
Montar um roteiro de viagem para o Japão não é tarefa fácil, viu. São milhares de templos maravilhosos e cidades interessantes pra ter que escolher alguns poucos pra visitar durante os 16 dias da nossa viagem… Mas dá! A primeira dica que eu dou é: escolha as cidades que você quer visitar primeiro. Depois comece a olhar o que fazer em cada uma delas e só depois decida quantos dias ficar em cada uma delas, assim você consegue passar mais tempo onde mais te interessa.
Na verdade a primeira dica meeesmo, seria: compre sua passagem com a maior antecedência possível. Nós compramos nossas passagens em Novembro para viajar em Agosto e pagamos bem menos que o valor normal. Entre todo dia no Skyscanner para pesquisar os preços e assim que puder, já compre as passagens.
- TODOS os posts sobre o Japão
– Hotéis em Tokyo bem localizados e para todos os bolsos
– Cerejeiras do Japão: um guia completo para uma viagem perfeita
– Hotel HOSHINOYA Tokyo: ryokan de luxo no centro de Tokyo
– Viagem para o Japão: dicas para montar seu roteiro
– 7 aplicativos que você PRECISA ter ao viajar para o Japão
– 15 motivos para visitar o Japão o mais rápido possível
– Internet no Japão: wi-fi grátis existe? Devo alugar um pocket wi-fi?
– Sweets Paradise no Japão: sobremesas (e comidas) ilimitadas!
– 14 coisas que você NUNCA deve fazer no Japão
– Hotel em Tokyo: The Gate Asakusa Kaminarimon
– 15 dos mais impressionantes templos do Japão
– Visita ao Palácio Imperial de Tokyo: tudo o que você precisa saber
– Quanto custa viajar para o Japão? Todos os custos básicos
– Como tirar visto para o Japão no Brasil e em Londres
– Templo dos mil Budas em Kyoto - – JR Pass: guia completo com tudo o que você precisa saber
Outra dica bem legal e que ajuda muito a saber o que fazer em cada dia, é usar o Google Maps e montar um mapa personalizado no “My Maps”. Você vai jogando todos os lugares que quer visitar no mapa e consegue visualizar o que fica perto um do outro, pra saber direitinho como dividir seus dias. Talvez seja uma bobagem dizer isso, mas em qualquer viagem é bom sempre tentar separar os dias por regiões e visitar tudo o que interessa nessa parte da cidade. Assim você economiza tempo de deslocamento, o que numa viagem curta pode acabar fazendo com que você tenha que desistir de visitar alguma coisa no fim do dia. Como exemplo, aqui está nosso mapa de Kyoto que talvez mude um pouquinho, mas é só pra vocês terem uma ideia (clicando nas marcações vermelhas você vê as fotos dos lugares):
Nós fizemos um mapinha desses pra cada cidade e imprimimos dividindo tudo por dia. Uma boa forma de saber direitinho o que fazer e não perder nem um minuto! Outra coisa que nós fizemos foi colocar exatamente como chegar em cada lugar e horários de abertura em uma outra planilha. Sim, eu sou chata e gosto de ter tudo planejado. Não quero correr o risco de não conseguir ver as coisas que sempre sonhei em ver, né?
Por último: se você pretende usar muitos trens e visitar muitas cidades, compre o JR Pass com antecedência clicando aqui. Esse é o passe de trem bala (shinkansen) no Japão e só é vendido para turistas, o que significa que você não pode comprar lá no Japão. Você compra antes, recebe tipo um ticket que tem que ser trocado lá (preferencialmente no aeroporto). Mais sobre ele eu vou falar nos posts depois da viagem.
Vale lembrar que brasileiros PRECISAM de visto para uma viagem para o Japão.

HOTÉIS PARA UMA VIAGEM PARA O JAPÃO
Aqui vão os hotéis onde nós ficamos hospedados em nossa primeira e segunda viagem para o Japão. Fiz esses reviews depois de voltar, claro. Nós tentamos ficar hospedados sempre perto da estação principal de trem/metrô pra tentar facilitar na locomoção e usamos o Booking.com para pesquisar os melhores hotéis. Aqui vão os que nós escolhemos:
Tokyo
Hotel excelente, pertinho de estação de trem e metrô e com vários restaurantes e mercados por perto. Fomos recebidos com um kit origami muito fofinho, funcionários que falam pouco de inglês mas são super atenciosos, café da manhã gostoso e quartos de um tamanho ótimo (com frigobar, máquina de arroz e kimono).
