Montando o Roteiro: 10 Dias na Grécia
Grécia

Montando o Roteiro: 10 Dias na Grécia

Acabamos de voltar de uma viagem linda pela Grécia… A DPV (Depressão Pós-Viagem) tá batendo forte e ando achando tudo sem graça, mas também não é pra menos, né? Quem acompanhou as fotos pelo instagram do blog (@bloglondonso), viu que não é exagero meu estar assim. Nós escolhemos visitar Santorini, Atenas e Zakynthos (ou Zante) e nesse primeiro post, vou mostrar pra vocês o motivo da escolha dessas três cidades/ilhas, como foi que nós montamos o nosso roteiro na Grécia e qual é a melhor época para visitar o país.

 

POR QUE ATENAS, SANTORINI E ZAKYNTHOS?

 

Antes de mais nada, nós dois sempre sonhamos em conhecer Atenas, desde criancinhas quando estudávamos história no colégio. Eu até hoje tenho na casa dos meus pais um livro enorme só sobre a história grega, cheio de fotos que me faziam sonhar em ver tudo isso de perto… Atenas era, sem dúvidas, uma cidade que não dava pra deixar de fora do roteiro dessa nossa primeira visita à Grécia.

Depois, decidimos que iríamos conhecer Santorini. Vejo tantas fotos dos telhadinhos azuis na cidade toda branquinha com o marzão de fundo pela internet, que a curiosidade sempre foi forte pra ver se era isso tudo mesmo de perto ou não… E o famoso pôr-do-sol que eu tanto amo e tanto falam que o de lá é um dos mais lindos do mundo. O que eu achei da ilha e quais foram as minhas impressões, vocês vão saber nos próximos posts da série.

 

Leia + Onde se Hospedar e Como se Locomover em Santorini

 

Pôr-do-sol em Santorini, Grécia
Pôr-do-sol em Santorini, visto da varanda do hotel na região de Imerovigli.

 

Por último – mas na verdade o motivo maior da viagem -, incluímos a ilha de Zakynthos no roteiro na Grécia. Tooodo mundo que usa facebook já deve ter visto rodando essa foto em todo canto:

 

Leia + Como Chegar na Navagio Beach em Zakynthos

 

Navagio Shipwreck em Zakynthos, Grécia
Essa é a culpada por nos levar para a Grécia, a Navagio Beach em Zakynthos (ou Zante).

 

Pois é… Eu vi essa foto alguns anos atrás e imediatamente incluí essa ilha na minha pastinha de “lugares a visitar” (sim, eu tenho uma pastinha no computador onde salvo todas as fotos dos lugares que quero visitar no futuro). Não fazia ideia do que mais existia na ilha, mas não interessava! Ela foi a mais complicadinha de ser incluída na viagem, já que o acesso é mais difícil partindo de Atenas.

 

MONTANDO O ROTEIRO NA GRÉCIA

 

Eu pesquiso preço de passagens aéreas praticamente todos os dias. Num belo dia, achei uma baita promoção de passagem entre Londres e Santorini e imediatamente comecei a encher a paciência do André pra gente já reservar… Era AGOSTO 2014 e a passagem era para MAIO 2015, então nós enrolamos, enrolamos, enrolamos… Até que a passagem aumentou (bastante) e fez com que a gente resolvesse comprar antes que ficasse mais alto ainda o preço – que mesmo assim era muito bom. Resolvemos ficar 3 dias na ilha, já que eu havia pesquisado o que fazer por lá e achei que esse tempo seria suficiente – e foi até demais.

Santorini passou a ser nosso ponto de chegada na Grécia e Atenas veio logo em seguida, por ser um acesso mais fácil e com vários horários de vôos disponíveis. Como achar vôo entre Atenas e Zakynthos nessa época não era muito fácil e praticamente só existia um em um dia bom pra nós, nós acabamos tendo que ficar apenas 1 dia inteiro em Atenas – corremos bastante pra ver tudo, e acredito que do principal, só faltou entrar no Museu da Acrópole.

 

Parthenon em Atenas, Grécia
O Parthenon em Atenas… Fiquei tão emocionada que até dei uma choradinha de leve. :p

 

Aí entrou Zakynthos, que eu não abria mão de visitar e que mesmo sendo complicada pra chegar à partir de Atenas, eu não desisti de incluir no roteiro.

