O que fazer em Santorini Grécia + roteiro de 3 dias
Grécia

O que fazer em Santorini Grécia + roteiro de 3 dias

A ilha de Santorini, Grécia é mundialmente conhecida pelas casinhas brancas, os telhados azuis que contrastam com a cor do mar e o pôr-do-sol. Além disso, encanta com seu cenário bastante dramático, contando até com vulcão como pano de fundo para o fim de tarde que costuma ser memorável. A verdade é que Santorini é parada quase obrigatória para quem visita a Grécia pela primeira vez e é mesmo difícil resistir a tanta beleza.

Aqui você vai encontrar dicas de o que fazer em Santorini, Grécia para curtir sua viagem ao máximo, sem deixar de ver ou fazer nada neste, que é um dos lugares mais românticos e charmosos do mundo. Além disso, você vai encontrar aqui um roteiro com o que fazer em Santorini em 3 dias, incluindo os principais pontos de interesse a incluir no seu itinerário e várias dicas práticas.

 

Vá direto ao que te interessa: Onde se hospedar em Santorini| O que fazer em Santorini Grécia | Roteiro de 3 dias | Como se locomover em Santorini | Onde ficar em Santorini: Oia, Fira ou Imerovigli? | Hotéis em Santorini com vista para o pôr-do-sol | Tours, excursões e atividades em Santorini

 

Onde se hospedar em Santorini, Grécia

Onde você escolhe ficar pode fazer bastante diferença no seu roteiro, principalmente a depender da forma como vai se locomover na ilha. Para escolher bem a região onde se hospedar em Santorini, fiz um post bem detalhado contando sobre as três principais vilas e lá (Onde ficar em Santorini: Fira, Oia ou Imerovigli?), coloquei algumas dicas de hotéis também. Caso queira se hospedar em um hotéis em Santorini com vista para o pôr-do-sol, basta clicar no link e ir para o texto feito com dicas dos melhores hotéis para este fim.

 

Dicas de hotéis em Santorini Grécia

 

Hotel Merovigliosso

Um dos melhores hotéis onde nos hospedamos e não é nem por ser o mais chique ou qualquer coisa do tipo. Era um apartamento todo mobiliado, em um hotel com 4 ou 5 apartamentos apenas. A varanda ficava bem de frente para o mar, de onde nós vimos o primeiro (e mais belo) pôr-do-sol em Santorini. O dono do hotel era extremamente atencioso, nos explicou tudo sobre a ilha e até uma garrafa de vinho nos esperava no check-in. O café da manhã era gostoso, servido dentro do quarto ou na varanda. Recomendo demais!

Caso precise de outras sugestões, separei esta listinha de hotéis bons e com preços bons em Santorini, Grécia:

  • Villa Manos: localizada em Karterados, a menos de 1,5 km de Fira. A propriedade tem piscina ao ar livre e um terraço ao ar livre com piso de pedra e vista do mar.
  • Asteras Villas: situado na cidade de Fira, no topo dos majestosos rochedos da Caldera vulcânica com vista infinita para o horizonte do mar Egeu, e a poucos passos da principal rua de pedras em Fira, a capital de Santorini.
  • Iliada Hotel:  fica a 2 minutos a pé da praia. Dispõem de piscina, banheira de hidromassagem e bar à beira da piscina, e fica situada a apenas 100 m da praia de areia preta de Perivolos, em Santorini.
  • Tataki Hotel: Localizado no centro da cidade de Fira, a apenas 40 metros da beira do penhasco e com vista para a Caldeira.
  • Milos Villas: localizado em uma área bastante tranquila, a apenas 800 m do centro de Fira. O hotel oferece acomodações aconchegantes e simpática, com uma vista maravilhosa para o mar Egeu.
  • Dream Island: situado a 3 minutos de caminhada do centro de Fira, o hotel conta com uma piscina com vista do Mar Egeu e muito estilo.

 

LEIA TAMBÉM:
+ Onde ficar em Santorini: Oia, Fira ou Imerovigli?
+ Veja uma lista com uma seleção dos melhores hotéis em Santorini
+ Hotéis em Santorini com vista para o pôr-do-sol
+ Hospedagem em Santorini: Hotel Merovigliosso

 

O que fazer em Santorini, Grécia

Confira algumas opções com as melhores coisas de o que fazer em Santorini e os melhores lugares a visitar na ilha. Desde assistir ao famoso pôr-do-sol até passeios para ilhas próximas, ensaios fotográficos e passeios de barco, você vai encontrar um pouco de tudo aqui:

 

1. Hotel com vista do pôr-do-sol

o que fazer em Santorini Grécia

 

Primeira dica e talvez a melhor de todas na lista de o que fazer em Santorini, Grécia: hospede-se em um hotel que tenha vista do pôr-do-sol. E por que? Nesse horário, Oía fica concorridíssima e às vezes é uma luta conseguir um espacinho bom de verdade (falo mais lá embaixo). Que tal ver tudo da varanda do seu quarto, tomando um vinho e relaxando? Nós ficamos no Hotel Merovigliosso , que era incrível. Selecionei uma lista com ÓTIMAS opções aqui: Hotéis em Santorini com vista do pôr-do-sol. Vale muito a pena, pode ter certeza!

