O que fazer em Estocolmo, capital da Suécia
Suécia

O que fazer em Estocolmo, capital da Suécia

Mais um país escandinavo/nórdico riscado da listinha! Eu tenho problemas na hora de escolher fotos, e como tudo lá era tão lindo, não consegui colocar poucas aqui… Lá vem mais um post lotado de fotos, mas prometo que vale a pena 😉

 

estocolmo-suecia-3

 

Fomos comemorar nosso aniversário de casamento em uma das cidades mais lindas da Europa: Estocolmo, a capital da Suécia. Sempre vi em tudo quanto é lugar falando isso e as passagens ainda estavam em conta, então não deu outra: fomos comemorar lá! Eu sempre quis ir conhecer a cidade, adoro passeios tranquilos, sem aquela pressa e necessidade de visitar mil pontos turísticos em pouco tempo. É viagem pra fazer as coisas com calma, aproveitar e ver o que quiser, já que eu não me lembro de quase nada lá que esteja em uma lista de coisas que tem que ser feitas de qualquer forma. E é linda! Linda demais! Eu me apaixonei por algumas partes da cidade – o André já ficou entediado e não muito empolgado.

 

nos-estocolmo

 

Via todo mundo falando que Estocolmo é caríssima e blablabla, mas no fim das contas nós achamos que lá era bem mais barato do que os outros países escandinavos que nós conhecemos. Inclusive, uma ótima dica de comida boa e barata é a rede Gooh!. São lojinhas espalhadas pela cidade ou dentro dos mercados 7 Eleven, onde você escolhe o prato que quer comer entre as várias opções oferecidas, eles esquentam no microondas e pronto! É MUITO barata (cerca de £5) e muito gostosa também.

 

Essa parede com as folhas coloridas era tão linda, que tive que colocar a foto aqui ;p
Essa parede com as folhas coloridas era tão linda, que tive que colocar a foto aqui ;p

 

Pra começar, nós ficamos na verdade um pouco mais de dois dias em Estocolmo. O primeiro não conta muito, pois apesar de termos chegado cedo ao aeroporto (Skavsta), ele ficava tão longe da cidade (1:30h de ônibus Flygbussarna – £25 ida e volta), que nós chegamos no hotel mais de meio-dia. Pra chegar lá às nove e pouco da manhã, nós saímos de casa pouco antes das 03:00h pra chegar no aeroporto a tempo, e o resultado: chegamos e fomos direto dormir um pouco.

 

estocolmo-suecia-2

 

No dia seguinte, pegamos um cartão de transporte para 24 horas que custou SEK115 (ou £11) e fomos pra cima e pra baixo de metrô e tram (aquele que vai por um trilho na rua). Se for comprar o cartão, vá nas lojinhas de conveniência dentro das estações e não no guichê, porque assim fica bem mais em conta. Vale a pena e vocês vão saber mais o motivo no post sobre as estações de metrô em Estocolmo – que eu adianto, são incríveis! Mas nem é só isso. A cidade é grande e facilita bastante poder entrar no primeiro tram que aparece pra chegar onde você quer ir.

 

Nordisk Museet e a bandeira da Suécia.
Nordisk Museet e a bandeira da Suécia em um dos lugares mais lindos da cidade.

 

Pra quem gosta de museu, existe uma região (a ilha de Skansen) que abriga alguns dos mais famosos da cidade: o Vasa e o Nordisk, entre outros. É ali a região que me encantou e que eu fiquei babando com a vista. Vale muito a pena estar ali na hora do pôr-do-sol. Como a gente não queria ficar enfiado dentro de museu, optamos por visitar somente o Vasa. Talvez pra quem queira ver outros, comece a valer a pena pegar o Stockholm Card.

 

estocolmo-suecia-4

 

O que fazer em Estocolmo:

 

CITY HALL (STADSHUSET ou PREFEITURA)

City Hall, a Prefeitura de Estocolmo e onde são entregues os Prêmios Nobel.
City Hall, a Prefeitura de Estocolmo e onde são entregues os Prêmios Nobel.

 

Talvez você não saiba, assim como eu não sabia, que o Prêmio Nobel foi criado por Alfred Nobel, um químico e industrial sueco. Mas e aí? Aí que todo dia 10 de Dezembro, quando é o aniversário de morte do criador, os prêmios são entregues às pessoas que deram contribuições importantes à sociedade (ciência, política, etc) e isso acontece exatamente em um dos salões da Prefeitura de Estocolmo. Ahaaam! Mas adivinha? Nós não entramos e eu nem sei dizer o motivo. 🙁

 

Jardins do City Hall.
Jardins do City Hall.

