
Onde se hospedar em Praga
A maior inovação dessa viagem foi que nós ficamos hospedados em um barco, chamado Botel Albatros. Que eu tenha percebido, era o maior de todos os “botéis” por lá. Ele era bem grande, tinha três andares, internet e até restaurante com terraço (que obviamente ninguém usava por causa do frio). Foi uma experiência bacana, mas pra quem acha que o barco fica balançando, saiba que não se sente nem um movimentozinho, nada! E a vista do quarto era muito bonita!
Se você quiser conferir outros hotéis-barco, nós fizemos uma lista com os melhores. Clique AQUI para ver.
Como é o Natal em Praga
No Natal em Praga, ao contrário do Natal de Colônia, os mercadinhos de Natal funcionam até o fim de Dezembro, então nós conseguimos aproveitar bastante ainda. Ouso dizer que o mercado da Old Town Square era muito mais bonito e interessante que os de Colônia, mas até acredito que seja pelo clima da cidade, que é uma delícia. O que mais se vê são casais em clima total de romance, namorando pelas praças e pontes e isso é gostoso, você acaba entrando na onda também.
O que fazer em Praga
Nesta praça, a mais bonita de Praga, existe a Tyn Church (que se vê de qualquer ponto e é simplesmente maravilhosa por fora) e a famosa Clock Tower, onde fica o Relógio Astronômico medieval. Como é gostoso passear por lá, você fica horas só admirando e tirando fotos do lindo relógio e várias vezes do dia você se pega passando pela praça de novo. Para aproveitar e saber informações e curiosidades sobre a praça, vale a pena fazer um tour gruiado por ela com um local.
A cidade tem muita coisa pra se visitar, tanto na época do Natal em Praga quanto no resto do ano, então uma boa pedida seria adquirir o Prague Card para ter entrada gratuita em tudo e pular filas (o que economiza bastante tempo).
O Relógio Astronômico merece um parágrafo sozinho, por ser a atração mais conhecida da cidade. De hora em hora seu sino é badalado, mas não é só o som que é ouvido que atrái uma multidão, olhando como bobos pro alto esperando ansiosamente aquele último minuto até o espetáculo começar. Na verdade quem bate o sino é um caveirinha (ou estátua da morte) que vira sua ampulheta. Ao mesmo tempo, é iniciada a parada dos 12 apóstolos, que aparecem nas janelas superiores. É um espetáculo bobo, mas é muito legal assistir. De tão bobo, das três vezes que nós vimos, eu ri no fim de todas… Mas eu sou meio demente então isso não conta muito!
Outro ponto que merece atenção é a Ponte Carlos ou Karlův most. Esta é a ponte mais velha de Praga e a segunda ponte mais antiga existente na República Tcheca. É atravessando esta linda ponte que vive lotada, que se chega ao Castelo de Praga, que também é visto de quase qualquer ponto da cidade.
O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade. Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial. Na verdade é um grande complexo e o que nós vemos de baixo da cidade e pensamos ser o castelo, na verdade é uma catedral. Em seu interior encontra-se a impressionante Catedral de S. Vito, Torre da Pólvora, Palácio Real, Torre Dalibor, Convento de São Jorge, Palácio Lobkowicz e a Viela Dourada.
As filas para entrar no Castelo de Praga podem ser bem grandes, então vale a pena comprar ingressos antecipadamente. Nossos parceiros da GetYourGuide oferecem três tipos de ingresso:
- Castelo de Praga: pule a fila com transporte partindo de Old Town
- Castelo de Praga: ingresso e introdução
- Tour Castelo de Praga de 2,5 horas com ingresso

