O que fazer na Basiléia em um dia? Vá a 3 países!
Suíça

O que fazer na Basiléia em um dia? Vá a 3 países!

A Basiléia é a terceira maior cidade da Suíça e tem localização estratégica, ficando bem entre a França e a Alemanha. Muita gente usa a cidade como base para visitar a Alsácia ou outras cidades nestes outros países, como nós mesmos fizemos. Lá embaixo eu ainda vou falar uma coisa BEM legal que dá pra ser feita devido a essa proximidade da cidade com a França e a Alemanha e que é uma das coisas mais legais entre o que fazer na Basiléia em um dia (ou mais).

Por não ser um daqueles lugares cheios de atrações turísticas, é tranquilo conseguir resumir um roteiro de o que fazer na Basiléia em um dia apenas… obviamente deixando várias coisas pra trás e não sendo recomendado para quem pretende visitar museus, já que existem mais de 40 na cidade!

 

Você sabia?

1. O órgão de turismo da Basiléia nos ofereceu um city tour de algumas horas e nele, ficamos sabendo algumas curiosidades bem legais. Não sei se você que está aí do outro lado da tela sabe, mas a cidade abriga importantes indústrias farmacêuticas, de biotecnologia e de cosméticos, como a Roche e a Novartis, que foram ambas fundadas na própria Basiléia!

2. No Verão existe um evento chamado “Rhine Swimming in Basel”, que parece ser bastante divertido. As pessoas simplesmente se jogam no Rio Reno e se deixam levar pela correnteza entre as pontes Wettsteinbrücke e Johanniterbrücke, segurando suas sacolas especiais (inventadas na Basiléia) que servem para guardar suas roupas e mantê-las secas e também como uma bóia. Considerada um atividade “extra-especial”, milhares de pessoas se juntam para esta ocasião todos os anos. Em 2019, este evento vai acontecer no dia 13 de Agosto. Vai estar por lá nesse dia? Então coloca isso na sua lista de o que fazer na Basiléia! Pelo menos diferente e divertido vai ser. 😉

o que fazer na basiléia em um dia
Foto: https://basel.com

 

3. A Basiléia se orgulha de ter o maior museu da Suíça, que foi também o primeiro do mundo a ser acessível ao público geral, no século XVII: o Kunstmuseum. Ele também é uma das atrações mais visitadas da cidade, mas como nós não fomos, resolvi não incluir na lista. Da cidade também veio a primeira universidade da Suíça, a Universität Basel.

4. Na Basiléia também existem festas de Carnaval, o chamado Basler Fasnacht. São 72 horas de festa consecutivas!

 

Onde se hospedar na Basiléia?

Durante nossa visita, nós ficamos em dois hotéis na cidade em duas regiões diferentes.

O primeiro foi o Hotel The Passage, que ficava praticamente no Centro Histórico da Basiléia e eu já escrevi sobre ele aqui no blog (clique aqui para ler). Nós gostamos muito, o quarto era imenso e por ficar tão pertinho das principais atrações da cidade, facilitou demais pra conhecer o pouquinho que vimos por lá.

 

hotel na basiléia
Hotel The Passage

 

O segundo se chamava Hotel Victoria e ficava bem de frente para a Estação Central… por este motivo, o barulho era praticamente constante enquanto os trens estivessem rodando. O bom é que num determinado horário eles paravam e ficava mais tranquilo. Existe um restaurante no hotel que é muuuito bom e eu recomendo bastante!

Para conferir todas as opções de hotéis na Basiléia, clique AQUI.

 

O que fazer na Basiléia em um dia?

Graças ao tamanho compacto da cidade, suas principais atrações estão sempre a uma curta e agradável caminhada. É uma delícia andar e ir se perdendo por ruas estreitas cheias de casinhas fofas. Caso você precise usar o excelente transporte público, fique tranquilo: como disse no post sobre o hotel no centro histórico da Basiléia, o Hotel The Passage, todos os hotéis costumam dar um “Basel Card” para seus hóspedes e este cartão garante transporte gratuito pelo tempo de permanência.

 

TINGUELY FOUNTAIN (FASNACHTSBRUNNEN)

O que fazer na Basiléia em um dia

 

Este é um dos pontos mais famosos da cidade, de onde partiu o nosso tour. Construída pelo artista suíço Jean Tinguely com peças do antigo teatro que ficava neste mesmo local, esta fonte cheia de movimento é uma atração bastante interessante, principalmente para os pequenos.

São várias peças que fazem movimentos diferentes jogando água para todo lado – mas quem está de fora só se molha se o vento soprar forte. No Inverno, a guia nos mostrou fotos e contou que a fonte fica congelada em dias muuuito frios, e acaba se tornando uma verdadeira escultura de gelo.

 

BARFÜSSENPLATZ

Praça pequenininha bem no centro histórico da cidade, onde fica o mercado de Natal principal da Basiléia. Fica a menos de cinco minutos de distância da Tinguely Fountain e é como se fosse a entrada do gracioso centro, cheio de lojas e restaurantes espalhados pela região.

