Éramos ao todo cerca de 50 blogueiros e 10 fotógrafos vindos da Romênia, de Moldova, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Brasil. Os “estrangeiros” (nós, que vínhamos de fora da Romênia e de Moldova), éramos apenas 10 e chegamos até lá pela companhia aérea Blue Air. Nunca tinha ouvido falar nela, mas o vôo saiu no horário e nós recebemos até alguns mimos durante o vôo.

Chegando no minúsculo aeroporto de Bacau – e quando eu digo minúsculo, quero dizer que até o meu apartamento é maior do que esse aeroporto internacional -, nós começamos a jornada sendo muito bem recebidos pela responsável pela locadora de veículos AutoBoca (que deu uma super força cedendo vários carros novinhos para transportar esse montão de gente durante 7 dias). Já no aeroporto eu conheci aquele que seria o motorista do meu carro durante a semana, um cara super gente boa, mas perdido que dói! E eu disse que iria escrever sobre ele aqui, só não sei se ele vai entender direito, não é Marius? 😉
Depois partimos para o centro de Piatra Neamt, a capital do condado, para nos hospedar no hotel Center Plaza – que além de ser um ótimo hotel, também é o prédio mais alto da cidade. Pertinho do hotel também ficava o serviço de “gôndola” (ou bondinho / cable car / teleférico) que levava até o topo de uma montanha com vista da cidade praticamente inteira. Pelo menos lá na cidade, era tudo extremamente barato, sendo um destino ideal para quem quer conhecer um novo país sem gastar rios de dinheiro. E por falar em dinheiro, as notas de “Lei” são as mais lindas que eu já vi até hoje!

Piatra Neamt é minúscula, mas muito bonitinha e agradável. No primeiro dia, fomos até a praça da cidade e descobrimos vários museus e uma igrejinha nada convencional. Neste mesmo local, acontecia o “Filmul de Piatra“, um festival de curta-metragens ao ar livre.


Entre os museus, estava o “Muzeul de Etnografie“, que mostra vários trajes tradicionais da Romênia e o “Muzeul Cucuteni“, que é um museu muito importante por lá por ser o único do gênero (ele une arqueologia e arte, mostrando peças em barro que são muito antigas, mas foram descobertas recentemente).


Todo o intuito dessa blogtrip era justamente divulgar essa parte do país e mostrar que a região tem muito a oferecer e pode sim, ser mais do que simplesmente um destino de passagem para os turistas. Principalmente aqueles que, como eu, adoram locais cheios de belezas naturais e atividades ao ar livre. No verão, escaladas nas montanhas, passeios e piscinas/lagos para nadar ou andar de barco. No inverno, pistas de ski estão disponíveis. Tem atividade para todos os gostos! Eles estão investindo pesado em turismo na Romênia inteira na verdade e realmente vale a pena incluir o país num roteiro diferente pela Europa.
Depois de passear por Piatra Neamt, fomos conhecer outras cidadezinhas e atrações próximas e vimos o incrível canyon de Bicaz (Bicaz Gorge ou Cheili Bicazului).

O Red Lake (Lacul Rosu), que estava cheio de barquinhos coloridos espalhados por ele.
A barragem de Bicaz (Barajul Bicaz), que é extremamente fotogênica.


E terminamos o dia vendo o pôr-do-sol de frente para o Lago Bicaz, que é o maior lago artificial da Romênia. Sem ele, disseram que até Bucareste seria alagada!

No dia seguinte, partimos para outra cidade chamada Durău e o resto da história (e uma mega aventura) você conhece no próximo post 😉
Você ainda pode conferir as várias fotos publicadas no instagram durante a jornada procurando pela hashtag #priNeamt.
E mais uma vez, fica o agradecimento: entre os dias 5 e 11 de Setembro eu viajei para a terceira edição do #priNeamt – o evento mais importante dedicado à promoção de um condado da Romênia. A viagem foi organizada pela Eventur Bucharest. Patrocinada pela Petrom Romania (posto de gasolina). E teve como parceiros a Autoritatea Națională pentru Turism, CJ Neamț, City Hall of Piatra Neamț, Bistrița Hotel from Durău, Blue Air e AutoBoca Rent-a-car.
Adorei!! Não vou perder nenhum post dessa viagem!
20/09/2014