15 melhores passeios bate-e-volta de Lisboa
Europa Portugal

15 melhores passeios bate-e-volta de Lisboa

Procurando ideias de viagens bate-e-volta de Lisboa? Chegou ao local certo! Este é o nosso guia para os 12 melhores passeios de um dia em Lisboa (e algumas sugestões de passeios de fim de semana). 😉

A capital tem várias opções de programas que já te manteriam ocupado por dias, mas se você quiser sair da cidade e explorar mais de Portugal, existem ótimos passeios bate-e-volta de Lisboa ou até escapadas de fim de semana. Vilarejos aconchegantes, patrimônios da UNESCO, praias, castelos e palácios – existem opções de melhores passeios bate-e-volta de Lisboa para todos os gostos!

Portugal é mais facilmente explorado de carro, mas também existem trens e até ônibus que te levam para a maioria dos locais. Apenas tenha em conta que utilizando estes meios, você terá menos tempo útil nos locais já que demorará mais a chegar. Caso prefira, também pode reservar alguma excursão clicando AQUI.

 

15 melhores passeios bate-e-volta de Lisboa

Então vamos conhecer quais são as melhores opções de passeios tanto para cidades próximas quanto para locais mais afastados (sendo assim recomendado até passar uma noite para conhecer melhor)?

 

Os bate-e-volta de Lisboa mais próximos da cidade

 

1. Óbidos

bate-e-volta de Lisboa

 

A apenas uma hora de Lisboa, fica a charmosa cidade medieval de Óbidos. Este é um dos bate-e-volta de Lisboa mais famosos e procurados, sendo uma opção perfeita para um passeio de um dia.

Uma vila de pedra, linda e pequenininha, mas com um imponente castelo no topo da colina: existe algo mais perfeito que isso? Nós amamos este tipo de passeio tranquilo, sem correria e com paisagens muito bonitas.

 

O que não pode perder em Óbidos:

– Castelo de Óbidos: imponente castelo em forma de fortaleza. É uma das sete maravilhas de Portugal. Apenas as ruínas estão ali, não é o tipo de castelo que se visita o “interior”. Dentro dele existe a Pousada do Castelo de Óbidos, que é um ótimo lugar para ficar em Óbidos.

– Muralhas da Cidade: As muralhas fortificadas oferecem vistas deslumbrantes da cidade de Óbidos.

– Rua Direita: Depois de passar pelo portão de entrada da vila, você chega à rua principal de paralelepípedos, chamada Rua Direita. Nela você verá prédios branquinhos, restaurantes e cafés, lojas e muitas barracas de ginjinha.

– Livrarias: Óbidos é uma cidade da literatura da UNESCO e repleta de ​​livrarias.

– Ginja: A ginja é um licor de cereja mais popularmente servido em copinho de chocolate, e é a especialidade local em Óbidos. Não deixe de provar! Um copinho custa normalmente 1 Euro.

 

Como chegar a Óbidos a partir de Lisboa:

Óbidos fica a uma hora de carro de Lisboa. Um serviço de autocarro expresso sai da estação rodoviária do Campo Grande, em Lisboa. O trem neste caso não é uma boa opção, já que a viagem leva 2 horas.

Fazer uma excursão guiada de um dia é uma ótima maneira de chegar a Óbidos e e ainda combinar a vila com outras três cidades próximas e muito famosas: Fátima, Nazaré e Batalha (vão aparecer mais abaixo no guia).

 

 

2. Sintra: Palácios e castelos incríveis

bate-e-volta de Lisboa

 

Sintra é o passeio bate-e-volta de Lisboa mais popular. É uma cidade linda e romântica, cheia de atrações imperdíveis que valem até mais de um dia.

São castelos e palácios incríveis, diferentes de tudo o que você já viu. Fora isso, a cidade em si é uma graça e vale ter suas ruelas exploradas. Nos meses de verão ela costuma ficar extremamente cheia e as filas ficam enormes, mas comprando seus ingressos com antecedência isso já melhora (vou deixar os links para compra logo abaixo).

Você precisará ter um plano muito bem determinado se quiser realmente explorar Sintra em apenas um dia, já que são muitas atrações e o deslocamento entre elas não é dos mais rápidos. Além disso, chegue cedo, muito cedo! Eu recomendaria dois dias para ver tudo com calma e caso opte por pernoitar na cidade, ficam aqui as melhores opções de hotéis e apartamentos em Sintra.

