Os 8 museus mais estranhos do mundo
Dicas e Listas

Os 8 museus mais estranhos do mundo

Tem gente que ama e outras que detestam museus, aqueles locais cheios de cultura e história, belas pinturas, esculturas, fotografias e todo tipo de arte. Tudo bem, pode ser um pouquinho monótono e até chato às vezes se você não se interessa pelo assunto, mas e se for alguns museus mais estranhos, com exposições “esquisitas” e nada parecidas com essas que nos vem à mente quando pensamos nesses locais? Neste post você conhece oito dos museus mais estranhos do mundo:

 

Oito museus mais estranhos do mundo

 

8 – Matchstick Marvels Museum – Gladbrook, Iowa (EUA)

O artista Patrick Acton, natural de Iowa nos EUA, criou algo espetacular quando resolveu fazer miniaturas detalhadas usando somente palitos de fósforos! São cerca de 65 modelos e é possível encontrar réplicas de máquinas, prédios famosos e esculturas. Entre eles: a Catedral de Notre Dame de Paris, Hogwarts (Harry Potter) e o World Trade Center.

Museus mais estranhos do mundo
Miniatura da Catedral de Notre Dame feita com palitos de fósforo.

 

7 – Barney Smith’s Toilet Seat Art Museum – San Antonio, Texas (EUA)

Um antigo encanador chamado Barney Smith criou cerca de 1.100 peças usando assentos de privada, vários como uma forma de marcar acontecimentos importantes de sua vida – como uma viagem feita com sua esposa para celebrar seu aniverário de 90 anos. Este é um museu diferente, pois nenhuma das obras está à venda e visitas ao local (que na verdade funciona na garagem de Smith) são feitas somente com agendamento prévio.

 

Foto: Meligrosa/flickr
Foto: Meligrosa/flickr

 

6 – Museum of Broken Relationships – Zagreb, Croácia

Este talvez seja o mais famoso da lista, já tendo aparecido até na televisão no Brasil. O Museum of Broken Relationships é uma grande coleção de “souvenirs” guardados após finais de relacionamentos, como cartas, fotografias, ursos de pelúcia, vestidos de noiva e até um machado (utilizado para destruir móveis que foram deixados para trás). Em uma parte interativa, visitantes podem deixar mensagens gravadas ou objetos.

 

museus-mais-estranhos-broken-relationships

 

5 – Bata Shoe Museum – Toronto, Canadá

O Bata Shoe Museum é um museu para deixar qualquer apaixonado por sapatos enlouquecido. Ele conta com mais de 13.000 pares que cobrem 4.000 anos de história do sapato. Lá, você pode ver calçados típicos de todas as partes do mundo.

 

4 – Leila’s Hair Museum – Independence, Missouri (EUA)

Este museu foi inaugurado em 1989 pela cosmetologista Leila Cohoon e é o único museu de cabelos do mundo. Ele conta com mechas de cabelos e objetos feitos com eles – como broches e jóias. As mechas vem de celebridades, pessoas comuns e até bebês mortos. Entre as celebridades, estão Michael Jackson e Marilyn Monroe.

 

museus-mais-estranhos-do-mundo

 

3 – Mustard Shop & Museum de Colman – Norfolk, UK

Para os amantes do condimento, o Mustard Shop & Museum de Colman é o lugar ideal! Tudo quanto é tipo de produtos e objetos relacionados à mostarda estão expostos neste, que junto do National Mustard Museum (em Wisconsin, EUA) são os dois únicos museus dedicados a este assunto no mundo.

 

museus-mais-estranhos-do-mundo

 

2 – The National Poo Museum – Isle of Wight, UK

Talvez o mais diferente – e um tanto quanto nojento – da lista: o National Poo Museum é nada mais que uma enorme coleção de fezes secas humanas e animais! Se você tem curiosidade em saber como são as fezes de leões, lá é o seu lugar. Para dar um toque mais artístico ao material, eles são expostos em esferas de vidro com luzes que acendem ao apertar um botão.

 

museus-mais-estranhos-do-mundo

 

1 – The Icelandic Phallological Museum – Reykjavík, Islândia

Provavelmente o único museu do tipo no mundo a conter uma coleção de espécimes fálicos pertencentes a vários tipos de mamíferos. São mais de 200 pênis de quase todos os tipos de animais que podem ser encontrados na Islândia (cerca de 46, incluindo o Homo sapiens). A título de curiosidade, só de diferentes tipos de baleias existem 55 espécimes!

