Viagem para o Japão: dicas para montar seu roteiro
Japão

Viagem para o Japão: dicas para montar seu roteiro

O Japão é daqueles países que habitam os sonhos de praticamente todos os viajantes. A cultura, as paisagens, os templos, a culinária, educação, tecnologia avançada, tudo chama muito a atenção e aguça a curiosidade do mundo. Isso tudo sempre me impressionou muito desde antes dos meus 10 anos de idade (bem antes, na verdade). Desde muito novinha eu me emociono vendo coisas japonesas e sonho em visitar o país. Até “assinar” jornal japonês eu assinava quando era pequena! Agora como presente nos meus 30 anos, eu ganhei nada mais e nada menos do que a oportunidade de realizar o maior sonho da minha vida e vocês vão comigo, que tal? O nosso roteiro e os hotéis onde nos hospedamos estão lá embaixo no post.

 

Foto: Moyan Brenn (https://www.flickr.com/photos/aigle_dore/)
Foto: Moyan Brenn (https://www.flickr.com/photos/aigle_dore/)

 

Montar um roteiro de viagem para o Japão não é tarefa fácil, viu. São milhares de templos maravilhosos e cidades interessantes pra ter que escolher alguns poucos pra visitar durante os 16 dias da nossa viagem… Mas dá! A primeira dica que eu dou é: escolha as cidades que você quer visitar primeiro. Depois comece a olhar o que fazer em cada uma delas e só depois decida quantos dias ficar em cada uma delas, assim você consegue passar mais tempo onde mais te interessa.

Na verdade a primeira dica meeesmo, seria: compre sua passagem com a maior antecedência possível. Nós compramos nossas passagens em Novembro para viajar em Agosto e pagamos bem menos que o valor normal. Entre todo dia no Skyscanner para pesquisar os preços e assim que puder, já compre as passagens.

 

+ Leia mais: Fotos do Japão: o melhor do país em imagens

 

Outra dica bem legal e que ajuda muito a saber o que fazer em cada dia, é usar o Google Maps e montar um mapa personalizado no “My Maps”. Você vai jogando todos os lugares que quer visitar no mapa e consegue visualizar o que fica perto um do outro, pra saber direitinho como dividir seus dias. Talvez seja uma bobagem dizer isso, mas em qualquer viagem é bom sempre tentar separar os dias por regiões e visitar tudo o que interessa nessa parte da cidade. Assim você economiza tempo de deslocamento, o que numa viagem curta pode acabar fazendo com que você tenha que desistir de visitar alguma coisa no fim do dia. Como exemplo, aqui está nosso mapa de Kyoto que talvez mude um pouquinho, mas é só pra vocês terem uma ideia (clicando nas marcações vermelhas você vê as fotos dos lugares):

 

 

Nós fizemos um mapinha desses pra cada cidade e imprimimos dividindo tudo por dia. Uma boa forma de saber direitinho o que fazer e não perder nem um minuto! Outra coisa que nós fizemos foi colocar exatamente como chegar em cada lugar e horários de abertura em uma outra planilha. Sim, eu sou chata e gosto de ter tudo planejado. Não quero correr o risco de não conseguir ver as coisas que sempre sonhei em ver, né?

Por último: se você pretende usar muitos trens e visitar muitas cidades, compre o JR Pass com antecedência. Esse é o passe de trem bala (shinkansen) no Japão e só é vendido para turistas, o que significa que você não pode comprar lá no Japão. Você compra antes, recebe tipo um ticket que tem que ser trocado lá (preferencialmente no aeroporto). Mais sobre ele eu vou falar nos posts depois da viagem.

Vale lembrar que brasileiros PRECISAM de visto para o Japão, então entre no site do consulado/embaixada do Japão na sua cidade e veja como fazer. Como nós tiramos o visto aqui em Londres, eu não sei bem como funciona no Brasil…

 

+ Leia mais: Hotéis em Tóquio bem localizados e para todos os bolsos

 

 

HOTÉIS NO JAPÃO

Aqui vão os hotéis onde nós ficamos hospedados. Fiz esses reviews depois de voltar, claro. Nós tentamos ficar hospedados sempre perto da estação principal de trem/metrô pra tentar facilitar na locomoção e usamos o Booking.com para pesquisar os melhores hotéis. Aqui vão os que nós escolhemos:

Tokyo

Tokyu Stay Nihombashi

Hotel excelente, pertinho de estação de trem e metrô e com vários restaurantes e mercados por perto. Fomos recebidos com um kit origami muito fofinho, funcionários que falam pouco de inglês mas são super atenciosos, café da manhã gostoso e quartos de um tamanho ótimo (com frigobar, máquina de arroz e kimono).

