Titanic em Belfast
Irlanda do Norte

Titanic em Belfast

nos-titanic-belfast-museum

 

Como eu comentei no primeiro post sobre Belfast, o Titanic foi construído lá e tem grande importância para a cidade. Em todo canto nós vemos algo que remete à embarcação e as atrações turísticas mais famosas não poderiam ser outras, senão aquelas relacionadas ao próprio Titanic. Nós até ouvimos algumas meninas empolgadas dando gritinhos de “Ai, meu Deus, vou conhecer o Titanic”… Imagino que sejam fãs do filme e do Leonardo di Caprio, para tamanha emoção só por chegar perto de um museu. hahaha.

Basicamente, vou citar aqui as duas atrações mais conhecidas e importantes. Relembro que nós não entramos em nenhuma delas por falta de tempo, então vou falar pra vocês as informações que existem nos sites oficiais delas, tá?

 

Titanic Belfast Museum

Titanic Belfast Museum por fora. Incrível, não é?
Titanic Belfast Museum por fora. Incrível, não é?

 

Inaugurado em 2012, o museu fica no Titanic Quarter, ou seja, a maior parte das coisas relacionadas ao Titanic vão estar por ali (incluindo o SS Nomadic e o Titanic’s Dock and Pump House) . É uma região um pouco afastada do centro, mas é bem tranquilo de chegar andando (e nem demorou tanto assim, mesmo a gente parando em alguns lugares no caminho). Por fora ele já chama muito a atenção. É uma construção tão bonita e diferente, que nós passamos um bom tempo tirando fotos e tentando captar ângulos diferentes do lugar. Foi feito para lembrar as proas de um navio, mas após algumas pessoas observarem que o prédio lembrava um iceberg, ele foi renomeado carinhosamente pelos locais: “The Iceberg“.

Eram esperados 425.000 visitantes anuais, mas no primeiro ano este número foi excedido em muito: foram 807.340 visitantes! Além disso, foram vendidas 1.376 garrafas de champagne e cedeu espaço para mais de 350 conferências. O prédio do museu foi feito com 3.000 placas individuais de alumínio e tem 38 metros de altura, a mesma do casco do Titanic. São oito andares e 12.000 metros quadrados de espaço! No primeiro andar fica a lojinha de souvenir e um restaurante (que eu recomendo muito! A comida é uma delícia). Do lado de fora, existe uma estátua feminina feita de bronze chamada Titanica. Foi feita para representar esperança e positividade, mas muita gente acha que foi feita para “lembrar” a personagem Rose do filme.

 

Titanica.
Titanica.

 

Leia + O que fazer em Belfast, Irlanda do Norte

 

Pelo espaço, existem galerias que exploram os aspectos do prédio e do Titanic. Contam a história desde sua concepção até construção, lançamento, sobre a viagem inaugural e o acidente. São várias fotos, videos e partes interativas. No último andar, fica um centro de conferências – que é o maior espaço de recepção e eventos de Belfast – e lá, os visitantes vêem uma réplica da escada encontrada no interior do barco (e famosa pelo filme de James Cameron). Fora isso,  também existe a Titanic Suite, um espaço para banquetes que pode acolher 750 pessoas.

O museu fica aberto de Abril a Setembro (9:00 às 19:00 horas) e de Outubro a Março (10:00 às 17:00 horas). A última entrada é 1:40 hora antes do fechamento e os ingressos custam:

Adultos £14.75 / Crianças (5-16) £7.25 / Idosos (60+) Segunda a Sexta £10.50 / Idosos (60+) Sábado e Domingo £12.50 / Estudantes £9.75 – mas se comprados online, têm 5% de desconto. É bom comprar os ingressos com antecedência, pois parece que esgotam rápido. Quando a gente chegou já estava quase tudo esgotado para os próximos horários.

 

Titanic Dock & Pump House

Titanic Dock & Pump House.
Titanic Dock & Pump House.

 

Esta é a doca (seca) onde o Titanic ficou a espera de sua primeira e última viagem, em Abril de 1912. Construído neste mesmo ano, era símbolo de tudo o que era bom no Século XX – era a embarcação mais inovadora, luxuosa e inspiradora criada pelo homem. Na “Pump House” o Titanic foi construído e o espaço ainda está muito bem preservado.

Na doca do Titanic em Belfast, você tem uma oportunidade única de explorar o local onde o Titanic ficou pela última vez e presenciar um pedacinho da história ao ver de perto as “pegadas” da embarcação mais famosa do mundo e o maior objeto em movimento já construído pelas mãos do homem. A doca seca costumava ser a maior já construída, e por estar em quase perfeito estado de conservação, você consegue sentir bem como era o local onde o Titanic foi concebido naquela época.

 

Leia + Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes), Irlanda do Norte

 

Este "buraco" à direita é a doca seca onde o Titanic ficou.
Este “buraco” à direita é a doca seca onde o Titanic ficou.

 

Nós não entramos por falta de tempo, mas os pontos altos da visita, além de se ver a doca seca de perto são: poder ver e tocar nas ferramentas utilizadas pelos trabalhadores que construíram o Titanic nesta doca; ver videos, fotos ouvir audios de quando ele ainda estava na doca em 1912 e ver de perto as bombas que esvaziavam a enorme doca com uma apresentação audio/visual de como elas funcionam.

Fica aberto 7 dias por semana nos seguintes horários:

Segunda a Quinta: 10:00h às 17:00h
Sexta: 09:30h às 17:00h
Sábado e Domingo: 10:00h às 17:00h

 

HOTEL EM BELFAST

Holiday Inn Belfast

Hotel localizado no centro da cidade. Todo novinho, atendimento ótimo, quarto enorme e bonito e café da manhã excelente – além de ter internet grátis.

 

OUTROS POSTS SOBRE A IRLANDA DO NORTE:

O Que Fazer em Belfast

Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes)

Veja também

Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes), Irlanda do Norte

O Que Fazer em Belfast, Irlanda do Norte

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

LEAVE A COMMENT