 

O que não pode perder em Sintra (clique nos nome para comprar ingressos antecipadamente, o que é recomendadíssimo para não perder tempo em filas):

Palácio da Pena: O colorido Palácio da Pena é um local de visita obrigatória em Sintra e uma das sete maravilhas de Portugal.

Quinta da Regateira: Esta “quinta” inteira é maravilhosa e fascinante. Totalmente construído em estilo gótico, cheio de misticismo e lendas (algumas um tanto macabras) e muito o que explorar.

Castelo dos Mouros: É um castelo-fortaleza do século IX que oferece as melhores vistas de Sintra, incluindo a vista do Palácio da Pena no topo da colina, que em dias limpos é realmente algo inesquecível.

Palácio de Monserrate: O Parque e Palácio de Monserrate é uma verdadeira obra-prima do romantismo.

– Centro Histórico de Sintra: A cidade é encantadora. Aproveite para visitar a famosa doceria “A Periquita”, que vende os travesseiros e queijadas de Sintra.

– Cabo da Roca: ponto mais ocidental de Portugal Continental e da Europa continental. A vista dali é deslumbrante!

 

Como chegar a Sintra a partir de Lisboa:

Sintra talvez seja mais facilmente alcançada de trem, já que dentro da cidade você não vai precisar de carro e para chegar aos monumentos vai ser preciso comprar o passe de ônibus turístico.

O trem (ou comboio) 434 sai da Estação do Rossio em Lisboa a cada 20 minutos. Ao sair da Estação Ferroviária de Sintra, basta uma breve caminhada até o  centro histórico.

Se você optar por um passeio organizado, deixo aqui algumas opções:

Lisboa: Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

Lisboa: viagem privada de um dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais

Lisboa: Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

 

 

3. Mosteiro da Batalha

bate-e-volta de Lisboa

 

Se você gosta de construções imponentes e mosteiros, uma excelente opção de bate-e-volta de Lisboa é Batalha! Lá, ficará deslumbrado com o Mosteiro Dominicano de Santa Maria de Vitória, cartão-postal da cidade.

Este é um Patrimônio da UNESCO, uma construção com elementos góticos e manuelinos. Você ficará encantado com os intrincados elementos florais esculpidos. O mosteiro é imperdível para os amantes da arquitetura, história, religião ou guerra.

 

Como chegar ao Mosteiro da Batalha a partir de Lisboa:

Fica a 1,5 horas de carro de Lisboa. São mais de 2 horas de ônibus da estação de Sete Rios, em Lisboa.

Você também pode reservar uma excursão de um dia a partir de Lisboa, que inclui os mosteiros da Batalha, Alcobaça e Tomar.

Batalha pode ser combinado com: Fátima, Óbidos ou Alcobaça.

 

 

4. Mosteiro de Alcobaça

bate-e-volta de Lisboa

 

Mias uma bela opção de bate-e-volta de Lisboa para quem gosta de história ou arquitetura. O Mosteiro de Alcobaça, patrimônio daa UNESCO, é um local imperdível em Portugal.

O centro da vila é dominado pelo imponente Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que tem 800 anos. É a maior construção religiosa gótica em Portugal. Em seu interior, você encontrará os túmulos do rei Pedro I e Inês de Castro.

 

Como chegar a Alcobaça a partir de Lisboa:

A cidade fica a cerca de 1 hora e 20 minutos de carro de Lisboa.

Se preferir fazer uma visita guiada, esta opção abrange Fátima, Nazaré, Batalha, Alcobaça e Óbidos em uma viagem de dia inteiro de 9 horas.

 

 

5. Évora

bate-e-volta de Lisboa

 

A cidade de Évora, classificada pela UNESCO, é uma maravilhosa opção de bate-e-volta de Lisboa para passar um dia bem gostoso.

A estrela de Évora é um ossuário, a Capela dos Ossos, anexa à grande Igreja Real de São Francisco. Pode soar meio macabro, mas é bastante interessante. Dizem que ela foi construída por monges franciscanos, que trabalharam como escravos no início do século XVII e construítam este local quando os cemitérios estavam transbordando.

