Viagem de Ônibus na Europa: de Londres à Bélgica
Bélgica Londres

Viagem de Ônibus na Europa: de Londres à Bélgica

Para começar a falar sobre a nossa viagem de Natal em 2013, resolvi contar um pouquinho mais sobre um teste que nós fizemos dessa vez. Viajar de ônibus pelo Reino Unido é normal e nós já fizemos isso, mas pela primeira vez resolvemos fazer uma viagem de ônibus na Europa e ir para outro país, cruzando o Canal da Mancha e tudo. Como a viagem foi toda feita de madrugada, não consegui tirar fotos para ilustrar o post, infelizmente.

A passagem foi comprada pela Mega Bus, que eu já até falei sobre no post de Cardiff. Nós pagamos £17 pra cada um e escolhemos chegar na estação central de Bruxelas. O ônibus sai da Victoria Coach Station aqui em Londres. Como era véspera de um looongo feriado (no Natal ano passado quase todo mundo teve folga de 12 dias, juntando o Natal e o Ano Novo), a “rodoviária” estava um caos absoluto, quase igual às do Brasil! Era gente até dizer chega, tudo muito desorganizado. É preciso fazer check-in antes de embarcar, mas ninguém sabia direito onde era. Depois de finalmente descobrir, ficamos sabendo que o ônibus iria atrasar (e não seria pouco), pois havia caído uma parte da estrada entre Liverpool e Londres. Jeito bacana de começar uma viagem, né? Mas não tinha o que fazer…

Depois de 2 horas de atraso, entramos no ônibus que é bem confortável (e tem wi-fi gratuto) e a viagem teve início tranquilamente… Até chegar na balsa que cruza o Canal da Mancha (ou English Channel). Primeiro o ônibus para em uma fila enorme antes de entrar na alfândega. Enquanto é isso, um inspetor da imigração passa conferindo e carimbando os passaportes de todo mundo. Até aí tudo bem, se não fosse a ventania que começou quando a gente chegou lá. Ventava tanto, que o ônibus ficava sacodindo! Resultado: a balsa não poderia sair devido ao mau tempo. Nisso foram mais 3 horas de atraso! Três horas esperando pra entrar na balsa! Eu não consigo dormir, mas pelo menos o André apagou e nem viu nada disso. O recado aqui é: esteja preparado para enfrentar atrasos por causa da travessia na balsa!

 

Entrada da balsa para atravessar o Canal da Mancha e os cliffs brancos de Dover ao fundo. *Foto da Viviane paixão, publicada originalmente no blog Cadeira Voadora*
Entrada da balsa para atravessar o Canal da Mancha e os cliffs brancos de Dover ao fundo. *Foto da Viviane paixão, publicada originalmente no blog Cadeira Voadora*

 

Depois da ventania melhorar um pouco, o ônibus entra nessa mega balsa que cabe mais ou menos 900 veículos, tem vários andares, restaurantes, máquinas de jogos, plataforma externa caso o tempo esteja bom para apreciar a vista… Todo mundo tem que sair do veículo enquanto é feita a travessia, mas não se preocupe, pois a 1 hora e meia do trajeto passa voando (mesmo que seja 4 horas da manhã e você já tenha aturado umas 5 horas de atraso na sua viagem). Ao sair, lembre-se de levar ítens de valor e o que mais você achar que vai precisar, pois não é permitido voltar ao seu carro/ônibus pra pegar nada. Quando a balsa chegou na França, já era o horário que a gente deveria chegar na Bélgica. Deu pra entender por que eu não tirei fotos da balsa, da travessia, nem de nada, né? O mal humor e o cansaço já estavam me dominando nessa hora.

Chegando na Bélgica, o ônibus para e o motorista vem dar uma explicação que até agora eu não sei qual foi. Só sei que quem iria para Bruxelas iria chegar logo, mas quem estava indo para Colônia, na Alemanha (destino final do ônibus), ainda teria que mudar de veículo! Viagem infernal, diz aí!

A parte boa é que mesmo atrasando horrores, foi muito tranquilo. O fato de a gente chegar no centro de Bruxelas, a 5 minutos do hotel, também foi sensacional! Se não fosse a ventania, a viagem teria sido suave… Então eu até aconselho viajar de ônibus pra quem tem uma verba mais limitada, é só se planejar calculando um atraso básico (eu já vi várias pessoas falando que passaram pela mesma coisa também). Dá pra ir pra França, Bélgica, Holanda e Alemanha, além do Reino Unido (País de Gales, Escócia, Irlanda e Inglaterra).

Veja também

Exposição do Harry Potter em Londres: ‘A History of Magic’

Mega telão de Londres vai saber informações de pedestres e até como estão se sentindo

bar tematico do harry potter em londres

Bar temático do Harry Potter em Londres (tempo limitado)

London Bridge x Tower Bridge: afinal, qual é qual?