 

2. Praias em Santorini, Grécia

Santorini não tem como ponto forte as praias, por incrível que pareça ao se tratar de Grécia. Outras ilhas possuem praias muito mais bonitas (como Zakynthos, Ios ou até Mykonos), mas por serem bastante diferentes do comum e únicas, merecem uma visita. 

 

o que fazer em Santorini Grécia
Red Beach

 

As praias são praticamente todas de areia (ou pedrinha) preta, por ser uma ilha vulcânica. Para quem nunca viu uma praia assim, pode ser um tanto quanto impressionante… Mesmo para quem já viu, não deixa de ser. A praia mais diferente e que chama mais a atenção, é a chamada Red Beach (Praia Vermelha), que fica no sul da ilha. Essa vale muito a visita, pois o contraste entre a cor vermelha das pedras e a areia preta, faz com que essa praia seja a mais bonita de Santorini, Grécia. Com certeza é uma das praias mais diferentonas do mundo também. Não deixe de incluí-la na sua lista de o que fazer em Santorini!

Apenas tenha atenção, pois a depender do período (e dos tremores de terra), a encosta que cerca a praia tem deslizamentos, o que torna o acesso a pé perigoso e até proibido. Tome cuidado e não se arrisque durante sua visita, já que existe muito o que fazer em Santorini e você não vai querer perder sua viagem por besteira!

 

o que fazer em Santorini Grécia
Red Beach em Santorini.

 

+ Leia também: Onde se Hospedar e Como se Locomover em Santorini

 

As melhores praias em Santorini

As melhores praias de Santorini, Grécia estão localizadas na costa leste e sul da ilha, opostas aos destinos mais famosos como Fira e Oia, Algumas das praias são: Kamari, Perissa e Perivolos. Todas elas são praias com faixa de areia grande e onde se encontra uma boa infraestrutura de restaurantes e bares, inclusive sendo boas pedidas para quem busca festa. Red Beach (citada anteriormente), White Beach, Mesa Pigadia Beach e Vlichada Beach se destacam por serem incrivelmente diferentes – e consequentemente, meu tipo preferido de paisagem.

 

O que fazer em Santorini
Kamari Beach

 

3. Vilas famosas e pôr-do-sol em Santorini

No post anterior eu comentei rapidamente sobre Fira, Imerovigli e Oia quando falei sobre “Onde se Hospedar em Santorini e Como se Locomover na ilha“. Pois então, estas são as três partes da ilha que merecem uma visita e que merecem atenção quando você for escolher onde ficar em Santorini.

 

o que fazer em santorini
Um burrinho representando os famosos burrinhos que sobem e descem do/para o Porto Antigo e que aparecem em vários souvenires de Santorini.

 

Fira (Thira) é a capital da ilha e onde você encontra vários restaurantes de todo tipo, lojas, agências de turismo que vendem passeios, aluguel de carro e triciclo e também encontra-se a Igreja de São João Batista, que é essa lindinha aqui da foto abaixo. É gostoso pra passear e de lá você chega no “Old Port” (Porto Antigo) descendo uma escadaria enorme, pegando o bondinho (€5 por trecho) ou andando de burrinho… Mas por favor, não escolham a última opção! É de cortar o coração ver os burrinhos subindo essas escadas com gente pesada nas costas e num calor infernal. 🙁

 

o que fazer em Santorini Grécia
Igreja de São João Batista. Eu fiquei encantada. Achei lindinha, e você?

 

Imerovigli é a parte mais alta da cidade e vale a visita para ver o pôr-do-sol. É BEM mais vazio que Oia e o pôr-do-sol é mais bonito! De lá você pode fazer uma trilha e ir visitar a Skaros Rock, que era uma fortaleza feita para proteger a cidade dos piratas e que hoje oferece uma bela vista da ilha, sendo uma ótima opção de o que fazer em Santorini, Grécia. Fora isso, não tem muito o que fazer nessa região, então eu aconselharia se organizar pra chegar na hora do pôr-do-sol apenas. O hotel onde nós ficamos hospedados, o Hotel Merovigliosso, fica localizado em Imerovigli.

 

O que fazer em Santorini: pôr-do-sol em Imerovigli.
Pôr-do-sol visto da varanda do hotel em Imerovigli. Já já vou falar sobre esses barquinhos… 😉

 

Oia é a mais famosa das três vilas de Santorini, onde se tira a clássica foto da igreja de telhado azul, onde todo mundo diz ser o pôr-do-sol mais lindo do mundo e onde você mais vai ver das casinhas brancas com detalhes azuis que tanto estampam cartões-postais e fotos pela internet. É sem dúvidas a parte mais linda da ilha e aquela que vale passar a maior parte do tempo e não deixar de incluir no seu roteiro de o que fazer em Santorini, Grécia.

