Natal na Bélgica: Antuérpia, Bruges, Bruxelas e Gent
Bélgica Natal

Natal na Bélgica: Antuérpia, Bruges, Bruxelas e Gent

E depois de uma viagem de ônibus de Londres à Bélgica que atrasou horrores, nós finalmente chegamos no nosso destino! A primeira parada foi Bruxelas, na nossa segunda visita do ano e acabou agradando muito mais dessa vez… Talvez seja o clima natalino ou até o fato de não estar quente a ponto de dar desespero (a primeira visita foi no ápice do verão em Agosto e eu detesto calor), mas que nós gostamos muito mais, isso é inegável! Bora conhecer como é o Natal na Bélgica?

Natal na Bélgica: BRUXELAS

(leia mais sobre Bruxelas)

 

São cerca de 250 barraquinhas vendendo comidas, bebidas e artesanatos.
São cerca de 250 barraquinhas vendendo comidas, bebidas e artesanatos. Na frente da roda-gigante fica o ringue de patinação.

 

As principais atrações na cidade são os mercadinhos de Natal, assim como em qualquer outra cidade européia na época. Existe um mercado maior chamado “Brussels Winter Wonders” que fica na Place Sainte Catherine (e vai até a Marché aux Poissons) e na verdade ele é o único que vale a pena visitar. É bem grande, tem várias barraquinhas com comidas, artesanatos e alguns brinquedos pra criançada se divertir. O destaque fica por conta da pista de patinação no gelo e das mega barracas de batatas fritas (que além de serem uma tradição Belga, são uma delícia e todo mundo deveria experimentar).

 

Presépio com ovelhinhas de verdade na Grand Place.

 

Manneken Pis vestido de alpinista e enfeitado (e a luta pra conseguir chegar perto dele).

 

Mas não acaba aí! Na verdade MESMO, o mais legal de Bruxelas no Natal, é o que acontece na Grand Place. A praça por si só já é uma das coisas mais lindas que eu já vi, mas nessa época ela fica mais especial ainda… Não é por causa de enfeite e nem de mercado, mas sim porque todos os dias a partir de 17 horas, de 30 em 30 minutos acontece um show de luzes muito, mas muito legal mesmo na praça chamado “The Sound And Light Show“. Ele dura 15 minutos. Toca uma música alta e os prédios ficam iluminados dançando sincronizados com o som! Nós vimos umas duas ou três vezes de lá e depois ficamos ouvindo a musiquinha e vendo a ponta dos prédios iluminados da janela do hotel Floris Hotel Arlequin Grand-Place que é um baita hotel e nem preciso dizer que é super bem localizado, né? 🙂

 

Um pedacinho do Town Hall iluminado.
Um pedacinho do Town Hall iluminado.

 

Hotéis recomendados em Bruxelas

Hotel Floris Arlequin Grand-Place

Veja disponibilidade

Warwick Brussels Grand Place

Veja disponibilidade

9Hotel Sablon

Veja disponibilidade

 

Natal na Bélgica: BRUGES

O Belfry (ou Belfort) de Bruges e as barraquinhas do mercado de Natal na Grote Mkt.
O Belfry (ou Belfort) de Bruges e as barraquinhas do mercado de Natal na Grote Mkt.

 

Bruges, que também é extremamente linda, é talvez uma das únicas cidades que eu achei menos interessante no Natal. O mercado da Grote Markt não é bonito, nem grande e nem tem muitas opções. Quando nós fomos em Agosto, eu já voltei de lá com planos de passar o Natal na cidade (achei que ela ficaria muito mais linda)… Mas fiquei meio decepcionada. Claro que Bruges é Bruges e nunca fica “feia”, mas eu não me programaria pra passar as festas lá de novo, já que em qualquer outra época ela fica tão interessante quanto. Nós ficamos hospedados no Hotel Portinari, que tinha vista para a praça e mais uma vez, era super bem localizado e recomendado! Vou falar mais sobre Bruges em um post específico depois.

 

À esquerda está o ringue de patinação. :)
À esquerda está o ringue de patinação. 🙂

 

O que acontece de diferente e que talvez seja legal em Bruges, é um festival de esculturas de gelo que fica bem em frente à estação de trem. Chamado “Snow & Ice Sculpture Festival“, é preciso pagar para entrar no local, que fica fechado e não dá nem pra dar uma espiadinha. Nós não tivemos tempo de ir, mas se você tiver visitado, conta pra gente nos comentários! 😉

 

Hotéis recomendados em Bruges

Hotel Portinari

Veja disponibilidade

Hotel Dukes' Palace Brugge

Veja disponibilidade

Hotel Monsieur Ernest

Veja disponibilidade

Natal na Bélgica: GENT

(leia mais sobre Gent)

gent-ghent-natal-christmas-2

 

Gent (ou Ghent), que surpresa! A cidade é simplesmente maravilhosa e o mercadinho de Natal na praça principal (Sint-Baafsplein) é lindíssimo e enorme! Muitas opções de bebidas, comidas, doces, ringue de patinação no gelo e roda gigante. Fiquei muito encantada e até deprimi quando tivemos que ir embora. Essa sim eu digo que vale demais ir nessa época! E é extremamente divertido também, umas apresentações malucas, o povo cantando alto… Muito legal mesmo!

