Praça Sultanahmet em Istambul e suas atrações fascinantes
Turquia

Praça Sultanahmet em Istambul e suas atrações fascinantes

A região de Sultanahmet é o centro histórico de Istambul, área mais antiga da cidade e que por milhares de anos foi o coração de Constantinopla. Muitos turistas resolvem ficar hospedados na área, pois ela abriga grande parte dos pontos turísticos de Istambul (e outros que ficam fora dali, mas a uma caminhada curta).

 

Onde se hospedar em Sultanahmet

Nós ficamos bem ali, no Basileus Hotel e gostamos muito de poder chegar em tudo em 5 minutinhos de uma caminhada bem agradável. Passamos grande parte do tempo na Praça Sultanahmet em Istambul, parte tão linda e impressionante da bela cidade. Este hotel é super bem avaliado e um dos mais procurados em Istambul, mas não se engane: ele tem preços super baixos! Fiz um review AQUI, caso queira ler.

Confira outras opções boas, com preços justos e bem avaliadas por hóspedes:

  • Four Seasons Sultanahmet: fica no centro histórico de Istambul, a 350m do icônico Palácio de Topkapi.
  • Boutique Saint Sophia: a Mesquita Azul fica apenas a 250 metros, enquanto a ponto de bonde de Sultanahmet está a 5 minutos de caminhada. A Ponte Gálata sobre o Estreito de Bósforo fica a 15 minutos da propriedade.
  • Hotel Arcadia Blue Istanbul: a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi, a Cisterna da Basílica e o Grand Bazaar (mercado), estão a uma curta caminhada da propriedade.
  • Aslan Hotel Istanbul: a Mesquita Azul e a Hagia Sophia (Basílica de Santa Sofia) ficam a apenas 3 minutos a pé. A Parada de Bonde Sultanahmet e a Cisterna da Basílica estão a uma caminhada de 5 minutos da propriedade.
  • Apple Tree Hotel: fica a 300 metros da Mesquita Azul, a 750 metros da Basílica de Santa Sofia e a 800 metros do Palácio de Topkapi. O hotel oferece hammam (banho turco).

 

Praça Sultanahmet em Istambul e suas atrações

 

A Praça Sultanahmet em Istambul é cartão-postal da cidade e onde ficam seus dois principais monumentos e pontos turísticos. Bem de frente um para o outro, estão as belíssimas (e enormes) Basílica de Santa Sofia e Mesquita Azul. A praça não é tão grande, mas é muito gostosa para passar um tempo admirando as duas construções e vendo a vida passar.

 

A Basílica de Santa Sofia

praça sultanahmet em istambul

 

A Basílica de Santa Sofia já foi a maior igreja católica do Império Bizantino, depois transformada em mesquita e atualmente é um museu e símbolo da cidade. Uma das atrações turísticas mais visitadas de toda a Turquia. Ela não é mais utilizada para orações e portanto, não fica fechada durante os períodos em que os muçulmanos oram. Seu interior é muito bonito e interessante. Escura, com paredes em tons quase pretos e detalhes dourados, ela com certeza é diferente de tudo o que você já viu.

 

praça sultanahmet em istambul
Interior da Basílica de Santa Sofia.

 

A Mesquita Azul

praça sultanahmet em istambul

 

A Mesquita Azul, também chamada de Mesquita de Sultanahmet, foi construída durante o Império Otomano e ainda é utilizada para orações (o que faz com que os visitantes precisem se vestir de forma respeitosa para entrar nela, incluindo cobrir os cabelos para mulheres). De tempos em tempos ela fecha para as orações e volta a abrir depois. Para conferir os horários certos de visitação, basta ir até a entrada da Mesquita Azul e conferir um quadro que fica disponível ali.

 

praça sultanahmet em istambul
Interior da Mesquita Azul.

 

Você vai perceber que de fora ela não tem nada de azul e talvez fique se perguntando o motivo do nome. Basta entrar nela para entender: seu interior é feito em grande parte, por peças de mármore azuis. Cheia de detalhes e muito bonita tanto por dentro, quanto por fora.

