Gent também pode ser “lida” por aí como Ghent, Gand ou até Gante, mas tanto faz a forma como você escreve o nome da cidade. No século XI a cidade cresceu e até ao século XIII, era a segunda maior cidade europeia, logo atrás de Paris! O mais impressionante é pensar que ela era maior que Colônia, Moscou e até Londres! Mas o que fazer em Gent durante a sua passagem?

Quando a gente desceu na estação de Sint Peters, tudo o que vimos foi uma cidade bonitinha, mas normal… Fomos andando, andando, andando (carregando as malas pelo chão de pedras, o que não foi lá uma experiência muito confortável) e chegamos até o centro histórico. Já me bateu uma sensação tão boa, que eu mal consigo explicar. Deixamos as malas no Flandria Hotel, que ficava bem na praça principal e fomos andar pela cidade, que infelizmente estava em grande parte fechada ou em obras. É tudo muito lindo! Todas as torres, catedrais, castelos… Tudo é impressionante. Só andar pela cidade já é uma atividade bem gostosa. Mesmo quando no meio da caminhada começa uma chuva de granizos – sim! Do nada começou a chover granizos e por alguns poucos minutos nós tivemos que nos esconder embaixo de uma ponte!

Leia + Natal na Bélgica: Antuérpia, Bruges, Bruxelas e Gent
O único lugar onde nós entramos foi o Castelo de Gent – ou Gravensteen – e gostamos bastante. Como todo castelo, você vê exposição de armaduras, espadas e armas e neste, ainda existe um espaço todo dedicado a equipamentos e métodos de tortura antigamente (inclusive com bonecos exemplificando). De lá, também se tem uma ótima vista da cidade do alto. A entrada custa €10 para adultos, €6 para jovens de 19 a 25 anos e para crianças é gratuito.
Hotéis recomendados em Gent


Também dá pra subir no campanário (Belfort ou Belfry), bem na praça principal, mas nós não subimos por estar fechado. Fora isso, existem várias igrejas bonitas, como a Catedral de São Bavo (Sint-Baafskathedraal) – que estava totalmente fechada e coberta para reformas – e a Igreja de São Nicolau (Sint-Niklaaskerk), que na verdade são as três torres que provavelmente você vai ver por aí quando se deparar com a seguinte descrição de Gent: “a cidade das três torres”.

Leia + O que fazer em Bruxelas, Bélgica
Não deixe de passear pelo canal e ir até a Ponte de São Miguel (Sint-Michielsbrug) com a igreja de mesmo nome, e apreciar esta, que é a parte mais linda da cidade. É tão gostoso, que nem dá vontade de sair de lá… Eu pelo menos achei a coisa mais bonitinha!


Em um dia dá pra conhecer bem os principais pontos da cidade, mas talvez aconteça o que aconteceu comigo e você não queira ir embora tão rápido… Pra quem vai pra Bruges, por que não dar uma esticadinha na viagem e passar também por Gent? Fica a meia hora de distância e é tão linda quanto, garanto que vale a pena. 🙂
HOTEL EM GENT
Nós ficamos no Flandria Hotel, bem pertinho da praça central. Foi baratinho, era simples, mas foi sem dúvidas um dos melhores atendimentos que nós já tivemos! Nos receberam super bem e deram todas as informações que podiam. Com certeza vale a pena.
Dica anotadíssima!
13/08/2014Como vc foi de Londres pra Bélgica, Luiza?
Oi Marla, fomos de ônibus.
13/08/2014Tem tudo aqui, ó: https://londonso.com/viagem-de-onibus-na-europa-londres-a-belgica-de-onibus/
Adoro ler seu blog, ele me faz viajar e acreditar que um dia vou poder conhecer tudo isso… Tenho 16 anos e também sou mineira.
19/08/2014Diana, obrigada! Com certeza vai conhecer até mais 🙂
02/09/2014