Viagem para o Egito: impressões e dicas práticas
Dicas e Listas Egito

Viagem para o Egito: impressões e dicas práticas

Como está a situação lá? É seguro? É melhor fazer os passeios com guias? Essas e outras perguntas foram feitas enquanto nós estávamos viajando pelo Egito. São dúvidas que nós tivemos antes de ir e que vocês ainda têm e eu vou tentar responder agora. Só lembro que a viagem foi feita em Julho de 2015, mesmo mês em que esse post está sendo escrito e todas as impressões são baseadas nessa época. Pode ser que a situação melhore de vez, assim como pode ser que piore, então tenham a época em mente. 🙂

Antes de responder dúvidas, vou contar o que aconteceu antes da gente viajar (e que pelo que eu tenho visto, é o que tem acontecido com muita gente). Cerca de uma semana antes da nossa viagem para o Egito, aconteceram os ataques a turistas em um resort na Tunísia (na mesma praia onde nós ficamos quando visitamos o país em 2012). Todo mundo aqui na Europa ficou muito assustado. Eram milhares de pessoas querendo cancelar suas viagens tanto para a Tunísia, quanto para outros países muçulmanos… Entre eles a Turquia, Marrocos e o Egito (que de todos, era o mais preocupante). Nós ficamos inquietos e agoniados sem saber o que fazer. Não podíamos remarcar sem ter que pagar taxas altíssimas e nem cancelar sem perder todo o dinheiro que havíamos pago 9 meses atrás quando marcamos a viagem.

 

Viagem para o Egito: Vista do Cairo em um passeio de barco pelo Rio Nilo.
Vista da cidade do Cairo em um passeio de barco pelo Rio Nilo.

 

Uns 2 dias antes da viagem, explodiram um carro no centro do Cairo e mataram um advogado ou oficial de justiça… Mais uma vez nós ficamos morrendo de medo. Uma viagem que nós dois sonhamos em fazer desde pequenininhos e que ao invés de nos deixar empolgados, estava dando uma ansiedade danada (das ruins)… Mas resolvemos ir! Nós marcamos um ótimo hotel em Sharm el Sheikh (litoral do Egito, cidade só de resorts bem turística e segura) e pensamos que caso as coisas não estivessem boas nas outras cidades, ficaríamos só no hotel e na praia e pronto – mesmo já tendo todos os passeios agendados!

 

Viagem para o Egito: Golpes no Egito, atenção!
Esse senhor da foto vinha tentando explicar sobre o lugar, te levando pro meio do nada e depois te coagia pedindo dinheiro. ATENÇÃO com isso!

 

Chegamos lá com medo e apreensivos, mas depois de pouco tempo acabamos nos acalmando. No dia seguinte partimos para Luxor naquela tensão danada. Foi tranquilo, nada de errado aconteceu. Depois fomos para Petra na Jordânia – esse eu tive bastante medo, mas sinceramente, a Jordânia me pareceu extremamente calma e me senti uma besta por ter ficado com tanto medo. Por último, fomos para o Cairo, que era o que mais me deixava assustada. Não tivemos problema em nenhuma das viagens e estamos em casa são e salvos! Agora vamos às dicas – incluindo as empresas com as quais nós fizemos os passeios:

 

Leia + Sharm el Sheikh, Egito

 

Como está a situação no Egito? 

Eu não sei dizer com muitos detalhes como está a situação lá para os egípcios… Nós sentimos um baita choque, mas é absolutamente normal já que é um país totalmente diferente tanto do Brasil, quanto da Inglaterra. Não existia clima de “guerra” ou de medo – ou pelo menos não deu pra sentir.

 

O Egito é seguro?

100% seguro não é! É preciso ter MUITA atenção o tempo inteiro e ver tudo o que acontece ao seu redor, não bobear saindo com coisas chamativas, tomar cuidado com câmeras e celulares e não cair em papo furado de vendedor ou de gente estranha na rua.

 

É melhor fazer os passeios no Egito com guias?

SIM! É sempre melhor fazer as coisas com guias. Eu não consigo imaginar dirigir no caos que é Cairo ou ficar perdido no interior do Egito porque o GPS falhou… Agende seus passeios com empresas de confiança e vá conhecer as coisas com um pouquinho mais de tranquilidade. Os guias te dão dicas de como lidar com os vendedores ambulantes e abusivos, podem te tirar de enrascadas e já sabem bem como as coisas funcionam por lá.

 

E como são as pessoas no Egito?

Eu tinha a impressão de que eles seriam grosseiros (como o povo da Tunísia) e cheguei com o pé atrás… Me enganei FEIO! Nós só cruzamos com gente legal e simpática desde o povo do hotel até os guias e vendedores. Todo mundo muito bacana!