 

Kyoto

Kyoto Dai-Ni Tower Hotel

Hotel bom, funcionários mais sérios, mas prestativos e pertinho da estação central de trem e de ônibus – o que facilita demais na hora de ir para os templos mais afastados. Dentro da estação existem vários restaurantes e lojas. Quartos pequenos, mas nada assustador como muita gente fala dos hotéis pelo Japão.

 

Nagomi-Ryokan Yuu

Hospedagem típica japonesa, ou seja, dormimos no tatame no chão em um micro quarto… Mas isso é ruim? Claro que não! Se você quer se sentir no Japão, deve passar por essa experiência. É claro que tinha um colchãozinho que a gente mesmo tinha que estender, o café da manhã (por fora) era gostoso e típico e a menina da recepção era muito simpática – e falava inglês melhor que a gente!

 

Himeji

Hotel Himeji Plaza

Hotel ok, mais antigo e como os funcionários eram mais velhos, não entendiam quase nada de inglês. De todos, o pior quarto (mas nada demais também) e em compensação, o melhor café da manhã. Ficava pertinho da estação de trem e a menos de 20 minutos caminhando do Castelo de Himeji.

 

Hiroshima

Urbain Hiroshima Executive

Mais um hotel bom, café da manhã gostoso, quartos completos com frigobar e cheios de coisinhas de higiene pessoal no banheiro. Colado na estação central de trem, o que significa que facilita o deslocamento e que existem várias lojas e restaurantes bem pertinho.

 

NOSSO ROTEIRO

Pra te dar uma ideia, aqui vai o nosso roteiro de viagem para o Japão:

18 – 20/08
Tokyo

20 – 25/08
Kyoto e Nara

25 – 26/08
Himeji

26 – 28/08
Hiroshima e Miyajima

28/08 – 03/09
Tokyo (com viagens de um dia para Nikko, Kamakura e Monte Fuji)

 

Hoje a gente embarca para a nossa viagem para o Japão e se você quiser acompanhar, é só seguir o instagram @bloglondonso e o facebook do blog (www.facebook.com/londonso).

 

OUTROS POSTS SOBRE O JAPÃO

– Fotos do Japão: o melhor do país em imagens

Veja também

Vale a pena passar apenas algumas horas em Bratislava?

Montando o Roteiro: 10 Dias na Grécia

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

08 Comments

  1. Ludmila Prates

    Olá! Tenho 24 anos e estou indo para o Japão em novembro de 2016 e vou passar 15 dias viajando (contando os dias em voo). Estou indo sozinha e gostaria de uma ajuda pra montar um bom roteiro. O que pode me ajudar? Ajudaria muito!

    20/06/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Ludmila,

      eu só conheci os lugares que estão aí no roteiro, não tenho como opinar fora isso. Achei bom o número de dias em cada lugar…
      Tudo depende do que vc tem interesse. Aí é só pesquisar as cidades que são mais parecidas com o seu gosto 🙂

      27/06/2016 Responder
  2. GABRIELA BRAVO

    Olá Luiza, tudo bem?
    estou montando um roteiro de 1 mês no Japão, e não está sendo uma tarefa fácil! 🙁
    Queria saber se você poderia disponibilizar os Maps dos outros locais que você visitou para me dar um help 🙂
    Obrigada desde já

    07/02/2017 Responder
    • Luiza Ferrari

      Ixi… Não tenho mais nenhum, Gabriela.
      É bem difícil escolher o que visitar no Japão mesmo, tanta coisa linda!

      11/02/2017 Responder
  3. Karina

    Olá,

    Estou indo ao Japão em maio, e assim como você ficarei 16 dias. Você comprou o JR Pass para 14 dias? Pois estava pensando em comprar o de 7 dias, e depois ir comprando os passes avulsos, não sei ainda se vale a pena.
    Obrigada.

    23/03/2017 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi, Karina.

      Fiquei 18 dias no Japão e comprei o de 14 dias. Meu roteiro foi feito de forma a usar o passe para ir para todas as cidades e não ter que pagar nada extra… Viajei pelo país nesses dias e os últimos do roteiro foram dedicados à Tokyo, de onde iria partir o vôo da volta. 🙂

      24/03/2017 Responder

LEAVE A COMMENT