 

O que não pode perder em Évora:

– Igreja de São Francisco: Igreja Gótico-Manuelina.

– Capela dos Ossos: O destaque da Igreja de São Francisco é a Capela dos Ossos, que falei ali em cima. Os ossos e crânios de 5.000 pessoas revestem a capela!

– Catedral de Évora: Suas torres de granito rosa chamam a atenção, sendo seu belo telhado muito fotografado nas redes sociais.

– Templo Romano de Diana: O templo é considerado a ruína romana mais bem conservada de Portugal.

– Praça do Giraldo: Esta é a praça principal de Évora. Lá, pode admirar a fonte do século XVI e a Igreja de Santo Antão.

 

Como chegar a Évora a partir de Lisboa:

Évora fica a 2 horas de carro de Lisboa, a melhor forma de chegar lá. Fora isso, quatro comboios (trens) por dia vão para Évora, ficando a estação ferroviária a cerca de 20 minutos de caminhada até o centro da cidade.

Se preferir fazer uma excursão guiada de um dia a partir de Lisboa, clique aqui para reservar uma que ainda combina a visita a Monsaraz, uma maravilhosa vila medieval.

 

 

6. Palácio Nacional de Queluz

bate-e-volta de Lisboa

 

Conhecido como o “Palácio de Versalhes de Lisboa”, este lindo palácio do século XVIII está localizado a 15 minutos de Lisboa ou Sintra.

A fachada do palácio é imponente e sóbria e tem vista para a espetacular Fonte de Netuno. Os interiores são decorados e impressionantes.

 

Como chegar ao Palácio de Queluz de Lisboa:

Queluz fica a 15 minutos de carro de Lisboa. A viagem de comboio da estação do Rossio é de 20 minutos, com uma caminhada de 15 minutos da estação.

 

 

7. Cascais

bate-e-volta de Lisboa

 

Nossa nova casa e vila mais fofinha de Portugal (sim, eu sou puxa-saco)! Fica a apenas 30km de Lisboa e é tão lindinha que qualquer um sai apaixonado. Se você quer uma boa praia para tomar sol, um centrinho histórico lindo e belas paisagens, Cascais é a sua pedida para um bate-e-volta de Lisboa. Confira aqui o nosso post com dicas de hotéis em Cascais, caso decida passar mais tempo por aqui.

 

O que não pode perder em Cascais:

– Fortaleza de Cascais: A Cidadela de Cascais é uma fortaleza do século XV.

– Museu Condes de Castro: Este museu está instalado num mini-palácio de estilo revivalista. O interior exibe pinturas, artes decorativas, móveis de época e artefatos antigos e a vista de seu exterior é lindíssima!

– Farol de Santa Marta: Lugar mais famoso de Cascais e um dos mais lindos, sem dúvidas.

– Boca do Inferno: Este é um dos locais mais visitados de Cascais e realmente belo.

– Praia do Guincho/Cresmina: Praias boas para a prática de surf e esportes aquáticos e com lindas dunas.

– Parque Marechal Carmona: Bonito parque em Cascais, excelente para quem tem crianças.

 

Como chegar a Cascais a partir de Lisboa:

Cascais fica a 35 minutos de carro de Lisboa.

Os trens saem frequentemente da estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa.

 

 

8. Tomar

bate-e-volta de Lisboa

 

Durante 700 anos, Tomar foi o quartel-general dos Cavaleiros Templários, uma força cruzada de elite. Mais tarde, eles foram renomeados para Ordem de Cristo.

Tomar possui um dos edifícios mais importantes de Portugal – o complexo do Convento de Cristo (Patrimônio da UNESCO desde 1983) e é uma cidade encantadora, cortada em duas pelo rio Nabao.

 

O que não pode perder em Tomar:

– Convento de Cristo: Magnífico complexo composto por um castelo medieval, igrejas e claustros manuelinos, fundado em 1160.

– A Igreja dos Templários: Igreja com uma enorme nave gótica, abóbada com nervuras ornamentadas e um lindo altar.

– Castelo de Tomar: Este castelo foi sede da Ordem dos Templários e suas muralhas envolvem o convento.

– Basílica Nossa Senhora da Conceição: Esta é a catedral medieval mais antiga de Portugal.