Melhor hotel onde já nos hospedamos, sem sombra de dúvidas. Um hotel de alto luxo, em estilo ryokan, bem no centro de Tokyo. Atendimento impecável, extremamente confortável, bonito, café da manhã maravilhoso… Tudo nota 1.000! Para saber como foi nossa experiência, veja o post sobre o HOSHINOYA Tokyo.
The Gate Hotel Asakusa Kaminarimon
Hotel excelente, localizado bem de frente para o Templo Senso-ji em Asakusa (minha parte preferida de Tokyo) e a Tokyo Skytree. Quarto confortável, grande, atendimento bacana e preços justos. Para saber como foi nossa experiência, veja o post sobre o The Gate Hotel.
Mais um ótimo hotel e extremamente bem localizado no centro de Tokyo. Hotel novinho, aberto em 2018, todo moderno, bem decorado e com quartos enormes super diferentes do comum. Deram até chinelinho e roupão para a Bia! Melhor café da manhã que já tivemos em todas as nossas viagens! Para saber como foi nossa experiência, veja o post sobre o Hyatt Centric Ginza.
Kyoto
Daiwa Roynet Hotel Kyoto Ekimae
Hotel muito bom, pertinho da estação central de trem e de ônibus – o que facilita demais na hora de ir para os templos mais afastados. Dentro da estação existem vários restaurantes e lojas. Quartos confortáveis, café da manhã bom e muito recomendado.
Hospedagem típica japonesa, ou seja, dormimos no tatame no chão em um micro quarto… Mas isso é ruim? Claro que não! Se você quer se sentir no Japão, deve passar por essa experiência. É claro que tinha um colchãozinho que a gente mesmo tinha que estender, o café da manhã (por fora) era gostoso e típico e a menina da recepção era muito simpática – e falava inglês melhor que a gente!
Himeji
Hotel ok, mais antigo e como os funcionários eram mais velhos, não entendiam quase nada de inglês. De todos, o pior quarto (mas nada demais também) e em compensação, o melhor café da manhã. Ficava pertinho da estação de trem e a menos de 20 minutos caminhando do Castelo de Himeji.
Hiroshima
Mais um hotel bom, café da manhã gostoso, quartos completos com frigobar e cheios de coisinhas de higiene pessoal no banheiro. Colado na estação central de trem, o que significa que facilita o deslocamento e que existem várias lojas e restaurantes bem pertinho.
Osaka
Localização excelente, atendimento ótimo, quarto muito confortável e bem grande.
Yokohama
Hotel localizado praticamente dentro da estação de trem de Yokohama, extremamente bonito, atendimento bacana, café da manhã cheio de opções e quarto IMENSO! Para saber como foi nossa experiência, veja o post sobre o Yokohama Bay Sheraton.
NOSSO ROTEIRO (primeira viagem para o Japão)
Pra te dar uma ideia, aqui vai o nosso roteiro de viagem para o Japão:
18 – 20/08
Tokyo
20 – 25/08
Kyoto e Nara
25 – 26/08
Himeji
26 – 28/08
Hiroshima e Miyajima
28/08 – 03/09
Tokyo (com viagens de um dia para Nikko, Kamakura e Monte Fuji)
Olá! Tenho 24 anos e estou indo para o Japão em novembro de 2016 e vou passar 15 dias viajando (contando os dias em voo). Estou indo sozinha e gostaria de uma ajuda pra montar um bom roteiro. O que pode me ajudar? Ajudaria muito!
20/06/2016Ludmila,
eu só conheci os lugares que estão aí no roteiro, não tenho como opinar fora isso. Achei bom o número de dias em cada lugar…
27/06/2016Tudo depende do que vc tem interesse. Aí é só pesquisar as cidades que são mais parecidas com o seu gosto 🙂
Olá Luiza, tudo bem?
07/02/2017estou montando um roteiro de 1 mês no Japão, e não está sendo uma tarefa fácil! 🙁
Queria saber se você poderia disponibilizar os Maps dos outros locais que você visitou para me dar um help 🙂
Obrigada desde já
Ixi… Não tenho mais nenhum, Gabriela.
11/02/2017É bem difícil escolher o que visitar no Japão mesmo, tanta coisa linda!
Olá,
Estou indo ao Japão em maio, e assim como você ficarei 16 dias. Você comprou o JR Pass para 14 dias? Pois estava pensando em comprar o de 7 dias, e depois ir comprando os passes avulsos, não sei ainda se vale a pena.
23/03/2017Obrigada.
Oi, Karina.
Fiquei 18 dias no Japão e comprei o de 14 dias. Meu roteiro foi feito de forma a usar o passe para ir para todas as cidades e não ter que pagar nada extra… Viajei pelo país nesses dias e os últimos do roteiro foram dedicados à Tokyo, de onde iria partir o vôo da volta. 🙂
24/03/2017