Existem duas opções para se chegar a Zakynthos à partir de Atenas: pegar um ônibus até uma cidade chamada Killini (a viagem dura cerca de 5 horas e custa mais ou menos €26) e de lá, pegar uma balsa até Zakynthos (mais 1:30h de viagem e custa cerca de €7) ou pegar um avião pelo mesmo preço, num horário extremamente ruim e gastar apenas 30/40 minutos no percurso… Nós escolhemos o avião, mesmo o horário da passagem sendo para 5:30 da manhã! O lado bom foi chegar cedo na ilha e ter o dia inteiro para aproveitar. Mais detalhes sobre como chegar lá você confere nos próximos posts.

 

Leia + Hotéis em Santorini com vista do pôr-do-sol

 

Quando você for montar seu roteiro, tenha em mente quais ilhas você não abre mão de visitar e à partir daí, veja quais ficam mais próximas e têm acesso mais fácil, para escolher a ordem certa e que gaste menos tempo. Existem balsas (ou ferry) que levam de uma ilha para a outra, mas isso não significa que todas as ilhas sejam ligadas entre si, claro. Nesse site da Greek Ferries, você consegue ver melhor a tabela de horários e os preços (é só preencher a tabela do lado direito, chamada Greek Islands Ferries).

 

QUANDO IR?

 

Se eu puder dar um conselho, eu vou te dizer: vá na baixa/média temporada! Maio é considerado média temporada, já estava BEM quente, tudo aberto, nós conseguimos fazer tudo numa boa (incluindo entrar no mar), maaas… Sem milhares de turistas em todos os cantos! Às vezes era como se os lugares fossem só nossos, como aconteceu na Navagio Shipwreck em Zakynthos e nada melhor do que poder curtir os lugares e tirar fotos sem ter que lutar por um espacinho, né. Fora isso, os hotéis e passagens aéreas são bem mais baratos do que nos meses de Julho e Agosto, e o calor ainda não é insuportável. Escolha ir entre Maio/até meio de Junho ou meio de Setembro/começo de Outubro e você provavelmente vai conseguir aproveitar todas essas vantagens!

HOTÉIS NA GRÉCIA

AtenasPan Hotel

Hotel mega bem localizado, no centro da cidade e próximo a vários restaurantes. Além disso, fica a menos de 5 minutos da estação principal de metrô, do Parlamento Grego e a 15 minutos da Acrópolis. Os quartos são básicos, um pouco antigos e o café da manhã também era beeem basicão, mas pela localização valeu muito a pena.

 

SantoriniMerovigliosso

Um dos melhores hotéis que a gente já ficou e não é nem por ser o mais chique ou qualquer coisa do tipo… Era um apartamento todo mobiliado, em um hotel com 4 ou 5 apartamentos apenas. A varanda ficava bem de frente para o mar, de onde nós vimos o primeiro (e mais belo) pôr-do-sol em Santorini. O dono do hotel era extremamente atencioso, nos explicou tudo sobre a ilha e até uma garrafa de vinho nos esperava no check-in. O café da manhã era gostoso, servido dentro do quarto ou na varanda. Do lado do hotel ficava um dos melhores restaurantes onde nós já comemos (chamado Avocado). Recomendo demais!

 

Zakynthos – Villa Armos

Nós ficamos hospedados no norte da ilha, na praia Makris Gialos em uma pousadinha muito linda chamada Villa Armos. Na verdade era um apartamento (quase maior que o nosso aqui de Londres), todo mobiliado, novinho, super chique, bonito e com varanda com vista para o mar. O hotel tem piscina e banheira ao ar livre, ambos com vista maravilhosa panorâmica para o mar Jônico. Foi inesquecível, com certeza!

 

Nos próximos posts eu vou contar o que fazer em cada um desses lugares, como se locomover nas ilhas, onde nós ficamos hospedados e vários outros detalhes. Para não perder nada, assine o blog para receber todas as atualizações em primeira mão!

 

OUTROS POSTS SOBRE A GRÉCIA

– Onde se Hospedar e Como se Locomover em Santorini

– O Que Fazer em Santorini, Grécia

Hotéis em Santorini com vista do pôr-do-sol

Como Chegar na Navagio Beach ou Shipwreck em Zakynthos

– Onde se Hospedar e Como se Locomover em Zakynthos

– Como Chegar em Zakynthos, Grécia

Montando o roteiro: 10 dias na Grécia

Veja também

Vale a pena passar apenas algumas horas em Bratislava?

