A praia mais famosa da Tailândia vai fechar para turismo
Notícias Tailândia

A praia mais famosa da Tailândia vai fechar para turismo

A praia mais famosa da Tailândia, a Maya Bay, localizada na ilha de Koh Phi Phi Le, vai ficar fechada durante alguns meses para se recuperar de longas épocas de danos ambientais causados pelo excesso de turismo.

A Maya Bay recebe até 5 mil visitantes por dia e a maioria chega de barco a partir de Phuket, Krabi ou Koh Phi Phi Don. Com o lançamento do filme “A Praia” em 2000, a procura por ela cresceu muito. No filme, um mochileiro vai à Tailândia e encontra um paraíso “intocado”… O que não é verdade nos dias de hoje, com turistas dominando a praia. Quem já visitou a praia durante o horário de pico, sabe que fica quase impossível andar, devido ao grande número de pessoas que chegam por todos os tipos de barcos.

Durante os meses de Junho a Setembro (mais especificamente de 01/06/18 até 30/09/18), o acesso à praia vai estar fechado para qualquer barco. Esta é a baixa temporada na ilha e com estes meses de descanso, os recifes de coral do local vão poder se recuperar. Cerca de 80% deles foram destruídos, principalmente pelas âncoras de barcos e os resíduos de plástico jogados ao mar.

 

 

Em um passado não muito distante, foram implementadas ações do mesmo tipo em outras praias da Tailândia (Koh Khai Nok, Koh Khai Nui and Koh Khai Nai), mas esta é a primeira vez que acontece com a praia mais famosa da Tailândia, a Maya Bay. O único acesso será através de uma outra praia na zona sul da ilha – Loh Samah Bay -, onde os barcos podem atracar. A caminhada é de cerca de um quilómetro, mas vale muito a pena para quem vai à ilha em busca da Maya Bay.

Para aqueles que gostariam de ver a Maya Bay vazia, esta pode ser uma bela oportunidade. Mais trabalhosa, mas com certeza, recompensadora. Segundo Thon Thamrongnawasawat, vice-reitor da Faculdade de Pescas da Universidade de Kasetsart Bangkok, a solução ideal seria fechar a praia permanentemente, pois apenas três meses não será suficiente para a recuperação do local. O único porém é que esta é uma das principais atrações do país, que depende dela para atrair grandes números de turistas.


VOCÊ PODE GOSTAR

Veja também

Como visitar a Maya Bay vazia e fugir da confusão

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

LEAVE A COMMENT