Viagem na Gravidez: Cuidados extras e dicas
Gravidez e Maternidade

Viagem na Gravidez: Cuidados extras e dicas

O sistema imunológico das grávidas fica um pouquinho mais delicado, então, qualquer viagem na gravidez requer atenção redobrada. A parte mais chatinha e complicada é prestar atenção em alimentos e líquidos consumidos. Não beber água sem ser de garrafas lacradas, não comer em locais estranhos/sujos, não comer legumes e verduras crus ou frutas mal lavadas, qualquer coisa que tenha ovo cru no meio (maionese, salada ceasar, etc), qualquer tipo de carne crua ou mal passada, entre outras coisinhas. É um tanto estressante ter que ficar se policiando e analisando o que se pode ou não comer (e bem frustrante ter que deixar de comer aquele sorvete que você tanto ama por ter sido feito com leite não pasteurizado, enquanto enfrenta um dia de calor de mais de 40 graus, por exemplo). Eu fiz isso a viagem inteirinha, tomei um cuidado danado e mesmo assim, no último dia, a intoxicação alimentar me pegou e eu viajei 29h (dessas, cerca de 17h dentro do avião) passando mais mal do que já passei a vida inteira.

Também é importante fazer um seguro viagem que tenha cobertura para gravidez (fique atenta, pois nem todos oferecem essa cobertura). O André fez um pra mim que serve para qualquer parte do mundo por um ano, ou seja, posso viajar com segurança pra cima e pra baixo sem me preocupar. Leve sempre com você o telefone do seu médico caso tenha alguma dúvida ou problema.

 

Viagem na Gravidez: Cuidados extras e dicas
A barriga ainda pequenininha na Tailândia.

 

Uma dica boa e que me salvou em alguns momentos é levar sempre lanchinhos na mala. Biscoitos, frutas secas, batata frita, qualquer coisa que te dê vontade de comer! Tenha sempre pacotinhos de snacks na mala e na bolsa na hora de sair pra passear – fora a água que eu já falei antes que é muuuito importante! Estar bem hidratada é crucial, sempre!

Em vôos mais longos, dê preferência para os assentos no corredor. Você vai ter que levantar pra andar toda hora, fora as idas constantes ao banheiro. Melhor não sentar na janela e ter que incomodar seu(s) vizinho(s) a viagem inteira, né? Fora isso, nada de viajar com calça jeans coladinha, roupa desconfortável e salto alto. Vá com roupas leves, larguinhas e sapatos bem confortáveis – sem se esquecer das meias de compressão que eu falei sobre aqui no post Viajar na gravidez: Pode? Como é?. Eu viajei parecendo um mulambo ambulante e nem me importei!

 

Viagem na Gravidez: Cuidados extras e dicas

 

Outra coisa importante é que cada companhia aérea tem suas restrições quanto às grávidas. Algumas liberam a viagem até 28 semanas, outras até 32, mas é preciso conferir tudo direitinho e ver se é preciso levar alguma carta específica do médico ou não. Normalmente essas informações são encontradas nos sites das empresas, exemplos:

 

TAM
TAP
BRITISH AIRWAYS

 

Reserve hotéis confortáveis e gostosos pra curtir mesmo, já que provavelmente você vai passar uma boa parte do tempo nele. Na viagem do primeiro trimestre nós ficamos em ótimos hotéis em Copenhagen (Scandic Palace Hotel, que parecia um castelo no centro da cidade), em Helsinki (Glo Hotel Kluuvibem no centro super bem localizado e ótimos quartos), São Petersburgo (M-Hotel, nada chique, mas super bem localizado) e Moscou (National Hotel e Baltschug Kempinksi, que são os dois melhores hotéis onde nós já nos hospedamos e até falei mais sobre eles no post “Hotéis com vista para a Praça Vermelha“).

Nós ficamos em alguns hotéis muuuuito bons na Tailândia (como o Phi Phi The Beach Resort que muita gente me perguntou no instagram e o Krabi La Playa) e na China também (Hotel Kapok, que dava até pra ver a Cidade Proibida da porta).

Então é isso. Caso sua gravidez esteja ocorrendo sem problemas e você se sinta apta, vá viajar e aproveitar os últimos meses sem filhote numa boa. Faça uma “babymoon“, curta bastante o marido/a esposa, faça tudo sem pressa, tire muitas fotos do barrigão… E tente não passar a viagem inteira pensando ou falando sobre o bebêzinho que está prestes a chegar. Essa foi a tarefa mais difícil pra gente, viu. Não se passavam 5 minutos sem que a gente falasse sobre o futuro, sobre nossa filhotinha, sobre presentes pra ela e tudo mais… Mas que é um delícia, ah isso é! <3

 

Viagem na Gravidez: Cuidados extras e dicas
<3

 

Leia mais + Gravidez em Londres: o pré-natal

 

Viagem na Gravidez: Cuidados extras e dicas

Veja também

Viajar na Gravidez: Pode? Como é?

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

01 Comment

LEAVE A COMMENT