– Aqueduto dos Pegões: datado do século XVII, trata-se de um aqueduto de 6km que servia para o transporte de água dos Pegões até ao Convento de Cristo.

 

Como Chegar a Tomar de Lisboa:

A viagem dura 1h30 de carro ou 2 horas de trem a partir das estações de Santa Apolônia e Oriente, em Lisboa.

Tomar pode ser combinado com: uma visita ao vizinho Castelo de Almourol, uma jóia escondida numa ilha do rio Tejo. Foi isso o que fizemos e passamos um dia muito gostoso!

 

 

9. Fátima

bate-e-volta de Lisboa

 

A pequena cidade de Fátima está repleta de lendas. Uma em particular conta que três crianças pastoras tiveram visões de Maria, a chamada Aparição Mariana. Cidade famosa e muito visitada por religiosos, uma parada de peregrinação popular para os católicos e excelente opção de bate-e-volta de Lisboa. A arquitetura é impressionante com um amplo pátio circular, uma basílica que abriga os túmulos das crianças e a capela das aparições.

 

Como chegar a Fátima a partir de Lisboa:

Fátima fica a 1 hora e meia de carro de Lisboa. Os ônibus (autocarros) da Rede Express partem da estação de Sete Rios em Lisboa, demorando o mesmo tempo. Não há estações de comboio em Fátima.

Também pode reservar uma visita guiada de meio dia a partir de Lisboa.

Fátima pode ser combinada com algumas das cidades citadas anteriormente ou você pode visitar o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros, Pedreira do Galinha.

 

 

10. Mafra

bate-e-volta de Lisboa

 

Há uma razão para visitar Mafra: para ver o enorme e grandioso Palácio de Mafra, um dos palácios mais bonitos da Europa. Além disso, há a Aldeia Típica José Franco ali perto que é uma gracinha e vale uma visita rapidinha.

 

Como chegar a Mafra a partir de Lisboa:

Mafra é um bate-e-volta de Lisboa fácil, a apenas 45 minutos de carro. Os ônibus para Mafra partem da estação de Campo Grande e duram 1h20.

Mafra pode ser combinado com Ericeira, uma cidade balnear famosa pela sua beleza e fica a 10 minutos.

 

 

Os bate-e-volta de Lisboa mais afastados da cidade

 

11. Coimbra: A “Atenas de Portugal”

 

Coimbra é uma cidade que definitivamente deve estar no seu roteiro de Portugal.

Coimbra tem uma versão própria do Fado, a biblioteca mais antiga de Portugal e é um lugar elegante, onde estudantes e monumentos antigos se misturam perfeitamente. A estrela da cidade é a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo.

 

O que não pode perder em Coimbra:

– Universidade de Coimbra: Os pontos altos da visita são Paço Real, a Sala dos Grandes Atos, a Sala Privada de Exames e a gloriosa Biblioteca Barroca Joanina. Suba a torre do sino do século 18 para vistas lindas da cidade.

– Sé Velha de Coimbra: A Sé do século XII é o melhor exemplo de arquitetura românica em Portugal, com um exterior em forma de fortaleza.

– Mosteiro de Santa Clara-a-Velha: Este convento gótico do século XVII foi fundado em 1330 pela Rainha Isabel.

– Igreja de Santa Cruz: Esta igreja fica em uma linda praça, a Praça 8 de Maio.

 

Como chegar a Coimbra a partir de Lisboa:

Coimbra fica a 2 horas de carro de Lisboa. Os trens levam 2 horas.

Coimbra pode ser combinado com as Ruínas de Conimbriga, que ficam a apenas 30 minutos. A cidade é uma boa base em Portugal e merece um dia inteiro e se você for ficar mais tempo por lá, pode facilmente chegar a Tomar, Batalha, Alcobaça ou Aveiro.

 

 

12. Marvão

 

Marvão é uma aldeia medieval que é uma maravilhosa viagem bate-e-volta de Lisboa. Tem um cenário lindo, um castelo e casinhas brancas. Esta é a receita perfeita para encantar qualquer um!

 

O que não pode perder em Marvão:

– Castelo de Marvão: Construído pelo Rei D. Dinis, é um exemplo perfeito de castelo medieval. É impressionantemente situado no topo de montanhas de granito.

