República de San Marino, um pequeno país dentro da Itália
San Marino

República de San Marino, um pequeno país dentro da Itália

Serenissima Repubblica di San Marino. Este é o nome oficial desta bela, pequena e fascinante república independente, que fica bem no meio da Itália e muitas vezes as pessoas não sabem nem que este é na verdade um país e não uma cidade! O nome faz justiça ao lugar, que emana paz por todos os cantos, como se fosse um pedacinho do mundo que parou no tempo, isolado do resto da civilização. E pedacinho também descreve bem San Marino, já que ele é o terceiro menor país da Europa (após Vaticano e Mônaco). Ele reivindica ser a república mais antiga do mundo, tendo sido fundada em 301 d.C.

A 657 metros do nível do mar, a vista que se tem da região e o espetáculo que o pôr-do-sol oferece fazem qualquer um ficar de queixo caído. A capital da República de San Marino é a Cidade de San Marino, que é exatamente onde ficam praticamente todas as atrações turísticas do país que tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 2008 (“San Marino: Centro Histórico e Monte Titano”).

 

República de San Marino: Pôr-do-sol maravilhoso!
Pôr-do-sol maravilhoso!

 

Leia + Onde se hospedar em San Marino: os 10 melhores hotéis

 

COMO CHEGAR EM SAN MARINO

Mas chega de história de detalhes, vamos partir para a parte prática! Eu sempre, sempre, sempre quis conhecer San Marino e planejei ir enquanto estava morando na Itália durante meu processo de cidadania italiana… Não deu certo. Acabei indo logo após ter finalizado o processo, com a companhia do meu maridão André. Não existe nenhum aeroporto em San Marino e quem planeja visitar o local, precisa chegar por alguma cidade próxima – como Rimini, Ancona ou Bolonha. Também não existe trem direto, sendo necessário descer em Rimini e pegar um ônibus (número 72, que sai de um ponto em frente à estação de trem). Da última vez que pesquisei, o valor era de 4,50 Euros por trecho. Nós estávamos em Verona, alugamos um carro e chegamos sem problema algum.

Para quem chega de carro, basta ficar atento: ao chegar na parte histórica no topo da montanha, não é possível e nem permitido andar de carro durante o dia. Existem dois ou três estacionamentos perto do portão de entrada (e às vezes é até um pouco difícil achar vaga). Existem algumas máquinas onde você paga pelo tempo que pretende ficar e só precisa colocar o comprovante de pagamento no vidro do carro.

 

Eu e o André com a Primeira Torre de fundo.
Eu e o André com a Primeira Torre de fundo.

 

HOTEL EM SAN MARINO

Nós ficamos hospedados no Hotel Rosa, pertinho da entrada da parte histórica de San Marino e da Primeira Torre, com vários restaurantes e lojas bem perto. Hotel muito bom, café da manhã gostoso e deram até desconto no estacionamento. 😉

Nós fizemos uma lista com os 10 melhores hotéis no centro histórico de San Marino, confira: Onde se hospedar em San Marino.

 

IDIOMA E MOEDA EM SAN MARINO

Lá, as pessoas falam italiano e a moeda utilizada é o Euro. Nem todo mundo fala inglês, mas é muito tranquilo conseguir se comunicar.

 

TURISTA PRECISA DE VISTO? 

Brasileiros não precisam de visto para entrar em San Marino e nem recebem um carimbo no passaporte ao atravessar a fronteira. Para quem gosta de colecionar carimbos, fica aqui uma dica muito legal: basta ir até o centro de informação turística (perto do bondinho/cable car), pagar 5 Euros e você recebe um carimbo de mentirinha, mas que é bem legal de se ter.

 

República de San Marino
Essa portinha da esquerda é o centro de informação turística.

 

Leia + O Que Fazer na República de San Marino

 

República de San Marino: O visto de San Marino (5 Euros).
O visto de San Marino (5 Euros).

 

Este foi o primeiro post, uma breve introdução ao país. No próximo, vou contar pra vocês sobre as atrações e o que fazer nesse lugar tão encantador! Nós saímos de lá apaixonados e mesmo eu já sabendo que era lindo, não imaginava que fosse tanto. Já já aparecem os detalhes! 😉

Veja também

Onde se hospedar em San Marino: os 10 melhores hotéis

O Que Fazer na República de San Marino

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

06 Comments

  1. Angela de cock

    Boa noite super legal pode enviar me por favor o hotel que vc ficou? Grata bisous

    06/01/2015 Responder
  2. Samara Lemos

    Realmente lindo! 🙂

    11/01/2015 Responder
  3. Ilca Berbert Rouiller

    Gostaria de saber da Família Faieth neste local, pois minha mãe era dessa família.

    10/05/2015 Responder

LEAVE A COMMENT