Infelizmente nós só vimos o mercado de Natal em suas horas finais e depois, a praça toda bagunçada com as barraquinhas sendo desmontadas… o que significa que não consegui tirar uma foto boa de lá. 🙁

 

BASLER MÜNSTER e PFALZ

O que fazer na Basiléia em um dia

 

A Catedral de Basel (ou Basler Münster) também é um dos, senão o principal, cartão postal da cidade. Esta bela construção dos séculos XII-XV em estilo romântico e gótico, fica localizada em uma grande praça (Münsterplatz) em que normalmente acontecem eventos. Quando fomos, em pleno dia 24 de Dezembro, ela estava vazia e contava apenas com uma enorme árvore de Natal. Pela data, infelizmente a catedral estava fechada e não conseguimos visitar seu interior e nem ver a vista do alto da torre – que parece ser linda!

 

O que fazer na Basiléia em um dia
Ao fundo se vê a França deste lado.

 

Atrás da catedral é possível encontrar uma plataforma com a melhor vista da cidade, ou melhor, dá pra ver até a França e Alemanha de lá! Esta plataforma é conhecida como Pfalz e pra quem gosta de ver as cidades do alto, é uma parada imperdível. De lá se vê o Rio Reno, o prédio mais alto da cidade (o da Roche), as famosas pontes Wettsteinbrücke e Johanniterbrücke, a Floresta Negra na Alemanha e a divisa entre a Basiléia e a França.

 

O que fazer na Basiléia em um dia
As montanhas lá no fundo são a Floresta Negra na Alemanha.

 

MARKTPLATZ e CITY HALL

O que fazer na Basiléia em um dia
Mercado acabando na praça e a árvore de Natal mais alta da cidade.

 

A “Praça do Mercado” fica bem em frente ao City Hall, ou Prefeitura da cidade, que tem um prédio bastante marcante e é sede do governo do Cantão de Basel-Stadt. Ambos são pontos importantes e merecem ao menos uma visita rápida. A praça tem esse nome, pois abriga durante a semana, uma feira com produtores locais. É um bom lugar para uma pequena pausa e para conferir produtos e comidas típicas desta região suíça.

 

O que fazer na Basiléia em um dia
Prédio da Prefeitura.

 

O City Hall é um prédio vermelho/cobre bastante grande e muito bonito, difícil de se passar batido. Dentro dele ficava a maior e mais bonita árvore de Natal da cidade (lembrando que visitamos a cidade em pleno dia 24 de Dezembro). É possível organizar tour guiado com a Basel Tourism para visitar os interiores do edifício, mas pela data, só pudemos ver o pátio do prédio com uma estátua de Munatius Plancus, o primeiro fundador romano a se basear na Basiléia.

 

O que fazer na Basiléia em um dia
A estátua e a linda árvore de Natal no pátio da Prefeitura.

 

MARKETHALLE

O mercado coberto chamado Markthalle é uma boa opção para quem curte visitar mercados diferentes e também para quem busca um local para um lanche rápido na Basiléia. São diversas especialidades de pratos provenientes de várias partes do mundo, algo como um Borough Market aqui em Londres.

 

MITTLERE BRÜCKE (MIDDLE BRIDGE ou PONTE DO MEIO)

O que fazer na Basiléia em um dia

 

Um dos monumentos mais antigos da cidade é a “Ponte do Meio”. Esta é a principal ponte da cidade, inaugurada em 1226, e é uma das mais antigas entre as que cruzam o Rio Reno.

 

DREILÄNDERECK

O que fazer na Basiléia em um dia
Foto do monumento (foto do site Pixabay).

 

Talvez o mais legal: que tal passar por três países em poucos minutos? Não estou ficando maluca, isso é possível! Lembra que eu disse lá no início que a Basiléia fica em uma localização estratégica entre a França e a Alemanha? Pra vocês terem uma ideia, é tão perto, que dá pra ir de um ao outro à pé!

Dreiländereck é o nome de um monumento que marca o local em que os três países se encontram. A partir dali, você consegue andar até a França ou atravessar uma ponte e chegar até a Alemanha. Nós não tivemos tempo de fazer este percurso, mas não parece ser muito bonito e na verdade nem muito interessante. O ponto alto dele, é realmente poder “passar” por três países em um curtíssimo período de tempo, o que é bem legal e uma dica bastante diferente de o que fazer na Basiléia, já que quase ninguém sabe disso.

 

Gostaram das dicas de o que fazer na Basiléia em um dia (ou mais)? Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários. 😉

 

Agradecemos ao Basel Tourism pelo apoio durante a viagem e aos hotéis The Passage e Hotel Victoria pela parceria.

 

Foto de capa: Matheus Swanson @ flickr


VOCÊ PODE GOSTAR

Veja também

hotel na basiléia

Hotel no centro histórico da Basiléia: Hotel The Passage

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

LEAVE A COMMENT