A London Bridge foi a primeira ponte a existir em Londres e a primeira forma de se cruzar o Rio Tâmisa de Norte a Sul. Ela foi feita pelos romanos mais de 2 mil anos atrás e no início, não se parecia em nada com a ponte de hoje em dia. Ela era de madeira e abrigava diversas lojas, casas e até uma capela – algo um pouquinho parecido com a Ponte Veccio em Florença.

 

 

Nos anos seguintes a sua criação, surgiram outras versões mais modernas, até os romanos decidirem abandonar Londres (ou Londinium, como a cidade era chamada na época). Desde então, tentaram reconstruir a ponte diversas vezes, mas sem muito sucesso – seja por causa da navios, tornados ou incêndios, a London Bridge sempre acabava caindo.

Em 1209 ela passou a ser uma ponte maior e feita de pedra, mas por ter sido tomada por lojas e casas, os pedestres tinham pouco espaço para realizar a travessia e em momentos de pico, demoravam até uma hora para atravessá-la.

No século 19, devido ao grande fluxo de pedestres, foi necessário construir uma nova ponte. A London Bridge nova foi construída a 30 metros de distância da originial, totalmente feita de pedra. Sua inauguração ocorreu em 1 de Agosto de 1831. Mas esta ainda não é a ponte que vemos hoje, já que a versão de 1831 foi vendida – sim, vendida! – e “remontada” no Arizona, Estados Unidos. Sua venda aconteceu por, mais uma vez, verem que havia a necessidade de construir uma nova ponte, que comportasse o grande número de pedestres que aumentava a cada momento. Em 1896, cerca de 8 mil pedestres e 900 veículos atravessavam a ponte por hora!

 

Essa é a London Bridge.

 

A ponte atual foi inaugurada em 17 de Março de 1973 pela Rainha Elizabeth II. Esta versão foi construída pensada em durar por mais tempo, assim, aboliram as casas e lojas que costumavam aparecer nas outras versões da ponte. Hoje em dia, ela é apenas uma ponte comum e sem atrativos visuais, o que leva os turistas a confundirem as duas pontes.

 

A história da Tower Bridge

Em 1894, a Tower Bridge foi inaugurada, bem ao lado da Torre de Londres (Tower of London) e já começou a chamar a atenção desde então. Hoje em dia, ela é um dos pontos mais fotografados da cidade e já foi destaque em filmes como “007 – O Mundo Não é o Bastante”.

A construção da ponte foi necessária, pois a London Bridge não era mais suficiente para comportar a travessia de 20 mil veículos por dia e inúmeros pedestres, no século 19. A construção devia ficar com estilo semelhante ao da Torre de Londres, e assim aconteceu. As obras duraram oito anos e contaram com mais de 400 operários.

 

 

A Tower Bridge possui 244 metros de comprimento e duas torres, cada uma com 65 metros de altura. Hoje em dia ela tem até uma passarela de vidro no alto, que pode ser atravessada por turistas que optam por visitar o interior da bela ponte. Todos os dias, ela é cruzada por cerca de 40 mil pessoas – entre aquelas em veículos e a pé. Em média, a Tower Bridge se abre mil vezes por ano para as embarcações mais altas que cruzam o Rio Tâmisa.

 

 

Eu costumo dizer que a Tower Bridge se parece com algo saído dos contos de fadas e ela é, sem dúvidas, a minha construção preferida em Londres.

 

tower bridge

 

Viram que diferença? Totalmente compreensível a confusão, já que uma delas é extremamente importante na história de Londres e a outra é tão mais bonita e chamativa. Pelo menos agora vocês já sabem qual é qual e não vão mais deixar de conferir as duas pontes que são tão importantes para a história dessa linda cidade, não é? 🙂

Veja também

Exposição do Harry Potter em Londres: ‘A History of Magic’

Mega telão de Londres vai saber informações de pedestres e até como estão se sentindo

bar tematico do harry potter em londres

Bar temático do Harry Potter em Londres (tempo limitado)

Uber é banido: veja 4 outros aplicativos de taxi em Londres

economizar em londres

Dicas valiosas para economizar em Londres

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

02 Comments

  1. Ane Ossanes

    Que post mais legal. Gostei demais. Também chamei a ponte pelo nome errado toda a vida e não sabia da distinção entre as duas pontes. Parabéns pelo post, que além de muito bem escrito, foi super esclarecedor.

    07/10/2017 Responder
    • Luiza Ferrari

      Acontece com muuuita gente.
      Obrigada! :*

      07/10/2017 Responder

LEAVE A COMMENT