Natal em Praga, República Tcheca
Natal República Tcheca

Natal em Praga, República Tcheca

Tentando deixar a preguiça de lado e colocar os guias em dia, mas já faz um tempinho que nós voltamos, então não sei se vou lembrar de tudo muito bem (tenho a cabeça ruim como se tivesse 90 anos). Já peço desculpas, porque sei que esse guia não vai ficar tão detalhado 🙁

 

Natal em Praga, República Tcheca
As casinhas coloridas – sim, eu amo casas coloridas!

 

A maior inovação dessa viagem foi que nós ficamos hospedados em um barco, chamado Botel Albatros. Que eu tenha percebido, era o maior de todos os “botéis” por lá. Ele era bem grande, tinha três andares, internet e até restaurante com terraço (que obviamente ninguém usava por causa do frio). Foi uma experiência bacana, mas pra quem acha que o barco fica balançando, saiba que não se sente nem um movimentozinho, nada! E a vista do quarto era muito bonita!

 

Natal em Praga, República Tcheca

 

Em Praga, ao contrário de Colônia, os mercadinhos de Natal funcionam até o fim de Dezembro, então nós conseguimos aproveitar bastante ainda. Ouso dizer que o mercado da Old Town Square era muito mais bonito e interessante que os de Colônia, mas até acredito que seja pelo clima da cidade, que é uma delícia. O que mais se vê são casais em clima total de romance, namorando pelas praças e pontes e isso é gostoso, você acaba entrando na onda também. Nesta praça, a mais bonita de Praga, existe a Tyn Church (que se vê de qualquer ponto e é simplesmente maravilhosa por fora) e a famosa Clock Tower, onde fica o Relógio Astronômico medieval. Como é gostoso passear por lá, você fica horas só admirando e tirando fotos do lindo relógio e várias vezes do dia você se pega passando pela praça de novo.

 

Natal em Praga, República Tcheca

 

O Relógio Astronômico merece um parágrafo sozinho, por ser a atração mais conhecida da cidade. De hora em hora seu sino é badalado, mas não é só o som que é ouvido que atrái uma multidão, olhando como bobos pro alto esperando ansiosamente aquele último minuto até o espetáculo começar. Na verdade quem bate o sino é um caveirinha (ou estátua da morte) que vira sua ampulheta. Ao mesmo tempo, é iniciada a parada dos 12 apóstolos, que aparecem nas janelas superiores. É um espetáculo bobo, mas é muito legal assistir. De tão bobo, das três vezes que nós vimos, eu ri no fim de todas… Mas eu sou meio demente então isso não conta muito!

 

praga-relogio-astronomico-2

 

Outro ponto que merece atenção é a Ponte Carlos ou Karlův most. Esta é a ponte mais velha de Praga e a segunda ponte mais antiga existente na República Tcheca. É atravessando esta linda ponte que vive lotada, que se chega ao Castelo de Praga, que também é visto de quase qualquer ponto da cidade. O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade. Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial. Na verdade é um grande complexo e o que nós vemos de baixo da cidade e pensamos ser o castelo, na verdade é uma catedral. Em seu interior encontra-se a impressionante Catedral de S. Vito, Torre da Pólvora, Palácio Real, Torre Dalibor, Convento de São Jorge, Palácio Lobkowicz e a Viela Dourada.

 

Ponte Carlos e o Castelo à direita.
Ponte Carlos e o Castelo à direita.

 

Uma construção interessante, mas que só pode ser vista por fora é a Casa Dançante. Este é um prédio comercial com firmas multinacionais, mas que por fora é totalmente diferente e por isso, atrái vários turistas. Mais um ponto interessante é o parque Petrin Hill, que por ser no alto tem vistas lindas da cidade. Este é o parque da mini-Torre Eiffel que também se vê da cidade toda. Esta réplica na verdade é uma antena de TV e quem quiser, pode subir seus mais de 200 degraus para ter uma vista ainda mais bonita da cidade – mas eu realmente não acho que tenha necessidade, ainda mais se você tiver optado por subir a colina à pé e não com o funicular, e ao chegar no topo não quiser nem pensar em subir escada. O parque é bonito e bem conservado, gostoso pra passar o tempo e tirar umas fotos bonitas.