– Museu de Marvão: O museu está instalado no interior da Igreja de Santa Maria. Abriga artefatos peculiares, incluindo achados arqueológicos do Paleolítico aos tempos romanos.

 

Como chegar a Marvão a partir de Lisboa:

A forma mais fácil de chegar a Marvão é de carro, são 2 horas e meia de viagem.

Marvão pode ser combinado com: Castelo de Vide, que fica apenas a 20 minutos.

 

 

13. Aveiro

 

Aveiro é conhecida como “A Veneza Portuguesa”, por conta de sua pequena rede de canais e dos barcos (moliceiros) que lembram as famosas gôndolas de Veneza. É uma cidade movimentada com arquitetura Art Nouveau e até sua estação de comboio é deslumbrante, toda decorada com azulejos.

 

O que não pode perder em Aveiro:

– Passeie pelo canal em um moliceiro: Os passeios duram 45 minutos e é possível ver alguns dos marcos de Aveiro.

– Igreja da Misericórdia de Aveiro: Uma bonita igreja do século XVI toda revestida a azulejo azul e branco.

– Mosteiro de Jesus

 

Como chegar a Aveiro a partir de Lisboa:

São 2 horas e meia até Aveiro de carro ou cerca de 3 horas de ônibus, saindo da estação de Lisboa Oriente.

Aveiro pode ser combinado com a Praia da Costa Nova, com as suas casinhas coloridas listradas, que fica apenas a 20 minutos

 

 

14. Monsaraz

Visitar Monsaraz em Portugal

 

Monsaraz é uma pequena vila medieval no topo de uma colina, bem na divisa com a Espanha. Está cheio de ​​casas branquinhas nas ruelas de pedras e é realmente encantadora. Clique para ler sobre a nossa visita à Monsaraz.

 

O que não pode perder em Monsaraz

– Castelo de Monsaraz: O castelo fica no ponto mais alto da vila e enquanto ele em si não é tão impressionante, as vistas dele são incríveis – principalmente ao pôr-do-sol.

– Igreja de Santa Maria da Lagoa: Esta é a igreja paroquial da vila.

– Museu de Arte Sacra: O museu fica bem ao lado da igreja e abriga uma coleção de artefatos religiosos.

 

Como Chegar a Monsaraz a partir de Lisboa

A melhor forma de chegar a Monsaraz é de carro, que demora cerca 2h15 (mesmo tempo que demora uma viagem de ônibus). Eu recomendaria ao menos uma noite por lá, já que a atmosfera à noite fica uma delícia e existem outras atrações próximas a se visitar.

 

 

15. Porto

 

Porto é uma das nossas cidades preferidas em Portugal – na verdade gostamos muito mais do que de Lisboa. Merece mais do que um bate-e-volta de Lisboa? SIM! Mas se você realmente só tem um dia, chegue no primeiro trem e vá embora no último para poder aproveitar bastante do que esta bela cidade tem para oferecer.

 

O que não pode perder no Porto:

– Sé do Porto: Esta catedral no topo da colina possui uma das melhores vistas do Porto e tem um bonito claustro gótico.

– Livraria Lello: Esta livraria é uma das mais famosas e bonitas do mundo, cheia de madeira entalhada, com um deslumbrante teto de vitral, uma escadaria bastante detalhada e uma ainda tem a ver com Harry Potter.

– Igreja de São Francisco: Por dentro esta igreja ornamentada é revestida de ouro!

– Capela das Almas: Esta pequena igreja está completamente envolta por um mural de azulejos azuis e brancos, muito famoso e muito bonito.

– Ponte Luís I e Ribeira: Região mais gostosa e bonita da cidade, não deixe de passar por lá.

Como chegar ao Porto a partir de Lisboa:

São 3 horas de carro de Lisboa ao Porto. Os trens partem das estações de Santa Polónia e Oriente frequentemente e levam também 3 horas.

Os ônibus saem do terminal rodoviário de Sete Rios ou da estação Oriente e levam 3 horas e meia.

 

Veja também

castelo de almourol

Castelo de Almourol: uma jóia escondida no meio do rio Tejo

5 campos de lavanda perto de Londres

6 Países para ir de ônibus a partir de Londres

8 Melhores passeios bate-e-volta saindo de Londres

7 passeios de um dia a partir de Roma que são imperdíveis

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

LEAVE A COMMENT