Mas é preciso ficar atento… Em países tipo o Egito e a Tunísia existe muita gente aproveitadora, que vai tentar tirar dinheiro de você por qualquer coisa e é preciso ter muito cuidado. Como um dos guias disse “nada é de graça no Egito”. Te deram uma informação? Vão te pedir dinheiro. Tiraram uma foto pra você? Vão pedir dinheiro. Não pode tirar foto no lugar? Mas se você pagar pro guarda ele deixa você tirar… É tudo assim, você vai se sentir acuado e é bom tomar cuidado com o que pede pros outros e com o que aceita fazer – leia o post sobre a Tunísia para saber onde NÃO se meter!

 

É verdade que as Pirâmides do Egito ficam no meio da cidade e em uma área carente?

 

Viagem para o Egito: Pirâmides do Egito bem no meio da cidade.
Chegando nas pirâmides, bem no meio da cidade.

 

Sim, elas ficam no meio da cidade. Dá pra ir vendo algumas por trás de prédios bem antes de chegar no local… Mas eu imaginei que seria bem pior, que teria um prédio bem do lado da Esfinge ou algo do tipo. :p

A questão da área carente é um pouco complicada. Eu achei o Cairo melhor do que imaginava também – o André achou pior. Mas a verdade é que a cidade quase toda parece meio “destruída” e inacabada (tirando a parte perto do rio, que segundo o guia é a região mais cara pra se viver e onde estão os hotéis mais badalados). Tudo dá a impressão de ser uma cidade carente mesmo. A parte perto das Pirâmides é bem feia, bem feia mesmo! E muito bagunçada… Mas nada muito diferente do resto da cidade.

 

É seguro comer salada ou legumes crus e tomar água lá?

Isso pode parecer estranho pra algumas pessoas, mas assim como ouvimos esse tipo de recomendação quando fomos para a Tunísia, o mesmo serve para o Egito. Não é seguro comer saladas ou coisas cruas por causa de bactérias se eles não forem lavados corretamente (o que dizem que raramente acontece)… É bom evitar, né? E água só se for de garrafa e ela estiver selada. NUNCA tome água de fonte, bebedouro ou qualquer outro lugar que não seja selado. Vocês vão perceber que todas as garrafas vem com esse selo, o que dá uma tranquilidade maior.

 

Durante a viagem para o Egito eu pensei várias vezes que ainda bem que a gente tinha decidido ir! O Egito me surpreendeu positivamente, eu adorei (quase) tudo e mesmo já tendo voltado há uma semana, ainda estou sofrendo de DPV – Depressão pós-viagem.

Nós tivemos como parceiros duas das melhores agências de turismo de Sharm el Sheikh, que nos forneceram os passeios. Os passeios para Luxor e Petra foram feitos com a Sharmers Excursions e o passeio para o Cairo foi feito com a Sharm Excursions. Os nomes são parecidos, mas são duas empresas diferentes e as duas foram muito atenciosas e corretas. Indico dar uma olhada nos passeios deles, que são extremamente confiáveis.

Bom… Se você tiver mais alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui e eu respondo ou incluo aqui no post. Isso foi o que me perguntaram e algumas coisas que eu tive dúvida antes de ir.

 

HOTEL EM SHARM EL SHEIKH

Nós ficamos hospedados no hotel Royal Albatros Moderna, em Nabq Bay – Sharm el Sheikh. Esse é um hotel 5 estrelas, mas extremamente barato e o melhor hotel onde nós já ficamos hospedados! O hotel era tão grande que parecia uma cidade. Os funcionários andavam até de carrinho. Eram cerca de 13 bares espalhados pelo local, vários restaurantes (comida italiana, árabe, alemã, chinesa, indiana, etc) e todos com comidas e bebidas maravilhosas! Fora as várias piscinas de todos os tamanhos, toboágua e entretenimento o dia inteiro. Os funcionários eram simpáticos, os quartos enormes, tudo muito bom. Nós pegamos o pacote “all inclusive” e não poderia ter valido mais a pena, recomendo demais esse hotel.

 

OUTROS POSTS SOBRE O EGITO

Sharm el Sheikh, Egito

Bate-e-volta: de Sharm el Sheikh ao Cairo

Veja também

Economizar tempo em viagens

Como economizar tempo em viagens

economizar em londres

Dicas valiosas para economizar em Londres

11 melhores praias perto de Londres para um dia de sol

13 das praias mais baratas da Europa

Dicas para encontrar passagens aéreas baratas

Disqus shortname is required. Please click on me and enter it

23 Comments

  1. Tiago

    Olá Luiza

    Adorei seu post e me deu uma animada pois já estava desistindo de conhecer o Egito devido aos inúmeros relatos negativos sobre aproveitadores e desorganização. Mas na verdade o que mais me incomoda são os aproveitadores, por isso eu já estava pensando no que você disse sobre contratar guias. Acontece que lá tem muitos que se dizem “guias” mas na prática não são. Os da empresa que você contratou foram legais? Falam inglês ou português? Você contratou todos os passeios antes de viajar ou foi chegando lá?

    Abraço!