 

 

Mais uma coisa interessante e curiosa que se vê lá de baixo da cidade é um metrônomo gigante! Ele fica no parque Letna Hill, que fora isso e uma corda enorme lotada de tênis pendurados, não tem nada demais. E claro, a Praça Wenceslas, que é uma das praças principais da cidade – mas não chega aos pés da Old Town Square em beleza -, centro comercial e cultural e abriga o National Museum.

 

metronomo-praga

 

É fácil andar por Praga, a cidade não é tão grande e não é preciso pegar tram ou ônibus. Tudo lá é extremamente barato (e por isso, foi a nossa viagem da comilança, já que foi a primeira em que nós fizemos todas as refeições sem nos preocupar com o tanto de dinheiro que levamos) e muito bonito também, claro!

 

Natal em Praga, República Tcheca
Tyn Church, Clock Tower e o mercadinho da Old Town Square.

 

Fora esses pontos que eu citei, existem várias catedrais e várias outras partes da cidade que nós não exploramos, então pra quem tiver mais tempo, vale a pena entrar no site My CzechRepublic e conferir todas as dicas da cidade em detalhes. Não coloquei aqui todos os nomes de construções pela qual nós passamos também, porque tem muita coisa bonita espalhada.

 

A vista mais linda que nós tivemos de Praga
A vista mais linda que nós tivemos da cidade!

 

 

HOTEL EM PRAGA

Botel Albatros

Como eu falei no post, esse é um hotel/barco (por isso se chama Botel). Era enorme por dentro e todo bem decorado. O quarto não tem como ser grande, mas era do tamanho necessário e confortável. Muita gente reclama do tamanho do banheiro, mas se você topa ficar hospedado em um barco, vai achar que tudo vai ser grande e mega confortável? Não, né.

Minha única reclamação é em relação ao café da manhã que era ruim. Não tinha quase nada e você tem que lutar pra conseguir um lugar pra sentar. Nós tentamos no primeiro dia e depois acabamos desistindo de tomar café lá. Tirando isso, recomendo bastante principalmente pela experiência.

 

Veja como é o Natal em Praga, República Tcheca

Veja também

Os melhores mercados de Natal na Europa

Natal e Reveillon em Moscou

Os 7 melhores países para passar o Natal na Europa

Natal em Londres

Patinação no Gelo em Londres – Temporada 2014/2015

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

15 Comments

  1. luandinha =)

    de onde vc tirou a foto da “vista mais linda”? aliás, linda mesmo! fiquei morrendo de vontade de ir ONTEM rs bjos

    23/01/2013 Responder
  2. Luiza Ferrari

    Luandinha, foi descendo um morro pra sair do Parque Letná Hill (o parque do metrônomo). Fiquei caçando essa vista nos 3 dias que ficamos lá e vale a pena, pq é muito linda!

    23/01/2013 Responder
  3. Pedro Savério- Comi Perninha de Cachorro

    Oi,
    Curti muito as dicas!!
    Vou viajar para a Europa em agosto e pretendo passar por Praga, quanto tempo você acha que vale a pena dedicar a cidade?
    1 dia é muito pouco ou dá pra conhecer bastante coisa?

    10/06/2013 Responder
    • Luiza Ferrari

      Olá, Pedro.
      Praga não é uma cidade muito grande, então acredito que 2 dias já sejam mais que suficientes pra se conhecer tudo com calma e aproveitar bastante o clima gostoso de lá. Com 1 dia inteiro dá pra se conhecer pelo menos os pontos principais, sim. É só andar bastante sem parar por muito tempo 🙂

      17/06/2013 Responder
  4. Bia Ferraz

    Um lugar que vale a pena ir pra quem gosta de igrejas é a Igreja da Nossa Senhora da Vitória. A igreja em si é bonita mas não tem nada demais, mas é aonde está o menino Jesus de Praga e a nossa padroeira, a Nossa Senhora de Aparecida tbm está lá! (tem um altarzinho só pra ela)

    20/08/2013 Responder
  5. Grazi

    Olá! Para chegar no ponto dessa foto no Parque Letná Hill ao subir as escadas depois da ponte Čechův most para que lado eu vou? rsrsrs.

    09/04/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Vixi, Grazi… Aí você me pegou, viu. Vou ver se o André lembra e te falo 😉

      09/04/2014 Responder

LEAVE A COMMENT