 

Acho que pela parte de fora e os jardins serem tão lindos e a gente ter ficado tanto tempo só admirando a vista, nós acabamos esquecendo de tentar entrar e ver o prédio por dentro. Mas pra quem quiser entrar, dá marcar uma tour guiada que acontece diariamente em alguns horários pré-determinados. Entrando dá pra ver o salão onde acontece o jantar de premiação, o museu que fica anexo ao prédio e subir na torre para babar com a vista que deve ser lindona.

 

city-hall-jardins-estocolmo-2

 

GAMLA STAN

o que fazer em estocolmo
Entradinha de Gamla Stan à noite.

 

Gamla Stan é uma das maiores e mais bem preservadas cidades medievais da Europa, e onde Estocolmo foi fundada em 1252. As ruelas cheias de restaurantes, lojas de souvenir e prédios coloridos, encantam de dia, de noite, com chuva ou sol. Nós ficamos hospedados bem ali pertinho, no Best Western Hotel Bentleyse eu recomendo muito por ser próximo de várias partes legais da cidade.

 

gamla-stan-estocolmo-5
Ruela de Gamla Stan.

 

Existem várias igrejas e museus em Gamla Stan, incluindo a Catedral de Estocolmo e o Nobel Museum, mas a maior atração do distrito é realmente o Palácio Real (que eu falo logo ali embaixo).  No meio de Gamla Stan, fica a praça mais antiga de Estocolmo, a Stortorget. A partir dela, corre a rua mais antiga da cidade (Köpmangatan).

 

o que fazer em estocolmo
A Igreja Riddarholmen.

 

Ali grudadinha, fica a Ilha de Riddarholmen, que abriga uma igreja linda de mesmo nome.

 

ROYAL PALACE (KUNGLIGA SLOTTET ou PALÁCIO REAL)

o que fazer em estocolmo
Palácio Real de Estocolmo.

 

Este é um dos maiores palácios da Europa – são mais de 600 cômodos – e é a residência oficial do Rei da Suécia. Ele é aberto ao público e abriga cinco museus! Como de costume, também existe a “troca da guarda” diariamente. O Palácio fica bem na entrada das ruelas lindas de Gamla Stan, então com certeza você vai passar por lá.

 

palacio-real-royal-palace-estocolmo-guarda

 

SKY VIEW

skyview-estocolmo

 

Bom… Basicamente, você entra em uma esfera de vidro que sobe por um trilho encaixado em um globo enorme e vê a vista da cidade por alguns instantes. A vista não é das mais bonitas, já que essa atração fica em uma parte não muito atraente da cidade e talvez por fora seja mais interessante do que de fato pagar pra subir no Sky View. São duas “gôndolas” (como eles chamam) que sobem alternadamente a cada 10 minutos e a visita dura ao todo, no máximo 30 minutos.

 

o que fazer em estocolmo

 

Foi uma das poucas coisas que nós pagamos pra visitar e acabamos arrependendo… E olha, é carinho pra vista que oferece – não é bem uma London Eye, sabe. Nós pagamos 145 SEK pra cada um (cerca de £13).

 

o que fazer em estocolmo
Vista lá do alto do SkyView.

 

VASAMUSEET (VASA MUSEUM)

O lado de fora do Vasa Museet.
O lado de fora do Vasa Museet.

 

Aqui está a atração mais famosa de Estocolmo! Em qualquer canto que você pesquise, este museu vai sempre ser o primeiro da listinha do que fazer por lá… Então é claro que a gente entrou! Nós somos lerdos, mas nem tanto. :p

 

o que fazer em estocolmo
O Barco Vasa.

 

Este museu abriga o enorme barco Vasa, que com seus 69 metros de comprimento, afundou em sua primeira viagem em 1628 e foi recuperado 333 anos mais tarde, em 1961. Por quase meio século, o navio tem sido lenta e cuidadosamente restaurado para um estado que se aproxima de seu original.

 

Detalhes do barco.
Detalhes do barco.

 

O Vasa é o único navio preservado do século 17 no mundo e uma obra de arte. Mais de 95% dele é original! Além do barco, você também pode ler mais sobre a história tanto antes, durante e depois de o barco ter afundado, existem algumas peças originais encontradas nele, alguns cômodos e até a reconstrução dos rostos de alguns tripulantes.