 

 

O que fazer em Santorini: Oia.
Pelas ruas de Oia.

 

Quanto mais se aproxima o horário do pôr-do-sol, mais ela enche, então é bom guardar um bom lugar algum tempo antes, principalmente se você vai querer tirar fotos deste momento. Eu queria tirar a foto do pôr-do-sol com a igreja, e para isso, fiquei mais de uma hora guardando o melhor lugar que achei. Muita gente foi para o topo de uma ruína (Byzantine Castle Ruins) que fica perto dos moinhos e viu tudo mais de perto – provavelmente é de lá que se vê o “famoso” pôr-do-sol mais lindo do mundo, mas como eu cismei que queria a foto com a igreja, nem pensei em ir pra lá.

Uma ótima opção para ver o pôr-do-sol com mais tranquilidade e conforto, é fazer um cruzeiro, que fica parado estrategicamente no melhor lugar para ver tudo de camarote direto do mar. Deve ser lindo demais! Além disso, é também uma bela opção de o que fazer em Santorini a qualquer hora do dia. Confira algumas opções:

 

o que fazer em santorini
As ruínas de onde as pessoas vêem o pôr-do-sol em Oia.

 

o que fazer em Santorini Grécia: pôr-do-sol em Oia
E o pôr-do-sol com a famosa igrejinha do telhado azul em Oia.

 

Em Oia fica também a Church of Panagia of Platsani na Praça Caldera e é uma igreja bem diferente por dentro. Bem escura, com detalhes dourados e bastante diferente do comum europeu (não podia tirar foto do interior).

 

Church of Panagia of Platsani.

 

Leia + Hotéis sem Santorini com vista do pôr-do-sol

 

4. Visite Imerovigli e vá ao topo da Skaros Rock

O que fazer em Santorini
Skaros Rock

 

Imerovigli é um charmoso vilarejo de Santorini, onde nós ficamos hospedados no Hotel Merovigliosso. Muito parecida com Oia, mas mil vezes mais tranquila e sem a multidão de turistas, Imerovigli é o lugar certo para relaxar e ver o melhor pôr-do-sol de Santorini, com a imensa caldeira do vulcão de fundo.

Imerovigli vale a visita também pela trilha que leva ao topo da Skaros Rock. A formação rochosa, onde existia uma fortaleza (chamada Skaros), é uma boa pedida para os viajantes que gostam de aventuras. A subida não é das mais fáceis, mas parece valer o sacrifício, principalmente ao pôr do sol.

 

5. Os três sinos de Fira

o que fazer em Santorini Grécia

Sinos + ingrejinhas com telhados azuis? Tá aí uma das coisas mais procuradas de o que fazer em Santorini por todo turista, além de render lindos registros. Os três sinos fazem parte da Igreja Católica da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria (Assumption of the Blessed Virgin Mary Catholic Church-Three Bells of Fira) e ficam especialmente bonitos ao cair do entardecer, quando o sol se põe atrás deles.

 

Suba até a caldeira do vulcão de Santorini e mergulhe nas hot springs

Um dos únicos passeios que as agências oferecem, é para visitar o Vulcão (ou Caldera, que é onde o sol se põem e se chama Nea Kameni), as “hot springs” (chamadas Palea Kameni) ou termas e a ilha de Thirassia (ou Firassia). Você pode ir nos três ou só nos dois primeiros e eu aconselho ir só nos primeiros mesmo. O passeio para os três lugares custa cerca de €23 e para os dois primeiros custa €20 (valores aproximados).

 

Hot springs. A parte “quente” era essa marrom.

 

Nós fomos nos três e arrependemos, pois a parada em Thirassia é muito longa e não tem NADA pra se fazer na ilha! Todo mundo ficou sentado em restaurante esperando a hora de voltar… E prepare-se, pois para nadar nas hot springs (que na verdade é um pedacinho no mar com água “quente” e com cheiro de enxofre), você vai ter que pular na água gelada e nadar cerca de 50 metros até chegar na parte supostamente quente… Que nem tão quente é assim, ou pelo menos não estava quando nós fomos.

 

o que fazer em santorini
A cratera do vulcão.

 

No fim, o barco parou na Ammoudi Bay, que também é um ponto turístico da ilha, mas nós não descemos. Parece que só tem algumas lojinhas ou restaurantes. O legal é que dá pra ver Oia de baixo.

 

Ammoudi Bay. Tá vendo o moinho de Oia ali no alto?

 

Confira três excursões deste tipo e veja qual se encaixa mais no que você tem interesse:

 

 

7. Fotografe as igrejas com domo azul em Santorini, Grécia

o que fazer em Santorini Grécia

Os domos azuis das igrejas de Santorini estão espalhados por toda a ilha (mas não são tantos assim quanto imaginamos). Aliás, todos os telhados azuis são igrejas, sabiam? Em Oia ficam os telhados mais famosos de toda a ilha e os que estampam todos os cartões-postais por aí. É realmente lindíssimo e impossível tirar apenas uma fotografia. Para ir direto aos domos mais famosos, procure no Google Maps por “Three Domes of Santorini” e fique atento às ruelinhas com escadas. Um bom ponto de referência é o restaurante Pelekanos.

