Construído no início dos anos 90 com mais de 20 mil peças de mármore italiano e pedra búlgara, impressiona pela quantidade de detalhes esculpidos em suas paredes e tetos. Por tantos detalhes, acabou demorando três ano para que o templo ficasse pronto. O lado de fora do templo, todo branquinho, deixa boquiabertos mesmo aqueles que não seguem a religião – mas este não pode ser visitado.
O prédio ao lado permite a entrada de turistas, mas todos devem seguir algumas regras por se tratar de um local religioso:
- Todos devem estar vestidos com roupas que tampem os joelhos e ombros: nada de aparecer no templo de saia curta ou bermuda. Eles até oferecem uma espécie de burca, mas por respeito, já vá vestido apropriadamente. Nem legging eles aceitam para entrar.
- Ao entrar é preciso tirar seus sapatos e guardar nos espaços que eles disponibilizam, então nem tente passear no interior do templo estando calçado.
- Não é permitido tirar fotos em seu interior. O segurança na porta pede até para que câmeras e bolsas maiores sejam deixadas em um guarda-volumes do outro lado da rua. Infelizmente, fotos só são permitidas no exterior.
Lá dentro existe uma exposição chamada “Entendendo o Hinduísmo” pode ser visitada durante o horário de abertura do templo. É a única coisa paga por lá – mas não se preocupe, são apenas £2.
BAPS Shri Swaminarayan Mandir ou Neaden Temple
Endereço: 105-115 Brentfield Road, NW 10 8LD B
Horário de abertura: Diariamente de 9:00 às 18:00.
Estações de metrô próximas: Neasden Station (Jubilee Line) e Stonebrigdge Park Station (Bakerloo line). Saindo das estações é necessário pegar um ônibus ou andar cerca de 15/20 minutos.
Ingressos: A entrada é gratuita, somente a exposição é paga (£2).
Na verdade quando foi construido era o maior fora da India, hoje o de Atlanta é o maior templo Hindu
06/06/2016Obrigada, Pamella. Vou corrigir a informação 🙂
06/06/2016Legal o seu post. Estive no templo este fim de semana e também adorei a construção. Só um detalhe, não é burca o que eles entregam na entrada para cobrir o corpo. É apenas uma espécie de saia comprida que você enrola na cintura. Burca é outro tipo de vestimenta, que cobre até o rosto, usada pelos muçulmanos. Um abraço!
12/08/2019Oi, Lucila.
12/08/2019No texto eu disse que é “uma espécie de burca”, por falta de uma forma de explicar melhor. Eu sei o que é burca, vejo muitas todos os dias. 🙂
E quando eu fui, a roupa emprestada cobria o corpo todo, não era apenas uma “espécie de saia comprida”, como você descreveu.
Um abraço.