Viagem para o Japão: dicas para montar seu roteiro

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

17 Comments

  1. προσκλητηρια γαμου

    Ola Luiza
    Adorei seu post. Muitas informacoes uteis e a maneira que voce descreve todo é muito boa.
    Eu sou Grego e moro perto do porto que partem as balsa para zakynthos!
    Cada dia leio posts de blogs de viagem para melhorar meu Português e seu blog e um dos meus favoritos!

    17/07/2015 Responder
  2. nayara

    ola, para ir a Zakynthos vc foi de aviao, porem qual site e quanto foi a passagem em media ? pois os que ando pesquisando esta absurdamente caro !

    22/01/2016 Responder
  3. Assis Matheus

    Luiza, Estou Planejando o roteiro para Grécia para julho/2016 tudo dando certo estarei lá!!!

    tenho duas duvidas… Estou querendo fazer o roteiro, Atenas, zakynthos, santorini por último que já vi que o aeroporto de santorini tem voos para qualquer lugar do mundo pois estarei voltando para lisboa.

    você acha que esse seria um bom roteiro ??

    minha outra pergunta é a língua não sou muito fluente no Inglês do uma boa enrolada no portunhol… uhauhuah já conheci vários lugares e me virei bem assim será que vou encontrar muitas dificuldades na grécia ???

    Obrigado.

    14/03/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Você só vai trocar a ordem das cidades, mas é o mesmo roteiro que eu fiz. Você já olhou como vai ir de Zakynthos a Santorini? Esse seria o único problema.
      Não precisa falar inglês fluente, dá pra se virar com pouco numa boa.
      Se ainda não tiver agendado os hotéis, use os links aqui do blog (do Booking.com e do Hotelscombined) pra dar uma força, hein?
      Boa viagem 😉

      14/03/2016 Responder
  4. Medeiros

    Olá, gostei de seu relato pela Grécia. Vou em setembro e pretendo conhecer Zakynthos, Santorine, Milos e Atenas…
    Montei um roteiro e gostaria de sua opinião a respeito da divisão do meu tempo nas ilhas.

    7 de setembro – saída de SP
    8 de setembro – chegada a atenas
    dia 9 de setembro – Atenas
    dia 10 de setembro- ida a Zakynthos – saída do voo as 5:30 hrs da manhã e chegada as 6:30 hrs da manhã em Zakynthos, assim, tenho praticamente o dia todo.
    dia 11 de setembro – zakynthos
    dia 12 de setembro – zakynthos
    dia 13 de setembro – de zakynthos a Santorine – pegarei o voo que sai 6: 50 da manhã, chegando em santorine as 11:00 hrs
    dia 14 de setembro – santorine.
    dia 15 de setembro – santorine para milos pegando um ferry que sai 19:15 hrs
    dia 16 de setembro – Milos
    dia 17 de setembro – de Milos pra atenas saída do voo 18:30 hrs

    O que vc achou do meu roteiro? esta muto puxado? tem o que fazer em Zakynthos em 3 dias inteiros? pensei na possibilidade de tirar um dia em Zakynthos e aumentar um em Milos, o que acha???

    Obrigada..

    06/05/2016 Responder
  5. Medeiros

    OI, obrigada pela resposta! procurei o post sobre a Atenas e não encontrei! Como eu vou pra Zakynthos no msm voo que vc foi ( saída 5:30 hrs), gostaria de dicas de qual seria a melhor localização pra se hospedar em atenas, de tal forma que n fique longe do aeroporto e tb qual seria um bom horário pra sair do hotel e pegar esse voo. Li que vc saiu cedo demais, gostaria de ter uma ideia de tempo..Obrigada

    07/05/2016 Responder
  6. Bruna Silva

    Oi, Luiza. Estou planejando passar a lua de mel do meu casamento na Grecia. Amei a ideia de ir para Zakynthos.
    Gostaria de dicas de onde ficar em Atenas antes de ir para Zakynthos

    10/05/2016 Responder
  7. Maria

    Deixo recado p os que visitam Antenas!!! Muitos batedores de carteiras

    27/09/2016 Responder
  8. Karine Alves

    Olá, gostaria de saber qual o melhor roteiro para visitar Santorini, Mykonos, Atenas e Zakyntos?? E fazer isso tudo de ferrie. Obrigada

    17/05/2017 Responder
    • Luiza Ferrari

      Karine, o roteiro que eu fiz e como fiz, é esse que está aqui no texto.
      Não sei te informar a respeito de Mykonos, já que não fui para esta ilha.

      17/05/2017 Responder

LEAVE A COMMENT