Uber é banido: veja 4 outros aplicativos de taxi em Londres

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

19 Comments

  1. Luiz Sérgio Batista Faria

    Estas viagens são experiências, aventuras que com certeza irao marcar para sempre suas vidas com boas lembranças no futuro, quando recordarem todas as situações vividas por vocês. Curtam bastante a vida. Saúde e abraços. London Sô sempre.

    28/01/2014 Responder
  2. Caio

    Olá , tenho 15 anos e sonho em morar na Inglaterra , gostaria de saber se é muito dificil de ser um cidadão legal ? e além de falar inglês fluente com qual curso superior seria mais facil de arrumar um emprego ?

    02/02/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Caio,

      Viver como cidadão legal aqui é só quem tem o passaporte europeu ou algum tipo de visto (estudante ou trabalho). Se você tiver como tirar um passaporte europeu, as coisas ficam bem mais fáceis. Conseguir um visto de estudante também não é muito difícil, mas pode ser caro. Um de trabalho é quase impossível de se conseguir empresas que estejam dispostas a te trazer do Brasil. =/
      Qualquer coisa na área de internet costuma ser mais fácil pra se conseguir emprego por aqui.

      10/02/2014 Responder
  3. Marla Rodrigues

    Eu fui de Londres pra Amsterdã de ônibus e tive a sorte de sair no horário, entrar na balsa no horário e tal. O chato é que não tem cadeira marcada e daí um engraçadinho emplicou comigo porque eu troquei de lugar (alguém tinha sentado no lugar que eu estava antes de descer na balsa) e foi uma bela duma confusão. Eu achei que tivesse história pra contar, mas essa sua é muito mais emocionante!! 😀

    07/02/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Nossa, que chatice, hein Marla?
      Normalmente as pessoas se sentam no mesmo lugar, mesmo quando não é marcado. =/
      A minha foi é mais cansativa, hahaha.
      Bjinho

      10/02/2014 Responder
  4. Isadora

    Fui de Londres á Paris de ônibus , tudo aconteceu no horário, na ida não fomos de balsa entramos em um vagão do trem de Ônibus e tudo, me senti numa capsula, (bem claustrofóbico)
    Na volta, um homem do mesmo Ônibus, ficou preso na alfandega (palavras do motorista) e perdemos a balsa , tivemos que esperar 4 horas até a outra balsa sair, como eu nunca havia feito isso foi tudo uma aventura, (ainda mais sozinha!) e ver os cliffs brancos de Dover iguaizinhos a fotos é uma coisa sem comparação…

    que saudade de Londres quero voltar!!! Beijos!

    12/05/2014 Responder
  5. Matheus

    Legal o blog Luiza…descobri a pouco! Fiz a viagem inversa saindo de Bruxelas com destino a Londres pela Mega Bus também…tive sorte que não houve atrasos. Como vinhamos de um dia inteiro de caminhada por Bruges, eu e meu primo apagamos na balsa e acordamos com um barulho de sirene…quando vimos nao tinha mais ninguém além dos funcionários do bar que nos informaram que a sirene significava que os ônibus estavam deixando a balsa….foi uma correria por todos os andares até encontrarmos nosso ônibus. Única coisa ruim que achei foi que depois de passarmos pela imigração, andamos alguns metros de bus e fizeram todos descer e pegar TODAS as malas, com elas andamos um corredor enorme onde tinham policiais que não revistaram nada apenas olhavam o pessoal passar. Após todos guardarem suas malas novamente, seguimos viagem pra Londres….detalhe que era inverno e madrugada. Achei a viagem de Mega Bus um pouco cansativa mas tranquila tirando o calor no ônibus já que o motorista ligou o ar quente e só foi diminuir bem contrariado depois de muitas reclamaçoes. Custo benefício vale muito.

    28/08/2014 Responder
    • Luiza Ferrari

      Baita aventura, hein Matheus?
      Obrigada por compartilhar aqui com a gente 🙂

      02/09/2014 Responder
  6. Fernando Silveira

    ola Luiza vou pra Londres em Maio depois vou pra Paris estou pensando em ir de onibus vc poderia me informar se travessia do canal da mancha e pela balsa ou pelo Eurotunel?
    obrigado
    Fernando Silveira.

    18/03/2015 Responder
  7. Rosana Oliveira

    Olá, vou de Londres para Paris de ônibus, estou pensando em ir com o MegaBus,gostaria de saber se a rota para Paris é pela balsa também como a que vc foi para Bélgica pelo seu relato achei a travessia muito bonita..
    Aguardo retorno.
    Obrigado.
    Rosana.

    19/03/2015 Responder
  8. Barbara

    Voce passou por imigracao na chegada a belgica?

    24/10/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Não, somente dentro do ônibus na hora de atravessar com a balsa, como falei no post.

      25/10/2016 Responder

LEAVE A COMMENT