 

8. Teleférico e Karavolades

o que fazer em santorini

Fira está localizada no alto de um penhasco e é ligada ao antigo porto de Santorini por uma longa escadaria, chamada Karavolades. Para sair do centro de Fira e chegar ao porto, será preciso encarar uma looonga descida. No calor, fica bastante difícil aguentar (principalmente se você for sedentário como a gente). Você pode fazer esse trajeto a pé – são cerca de 600 degraus -, ou ainda de teleférico (por €6 o trecho). Quando nós fomos, em 2015, existiam alguns burrinhos que levavam as pessoas para cima e para baixo, mas eu definitivamente não recomendo isso.

 

9. Vulcão de Santorini, Grécia

Para se ter a experiência de chegar perto de uma caldeira de um vulcão, você poderá fazer uma visita ao Parque Nacional Geológico de Nea Kameni. Lá é possível subir até o topo da caldeira através de uma caminhada de cerca de 20 minutos e conhecer mais de perto a história das erupções que fizeram de Santorini o que ela é hoje. Falei um pouco mais sobre os tipos de passeio antes e até deixei links para a compra deles antecipadamente (recomendado na alta temporada).

 

10. Ensaio com fotógrafo profissional

A gente viu muito por lá casais (principalmente de noivos, as mulheres usando vestidão num calor horroroso), tirando fotos pela ilha. Caso você também queira ter uma lembrança linda em uma das cidades mais românticas do mundo, é só clicar AQUI e reservar um fotógrafo pra te acompanhar por 2 horas e receber pelo menos 50 fotos. Essa é sempre uma ótima dica para guardar lembranças de todas as viagens, já que quando a gente viaja em casal ou família, fica um pouquinho difícil ter fotos além de algumas selfies, né?

 

11. Santorini Wine Museum

Para aqueles que gostam de vinhos, vale fazer uma visita ao Santorini Wine Museum. Lá você poderá ver maquinários, aprender sobre a tradição dos deliciosos vinhos gregos e conhecer toda a história do vinho de Santorini. Ao final ainda há uma degustação. A entrada custa 10 euros por pessoa.

 

12.Experimente o vinho de Santorini em diversas vinícolas

Para quem não sabe – como nós não sabíamos -, a Grécia é um grande produtor de vinho e em Santorini ele é ainda mais especial! Os vinhos de Santorini são produzidos em solo vulcânico e fazem das vinícolas atrações imperdíveis para quem gosta da bebida. Há diversas vinícolas que podem ser visitadas, sendo algumas: Santo Wines, Kanavas Roussos, Gavala, Argyrou Estate.

 

Roteiro: o que fazer em Santorini, Grécia em 3 dias

Neste roteiro sugerido para 3 dias com o que fazer em Santorini, Grécia mostramos como maximizar o seu tempo nesta linda ilha, sem deixar de ver ou fazer nada mais interessante por lá.

Santorini é um destino extremamente popular e está na lista dos sonhos viajísticos de muitos viajantes. A ilha é famosa pelas casinhas brancas perfeitinhas, cúpulas de igrejas pintadas de azul, mar incrivelmente azul, por seu vulcão semiadormecido e também por seu pôr-do-sol dramático.

Aqui fica a nossa sugestão de roteiro para visitar Santorini, Grécia em 3 dias, o que considero ser o suficiente.

 

Roteiro para visitar Santorini Grécia: Dia 1

Fira

o que fazer em santorini grécia
Catedral Católica de São João Batista

 

O primeiro dia para visitar Santorini Grécia pode começar em Fira (Thira, considerada a capital da ilha) ou na parte da ilha onde você está hospedado. Fira é animada e bonita. Uma delícia passear por suas vielas. Vamos conferir algumas das principais coisas a se visitar por lá:

  • Andar pelas ruas de Fira até à praça principal (chamada Theotokopoulou).
  • Visitar o Museu Pré-Histórico de Thira, um dos mais importantes da Grécia, que guarda os tesouros arqueológicos que desvendam os mistérios da evolução da antiga civilização Minoica nas Ilhas Cíclades.
  • Admirar a Igreja Metropolitana Ortodoxa de Santorini, que é visível de muitos pontos de Santorini.
  • São muitos os templos, capelas, igrejas (etc), mas vale destacar a Catedral Católica de São João Batista, o Mosteiro das Irmãs Dominicanas, a Igreja Católica da Dormição (que tem a característica cúpula azul e onde estão os icónicos Três Sinos de Fira).
  • Ir até o norte de Fira e descer os 587 degraus da escadaria Karavolades até ao Porto Antigo, de onde partem alguns dos tours de barco pelo vulcão de Santorini e às fontes termais. Ali também é possível pegar o teleférico, caso não queira subir todos estes degraus… mas como disse antes, por favor, não suba nos pobres burrinhos!
  • Caso você curta um agito noturno, aproveite a animada vida noturna de Fira.

