
A 657 metros do nível do mar, a vista que se tem da região e o espetáculo que o pôr-do-sol oferece fazem qualquer um ficar de queixo caído. A capital da República de San Marino é a Cidade de San Marino, que é exatamente onde ficam praticamente todas as atrações turísticas do país que tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 2008 (“San Marino: Centro Histórico e Monte Titano”).
Como chegar na República de San Marino
Mas chega de história e detalhes, vamos partir para a parte prática! Eu sempre, sempre, sempre quis conhecer San Marino e planejei ir enquanto estava morando na Itália durante meu processo de cidadania italiana… Não deu certo. Acabei indo logo após ter finalizado o processo, com a companhia do meu maridão André. Não existe nenhum aeroporto em San Marino e quem planeja visitar o local, precisa chegar por alguma cidade próxima – como Rimini, Ancona ou Bolonha. Também não existe trem direto, sendo necessário descer em Rimini e pegar um ônibus (número 72, que sai de um ponto em frente à estação de trem). Da última vez que pesquisei, o valor era de 4,50 Euros por trecho. Nós estávamos em Verona, alugamos um carro e chegamos sem problema algum.
Para quem chega de carro, basta ficar atento: ao chegar na parte histórica no topo da montanha, não é possível e nem permitido andar de carro durante o dia. Existem dois ou três estacionamentos perto do portão de entrada (e às vezes é até um pouco difícil achar vaga). Existem algumas máquinas onde você paga pelo tempo que pretende ficar e só precisa colocar o comprovante de pagamento no vidro do carro.

Onde se hospedar em San Marino
Nós ficamos hospedados no Hotel Rosa, pertinho da entrada da parte histórica de San Marino e da Primeira Torre, com vários restaurantes e lojas bem perto. Hotel muito bom, café da manhã gostoso e deram até desconto no estacionamento. 😉
Para quem quiser conferir outras opções, nós fizemos uma lista com os 10 melhores hotéis no centro histórico de San Marino, confira: Onde se hospedar em San Marino.
O que fazer em San Marino
San Marino não tem mil opções de coisas para fazer e o mais gostoso é realmente andar por lá sem rumo e sem correria. Para quem quiser ver tudo e não deixar nada interessante de lado, basta conferir o post bem completinho que eu fiz com as opcões de o que fazer na República de San Marino.

Idioma e moeda da República de San Marino
Lá, as pessoas falam italiano e a moeda utilizada é o Euro, assim como na Itália. Nem todo mundo fala inglês, mas é muito tranquilo conseguir se comunicar. Nada que uma boa mímica e um dedo pra apontar não ajudem.
Turista precisa de visto?
Brasileiros não precisam de visto para entrar em San Marino e nem recebem um carimbo no passaporte ao atravessar a fronteira. Para quem gosta de colecionar carimbos, fica aqui uma dica muito legal: basta ir até o centro de informação turística (perto do bondinho/cable car), pagar 5 Euros e você recebe um carimbo de mentirinha, mas que é bem legal de se ter.
Leia + O Que Fazer na República de San Marino
Este foi o primeiro post, uma breve introdução ao país. No próximo, vou contar pra vocês sobre as atrações e o que fazer nesse lugar tão encantador! Nós saímos de lá apaixonados e mesmo eu já sabendo que era lindo, não imaginava que fosse tanto. Já já aparecem os detalhes! 😉
Boa noite super legal pode enviar me por favor o hotel que vc ficou? Grata bisous
06/01/2015Fiquei no Hotel Rosa, Angela. 🙂
08/01/2015Realmente lindo! 🙂
11/01/2015Gostaria de saber da Família Faieth neste local, pois minha mãe era dessa família.
10/05/2015Ahn??
10/05/2015Gostaria de saber o que precisa os descendentes para obter a Dupla Cidadania.
Grata
10/01/2019Yara Bejatto
Yara,
12/01/2019aqui no blog tem um texto falando sobre cidadania italiana com vários detalhes.
gostaria de ter informações sobre sua cultura….um pintor famoso e sua obra….dança…folclore….
09/07/2019Ola pessoal, eu e minha esposa estivemos literalemnte ano de 2014 na Italia, alugamos um carro e partimos para conhecer a metade do pais, e San Marino ficou na historia, maravilhoso, povo hospitaleiro, cidade medieval, a noite caminhar pelas calçdas de e ruas de pedras parecia um labirinto, e o hotel ficava no topo, sem problemas de passear a noite, e durante o dia estava tendo desfiles, e as suas vestes eram realmente de homens medievais de acordo da epoca e tocando acho que folio e gaitas maravilhoso… pena que tem outros cantos do mundo para conhecer mas voltaria neste lugar,… e depois dali seguimes cidades vizinhas a ate chegar o litoral Italiano…valew gente….Alguem falou de cidadania e pouco moroso e nao é tao barato depende de cada processo tambem.
27/11/2020