A gente teve apenas algumas poucas horas pra explorar a cidade no Sábado e pra piorar, não parava de chover forte. Não deu outra, fomos andar na chuva e sem poder tirar foto direito pra não molhar mais uma vez a pobre coitada a câmera. Eu sei que o lugar é legal quando mesmo nessas condições, eu não fico irritada e me divirto. Belfast em si não tem nada demais e nem tem muito o que fazer em Belfast mesmo… É apenas uma cidade tranquila, com algumas partes feiosas e algumas bem bonitinhas. Mas é um lugar tão gostoso, que me deixou até alegre. Nem lembrei que lá vivia tendo conflito político, violência e coisas do tipo, então não precisa ter medo: vá visitar Belfast tranquilamente!
Leia + Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes), Irlanda do Norte
Pra quem não sabe, o Titanic foi construído em Belfast e tudo o que tem a ver com ele é muito famoso e importante na cidade. Várias outras embarcações também são de lá, mas nenhuma ficou tão famosa quanto o Titanic – e copiando uma piadinha que a gente ouviu lá: “isso só por que os outros não afundaram”. Não são muuuitos os pontos turísticos pela cidade e acho que mesmo correndo, nós não deixamos de ver tanta coisa. Fizemos tudo à pé e pelo menos das coisas que visitamos, o Titanic Quarter era o mais afastado do centro.
Como ir do aeroporto internacional de Belfast ao centro
Talvez tenha me encantado por ter conhecido os melhores materiais de turismo que eu já peguei em aeroporto até hoje! Não se preocupe em comprar guias nem nada do tipo. São várias revistas e mapas super bem feitinhos, bonitos e cheios de detalhes sobre a cidade pra pegar na saída do aeroporto… E o melhor, tudo de graça! Falando nisso, nós chegamos pelo Aeroporto Internacional e fomos até o centro (ponto no Europa Buscentre) com o ônibus Airport Express 300, que custou £7,50 (um trajeto e £10,50 ida e volta). Pra voltar pra Londres, viemos pelo City Airport no ônibus Airport Express 600, que custou £2,20 (um trajeto ou £3,30 ida e volta).
Onde se hospedar em Belfast
Nós ficamos hospedados no Holiday Inn Belfast, que é super bem localizado no centro e muito bom! Quartos confortáveis, wifi gratuito e café da manhã gostoso. Hotel de rede grande e conhecida, então não tem muito erro.
Se você quiser conferir outras opções, aqui está uma seleção de outros hotéis em Belfast:
- Jurys Inn: fica perto da Câmara Municipal e da Ópera de Belfast. Os hóspedes podem desfrutar de compras no Donegall Place, Castlecourt e Victoria Square, a menos de 10 minutos a pé.
- ibis Belfast City Centre: situa-se no centro de Belfast, a 5 minutos a pé da zona de vida nocturna e dos bares de Belfast. O hotel fica a 10 minutos a pé das principais lojas de Belfast. O Centro Comercial Castle Court encontra-se apenas a 2 minutos a pé e a Catedral de Belfast fica a uma caminhada de 10 minutos. A Grand Opera House (Ópera) localiza-se-se a 500 metros do hotel.
- Ramada Encore Belfast: localizado na área de Cathedral Quarter, em Belfast. A propriedade fica a cerca de 15 minutos a pé da SSE Arena (recinto de eventos), da área de Titanic Quarter e de bares e lojas locais.
O que fazer em Belfast (o que nós vimos):
City Hall (Prefeitura de Belfast)

É a prefeitura de Belfast. Um prédio muito bonito, com jardins ao redor, várias estátuas e fica bem no centro da cidade. Pelo que vi depois, é possível entrar, mas eles oferecem tours em horários específicos. Quem tem interesse em entrar na prefeitura, tem que chegar cedo e tentar agendar um lugar.
St Anne’s Cathedral