Imerovigli

É onde nós ficamos hospedados, uma pequena vila que foi a antiga capital de Santorini Grécia e que é super tranquila. Imerovigli oferece alguns dos melhores locais para se ver a Caldeira e uma ótima opção para admirar o pôr do sol com ela de fundo – e com o bônus de não ter a multidão de Oia.

Talvez o ponto mais conhecido da vila seja o Skaros Rock (falei mais sobre ali lá em cima). Para admirar esta maravilha, é preciso fazer uma curta caminhada. Certifique-se de conferir a Igreja Ortodoxa Anastasi por lá também.

 

Oia

o que fazer em santorini grecia

 

Para finalizar o roteiro de 3 dias com o que fazer em Santorini Grécia, que tal ir à parte mais famosa da ilha? Oia, a joia de Santorini, local das casas brancas nos penhascos e das cúpulas azuis das igrejas. Assistir ao espetáculo do pôr-do-sol em Santorini em Oia é ponto obrigatório em qualquer roteiro!

O lugar mais procurado para ver o pôr-do-sol é o Castelo de Oia (ou Castelo Veneziano de Agios Nikolaos), que fica pequeno demais para tanta gente que se aglomera todos os finais de tarde em busca do melhor spot para se emocionar com tamanha beleza. Mas antes da chegada do fim do dia, tente ir visitar o Castelo mais vazio – na verdade, são as ruínas de um forte costeiro do século XV – e curtir a vista maravilhosa que se tem de lá.

É uma delícia caminhar por Oia, se meter em todas as ruelas e explorar os pitorescos Moinhos de Vento, o Miradouro das Três Cúpulas e a linda igreja greco-ortodoxa de Panagia Platsani. Quando achar que viu tudo, vá até a Baía de Amoudi (Amoudi Bay), que fica aos pés de Oia. Para chegar até lá, você terá que descer a escadaria até ao Porto de Oia.

 

Dica extra para os amantes de trilhas: caminhada de Fira a Oia

Para quem gosta de fazer caminhadas, esta é uma opção épica e imperdível entre todas as dicas de o que fazer em Santorini Grécia! Esta trilha se desenvolve à beira da caldeira e além das paisagens incríveis da ilha, ainda passa por todos os pontos de interesse mencionados acima.

São cerca de 10km de caminhada (que demora entre 3 a 5 horas, dependendo do seu ritmo). Está relativamente bem sinalizado e é de dificuldade baixa/moderada. Infelizmente, não é uma atividade recomendada a ser feita no verão porque não existem sombras e costuma ser extremamente quente na Grécia!

O caminho pode ser feito nos dois sentidos, mas pelo que andei vendo por aí, o melhor seria fazer de Fira a Oia por ter menos subidas. Para voltar ao seu hotel ou continuar seu passeio, você facilmente encontra um táxi ou consegue pegar um ônibus de volta a Fira.

 

Roteiro para visitar Santorini Grécia: Dia 2

Este segundo dia do roteiro tem opções de o que fazer em Santorini para todos os gostos, mas não se esqueça de vestir sua roupa de banho, pois será a hora de ir mergulhar nas praias!

 

Red Beach

o que fazer em santorini grecia red beach

 

A Red Beach é, como o próprio nome indica, vermelha. Falei sobre ela mais no início do texto e realmente, foi a praia mais linda que vimos por lá. O contraste das águas cristalinas com a falésia rochosa de tons vermelhos é mesmo algo único.

É desaconselhado pelas autoridades descer até a praia, por conta das quedas de rochas e deslizamentos de terra e eu também não vou indicar isso aqui. Nós ficamos pelo miradouro ao lado do estacionamento e já foi o suficiente para admirar a beleza do local.

 

Praias de areia preta: Perivolos, Perissa e Vlychada

Vlychada Beach

 

Chegou finalmente a hora de visitar as praias e mergulhar no mar… e não é qualquer praia comum, são praias de areia preta!

Ali em cima eu citei várias das melhores praias de Santorini e então basta que você escolha as que mais te agradam. Como sugestão, fica visitar Perivolos, Perissa e Vlychada (também conhecida como a Praia da Lua). Praticamente todas as praias de Santorini têm areia vulcânica (preta), mas só uma se chama Black Beach… E também existe a White Beach, que fica ao lado. As duas são lindas, mas apenas a primeira é acessivel de carro.

 

Passeio de barco na caldeira

o que fazer em santorini grecia

 

Algo que nós não conseguimos fazer, mas que eu fiquei observando os barquinhos no mar e morrendo de vontade de um dia voltar lá e ter essa experiência… É bom saber que é preciso reservar com antecedência, principalmente nos meses mais cheios. Existem várias opções de passeios de barco pela Caldeira com saídas de manhã e de tarde, basta escolher o que mais te agrada.