    19/08/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Tiago,

      as duas empresas são as maiores de Sharm el Sheikh, super corretas e não tivemos problema algum.
      Os guias inclusive te ajudam com esse aproveitadores. Eu fechei pacote em inglês, não existe guia que fale português lá.
      Na verdade eu fiz parceria com as empresas e ganhei os passeios, mas foi tudo agendado antes de ir. Eu sempre prefiro já chegar no lugar com tudo confirmado, mas opção de empresa e de passeio por lá é o que não falta, então dá pra agendar alguns dias antes já estando lá mesmo (nunca NO DIA que você quer ir).

      24/08/2015 Responder
  2. Ted Lamattina

    Que o Egito é um dos lugares mais fascinante e misteriosos do planeta muita gente concorda, a civilização que habitou por estas bandas era tão complexa e a frente de seu tempo que até hoje estudiosos tentam decifrar os detalhes, hábitos, rituais religiosos, técnicas de construção e todo o resto ligado ao Egito antigo.

    31/08/2015 Responder
  3. Dayane

    Olá Tiago, obrigada por compartilhar essa experiencia incrivel!
    Eu estou indo no final de outubro e gostaria de saber se vc teve que apresentar o certificado internacional de vacina no aeroporto. Obrigada!

    02/10/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi, Dayane.
      Quem é Tiago? :p
      Meu nome é Luiza…

      Como fui de Londres e com passaporte europeu, não me pediram nada. Nem ao meu marido que foi com o brasileiro. Não sei como é com quem vai direto do Brasil =/

      02/10/2015 Responder
  4. Èrica

    Oi Luíza, Moro na Alemanha e vou para o Egito em novembro com meu marido. Meu passaporte é brasileiro, você pegou o visto no aeroporto ou solicitou antes? Já li em um comentário aqui que não te pediram a carteira de vacinação. Pode falar com pouco sobre a entrada no país, visto, exigências no aeroporto… Obrigada

    06/11/2015 Responder
    • Luiza Ferrari

      Eu tirei o visto antes aqui em Londres, pois tinha lido que não dava pra tirar no aeroporto mais… Pra te falar a verdade o lugar onde seria pra pagar e tirar o visto nem estava aberto em Sharm el Sheikh.
      Não pediram nada, mas pode ser pq eu tirei o visto em Londres e como não moro no Brasil, não é obrigatório apresentar esses certificados de vacinação.

      10/11/2015 Responder
      • Allan

        Olá, Luiza. Deixa eu te perguntar. Onde você tirou seu visto para o Egito aqui em Londres?

        30/08/2016 Responder
        • Luiza Ferrari

          No consulado do Egito, Allan. Tem tudo no site explicando direitinho.

          30/08/2016 Responder
          • Allan

            Hj uma mulher que trabalha aqui onde moro e que tem marido egípcio falou que pega lá no aeroporto mesmo. É mais barato inclusive.

            31/08/2016
          • Luiza Ferrari

            Pega o visto?
            Quando fui não podia não, estava tudo fechado pra visto no aeroporto.

            06/09/2016
  5. Kaique

    Luiza o seu voo, foi saindo mesmo da inglaterra direto para o Egito? Se sim, qual companhia? E qual a media de valor? Pergunto, pq no momento estou morando na Irlanda.

    10/02/2016 Responder
    • Luiza Ferrari

      Foi vôo direto de Londres para Sharm el Sheikh, acho que pela Easyjet.
      Não faço ideia do valor, já faz um bom tempo que compramos isso… Normalmente é entre £100-£200. Tem que olhar no Skyscanner e comparar.

      10/02/2016 Responder
  6. Ana Maria

    Olá , estamos aqui em Sharm tentando ir para Petras, como vcs fizeram??

    06/05/2016 Responder
  7. Ramses

    Oi Luiza, tudo bem. Queria ir em junho do no que vem ao egito. Cairo, cruzeiro no nilo e Hugarda ue é tipo sharm. Mas queria ir com uma criança. Voce foi em julho né… To desistindo por causa do calor. O que você me diria. Devo desistir. Ou você viu muitas crianças turists por lá? Meu maior medo é em Luxor que falam que é muito quente.

    02/01/2017 Responder
    • Luiza Ferrari

      Em Julho estava MUITO quente, difícil de fazer os passeios… Junho não sei muito bem como é, mas deve ser um pouco menos quente.
      Pra te falar a verdade, só vi crianças no resort mesmo. Nas cidades, não me lembro de ter visto.

      16/01/2017 Responder
  8. andreia

    ola ! tudo bem? Adorei os posts e queria saber se vcs tem dicas de guias que falem em português no Egito. Conseguem me ajudar? pretendemos ir esse ano ainda e queria muito poder contar com um que falasse português.
    Obrigada,
    Andreia

    28/07/2017 Responder
    • Luiza Ferrari

      Oi, Andreia.
      Não tenho indicação de guias brasileiros lá.
      Boa sorte e boa viagem.

      15/08/2017 Responder

LEAVE A COMMENT