

O que fazer na República de San Marino
Os cartões-postais e atrações mais famosas da República de San Marino são as 3 Torres (ou “Guaitas”), que estampam 99% dos souvenirs, sites, guias de viagem e tudo que tenha a ver com o país. Elas são conectadas por uma muralha medieval, que ainda é acessível e está em bom estado, apesar de praticamente escondida entre as árvores – e que pelo caminho, oferece vistas incríveis tanto das torres, quanto da cidade em si. Nós ficamos hospedados no Hotel Rosa, que além de ser muito bom e um dos mais bem avaliados de San Marino, ficava bem pertinho da torre principal e facilitou bastante o passeio.
Nós fizemos uma lista com os 10 melhores hotéis no centro histórico de San Marino, confira: Onde se hospedar em San Marino.

Uma coisa que eu não sabia, é que duas das três torres ficam abertas ao público. Você paga cerca de 4 Euros para visitar cada uma delas, mas existe um cartãozinho chamado TuttoSanMarino que custa 6 Euros (+ 1 Euro de depósito que é devolvido quando você devolve o cartão – mas você provavelmente vai querer ficar com ele, porque são lindos!!), que te permite entrar em 5 lugares (Primeira Torre, Segunda Torre, Palácio Público, St Francis Museum e o State Museum) e te dá desconto em museus privados, restaurantes, bondinho e várias outras coisas.
Se não me engano, você pega um papel chamado Tutto San Marino no seu hotel e quando for comprar o primeiro bilhete de entrada em algum desses museus, você mostra o papel e eles te dão o desconto. É legal adquirir este cartão, já que as principais coisas para se fazer em San Marino estão incluídas nele.

A Primeira Torre (La Rocca), a mais famosa das três, foi construída no Século 11 e serviu por um tempo como uma prisão. Lá dentro ainda é possível ver alguns desenhos que foram feitos nas paredes das celas.


A Segunda Torre (La Cesta), a localizada na ponta mais alta do Monte Titano, foi construída no Século 13 e hoje abriga um museu armas antigas com mais de 700 ítens. No caminho, pouco antes de chegar nela, a vista que se tem da Primeira Torre é a mais famosa de San Marino – e nós, que somos dois bestas, ficamos uma hora lá tirando fotos e apreciando a paisagem.


A Terceira Torre (Montale), a menor de todas, foi construída no Século 14 e é a única que não é aberta ao público. É possível chegar nela, mas não dá para entrar… Até por ela ser bem pequena mesmo. O sino dela era usado para alertar perigo e ainda existia uma prisão que ficava a seis metros de profundidade.

Mas tem mais o que fazer na República de San Marino? Siiim! A melhor coisa a se fazer lá, é andar sem rumo, entrar em todas as ruelas e ir descobrindo a cidade tranquilamente. Fora as Torres, nós visitamos todos os museus incluídos no cartão, sendo que o Palácio Público é o Parlamento de San Marino – fica na Piazza della Libertà, que também é uma atração turística – e pode ser visitado por qualquer um (exceto em ocasiões em que estão acontecendo reuniões ou cerimônias oficiais, claro). A visita é rápida e talvez não dure nem 10 minutos, mas vale a pena, principalmente se você tiver o cartão de desconto. No verão, acontece de 30 em 30 minutos a troca da guarda em frente ao Palácio Público (de 8:00h às 18:00h).

Outra coisa imperdível entre o que fazer na República de San Marino, é assistir ao pôr-do-sol. Nós estávamos bem na Piazza della Libertà quando o espetáculo começou, e além de render lindas fotos, chega a emocionar ver essa cena com uma vista tão linda da cidade. À noite, tudo ficava vazio e nós tivemos a sensação de a cidade era só nossa! Nós ficamos hospedados em um hotel MUITO legal que ficava bem pertinho da praça, o Hotel Rosa.


Antes de ir eu li em alguns lugares que San Marino é um ótimo local para de fazer compras, por ser uma zona “tax free“. Lá embaixo, na entrada do país, existem várias lojas de eletrônicos para os que estão em busca de descontos. Nós não tivemos tempo de explorar essa parte, mas acho que vale a pena pra quem tem tempo de sobra, hein?

Onde se hospedar na República de San Marino
Nós ficamos hospedados no Hotel Rosa, pertinho da entrada da parte histórica de San Marino e da Primeira Torre, com vários restaurantes e lojas bem perto. Hotel muito bom, café da manhã gostoso e deram até desconto no estacionamento. 😉
Se quiser conhecer outras opções de onde se hospedar em San Marino, clique AQUI e confira a lista que fizemos com os melhores locais.
San Marino não é um lugar cheeeeio de atrações, mas é tão lindinho e tão gostoso andar por lá, que acho difícil alguém achar ruim só passear sem rumo e descobrir os cantinhos charmosos do seu centro histórico.
Caso queira reservar passeios em San Marino, veja abaixo:
Que maravilha de lugar!! Deve ser apaixonante passear sem rumo por lá <3
15/01/2015E seu post está muito bacana!!!
é realmente apaixonante Leh, que saudades, lembra de sua querida amiga Aninha?
23/02/2015Muto lindo mesmo
14/04/2018