 

Hipódromo

praça sultanahmet em istambul
Foto horrível, muita chuva na hora 🙁

 

O espaço chamado de Hipódromo hoje é apenas uma praça quase chegando à Praça Sultanahmet em Istambul. Localizada em frente à Mesquita Azul e com grande importância histórica, já que na época do Império Bizantino, era neste local que se encontrava o Hipódromo de Constantinopla, coração da vida política e social da cidade.

Não deixe de reparar no Obelisco Teodósio, vindo diretamente do Egito, e na Coluna Espiral.

 

Cisternas da Basílica

praça sultanahmet em istambul

 

Nos subsolos de Istambul ficam “escondidas” várias cisternas. A mais famosa delas é a Cisterna da Basílica, que fica nos arredores da Basílica de Santa Sofia – sendo uma boa dica de passeio complementar, já que elas ficam bem na frente uma da outra.

Esta cisterna cobre uma área de quase mil metros quadrados e foi construída em 532 para armazenar água para o Grande Palácio e edifícios próximos. Nós não vimos (não sei por qual motivo), mas não deixe de ver as duas colunas com a cabeça da medusa, que ficam localizadas no fundo da cisterna. Quando fomos ela estava em obra, e acredito que bem esta coluna, estava toda coberta.

A visita é bem rápida e o ingresso custa 10 Liras Turcas.

 

 

Palácio Topkapi

praça sultanahmet em istambul

 

O Palácio Topkapi está localizado atrás da Basílica de Santa Sofia (andando para a direita dela, olhando de frente). Durante séculos, serviu como residência para sultões e atualmente tornou-se um museu e é uma das atrações mais visitadas de Istambul.

Durante nossa visita choveu TANTO, que nós mal conseguimos ver alguma coisa. O espaço é enorme e para de ir uma parte para a outra, praticamente não existe cobertura. Com bebê, acabamos optando por deixar pra lá e sentamos um pouco num dos restaurantes para esperar a chuva passar – o que não aconteceu. 🙁

Sei que são vários ambientes abertos para visitação e neles estão expostos vários objetos da época dos sultões: jóias, louças de porcelana chinesa, armas, entre outros. Não se pode tirar fotos no interior dos espaços, apenas no harém e nos pátios. No último deles, se tem uma vista panorâmica linda do Estreito de Bósforo e é onde ficam os restaurantes – que são bem mais caros do que os da cidade, comida gostosa, mas tem porções pequenas.

Por ser extremamente grande, a visita ao Palácio Topkapi, que vive cheio, pode ocupar grande parte do seu dia. Li em muitos lugares que a parte mais interessante é o Harém, cujo ingresso é pago à parte. O ingresso do Palácio custa 25 Liras Turcas e está incluso no Istanbul Tourist Pass.

 

Museus Arqueológicos de Istambul

Nós não visitamos estas atrações, infelizmente. O espaço abriga três diferentes museus: o Museu Arqueológico, o Museu de Antiguidades Orientais e o Museu do Quiosque Esmaltado.

Eles abrigam coleções do Palácio Topkapi e outros objetos e monumentos antigos trazidos de outras partes da Turquia e do mundo, incluindo artefatos egípcios como múmias e sarcófagos. O ingresso para visitar os três museus custa 10 Liras Turcas.

 

Compre ingressos para todas as atrações:

 

 

Motivos não faltam para você passar pelo menos um dia na região da Praça Sultanahmet em Istambul, certo? 😉


VOCÊ PODE GOSTAR

Veja também

15 Países mais baratos da Europa para viajar sem quebrar

Basileus Hotel: hotel barato em Istambul na Sultanahmet

istanbul tourist pass vale a pena

O Istanbul Tourist Pass vale a pena?

Montando o roteiro: Natal em Istambul e Capadócia

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

LEAVE A COMMENT