O legal é que ainda existia uma feirinha de Natal bem no meio da praça e ela era muito lindinha! Tinha brinquedo para as crianças e várias barracas vendendo comidas e peças de roupas e artesanato. Na Europa os mercados de Natal costumam fechar até antes do dia 24, com algumas exceções ficando abertas até pouco antes do dia 31, mas na Rússia os mercadinhos ficam abertos até Janeiro!

Isso acontece devido ao fato de os russos serem ortodoxos e estes celebram o Natal no dia 6 de Janeiro – por isso, não é aconselhado viajar para a Rússia no começo deste mês, já que praticamente tudo fecha e eles têm uma semana de feriado. Na verdade o Reveillon é uma das festas mais aguardadas pelos russos, aquela realmente celebrada.
Onde se hospedar em Moscou
Nós ficamos no Baltschug Kempinski Moscow , que foi um dos melhores hotéis onde já nos hospedamos! Dessa forma, vimos os fogos bem de pertinho, sem passar o frio absurdo que fazia lá fora e ainda comemos muito bem com o serviço de quarto do hotel (o cúmulo da preguiça). Na verdade ficamos tão perto, que mal conseguimos tirar foto dos fogos!
Se quiser outras opções, aqui estão outros hotéis bons perto da Praça Vermelha:
- National Hotel: nós também ficamos neste hotel no primeiro dia e ele é MUITO bom! Quartos gigantescos, alguns com vista para a Praça Vermelha e café da manhã maravilhoso.
- Vremena Goda Hotel: situado no centro da cidade de Moscou, a 5 minutos a pé da Estação de Metrô Arbatskaya. Você pode conhecer a Praça Vermelha e o Kremlin de Moscou a 15 minutos a pé da propriedade.
- Assambleya Nikitskaya: idealmente situado, no centro de Moscou, a 5 minutos a pé do Kremlin, da Praça Vermelha e do Museu Histórico do Estado.
- Hotel Akvarel Stoleshnikov: localizado no centro histórico de Moscou. A Estação de Metro Teatralnaya fica a 7 minutos a pé.
- Kyznetskiy Inn: situado no centro de Moscou, a 2 minutos de caminhada do Teatro Bolshoi.
REVEILLON EM MOSCOU
Como todo mundo já deve saber, faz muuuito frio na Rússia no final do ano (inverno no hemisfério norte). Muito MESMO, principalmente pra quem não está acostumado. Nós pegamos -20º graus com neve e apesar de não ter parecido tão frio assim, não posso deixar de dizer que camadas de roupa são a chave do sucesso para sobreviver ao frio! Eu usei todas as roupas que levei de uma vez só!

+LEIA MAIS: Hospedagem em Moscou: hotéis com vista para a Praça Vermelha

A primeira dica que eu dou pra quem quer ver os fogos é: se for para a praça, vá muito bem agasalhado, chegue por volta de 19/20h e tente se aquecer de alguma forma! Não sei se é sempre assim, mas a Praça Vermelha foi fechada durante a tarde (se não me engano lá pras 15h) e só foi reaberta de noite para quem iria ficar para ver os fogos. Antes de entrar todo mundo tinha que passar por detectores de metal e revista, por isso é aconselhado chegar bem mais cedo. Os russos são conhecidos por beber demais e juntando frio com festa, vale ficar bem atento no meio da multidão.

Nós optamos por não ir para a praça por causa do frio e da bagunça, já que eu estava grávida. Para conseguir ver os fogos, eu pesquisei bastante e encontrei alguns hotéis com vista para a Praça Vermelha e aí bastou escolher um e reservar um quarto. Nós ficamos no Baltschug Kempinski Moscow , que foi um dos melhores hotéis onde já nos hospedamos! Dessa forma, vimos os fogos bem de pertinho, sem passar o frio absurdo que fazia lá fora e ainda comemos muito bem com o serviço de quarto do hotel (o cúmulo da preguiça). Na verdade ficamos tão perto, que mal conseguimos tirar foto dos fogos!
Então nós pedimos comida pelo serviço de quarto, arrumamos nossas câmeras, eu achei um site que fosse transmitir o discurso oficial do Putin (antes dos fogos ele aparece na TV para esse discurso onde fala sobre o ano que passou e comenta sobre o próximo ano) e nós ficamos lá, só aguardando os fogos. O show em si não durou muito e não foi lá muito impressionante… Os fogos no London Eye são mil vezes mais bonitos e emocionantes, mas o cenário… Nada bate a Praça Vermelha e a Catedral de São Basílio!
Fora passar na praça, alguns hotéis também organizam festas de Reveillon em Moscou – como o que nós ficamos, mas não era para o nosso bolso. Não cheguei a pesquisar restaurantes ou baladas, já que a gente queria ver os fogos.
Valeu a pena passar o Reveillon em Moscou? Dessa forma que nós fizemos, sim! Infelizmente não sei dizer como é a festa na praça, só sei que mesmo estando dentro do quarto, quando abrimos a janela pra fotografar, passamos um frio danado! Talvez isso estrague um pouquinho a festa ao ar livre, então se eu puder dar um conselho, diria pra reservar um hotel com vista e ver tudo de lá. Para ver algumas dicas de hotéis, eu fiz o post: Hospedagem em Moscou: hotéis com vista para a Praça Vermelha com vários nomes. Nós nos hospedamos no Baltschug Kempinski Moscow que além da vista maravilhosa, ainda era um baita hotel!


Hotéis em Moscou com até 50% de desconto:
E você, onde foi o lugar mais legal onde já passou a virada? Conte pra gente nos comentários! 🙂
Ótimo post! Aproveitei e reservei pelo link do booking de vcs! Fiquem de olho na comissão 😉
10/10/2018Valeu, Felipe.
16/10/2018Mas não pode cancelar pra reserva valer, hein? hahahaha
Já guarda o nosso link pra reservas futuras 😉