Uma construção interessante, mas que só pode ser vista por fora é a Casa Dançante. Este é um prédio comercial com firmas multinacionais, mas que por fora é totalmente diferente e por isso, atrái vários turistas. Mais um ponto interessante é o parque Petrin Hill, que por ser no alto tem vistas lindas da cidade. Este é o parque da mini-Torre Eiffel que também se vê da cidade toda. Esta réplica na verdade é uma antena de TV e quem quiser, pode subir seus mais de 200 degraus para ter uma vista ainda mais bonita da cidade – mas eu realmente não acho que tenha necessidade, ainda mais se você tiver optado por subir a colina à pé e não com o funicular, e ao chegar no topo não quiser nem pensar em subir escada. O parque é bonito e bem conservado, gostoso pra passar o tempo e tirar umas fotos bonitas.
Hotéis recomendados em Praga
Mais uma coisa interessante e curiosa que se vê lá de baixo da cidade é um metrônomo gigante! Ele fica no parque Letna Hill, que fora isso e uma corda enorme lotada de tênis pendurados, não tem nada demais. E claro, a Praça Wenceslas, que é uma das praças principais da cidade – mas não chega aos pés da Old Town Square em beleza -, centro comercial e cultural e abriga o National Museum.
É fácil andar por Praga, a cidade não é tão grande e não é preciso pegar tram ou ônibus. Tudo lá é extremamente barato (e por isso, foi a nossa viagem da comilança, já que foi a primeira em que nós fizemos todas as refeições sem nos preocupar com o tanto de dinheiro que levamos) e muito bonito também, claro! A cidade é tão linda também de noite toda iluminada, que indicaria um cruzeiro pelo rio Moldava com jantar. Bem romântico! 🙂

Fora esses pontos que eu citei, existem várias catedrais e várias outras partes da cidade que nós não exploramos, então pra quem tiver mais tempo, vale a pena entrar no site My CzechRepublic e conferir todas as dicas da cidade em detalhes. Não coloquei aqui todos os nomes de construções pela qual nós passamos também, porque tem muita coisa bonita espalhada. No blog Itinerário de Viagem tem um roteiro bem bacana de Praga também. E uma ótima dica é assistir a um espetáculo de marionetes, como contou a Cynara do Cantinho da Ná.

E aí, ficaram com vontade de passar um Natal em Praga também? Nós adoramos e com certeza voltaríamos. 🙂
Para ver datas atualizadas dos mercados de Natal em Praga, visite o site oficial.
de onde vc tirou a foto da “vista mais linda”? aliás, linda mesmo! fiquei morrendo de vontade de ir ONTEM rs bjos
23/01/2013Luandinha, foi descendo um morro pra sair do Parque Letná Hill (o parque do metrônomo). Fiquei caçando essa vista nos 3 dias que ficamos lá e vale a pena, pq é muito linda!
23/01/2013Oi,
10/06/2013Curti muito as dicas!!
Vou viajar para a Europa em agosto e pretendo passar por Praga, quanto tempo você acha que vale a pena dedicar a cidade?
1 dia é muito pouco ou dá pra conhecer bastante coisa?
Olá, Pedro.
17/06/2013Praga não é uma cidade muito grande, então acredito que 2 dias já sejam mais que suficientes pra se conhecer tudo com calma e aproveitar bastante o clima gostoso de lá. Com 1 dia inteiro dá pra se conhecer pelo menos os pontos principais, sim. É só andar bastante sem parar por muito tempo 🙂
Um lugar que vale a pena ir pra quem gosta de igrejas é a Igreja da Nossa Senhora da Vitória. A igreja em si é bonita mas não tem nada demais, mas é aonde está o menino Jesus de Praga e a nossa padroeira, a Nossa Senhora de Aparecida tbm está lá! (tem um altarzinho só pra ela)
20/08/2013Boa dica, Bia! 🙂
30/08/2013Olá! Para chegar no ponto dessa foto no Parque Letná Hill ao subir as escadas depois da ponte Čechův most para que lado eu vou? rsrsrs.
09/04/2014Vixi, Grazi… Aí você me pegou, viu. Vou ver se o André lembra e te falo 😉
09/04/2014O post está bem detalhado sim! Não se preocupe! Adorei as fotos e dicas!
12/01/2018Olá, ótimo blog! Parabéns!
10/11/2018Eu e meu marido vamos passar o natal em Praga, gostaria de saber: no dia 24 os mercados são abertos? Onde passar a véspera de natal em si, se você puder me dar alguma dica, serei grata!
Oi, Joice.
12/01/2019Só hoje vi seu comentário, espero que tenha dado tudo certo.
Nós não passamos o dia 24 em Praga, então não saberia te informar…