Para os aventureiros: é possível caminhar na cratera do vulcão e nadar em fontes termais vulcânicas (as hot springs), como disse lá em cima também.

Reserve seu passeio de barco na cratera do vulcão e fontes termais

Para quem gosta de luxo ou quer se dar um presentinho: admirar Santorini do mar é um espetáculo a parte. Com acesso a open bar, banhos de mar na privacidade da Praia Vermelha, banho de lama curativo nas fontes termais, jantar de comida grega numa baía privada na Ilha Palea Kammeni, e pôr do sol no meio do Mar Egeu. Maravilhoso, não é?

Reserve seu cruzeiro de luxo ao pôr do sol em Santorini!

 

Roteiro para visitar Santorini: Dia 3

Pyrgos

Pyrgos é a vila mais alta de Santorini, fica no Monte Profitis Ilias. Se você gosta de ver vistas bonitas, este é o lugar! Além disso, ali fica uma vila medieval, rodeada de vinhas que produzem os vinhos brancos Assyrtiko e no topo, as ruínas de um castelo veneziano (Kasteli) que já foi o centro administrativo da ilha.

 

Ancient Thera

Continue o roteiro no sítio arqueológico de Ancient Thera, a antiga capital de Santorini. As ruínas foram descobertas em 1896, e Ancient Thera era o principal centro comercial de Santorini.

 

Kamari Beach

 

Ao fazer o caminho de volta, passe na Kamari Beach para terminar sua visita a ilha de Santorini relaxando em mais uma bela praia.

 

Enoturismo em Santorini

Encerre sua viagem com uma experiência de enoturismo. Os vinhos de Santorini são muito bons. Explorar as adegas e provar os muitos vinhos da ilha é uma forma maravilhosa de fechar o seu roteiro de 3 dias em Santorini. Uma sugestão é esta excursão de meio dia explorando as melhores vinícolas e degustando os melhores vinhos da ilha!

 

Tem mais alguma sugestão de o que fazer em Santorini, Grécia ou de lugares para visitar na ilha? Deixe nos comentários!

 

 

AGENDE PASSEIOS EM SANTORINI GRÉCIA:

 

OUTROS POSTS SOBRE A GRÉCIA

– Onde se Hospedar e Como se Locomover em Santorini

Onde ficar em Santorini: Oia, Fira ou Imerovigli?

Hotéis em Santorini com vista do pôr-do-sol

Atenas Grécia: roteiro, dicas de hotéis e passeios bate-e-volta

Como Chegar na Navagio Beach ou Shipwreck em Zakynthos

Onde ficar em Zakynthos: melhores regiões e hotéis

– Onde se Hospedar e Como se Locomover em Zakynthos

– Como Chegar em Zakynthos, Grécia

Hospedagem em Atenas: 14 hotéis com vista para a Acrópole

Montando o roteiro: 10 dias na Grécia

 

Para ver mais informações sobre Santorini, visite o site do órgão de turismo oficial de Santorini ou veja TODOS os posts já publicados aqui no blog.

Veja também

hospedagem em Santorini

Onde ficar em Santorini: Imerovigli, Fira ou Oia?

15 Países mais baratos da Europa para viajar sem quebrar

Hospedagem em Santorini: Hotel Merovigliosso

Hotéis em Santorini com vista do pôr-do-sol

Onde se hospedar em Santorini e como se locomover na ilha

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

34 Comments

  1. Silvia Miranda

    Nossa, fiquei até desanimada com seu post. kkkk
    Acho que senti isso na minha visita a Veneza.

    22/05/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Não fica desanimada nããão!! Eu só quis dizer que não achei TÃO incrível quanto dizem, acho que esperava mais… Mas não deixa de ser muito legal! Tem que ir pra ver o que você acha, né? E depois volta aqui pra me contar! 😉

      Gosto é uma coisa estranha, né? Eu aaamo Veneza, por exemplo. hahahaha

      22/05/2015 Responder
    • Andre

      nossa ! Estou aqui agora e achei um dos lugares mais incríveis do mundo

      24/10/2015 Responder
      • Luiza Ferrari

        Tudo questão de gosto, né? Eu achei legal e interessante, mas longe de ser o lugar mais incrível que eu já vi – que pra mim, é o Japão com certeza! 🙂

        24/10/2015 Responder
  2. Jasmim

    Gente, me identifiquei em tudo, amo Veneza, e Santorini não chegou a ser uma decepção, mas concordo que não é tudo isso o que falam. Adorei as baladas ou ‘clubs’ de Santorini, e as praias (red beach), pela vista. Mas sem dúvidas é um lugar que merece a viagem para conhecer e tirar suas próprias conclusões

    18/09/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Bem questão de gosto… Outro dia recebi email desaforado de pessoa que não gostou do que eu falei, como se só pq a maioria ama Santorini, todo mundo tivesse que amar também, né?
      Vale a pena visitar, óbvio, mas não é tão incrível quanto eu vivia vendo por aí.
      Obrigada pelo comentário :*

      18/09/2015 Responder
  3. Carlos

    Olá,

    Concordo plenamente contigo, estou aqui agora é simplismente não tem o que fazer rsrsrsrsrs tenho mais 36 horas na ilha e nenhuma boa opção para preenche-las. Me decepcionei com a quantidade de telhadinhos azuis.

