Pamukkale pode não ser o que você espera…
Turquia

Pamukkale pode não ser o que você espera…

Também conhecido como “Castelo de Algodão”, Pamukkale na Turquia, pode não ser tudo aquilo que você vê nas fotos e espera… Pelo menos foi o que aconteceu com a gente e agora eu mostro pra vocês um outro lado deste lugar, para que se preparem para dar de cara com algo um pouquinho decepcionante.

 

Hierápolis.

 

O complexo de Pamukkale (que compreende também a Hierápolis), foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988. A paisagem do lugar é realmente algo de outro mundo: montanhas brancas de mais de 200 metros de altura, que se parecem com  neve – ou algodão – e abrigam piscinas termais de origem calcária com água bem azulzinha. A temperatura lá também é algo de outro mundo e facilmente ultrapassa 40ºC, então vá preparado com chapéu/boné, protetor solar e óculos escuros.

 

+ Leia mais: Pamukkale na Turquia – tudo a saber antes de sua visita

 

Pamukkale na Turquia
Nós nadando nas piscinas de Pamukkale.

 

Nós visitamos Pamukkale em Agosto de 2014, em pleno Verão, um calor absurdo. A viagem inteira da Turquia tinha sido baseada nessa visita (nós ficamos em Antalya e conhecemos a região e Pamukkale apenas). Chegamos na cidade, nos hospedamos no Hotel Bellamaritimo que ficava a poucos metros do Castelo de Algodão e no outro dia cedinho, fomos ver se Pamukkale era tudo aquilo mesmo que sempre vimos em tudo quanto era lugar.

 

 

Pegamos bastante fila para entrar, debaixo de um sol muito forte, mas a empolgação era muita! Para entrar, é preciso tirar os sapatos e os guardas ficam vigiando de perto isso. A entrada custa 35 Liras Turcas (cerca de R$30) e mais 32 Liras se quiser nadar na Cleopatra’s Antique Pool – que eu contei mais AQUI.

 

Pamukkale na Turquia

 

Você vai subindo a montanha branquinha à pé até chegar na parte de Hierápolis e enquanto é isso vai aproveitando para molhar seus pés na água quentinha das piscinas. Se quiser, você pode até “nadar” nelas – mas esteja preparado, pois a água é bastante turva por causa do calcário e elas vivem cheias. A gente foi subindo, tirando fotos, sentando nas piscinas e tentando achar “o” lugar das fotos que a gente vive vendo por aí… E nada desse bendito lugar aparecer.

 

Pamukkale na Turquia

 

Chegamos no topo e nada! Lá de cima, a vista era das piscinas que a gente tinha acabado de ver – que estavam meio vazias – e das pedras completamente vazias da parte do alto da montanha. E era justamente dali que se tiraria a tal foto tão bonita e famosa. Estava TUDO VAZIO, nem meia gotinha de água pra contar a história. A gente ainda andou pra lá, voltou pra cá e nada… Era aquilo ali mesmo. Algumas piscinas meio vazias e o resto todo seco. Foi uma decepção enorme!

 

Tudo vazio… A decepção foi tanta, que nem tive ânimo de tirar fotos lá de cima.

 

Pensamos que talvez pudesse ser pelo horário que visitamos e já fizemos planos para voltar no dia seguinte em uma outra hora. Voltamos para o hotel e perguntamos para o moço da recepção se era sempre daquele jeito e ele disse que não. Contou que por causa dos hotéis da região, que estão crescendo cada vez mais, as piscinas de Pamukkale não eram mais tão cheias como costumavam ser. Disse que os hotéis usam as águas termais para encher suas próprias piscinas e aí o que acontece? Lá no complexo fica tudo vazio, independente da hora do dia. Uma tristeza, né?

 

Pamukkale na Turquia
Essas eram as únicas piscinas “cheias” que vimos em Pamukkale.

 

É bonito mesmo vazio? Sim, é! Continua sendo um lugar bem diferente, surreal e vale a visita… Mas vá preparado, pois Pamukkale pode não ser tudo aquilo que se vê nas fotos. Resolvi contar a verdade para vocês, para mostrar que nem tudo o que se vê por aí é verdade e que se você for esperando ver tudo azulzinho e cheio, pode se decepcionar.

 

Pamukkale na Turquia
O pôr-do-sol visto de Pamukkale é impressionante!

 

Expectativa x realidade
Pamukkale

 

É uma foto assim de Pamukkale que você vê em todo canto, né?

 

 

Mas a realidade, pelo menos pra gente, foi essa… 🙁

 

 

*A besta aqui só levou o celular ruim pra tirar fotos e ainda tirou tudo quadrado, não se importem com as fotos horrorosas…

 

Você já foi a Pamukkale? Como estavam as piscinas? Conta pra gente nos comentários.

 

Pamukkale pode não ser o que você espera... Veja os motivos e prepare-se.

Veja também

Pamukkale na Turquia

Pamukkale na Turquia: tudo a saber antes de sua visita

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

01 Comment

  1. Larissa Dutra

    Olá, tudo bem? Nossa, que lugar lindo, não conhecia. Adorei as fotos!!!

    07/10/2017 Responder

LEAVE A COMMENT