Nós ficamos hospedados no Flandria Hotel que fica bem ali na praça e onde tivemos um dos melhores atendimentos até hoje. Gent passou a brigar com Bruges pelo primeiro lugar da minha lista de cidades lindinhas e até agora eu não sei qual das duas eu prefiro. Então se tiver a chance, vá nas duas! Também vou falar mais sobre a cidade em um post só sobre ela.

 

Uma das maluquices era esse mini-carro que ficava rodando lotado pela praça.

 

Era lindo demais!

 

Hotéis recomendados em Gent

NH Gent Belfort

Veja disponibilidade

Hotel Onderbergen

Veja disponibilidade

Hotel Flandria-centrum

Veja disponibilidade

 

Natal na Bélgica: ANTUÉRPIA

antuerpia-antwerp-natal-christmas-2

 

A última cidade Belga antes da gente partir pra Holanda, foi a Antuérpia. Nós chegamos lá no dia 24, chovia muito e já estava tudo fechado e a cidade completamente vazia. Como nós ficamos pulando de cidade em cidade carregando mala e pegando trem todos os dias, chegamos lá extremamente cansados. Fomos passear um pouquinho, mas nada estava aberto e os mercadinhos espalhados pelas praças não eram muito interessantes. Muito pequenos e não muito bonitos, então também não aconselho a visita pra passar Natal, achei muito sem graça. Tomamos muuuuita chuva durante esse micro passeio, perdemos a paciência e resolvemos voltar pro hotel mais cedo pra começar a comemorar o aniversário do André. 🙂

 

antuerpia-antwerp-natal-christmas-3

 

Aliás, nosso jantar de Natal foi no próprio hotel, assim como fizemos ano passado em Colônia. Sempre acho que nessa época é mais garantido fazer a reserva do jantar assim, já que tudo fecha. Nós escolhemos ficar no Hilton Old Town, um hotel legal dessa vez (uma vez na vida não mata ninguém, né), já que era comemoração dupla e um dos únicos lugares da cidade que eu achei falando sobre jantar no dia 24. Caso não fique hospedado no hotel, sempre é possível reservar uma mesa com antecedência, de qualquer forma.

Hotéis recomendados na Antuérpia

HotelO Kathedral

Veja disponibilidade

Hotel Rubens-Grote Markt

Veja disponibilidade

Antuérpia: Hilton Old Town

Veja disponibilidade

 

Os mercados normalmente ficam abertos até dia 31 de Dezembro (ou primeira semana de Janeiro) na Bélgica, mas para conferir datas, endereços e detalhes sobre todos eles, é só entrar neste site.

 

 

Veja também

onde se hospedar em Bruxelas

Onde ficar em Bruxelas: The Hotel Brussels

inverno na europa neve no natal na europa

Inverno na Europa: 8 lugares com chances de neve no Natal

8 Melhores cidades para passar o Ano Novo na Europa

Os melhores mercados de Natal na Europa

Natal e Reveillon em Moscou, Rússia

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

010 Comments

  1. Mirza Braga

    Que Lindoooooo!!! Amey Amey Amey!!! Uma Ótima pedida realmente!!! Natal é meu feriado preferido! Quero ir pra Bélgica Muito Bacana!!! Quero um Mini carro desse!

    22/02/2014 Responder
  2. Arquiteta Gabriela Fernandes

    Olá Luiza,
    Primeiramente obrigada por compartilhar estas dicas tão valiosas da sua viagem e em segundo, olhando as fotos fiquei pensando: Cadê a neve?.
    Faço essa pergunta pois estou morando em Lisboa e gostaria de passar o natal em um local com neve ( pra ser diferente de como é no Brasil….). Não é garantido que teremos aquela paisagem branquinha nesta época na Bélgica? Caso não, tens alguma sugestão de local com esta certeza onde podemos ir?
    Obrigada.

    07/09/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Nenhum lugar é garantido de nevar, principalmente no Natal. Aqui no blog mesmo eu sempre falo que a gente tenta ir pra algum lugar que tenha chance de nevar no Natal, mas até agora não demos sorte.
      Se você for para os alpes passar o Natal esquiando, talvez seja mais certo. 🙂

      12/09/2014 Responder
  3. Mariana

    Oi Luiza! Parabéns pelo blog e obrigada pelas informações…
    Tenho uma dúvida, passarei o Natal em Paris e no dia 26 estou pensando em ir pra Bruxelas e ficar até dia 27… Encontrarei o mercado aberto nesses dias?! Obrigada

    17/09/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Mariana,

      de acordo com a agenda dos mercados de Natal na Bélgica, ele fica aberto até dia 4 de Janeiro. 🙂

      17/09/2014 Responder
  4. Stephanie Antonucci

    Olá Luiza! Muito bacana e interativo seu blog!
    Você sabe me dizer qual o horário de funcionamento (geralmente) desses mercados? Eles funcionam no dia 24 até que horas?

    Muito obrigada,

    Bjs

    Stephanie Antonucci

    06/10/2014 Responder
  5. valter souza trajano.

    Amo este Pais .

    31/12/2014 Responder
  6. Rafaelle

    Obrigada Luiza por compartilhar suas experiências em Bruxelas, está me ajudando bastante. Irei passar o Natal em Bruxelas, vc sabe se existe algum restaurante que faz ceia nessa noite?

    03/08/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oie!
      Não sei… nós não passamos essa noite lá. 🙁
      Tenta ver algum hotel que ofereça a ceia, como nós fizemos na Antuérpia.

      13/08/2018 Responder

Deixe uma resposta


VOCÊ PODE GOSTAR