 

Rosto de alguns tripulantes do Vasa.
Rosto de alguns tripulantes do Vasa.

 

Hoje, este é o museu mais visitado da Escandinávia, com mais de 1 milhão de visitas por ano! A entrada custa 130 SEK (£12) e você confere mais informações sobre o museu no próprio site da atração.

 

Mas mais o que fazer em Estocolmo?

o que fazer em estocolmo capital da suécia
Museu do ABBA.

 

Também vale lembrar que Suécia é a terra da banda ABBA e pra quem gosta, tem até museu dedicado a eles (compre ingresso para o Museu do ABBA AQUI). Uma outra atração que parece ser legal (mas estava fechada quando nós fomos), é o parque de diversões Gröna Lund – maior parque temático da Suécia e um dos maiores da Escandinávia. Pra quem tem mais tempo lá, também vale a pena fazer um passeio pelo arquipélago que conta com aproximadamente 30.000 ilhas!

 

o que fazer em estocolmo
Parque de diversões Gröna Lund visto de looonge.

 

Clicando nesse link você conhece algumas das estações de metrô mais bonitas do mundo – que ficam lá mesmo e que são parte fundamental de o que fazer em Estocolmo, capital da Suécia. 😉

 

Onde se hospedar em Estocolmo:

Nós ficamos hospedados no Best Western Hotel Bentleys. A localização é muito boa: pertinho do centro antigo e da estação central. Quarto confortável e café da manhã gostoso.

Outras dicas de hotéis em Estocolmo:

  • Rex Petit: O hotel Rex Petit fica na esquina da Estação de Metrô Rådmansgatan, situada a 3 estações do centro histórico de Estocolmo.
  • Hotel Gyllene Geten: O hotel fica em Gamla Stan, a 900 metros da Praça Sergels Torg e a 1,2 km da Stureplan.
  • Comfort Hotel Xpress Stockholm Central: a Casa da Cultura Kulturhuset ou a Prefeitura de Estocolmo, que ficam de 10 a 15 minutos a pé do hotel.
  • Scandic No 53: O Scandic No 53 fica a 200 metros da Estação de Metrô Hötorget. Está situado a 10 minutos a pé da vida noturna em torno da Praça Stureplan.
  • Hotel C Stockholm: O hotel está próximo à rua de compras Drottninggatan, situada a 500 metros. O centro histórico de Estocolmo, o Gamla Stan, fica a apenas 10 minutos a pé.

 

 

AGENDE PASSEIOS EM ESTOCOLMO:

Veja também

As Lindas Estações de Metrô de Estocolmo, na Suécia

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

08 Comments

  1. Luiz Sérgio Batista Faria

    Mais uma vez em uma de suas visitas por países que tem história, este casal simpático, com seu ¨estilo jovem¨, de viver a vida, buscando ao mesmo tempo, aventura e conhecimento, me deixa aqui contente em saber que no sangue de minha família hereditária, graças a Deus mineira da Capital, rsrs, tem em nosso estilo de vida , conhecer lugares e viver a vida em ¨GRANDE ESTILO¨. Sucesso para vocês dois e que Deus os iluminem e protejam. Abraços.

    12/12/2013 Responder
  2. Valdemir

    Valeu, muito interessante suas dicas. Quase um ano depois de vocês estou aqui. Ajudou bastante.

    05/10/2014 Responder
  3. Rozany

    Q delícia! em que época do ano vcs foram? Irei agora no final do mes e o q se fala é que é tudo muito escuro….

    15/10/2014 Responder
  4. Alexandre Aguiar

    Olá estou embarcando amanhã e Estocolmo será minha primeira parada, obrigado pelas dicas.

    16/10/2014 Responder
  5. Nelson Nogueira

    Março 2015..Tudo valeu, bilhetes integração metro, ônibus e trem..tudo rápido perto…ganha muito tempo..O sueco, a cidade, educação, parques, museus, acessibilidade….Estocolmo é linda..agora voltar a realidade..

    07/04/2015 Responder
  6. Nelson Nogueira

    Março 2015..Tudo valeu, bilhetes integração metro, ônibus e trem..tudo rápido perto…ganha muito tempo..O sueco, a cidade, educação, parques, museus, acessibilidade….Estocolmo é linda..agora voltar a realidade..

    07/04/2015 Responder

LEAVE A COMMENT


VOCÊ PODE GOSTAR