República de San Marino, um pequeno país dentro da Itália
San Marino

República de San Marino, um pequeno país dentro da Itália

Serenissima Repubblica di San Marino. Este é o nome oficial desta bela, pequena e fascinante república independente, que fica bem no meio da Itália. Muitas vezes as pessoas não sabem nem que este é na verdade um país e não uma cidade! O nome faz justiça ao lugar, que emana paz por todos os cantos, como se fosse um pedacinho do mundo que parou no tempo, isolado do resto da civilização. E pedacinho também descreve bem San Marino, já que ele é o terceiro menor país da Europa (após Vaticano e Mônaco). Ele reivindica ser a república mais antiga do mundo, tendo sido fundada em 301 d.C.

 

O que fazer na República de San Marino
Piazza della Libertá no pôr-do-sol

 

A 657 metros do nível do mar, a vista que se tem da região e o espetáculo que o pôr-do-sol oferece fazem qualquer um ficar de queixo caído. A capital da República de San Marino é a Cidade de San Marino, que é exatamente onde ficam praticamente todas as atrações turísticas do país que tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 2008 (“San Marino: Centro Histórico e Monte Titano”).

 

o-que-fazer-na-republica-de-san-marino

 

Como chegar na República de San Marino

Mas chega de história e detalhes, vamos partir para a parte prática! Eu sempre, sempre, sempre quis conhecer San Marino e planejei ir enquanto estava morando na Itália durante meu processo de cidadania italiana… Não deu certo. Acabei indo logo após ter finalizado o processo, com a companhia do meu maridão André. Não existe nenhum aeroporto em San Marino e quem planeja visitar o local, precisa chegar por alguma cidade próxima – como Rimini, Ancona ou Bolonha. Também não existe trem direto, sendo necessário descer em Rimini e pegar um ônibus (número 72, que sai de um ponto em frente à estação de trem). Da última vez que pesquisei, o valor era de 4,50 Euros por trecho. Nós estávamos em Verona, alugamos um carro e chegamos sem problema algum.

Para quem chega de carro, basta ficar atento: ao chegar na parte histórica no topo da montanha, não é possível e nem permitido andar de carro durante o dia. Existem dois ou três estacionamentos perto do portão de entrada (e às vezes é até um pouco difícil achar vaga). Existem algumas máquinas onde você paga pelo tempo que pretende ficar e só precisa colocar o comprovante de pagamento no vidro do carro.

 

República de San Marino
Eu e o André com a Primeira Torre de fundo.

 

Onde se hospedar em San Marino

Nós ficamos hospedados no Hotel Rosa, pertinho da entrada da parte histórica de San Marino e da Primeira Torre, com vários restaurantes e lojas bem perto. Hotel muito bom, café da manhã gostoso e deram até desconto no estacionamento. 😉

Para quem quiser conferir outras opções, nós fizemos uma lista com os 10 melhores hotéis no centro histórico de San Marino, confira: Onde se hospedar em San Marino.

 

O que fazer em San Marino

San Marino não tem mil opções de coisas para fazer e o mais gostoso é realmente andar por lá sem rumo e sem correria. Para quem quiser ver tudo e não deixar nada interessante de lado, basta conferir o post bem completinho que eu fiz com as opcões de o que fazer na República de San Marino.

 

O que fazer na República de San Marino
Mais uma do pôr-do-sol. Essa fez sucesso no instagram do blog (@bloglondonso). 😉

Idioma e moeda da República de San Marino

Lá, as pessoas falam italiano e a moeda utilizada é o Euro, assim como na Itália. Nem todo mundo fala inglês, mas é muito tranquilo conseguir se comunicar. Nada que uma boa mímica e um dedo pra apontar não ajudem.

 

Turista precisa de visto?

Brasileiros não precisam de visto para entrar em San Marino e nem recebem um carimbo no passaporte ao atravessar a fronteira. Para quem gosta de colecionar carimbos, fica aqui uma dica muito legal: basta ir até o centro de informação turística (perto do bondinho/cable car), pagar 5 Euros e você recebe um carimbo de mentirinha, mas que é bem legal de se ter.

 

Leia + O Que Fazer na República de San Marino

 

 

Este foi o primeiro post, uma breve introdução ao país. No próximo, vou contar pra vocês sobre as atrações e o que fazer nesse lugar tão encantador! Nós saímos de lá apaixonados e mesmo eu já sabendo que era lindo, não imaginava que fosse tanto. Já já aparecem os detalhes! 😉

 

Caso queira reservar passeios em San Marino, veja abaixo:

Veja também

Onde se hospedar em San Marino: os 10 melhores hotéis

O que fazer na República de San Marino

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

09 Comments

  1. Angela de cock

    Boa noite super legal pode enviar me por favor o hotel que vc ficou? Grata bisous

    06/01/2015 Responder
  2. Samara Lemos

    Realmente lindo! 🙂

    11/01/2015 Responder
  3. Ilca Berbert Rouiller

    Gostaria de saber da Família Faieth neste local, pois minha mãe era dessa família.

    10/05/2015 Responder
  4. Yara Caroline Bejatto da Silva

    Gostaria de saber o que precisa os descendentes para obter a Dupla Cidadania.

    Grata
    Yara Bejatto

    10/01/2019 Responder
  5. Camila mantovani tavares do nascimento

    gostaria de ter informações sobre sua cultura….um pintor famoso e sua obra….dança…folclore….

    09/07/2019 Responder
  6. Ademir Pires de Carvalho

    Ola pessoal, eu e minha esposa estivemos literalemnte ano de 2014 na Italia, alugamos um carro e partimos para conhecer a metade do pais, e San Marino ficou na historia, maravilhoso, povo hospitaleiro, cidade medieval, a noite caminhar pelas calçdas de e ruas de pedras parecia um labirinto, e o hotel ficava no topo, sem problemas de passear a noite, e durante o dia estava tendo desfiles, e as suas vestes eram realmente de homens medievais de acordo da epoca e tocando acho que folio e gaitas maravilhoso… pena que tem outros cantos do mundo para conhecer mas voltaria neste lugar,… e depois dali seguimes cidades vizinhas a ate chegar o litoral Italiano…valew gente….Alguem falou de cidadania e pouco moroso e nao é tao barato depende de cada processo tambem.

    27/11/2020 Responder

Deixe uma resposta


VOCÊ PODE GOSTAR