    Infelizmente não entra nas minhas listas de lugares imperdiveis como praga, Islândia, Thaiti e etc…

    25/10/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Finalmente alguém que concorde comigo! Já recebi até msg mal educada me xingando pq eu falei que não tinha ficado impressionada. Hahaha.
      Islândia tb tá na minha lista! 😉

      25/10/2015 Responder
      • Daniela

        Ufa! Pensei que eu estivesse com problemas. Acabei de chegar de lá e durante a viagem eu me perguntava: será que estou na TAL Santorini , mesmo???? Nem de longe chega a ser um roteiro imperdível.
        Parabéns pela sunceridade!!!!

        07/10/2017 Responder
        • Luiza Ferrari

          Foi tipo isso que aconteceu comigo! Não é que não gostei, mas não achei SENSACIONAL como tooooodo mundo fala.
          A sinceridade já me rendeu alguns haters (tem gente que não aceita opiniões diferentes, né), mas estamos aí… hahaha

          07/10/2017 Responder
  4. Isabela

    Luiza, você sabe explicar mais ou menos onse é a vista com o pôr do sol com a igrejinha? To encalacrada nisso também e todo mundo aqui só me fala de ir nas ruínas! Brigada!

    03/03/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Vixi, nem sei se adiantaria agora mais 🙁
      Mas não lembro exatamente, só sei que era numa ruelinha do lado de uma loja de jóias.
      Espero que tenha achado.

      06/03/2016 Responder
  5. jessica

    ola

    e a locomocao?

    taxi em santorini é caro?
    desembarcarei no porto e pretendo ir a oia..

    10/03/2016 Responder
  6. lu

    oi, adorei o site!!
    mas tive duvidas que não encontrei em site nenhum na internet! ja pesquisei os valores de hotel e passagem. mas comida e locomoção quanto vcs gastaram nesses 10 dias?? que outros gastos imprevistos aconteceram?? queria ter uma noção de quanto levar, pra um casal. e só usar o cartao de credito em ultimo caso!!! obrigada

    21/03/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Não me lembro exatamente, Lu.
      Na verdade comida depende de onde ou do que vc vai querer comer… Dá pra gastar pouco ou muito. A gente comeu alguns dias em Thira numas barraquinhas na rua principal e acho que gastamos no máximo 5 Euros cada um.

      Locomoção nós alugamos carro e lembro que não gastamos nem um tanque cheio rodando bastante (sobre isso eu escrevi aqui: https://londonso.com/grecia/onde-se-hospedar-e-como-se-locomover-em-santorini/).

      Nenhum gasto imprevisto aconteceu… Nós costumamos calcular cerca de 50£ (ou Euros) por dia de viagem e costuma até sobrar um pouco, mas nós sempre acabamos economizando com comida.

      07/04/2016 Responder
      • Lisa

        Para conhecer e usufruir do melhor que santorini tem para oferecer são necessários 5 dias e gastar algum dinheiro !
        Santorini não se resume a fira, oia, vulcão , praias com água cristalina e morna e por do sol!
        Santorini é muito mais do que isso !
        Não imaginam o encanto desta ilha! É o quanto há para visitar ! Contudo ,claro , tem que haver disponibilidade financeira!
        O número de igrejas com os famosos telhados azuis não se contam pelos dedos das mãos ! São dezenas e dezenas … Tanta história de santorini para procurar : museus, ruínas , arqueologia… Praias desertas com pedras brancas e água cristalina … Mas como disse tudo tem um custo… Já visitei países sem conta e já fui a ilhas paradisíacas … E santorini está em primeiro lugar sem qualquer dúvida !

        25/07/2016 Responder
        • Luiza Ferrari

          Tudo uma questão de gosto, certo? Em momento algum eu disse que a minha opinião é verdade absoluta. Como o blog é pessoal, eu falo as minhas impressões e nesse caso, não concordo com o que a maioria fala…
          Santorini jamais vai estar entre meus lugares preferidos no mundo, mas obrigada pelo seu relato.

          25/07/2016 Responder
  7. Elisa Campos

    Boa tarde!
    Eu e o meu esposo acabamos de cheger da Grécia…Durante a preparação para a viagem li vários blogs que falava a respeito das ilhas, praias, restaurantes e etc…Em uma das minhas pesquisas eu encontrei o seu blog, e fiquei preocupada quando vi o seu relato sobre Santorini, pois conhecer a Grécia era um sonho kkkkkkkk…Mas ao contrário de você eu AMEI, fiquei 3 dias e achei pouco, ficaria mais um dia se possível…Santorini e Mykonos entraram para a minha lista de lugares preferidos no mundo e espero um dia poder voltar…Mas é interessante vê como as pessoas são diferentes ( E graças a Deus por isso kkkk )O que é um sonho para mim,pode não ser para o outro.
    Parabéns pelo blog

    08/09/2017 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi, Elisa!

