Natal e Reveillon em Moscou
Natal Rússia

Natal e Reveillon em Moscou

O Reveillon em Moscou sempre aparece em listas como uma das melhores opções para a virada. Com um belo show de fogos, bem em uma das praças mais lindas do mundo, realmente a cidade se torna uma otima opção para a data. Esta seria a primeira vez que nós iríamos passar o dia 31/12 em outro lugar sem ser Londres e como a Rússia já estava na minha listinha há tempos, resolvemos conferir pra ver se valia a pena mesmo ir pra lá nessa época.

 

natal-moscou-praca-vermelha-3

 

natal-moscou-praca-vermelha-4

 

O legal é que ainda existia uma feirinha de Natal bem no meio da praça e ela era muito lindinha! Tinha brinquedo para as crianças e várias barracas vendendo comidas e peças de roupas e artesanato. Na Europa os mercados de Natal costumam fechar até antes do dia 24, com algumas exceções ficando abertas até pouco antes do dia 31, mas na Rússia os mercadinhos ficam abertos até Janeiro!

 

Feira de Natal na Praça Vermelha com muita neve!
Feira de Natal na Praça Vermelha com muita neve!

 

natal-moscou-praca-vermelha-2

 

Isso acontece devido ao fato de os russos serem ortodoxos e estes celebram o Natal no dia 6 de Janeiro – por isso, não é aconselhado viajar para a Rússia no começo deste mês, já que praticamente tudo fecha e eles têm uma semana de feriado. Na verdade o Reveillon é uma das festas mais aguardadas pelos russos, aquela realmente celebrada.

 

natal-moscou-praca-vermelha-5

REVEILLON EM MOSCOU

Como todo mundo já deve saber, faz muuuito frio na Rússia no final do ano (inverno no hemisfério norte). Muito MESMO, principalmente pra quem não está acostumado. Nós pegamos -20º graus com neve e apesar de não ter parecido tão frio assim, não posso deixar de dizer que camadas de roupa são a chave do sucesso para sobreviver ao frio! Eu usei todas as roupas que levei de uma vez só!

 

Nós 3 felizes na neve (nossa boneca já estava ali com a gente, escondidinha) :)
Nós 3 felizes na neve (nossa boneca já estava ali com a gente, escondidinha) 🙂

 

Fila para entrar na Praça Vermelha.
Fila para entrar na Praça Vermelha.

 

A primeira dica que eu dou pra quem quer ver os fogos é: se for para a praça, vá muito bem agasalhado, chegue por volta de 19/20h e tente se aquecer de alguma forma! Não sei se é sempre assim, mas a Praça Vermelha foi fechada durante a tarde (se não me engano lá pras 15h) e só foi reaberta de noite para quem iria ficar para ver os fogos. Antes de entrar todo mundo tinha que passar por detectores de metal e revista, por isso é aconselhado chegar bem mais cedo. Os russos são conhecidos por beber demais e juntando frio com festa, vale ficar bem atento no meio da multidão.

 

Fogos do Reveillon em Moscou
Prontos para as fotos dos fogos do Reveillon em Moscou? 😉

 

Nós optamos por não ir para a praça por causa do frio e da bagunça, já que eu estava grávida. Para conseguir ver os fogos, eu pesquisei bastante e encontrei alguns hotéis com vista para a Praça Vermelha e aí bastou escolher um e reservar um quarto. Nós ficamos no Baltschug Kempinski Moscow , que foi um dos melhores hotéis onde já nos hospedamos! Dessa forma, vimos os fogos bem de pertinho, sem passar o frio absurdo que fazia lá fora e ainda comemos muito bem com o serviço de quarto do hotel (o cúmulo da preguiça). Na verdade ficamos tão perto, que mal conseguimos tirar foto dos fogos!

 

Fogos do Reveillon em Moscou

 

Fogos do Reveillon em Moscou

 

Então nós pedimos comida pelo serviço de quarto, arrumamos nossas câmeras, eu achei um site que fosse transmitir o discurso oficial do Putin (antes dos fogos ele aparece na TV para esse discurso onde fala sobre o ano que passou e comenta sobre o próximo ano) e nós ficamos lá, só aguardando os fogos. O show em si não durou muito e não foi lá muito impressionante… Os fogos no London Eye são mil vezes mais bonitos e emocionantes, mas o cenário… Nada bate a Praça Vermelha e a Catedral de São Basílio!

Fora passar na praça, alguns hotéis também organizam festas de Reveillon em Moscou – como o que nós ficamos, mas não era para o nosso bolso. Não cheguei a pesquisar restaurantes ou baladas, já que a gente queria ver os fogos.

 

Fogos do Reveillon em Moscou

 

Fogos do Reveillon em Moscou

 

Valeu a pena passar o Reveillon em Moscou? Dessa forma que nós fizemos, sim! Infelizmente não sei dizer como é a festa na praça, só sei que mesmo estando dentro do quarto, quando abrimos a janela pra fotografar, passamos um frio danado! Talvez isso estrague um pouquinho a festa ao ar livre, então se eu puder dar um conselho, diria pra reservar um hotel com vista e ver tudo de lá. Para ver algumas dicas de hotéis, eu fiz o post: Hospedagem em Moscou: hotéis com vista para a Praça Vermelha com vários nomes. Nós nos hospedamos no Baltschug Kempinski Moscow que além da vista maravilhosa, ainda era um baita hotel!

 

Vista do nosso quarto.
Vista do nosso quarto.

 

Fogos do Reveillon em Moscou
Fogos vistos do quarto do hotel.

 

 

 

E você, onde foi o lugar mais legal onde já passou a virada? Conte pra gente nos comentários! 🙂

Veja também

Hospedagem em Moscou: Hotéis com vista para a Praça Vermelha

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

02 Comments

LEAVE A COMMENT