Também conhecida como Catedral de Belfast (Belfast Cathedral), ela encanta com seus mosaicos e artes em pedra. Esta é uma construção Romanesca, com arcos semi-circulares e grandes pilares. A Catedral fica aberta de 8:00 às 18:00 horas de Segunda a Sexta e de 8:00 às 16:00 horas no Domingo e está localizada bem no centro da cidade, no Cathedral Quarter. Nós não entramos, pois quando passamos por lá, ela estava fechada 🙁
St George’s Market
Mercado famoso da cidade e uma das atrações mais antigas de Belfast. Construído entre 1890 e 1896, é considerado um dos melhores mercados no Reino Unido e na Irlanda. Um espaço enorme cheio de barraquinhas de comida, venda de peixes e carnes, roupas e artesanato. Parece o Greenwich Market aqui de Londres.
Na Sexta-feira acontece o “Variety Market” de 6:00 às 14:00 horas, no Sábado o “City Food and Craft Market” de 09:00 às 15:00 horas e o mercado tradicional de Domingo de 10:00 às 14:00 horas. Para conferir mais detalhes, basta entrar neste link.
The Big Fish

Uma escultura de um peixe de 10 metros, feita em 1999 para celebrar a regeneração do Rio Lagan. A “pele” do peixe é feita com pedaços de cerâmica brancos e azuis decorados com textos e imagens relacionadas à história de Belfast. Bem bonito e fica logo pertinho do próximo ponto, então você já vê duas coisas de uma vez só. Fica em Donegall Quay.
Albert Memorial Clock

Construído em 1865 em estilo gótico em terra recuperada do rio Lagan, o “Albert Clock” apresenta uma estátua do príncipe Albert, bem como leões coroados esculpidos e decorações florais. Bem na frente dele existe uma fonte, que pelo menos quando nós fomos, estava sendo bem aproveitada pelas crianças 😉
SS Nomadic

Leia + Titanic em Belfast
Este é um navio, que foi recentemente restaurado e aberto ao público em Junho de 2013. Foi pensado pelo designer do Titanic, Thomas Andrews. Em Abril de 1912, levou 192 passageiros do Porto de Cherbourg até o Titanic para sua viagem inaugural. Ao longo de sua carreira, levou passageiros ilustres como Charlie Chaplin, Elizabeth Taylor, Richard Burton e Marie Curie. Fica no Titanic Quarter, bem em frente ao Titanic Belfast Museum.
Se você quiser visitar, ele está aberto ao público com preços entre £8.50 e £5. Para comprar ingressos e saber mais sobre esta embarcação, visite o próprio site do SS Nomadic.
Titanic’s Dock and Pump-House e Titanic Belfast Museum – saiba mais clicando AQUI! 😉
Passeios para fãs de Game of Thrones em Belfast
A região ficou bastante conhecida por ser cenário da série, e portanto, existem hoje vários passeios que passam pelas locações de Game of Thrones na Irlanda do Norte. Confira algumas opções:
Uma coisa que nós não fizemos porque não iria valer a pena, mas que pra quem tem mais tempo vale, é pegar o passe de um ônibus turístico. Ele passa pelos principais pontos da cidade, mostra alguns detalhes que talvez à pé você não consiga visitar e vale por 48 horas. Isso tudo por £15 (se comprado online). Esse tipo de ônibus te permite descer no ponto que quiser ver melhor e pegar outro em qualquer ponto – são os chamados Hop-on Hop-off que existem em tudo quanto é lugar: você desce onde quiser e sobe onde quiser. Esta é uma ótima opção de o que fazer em Belfast, então confira e agenda o seu ticket.
OUTROS POSTS SOBRE A IRLANDA DO NORTE:
– Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes)
AGENDE PASSEIOS EM BELFAST:
Não conheci muita coisa de Belfast, apesar de ter morado na Irlanda, mas um dia volto com mais calma e descubro os segredos dessa cidade com uma história tão cheia de reviravoltas. Fora o festival de cervejas Ale que dizem ser imperdível. Parabéns pelo post. Abraços.
22/01/2014