São várias as opções de trem de São Petersburgo a Moscou, incluindo algumas com viagem de menos de 4h, outras que duram um pouco mais que isso e as noturnas, que duram cerca de 8h, como é o caso do Red Arrow, nosso escolhido. Ele é uma linha de luxo, do tipo “sleeper”, que funciona desde 1931

O que o trem Red Arrow tem de diferente?
O Red Arrow é um ícone russo e há anos, segue a tradição de tocar a música “The Hymn to the Great City” quando o trem deixa a plataforma todos os dias em São Petersburgo, às 23:55h.
Como dito anteriormente, ele é um trem noturno de luxo que começou a funcionar em 1931 e desde então, tem sido o orgulho do Russian Railroad. Os trens são vermelhos e difíceis de serem confundidos. As cabines são bonitas, com um ar antigo (mas isso não significa que sejam velhas) e parecem ter saído de algum filme.
Eles oferecem café da manhã simples em algumas classes e alguns ítens de higiene pessoal. Cada cabine tem algumas camas, wi-fi gratuito e em algumas, televisão também.

Como é a viagem de trem de São Petersburgo a Moscou?
A gente tinha comprado passagens de avião para fazer este trecho, não vou mentir. Acontece que a empresa aérea faliu e nós simplesmente fomos informados de que o vôo não aconteceria e o dinheiro não seria devolvido… Quando o momento de pânico passou, começamos a pesquisar e achamos o Red Arrow. Decidimos viajar nele e não em algum trem mais rápido, por conta do horário e a possibilidade de passar mais tempo em São Petersburgo (e também por economizar uma diária de hotel).
A estação de São Petersburgo é um tanto velha, desconfortável e sem espaço suficiente para sentar (mas tem um restaurante no segundo andar que faz o melhor strogonoffe que eu comi na Rússia – e eu sou viciada nesse prato, hein). Pela falta do que fazer e de onde esperar, aconselho chegar mais ou menos uma hora antes do horário, o que é suficiente para fazer o check-in e achar seu vagão sem desespero.
Entrando no trem, ficamos surpresos com a chiqueza da cabine. Alguns bolinhos e água nos esperavam na mesa. Lá, também encontramos um cartão onde escolhemos o que iríamos querer de café da manhã (e a atendente passou recolhendo assim que o trem saiu da plataforma).
Obviamente, as “camas” não são das mais confortáveis e são bem pequenas, pelo menos na 2nd class, que era o nosso bilhete. Eu ainda dei o azar de dividir parede com um senhor que roncou MUITO alto a viagem toda, ou seja, cheguei em Moscou destruída sem ter conseguido dormir nada!
O banheiro compartilhado permaneceu limpo a viagem toda, o café era bem básico, mas do tipo “melhor que nada”. Nós comemos omelete, que era de ovo puro e tomamos chá/café. Pra quem consegue dormir, a viagem de trem de São Petersburgo a Moscou é bastante tranquila e passa rapidinho (segundo o André, que deitou e apagou).

Classes e preços do Red Arrow:
VIP Cabin (cabine VIP):
Cabine para duas pessoas, o dobro do tamanho da cabine normal. Oferece TV, chuveiro, ar-condicionado, tomada, wi-fi, sofá-cama e beliche. O bilhete inclui café da manhã e bebidas à vontade.
2nd Class Sleeper (segunda classe):
Cada cabine tem espelho, mesa e janela grande. Banheiros compartilhados ficam no fim do corredor em cada vagão. Café e chá estão disponíveis para compra e snacks estão inclusos no preço. Nós fomos de 2n class, que no site diz não incluir café, mas nós tivemos.
1st Class Sleeper (primeira classe):
Cabine para duas pessoas, com ar-condicionado e o preço inclui café da manhã e jornal.
Os preços começam em cerca de 70 euros por pessoas e vão até 300 na classe VIP.

Para comprar passagens de trem de São Petersburgo a Moscou (e vice-versa), acesse o site do Russian Trains.
Para reservar os melhores hotéis com até 50% de desconto e cancelamento grátis, use o Booking.com.
Disqus shortname is required. Please click on me and enter it