 

museus-mais-estranhos-do-mundo
Pênis de uma girafa

 

E aí, ficou com vontade de conhecer algum desses museus mais estranhos? Já conhece? Compartilhe aqui com a gente nos comentários. 🙂

 

Veja também

Museus Mais Visitados de Londres (e gratuitos!)

Museum of London Docklands

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

17 Comments

  1. Letucia

    Queria visitar todos. Adoro museus, ainda mais quando são diferentes!!!

    07/10/2016 Responder
  2. Marianne

    Eu sou dessas que não curte muito museus, a não ser que sejam interativos, esses eu amo! Alguns desses inusitados podem entrar pra minha listinha! O das fezes já é demais! hahahahaha

    08/10/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Também não costumo gostar muito não… :p
      Esse da Islândia eu bem que quis ir, mas meu marido não ficou muito a fim… hahaha

      08/10/2016 Responder
  3. rui batista

    Post bem interessante, didatico e divertido 🙂 Nunca visitei qualquer um deles, mas ficou a vontade de me aventurar :)))))

    08/10/2016 Responder
  4. Fernanda Souza

    Faço parte do time dos que não curtem museus, mas já quero visitar o Museum of Broken Relationships. Será que rola deixar uns objetos lá para a coleção? Posso contribuir com vários. hahahahaha. Amei a ideia desse museu. Genial!

    08/10/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Parece que eles aceitam objetos dos visitantes, sim! Bom pra limpar os armários! hahaha

      10/10/2016 Responder
  5. Ana Paula Fidelis

    Os EUA têm muita gente doida, né? kkk Brincadeira, mas é impressioante a quantidade de museus esquisitos que eles tem! Eu acho que visitaria o de obras com palitos de fósforo, pois acredito ser super difícil fazer as réplicas com tal material.

    08/10/2016 Responder
  6. Danielle Bispo

    Nossa que louco! Gente museu de tampa de privadas poderia ser classificado como maluquice ou muita falta de fazer, mas tá valendo né? Sempre tem alguém que se interessa

    bjs
    Dani Bispo

    08/10/2016 Responder
  7. Douglas Agostinelli

    Hahaha post bem interessante!! Não conheço nenhum, mas me interessei pelo da mostarda! Valeu!

    08/10/2016 Responder
  8. Flávia Donohoe

    hahaha, soltei o riso quando vi que você mencionou o museu do pênis lá em Reykjavik, é um museu um tanto quanto interessante, mas minha irmã também não quis visitar. Quantos museus estranhos e diferentes, confesso que senti muito nojo desse museu dos cabelos, e visitaria sem dúvida esse da mostarda e das esculturas em palitos de fósforos!

    08/10/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Você chegou a visitar? Fiquei tão curiosa, até hoje arrependo de não ter ido.
      Também tive nojinho do de cabelo… Acho mais nojento do que o de fezes!

      10/10/2016 Responder
  9. MICHELE RAGGIO

    Que loucura esses museus hahaha. Alguns podem até ser interessantes uma visita,mas esse de fezes é indigesto rsrs.

    09/10/2016 Responder
  10. Itamar Japa

    Que interessante, gosto muito de museus, em especial os históricos e antropológicos , mas estes da listagem são bem intrigantes. Como sou apaixonado por mostarda, acho que o da mostarda é o que mais gostaria de visitar! 😉

    09/10/2016 Responder
  11. Larissa Pereira

    É cada coisa louca nesse mundo! Achei muitos desses interessantes, mas não sei se iria na do cocô não hahahaha já acho demais! Muito bom saber de lugares que nem imaginava que existia!

    10/10/2016 Responder
  12. Raissa Ferrari

    Também senti repulsa desse dos cabelos.. e nojo do das fezes e dos fósseis de pênis. Eca!

    Entrei no link que vc colocou do Broken Relantionships e fui lendo.. quanta tristeza! Me deu aperto no coração!

    Adorei o post! Parabéns, viu? :***

    11/10/2016 Responder
  13. Bruno Costa

    Também não sou muito chegado a museus não, mas o Museum of Broken Relationships parece ser interessante! Hahahaha! Muito bom post, bem curioso! =)

    12/10/2016 Responder
  14. Luiz Jr. Fernandes

    Nossa bem bizarro hein. Que coisa mais maluca é esse pênis de uma girafa. tá é doido kkkkkk
    Abraço, ri litros lendo o post!

    21/10/2016 Responder

LEAVE A COMMENT