      Primeiro, obrigada por ser educada e sensata o suficiente pra entender que as pessoas têm opiniões diferentes. Já recebi cada mensagem super grosseira pq disse que não gostei TANTO assim de Santorini (olha que eu nem disse que não gostei nada, hein?). 🙂
      Via tanta gente falando tanto, que fiquei um pouquinho decepcionada. Isso não significa que eu tenha achado horrível, né. Que bom que você gostou, fico feliz!
      Obrigada! :*

      10/09/2017 Responder
  8. Cristina

    Oia é realmente uma atração lindíssima, imperdível e obrigatória. Não cheguei a conhecer Imerovigli e gostei da dica para ver o pôr do sol lá também. É bom descobrir esses lugares um pouco menos turísticos. Parabéns pelo post!

    25/05/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Imerovigli é mais lugar bom e barato pra se hospedar e sem muvuca pra ver o pôr-do-sol… Fora isso, não tem muita coisa, não.
      Oia é bem lindinha mesmo 🙂

      27/05/2018 Responder
  9. Gisele Prosdocimi

    Sou tão fascinada pela Grécia que fiquei encantada com seu post, independente de você ter amado ou não.
    A Grécia é um sonho de infância que pretendo realizar, Santorini está na lista, mas foi ótimo saber que não precisamos ficar mais do que 03 dias na cidade para conhecer bastante da região. Amei o post e as dicas!

    27/05/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Também era um dos meus sonhos de viagem e é realmente demais!
      Sabe que tenho até sentido saudade e vontade de voltar? Não AMEI como todo mundo, mas é muito bonita a ilha sim 🙂

      27/05/2018 Responder
  10. MARCIO V VALENCA

    Post maravilhoso! Sou louco para conhecer a Grécia e a ilha de Santorini está no topo da minha lista. Parabéns pelas dicas valiosas.

    27/05/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      A Grécia é maravilhosa! Quando for, me leva junto? hahaha

      27/05/2018 Responder
  11. Patrícia amarante

    Impossível ler seu post e não babar com a Grécia… salvei todas as dicas para quando for a esse lugar lindo!

    27/05/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      É muito lindo mesmo! Saudade danadaaaaa 🙂

      28/05/2018 Responder
  12. Paula Gabriele

    Oi Luiza!!!
    Adorei a sinceridade do post, e não fique acanhada pelos haters, tem que passar sim sua visão do lugar!! E no geral suas dicas fora excelentes!! O hotel parece show!! bjus

    28/05/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Obrigada, Paula 🙂
      Tem gente que pega um pouco pesado, mas já nem ligo mais… Bjinho

      28/05/2018 Responder
  13. ana

    Achei seu blog procurando a frase “não gostei santorini” hahaha. Pq antes mesmo de ir não acho essas coisas toda não. Acho que a Grécia tem Ilhas mais bonitas. Na verdade estou buscando as praias e as que eu quero ir fica muito na contramão de Santorini. De Atenas para Zakynthos, Kefalomia e depois Santorini a logística nao é boa. Então sem dó eu vou tirar Santorini da lista. Vai ficar pra uma outra oportunidade claro! Afinal quero uma foto de lá em alguma piscina igual um monte de artista global tem hahaha

    27/09/2018 Responder
    • Luiza Ferrari

      Eu gostei, mas não ameeeei. É bonito, é legal de se ver os telhadinhos azuis e o pôr-do-sol.
      Quem sabe em uma próxima viagem vc não inclua por 1 diazinho, né? Vale a pena ver de perto 😉

      16/10/2018 Responder
  14. Danielle

    Acabei de voltar da Grécia (Agosto/22).
    Concordo c/ vc em vários aspectos. Vale a visita p/ conhecer mas não voltaria! Santorini um sobe e desce sem fim num calor infernal, casinhas brancas, por do sol incrível mas no segundo dia é só “mais do mesmo”. E o que dizer do tratamento dos prestadores de serviço!? Gregos rudes, grossos e sem paciência! Minha nossa, fomos muito mal tratadas! Um taxista de Atenas comentou que as pessoas em Santorini não querem turistas por lá, que foram morar na ilha p/ se isolar e Santorini e Mykonos viraram “modinha”, por isso são tão mal educados!
    Gostei de conhecer Atenas mas senti falta de contratar um(a) guia em Acrópole, acho que vale a pena, fica muito mais rica a viagem!

    04/09/2022 Responder
    • Luiza Ferrari

      Não me lembro do tratamento pq faz bastante tempo, mas em Zakynthos e Atenas fomos muito bem tratados.
      É um lugar bonito, mas só isso, né? Existem outros não tão conhecidos que são bem mais interessantes 🙂

      07/09/2022 Responder

LEAVE A COMMENT


VOCÊ PODE GOSTAR