
O complexo de Pamukkale (que compreende também a Hierápolis), foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988. A paisagem do lugar é realmente algo de outro mundo: montanhas brancas de mais de 200 metros de altura, que se parecem com neve – ou algodão – e abrigam piscinas termais de origem calcária com água bem azulzinha. A temperatura lá também é algo de outro mundo e facilmente ultrapassa 40ºC, então vá preparado com chapéu/boné, protetor solar e óculos escuros.
+ Leia mais: Pamukkale na Turquia – tudo a saber antes de sua visita

Nós visitamos Pamukkale em Agosto de 2014, em pleno Verão, um calor absurdo. A viagem inteira da Turquia tinha sido baseada nessa visita (nós ficamos em Antalya e conhecemos a região e Pamukkale apenas). Chegamos na cidade, nos hospedamos no Hotel Bellamaritimo que ficava a poucos metros do Castelo de Algodão e no outro dia cedinho, fomos ver se Pamukkale era tudo aquilo mesmo que sempre vimos em tudo quanto era lugar.
Pegamos bastante fila para entrar, debaixo de um sol muito forte, mas a empolgação era muita! Para entrar, é preciso tirar os sapatos e os guardas ficam vigiando de perto isso. A entrada custa 35 Liras Turcas (cerca de R$30) e mais 32 Liras se quiser nadar na Cleopatra’s Antique Pool – que eu contei mais aqui no post “Pamukkale na Turquia: tudo a saber antes de sua visita”.
Você vai subindo a montanha branquinha à pé até chegar na parte de Hierápolis e enquanto é isso vai aproveitando para molhar seus pés na água quentinha das piscinas. Se quiser, você pode até “nadar” nelas – mas esteja preparado, pois a água é bastante turva por causa do calcário e elas vivem cheias. A gente foi subindo, tirando fotos, sentando nas piscinas e tentando achar “o” lugar das fotos que a gente vive vendo por aí… E nada desse bendito lugar aparecer.
Chegamos no topo e nada! Lá de cima, a vista era das piscinas que a gente tinha acabado de ver – que estavam meio vazias – e das pedras completamente vazias da parte do alto da montanha. E era justamente dali que se tiraria a tal foto tão bonita e famosa. Estava TUDO VAZIO, nem meia gotinha de água pra contar a história. A gente ainda andou pra lá, voltou pra cá e nada… Era aquilo ali mesmo. Algumas piscinas meio vazias e o resto todo seco. Foi uma decepção enorme!

Pensamos que talvez pudesse ser pelo horário que visitamos e já fizemos planos para voltar no dia seguinte em uma outra hora. Voltamos para o hotel e perguntamos para o moço da recepção se era sempre daquele jeito e ele disse que não. Contou que por causa dos hotéis da região, que estão crescendo cada vez mais, as piscinas de Pamukkale não eram mais tão cheias como costumavam ser. Disse que os hotéis usam as águas termais para encher suas próprias piscinas e aí o que acontece? Lá no complexo fica tudo vazio, independente da hora do dia. Uma tristeza, né?

É bonito mesmo vazio? Sim, é! Continua sendo um lugar bem diferente, surreal e vale a visita… Mas vá preparado, pois Pamukkale pode não ser tudo aquilo que se vê nas fotos. Resolvi contar a verdade para vocês, para mostrar que nem tudo o que se vê por aí é verdade e que se você for esperando ver tudo azulzinho e cheio, pode se decepcionar.

Expectativa x realidade
Pamukkale


*A besta aqui só levou o celular ruim pra tirar fotos e ainda tirou tudo quadrado, não se importem com as fotos horrorosas…
Você já foi a Pamukkale? Como estavam as piscinas? Conta pra gente nos comentários.
Olá, tudo bem? Nossa, que lugar lindo, não conhecia. Adorei as fotos!!!
07/10/2017Nossa gente que tristeza né! Deviam fazer algo para resgatar a beleza do local!
13/06/2018Triste demais! Espero que tenha volta isso…
20/06/2018Fui à Pamukkale neste ano, em meados de maio. Um calor agradável. Encontrei as piscinas cheias, mas realmente, não tão exuberantes como em fotos que vi anteriormente. Mesmo assim fiquei fascinada pelo lugar. Infelizmente o turismo excessivo e a profusão de hotéis estão exigindo medidas restritivas, inclusive de controle da evasão das fontes de água em determinadas ocasiões.
13/07/2018Maio deve ser bem menos quente mesmo… No auge do verão beirava ao insuportável!
Você viu essas piscinas das pedras lá no alto cheias ou apenas as que a gente sobe até chegar em Hierápolis? Pergunto até pro pessoal que lê o post saber como está a situação mais atual, já que nós fomos em 2014 🙂
Nós também achamos muito bonitos e aproveitamos muito a visita, mas ficamos um pouquinho decepcionados.
13/07/2018Pois é… é o que eu expliquei no texto sobre os hotéis usarem as águas termais, que foi o que nos foi informado pelo dono do hotel onde nos hospedamos. É muito triste! 🙁